Satya Nadella é elogiado por tornar a Microsoft novamente poderosa, mas alguns fãs do Windows Phone se manifestam

satya-nadella-wins-micro

Satya Nadella, ou você o ama, ou você o odeia. Claro que, se você for fã do Windows Phone,  a maior  chance de odía-lo é maior. A Fastcompany fez uma extensa matéria sobre como a Microsoft teve “seu código rescrito” e sua evolução nas mãos do novo CEO indiano.

O escritório do Satya Nadella, no quinto andar do Edifício 34 na sede da Microsoft em Redmond, Washington, possui um computador de tela de toque (Surface) de 84 polegadas. Além disso, o que chama atenção é a grande quantidade de livros. O lugar parece mais uma livraria do bairro do que o centro de comando da terceira empresa mais valiosa do planeta. “Eu li algumas páginas aqui ou algumas páginas lá“, diz Nadella, em sua maneira tipicamente discreta. “Há alguns livros, é claro, que você lê de ponta a ponta. Mas sem livros não posso viver”.

Nadella se tornou o poderoso chefão da Microsoft em fevereiro de 2014, tal cargo já foi ocupado por Bill Gates e Steve Ballmer. A Microsoft que Nadella herdou foi considerada tanto pela Wall Street como pelo Silicon Valley como “desvanecendo-se para a irrelevância“. A indústria de tecnologia mudou de computadores para smartphones – do Windows da Microsoft para o iPhone da Apple e do Android do Google. (A quota de mercado do Windows nos smartphones caiu para menos de 4%). A Apple e o Google subiram; O preço das ações da Microsoft ficou paralisado, apesar do fato de a receita ter triplicado e os lucros duplicaram durante o reinado de Ballmer como CEO de 2000 a 2014. “Foi uma empresa extremamente lucrativa“, diz Jan Dawson, analista da Jackdaw Research. “Eles não estavam em perigo de sair do mercado em breve – era apenas uma questão de saber se iram cair em declínio permanente”.

Consequentemente, quando Ballmer anunciou sua intenção de se aposentar em agosto de 2013, o sucessor dele não foi visto como o detentor de uma tarefa fácil. A Bloomberg intitulou um artigo com o título “Por que você não quer ser o CEO da Microsoft”.

Nadella, que se juntou à empresa em 1992 aos 25 anos, não era o favorito, apesar de já estar executando o negócio de nuvem da Microsoft. (“Não há dúvida de que eu sou um insider“, diz Nadella, com um toque de desafio. “E eu estou orgulhoso disso! Eu sou um produto da Microsoft”).

satya-nadella-linux

Desde então, Nadella não só restaurou a Microsoft como relevante; ele gerou mais de US $ 250 bilhões em valor de mercado em apenas três anos e meio – o maior crescimento se comparado com a Uber e Airbnb, Netflix, Spotify, Snapchat e WeWork. Na verdade, mais do que todos juntos. Apenas um punhado de CEOs – nomes como Bezos, Cook, Zuckerberg – podem apresentar resultados igualmente impressionantes. “[Nadella] excedeu todas as minhas expectativas“, disse Morfit, agora membro do conselho da Microsoft.

Nadella cancelou a aquisição da US $ 7 bilhões no mercado de telefonia celular da Nokia ao liquidar como uma perda, cortando mais de 20 mil empregos em um reconhecimento tácito de que o Windows não iria atingir o iPhone e Android no celular a curto prazo. Ao invés de se apegar ao Windows como um cobertor de segurança, a empresa lançou mais de 100 aplicativos iOS e até abraçou o Linux, o rival Windows de código aberto.

O artigo no geral elogia bastante Nadella e passa longe de exaltar Steve Ballmer, aquela cara do Windows 7 e do Xbox 360, e que certamente também tem seus méritos.

Aaté Gabriel Aul, no seu twitter, exaltou Satya Nadella afirmando que ficou “mais inspirado do que nunca” com o novo CEO.

Uma longa lista de fãs do Windows Phone atacaram: “Não estou tão feliz com a mudança. Eu só vejo a morte de telefones celulares, o fim de cada produto de software”; “Definitivamente tem sido uma coisa legal, mas tudo que eu realmente quero é o suporte do Windows Phone”; “Onde está o próximo dispositivo Windows Phone?”; “Minha única tristeza é sobre o Windows Phone, para mim é o melhor sistema operacional do smartphone”…

O telefone de Nadella é certamente o produto mais esperado da Microsoft. Ele já deu mil palpites de como será, mas o maior problema é a demora do lançamento do “Surface Phone“. Precisava ter encerrado a linha Lumia? Registrar como perda a compra da Nokia? Os fãs estão certos ou errados? Confia em Nadella? A Microsoft pode pagar caro novamente pela demora?

63 comments on “Satya Nadella é elogiado por tornar a Microsoft novamente poderosa, mas alguns fãs do Windows Phone se manifestam

  1. Microsoft comprou uma divisão que já não rendia, se fosse lucro ficar com ela a NOKIA não teria vendido é muito simples de entender.

  2. Analisando friamente, o Nadella fez correto ao tirar a MS do mercado de celulares (por enquanto), pois não dá para bater de frente com os 2 primeiros da lista. Apesar de já ter adorado o WP, tenho que admitir que Nadella acertou mais do que errou.

      1. Você realmente entendeu o artigo? Entendeu o que eu disse? Eu usei WP por pelo menos 4 anos e sempre o achei muito promissor, mas a falta de apps, uma API decente e o descaso da MS me fizeram mudar de SO, mas isso não quer dizer que eu deteste o WP por isso. Eu só acho que NO MOMENTO, foi a coisa certa a se fazer, mesmo que eu não goste. Quanto ao ‘dispositivo definitivo’, fico com minhas dúvidas se ainda vale a pena a MS retornar com força ao mercado Mobile. Eu até tiro sarro falando ‘agora vai!’, mas analisando friamente como eu disse, era a hora de sair

  3. Como usuário é muito fácil criticar a Microsoft ou as atitudes do CEO Nadella, porém, analisando os números apresentados podemos concluir que como empresa, as decisões dele estão totalmente corretas. Portanto, do lado da MS não há o que reclamar. Quanto a nós, só resta esperar quais serão os próximos passos direcionados aos smartphones.

    1. Ele acertou sim nos outros negócios da empresa, porém errou nos Smartphone, criou-se uma ideia que Smartphones iriam morrer, e estariam estagnados. Pode até ser que não tem nada de novo, podem estar estabilizados, não cai vendas e não aumenta vendas, porém as vendas continua beirando os quase bilhões de aparelhos vendidos todo ano, ela perdeu sim o filão, e o pior, sujou o nome dela neste mercado, focou no mercado corporativo e também vem perdendo a imagem neste mercado com o Windows 10 Mobile, pois ela não sabe o que quer. Na realidade, ela deveria sim ter fabricado pelo menos 3 modelos de Smartphone por ano, 1 Top, 1 Intermediário e 1 de entrada e ir empurrando com a barriga até os planos dela entrarem a todo vapor, pois garanto para você, quando ela realmente lançar o dispositivo final, o povo irá olhar com desconfiança e medo.

      1. Não existe esse negócio de povo rancoroso. Toda empresa tem segunda chance, mas pra isso tem que ter dinheiro pra arriscar. O marketing vai cumprir um papel muito importante nisso tudo. Se fizerem direito, apresentar um dispositivo como PC, definitivo, com mais apps, jogos e recursos, gradativamente irá ganhar mercado. Não será de uma vez que um 3 em 1 irá ganhar todo o mercado já que existem outros concorrentes fortes.

        1. Da onde você tirou esse número? Bate na casa do 1.4 bilhões de smartphones. Só a Apple vende na faixa de 300 milhões. Agora você vai começar a distorcer a realidade? Sério? 300 milhões?

          1. 1.4 bilhões de somados em vários anos, mas todo ano são vendidos 1.4G? Você é louco!

            Olha essa fonte aqui:
            https://www.emarketer.com/Article/2-Billion-Consumers-Worldwide-Smartphones-by-2016/1011694

            Essa fonte usa os dados da fonte que você passou e detalha tudo sem cobrar do visitante para ter acesso aos dados kkkkkk

            Note que o levantamento projeta que até fim deste ano o mundo terá aproximadamente 2.5 Bilhões de usuários de smartphones em todo o mundo. Os valores apresentados vem de 2009 pra cá, porém na fonte que passei pra você ele mostra o total de usuários por ano em cada país considerando o de 2013 em diante. Os dados que esta fonte apresenta são os mesmo mostrados pela tua fonte, a origem das informações é mesma pra todas as fontes que encontrei. Segundo a sua fonte e outras, são em média 300 milhões de smartphones colocados a venda todos os anos no mundo inteiro. O detalhe que vou ressaltar agora é que o número de smartphones em 2017 foram projetados em 220 milhões, ou seja, queda em relação aos anos anteriores e em 2018 a projeção está de no máximo 200 milhões.

            Você deve entender uma coisa… quando eu falo em celular PC, não tô falando de um aparelho similar a um smartphone em dimensões com unicamente a interface de um desktop, isso seria ridículo. Eis o 3 em 1, nesse caso um aparelho 3 em 1, ou surface phone, nada mais seria que um dispositivo telefone móvel com capacidade igual a de um PC. Ou seja, com a interface de um smartphone comum, talvez o tablet e também com a desktop, mas com interface padrão de um smartphone qualquer. Só que diferente de um smarphone, o “tudo em um” seria capaz de emular arquivos construído com base na arquitetura x86 (Win 32 e 64), também possível de rodar os arquivo que hoje estão disponíveis na loja do Windows para PC. O que na verdade falam os rumores é que será apenas um sistema operacional para todos os dispositivos Windows, o núcleo base do sistema seria o mesmo em qualquer dispositivo mundo somente a interface de acordo com o dispositivo. o código do OS e da base sendo o mesmo, daí temos a possibilidade de ter a compatibilidade total de todos os softwares em qualquer dispositivo, desde que o dispositivo tenha capacidade de hardware para tal.

            Um noticia mais recente sobre isso delimitou ainda mais o que nós sabíamos sobre esse assunto, além de ser um único OS para tudo, este será modulado, ou seja, dividido em diferentes interfaces porém mantendo a mesma base/núcleo. Daí cada OEM usaria o modulo que for mais interessante para o produto que planeja lançar. O que é brilhante e promete ofertar mais recursos, apps e games do que qualquer outro smartphone em poucos anos devido o alcance do Win 10 em diversos dispositivos.

            Em resumo, eu quero chegar no ponto em que você deve perceber que um não anula o outro. O suface phone, dispositivo dobrável ou não, também seria vendido com um caráter de smartphone devido a função de telefone. Você precisa perceber que o que move uma pessoa a trocar seu smartphone por um melhor é justamente o maior desempenho e “recursos” em seu software e hardware. É por isso que acredito que o celular PC se sobressairia. Mas veja você discutindo comigo como se um celular PC fosse algo ruim ou impraticável… cara, não seja ridículo! Mas isso tudo está justificado no teu amor pelo android ou iphone, sei lá, pra poder chegar a querer diminuir tal possibilidade de qualquer forma.

          2. Meu deus, meu deus. Então ninguém troca de smartphones por ano? Kkkkk. A materia é bem clara, usuários de smartphones e não venda. Me diz aí, você acha que a terra é plana também? Se a idc, gaertner lança relatórios quadrimestrais de VENDAS de smartphones e não de usuários, então todas essas empresas estão mentindo? Olha aí, em um quadrimestre são vendidos, enviados, mandados mais de 300 milhões de smartphones. https://uploads.disquscdn.com/images/3392e29a04d9a0e2a9bfdd875d72247ef3ead30aa8020fffaf0993414abe45fc.png https://uploads.disquscdn.com/images/aca6c21635cf87d09631ea26127cea9e369c6b7c0fd2a26448b986b53c5d97c6.png

          3. No fim das contas isso não é relevante. Se amanhã um dispositivo celular com caráter de PC ganha mercado e as OEMs migram para essa nova categoria, podemos concluir sim que isso se traduziria na morte dos smartphones, desde que seja reconhecido os celulares PCs como um nova categoria e não como meros smartphones.

            Mas não tiro tua razão quanto aos dados mostrados, um de três quadrimestres, se esse dado se repete no ano inteiro o valor passaria pouco dos 1B, mas sabemos que no ultimo quadrimestre os valores de vendas costumam ser bem maiores devido os feriados e férias. É esse tipo de argumento sobre vendas sem razão alguma no assunto debatido e ainda ver o cara encher a boca pra dizer “vende bilhões por ano”, quando o valor é aproximadamente 1.4 Bilhão.

            Vai continuar negando a vantagem de um dispositivo com mais recursos, alias, você só focou nas vendas até agora e ignorou tudo o que eu disse sobre a parte técnica de um 3 em 1.

          4. Se amanhã, se, se, se… você já dá como certo um rumor, e pior ainda, acredita piamente que o fruto desse rumor irá dominar o mercado. Pra mim isso é mais ser torcedor do que analisar a realidade. Quando a Microsoft lançou o Windows Phone a seis anos atrás, eles também aceitavam que iriam dominar o mercado, a ponto de fazerem um enterro simbólico do iPhone. Quebraram a cara, hoje não impede que isso aconteça, não duvido da potencialidade de um PC celular (oi?), mas não passar de sonhos achar que o mercado quer isso. As pessoas, pelo menos grande parte delas, já tem certeza que tem um computador de bolso, elas não precisam de um smartphone que rode programa pesados e muito menos jogos, a grande maioria simplesmente não precisa. Ou seja, um celular PC seria algo de nicho, ao algo que mude o mercado, pela simples razao que muita gente não precisa.

          5. Eu acho que é só uma questão de tempo pra acontecer, mas que já foi falado em apresentações da MS. Windows 10 on ARM não é novidades. Eu não vejo como algo que irá dominar o mercado, mas virará tendência! Ou seja, não é a MS que vai dominar o mundo, o android é algo que já virou sinônimo de smartphones, assim como Windows é o sinônimo de PC. Eu acredito que a MS vai dar o inicio neste rumo, porém as outras por serem mais fortes podem não fazer mudanças nesse sentido, porém mais cedo ou mais tarde, eu aposto no mais cedo, tempo indefinido, as outras OEMs vão incorporar essas mudanças nos tais smartphones que provavelmente serão chamados de outra forma. Ou não, o termo smartphone está tão popular que acredito que continue, porém sabemos que será mais que isso.

            O Windows phone do passado rodava o 7 e 8 e foram mal mesmo, não há problemas nisso. Agora, com tal experiência, só resta apostar em outra categoria. Agora a jogada não fica somente para a Nokia que não era também a OEM mais popular, esse foi um dos erros da MS, mas terá mais apoio, um marketing apostando provavelmente numa nova categoria e deve ter algo a mais, vamos esperar pra ver. O time das primeiras versões era outro, agora temos o Nadella e outros no comando, eu sempre considero isso nas minhas analises. O time atual tá acertando todas, mesmo com o Windows 10 mobile, não ganhou mercado mas não tornou o SO pior. O WP estava destinado ao fracasso mesmo e sabemos que não dá pra avançar nestes dispositivos que usam tecnologias ultrapassadas para aquilo que eles almejam para o futuro.

            Quanto ao mercado para PCs de bolso nós ainda iremos descobrir. Os jogos podem ter um pessoa muito grande e como referencia temos o DS e Switch, tem gente que gosta de jogar em telas pequenas mesmo, é um publico pontual, será venda na certa, mas se depender somente disso com certeza esse novo dispositivo não alcançaria o segundo lugar, a Apple. Mas ainda acho que muita gente pode aderir por outros tantos fatores: tem gente que vai aderir a ideia só porque o dispositivo vai oferecer mais recursos, por mais que não use e ainda pode acabar descobrindo que vai usar algum desses recursos; telefones dobráveis pode ser algo que chame a atenção, se a MS sair na frente com este novo modelo, isso pode ser decisivo, lembrando que isso tudo viria através das OEMs; além disso outros fatores e para o público alvo bem menor que sabemos que vai aderir; …

            Vamos ver como será…

          6. Veja bem, a idc mostrou que no primeiro quadrimestre de 2017 foram enviados mais de 344 milhões de smartphones pro mercado. Eu não sei como uma pessoa pode ser tão burra de não entender uma informação tão simples. Não distorça os fatos pra tentar colorir a realidade que você sonha e não existe.
            According to the IDC Quarterly Mobile Phone Tracker, phone companies shipped a total of 344.3 million smartphones worldwide in the first quarter of 2017 (1Q17). In light of what might seem like a slowing market, consumers continue to show demand for smartphones and OEM flagship hype seems strong as ever. Worldwide smartphone shipments grew 3.4% in 1Q17 year over year, which was slightly lower than IDC’s previous forecast of 3.6% growth.

          7. Acho que você se faz de retardado. Para piorar você mudou de fonte. Pois a fonte anterior que você passou dizia exatamente o que eu disse. Segundo essa tua nova fonte somente no último quadrimestre foram colocados a venda quase 350 milhões de smartphones, e os vendidos? Eu tive muito cuidado em usar as palavras ‘produzidos e usuários de smartphones”. Sua fonte também projetava queda no número total de usuários que adotaria essa plataforma e somaria com o montante que já existe. Perceba a diferença entre smartphones produzidos para número de usuários. É difícil? Ainda não entendeu? E eu citei ambos porque em determinado momento você fala que a maioria usa smartphones e que seria um montante maior em comparação ao número de usuários de PC. Bom, essa última informação eu não tenho ainda pois também como eu falei antes um não anula o outro. O que oferece mais recursos ganha.

          8. Cara, não venha com conversa mole pra tentar mudar o que você disse. Você afirmou que são vendidos anualmente em torno de 300 milhões de smartphones. A fonte diz que as empresas enviaram as lojas em apenas um quadrimestre, que caso você não saiba são quatro meses, mais de 340 milhões de aparelhos. O que joga a sua teoria no chão. Não existe nenhum cabimento acreditar que são enviados as lojas mais de 1,4 bilhão de smartphones por ano e só 300 milhões são vendidos. Só a Apple vende mais de 300 milhões por ano. Usuários de smartphones passam tranquilamente da casa de 2 bilhões, não seja desonesto.

          9. 2,14B o número de usuários totais até o final de 2017 segundo as projeções. Vamos supor que você esteja certo, afinal mesmo não sendo o número total de ‘vendas’ mas sim de aparelhos enviados a loja, e você citou um ano inteiro. Se você não quer que outros seja desonesto então também não seja porque é difícil combater mentirosos com a verdade. Você citou que as OEMs juntas vendem bilhões de smartphones todo ano, no entanto como você mesmo disse está na casa de 1.4 bilhões o número total de aparelhos disponíveis a venda. Tenho certeza que em qualquer mercado valores expressivos não são vendidos, sobra dos mais diversos modelos que provavelmente voltam para a OEM. Se é que não são vendidos depois em países de terceiro mundo kkkkkkk

            Enfim, como eu disse antes um não anula o outro, um surface phone teria também o papel de um smatphone, portanto o número de vendas não significa nada nesse sentido, número de mercado VS analise técnica?!?. Quando você trouxe esse assunto eu pensei imediatamente… putz, esse cara é sonysta pra querer entrar no assunto de vendas. Assim como os smartphones substituíram os simples celulares, os celulares PC podem substituir smartphones. Não tô dizendo que é exclusividade da Microsoft, a apple e google poderiam começar a lançar novos recursos e possibilidades somente vistas num PC, entradas USB maiores do tipo C por exemplo. O que é inegável é a vantagem que a MS tem em seu favor com suas diversas plataformas Windows lançados até o momento, seu legado.

          10. Não sou sonysta, tenho um Xbox. Essa nova categoria até hoje não passa de rumos, o que a Microsoft disse é que iria criar uma nova categoria, mas tudo ainda é rumor, eu estou falando da realidade, independente se é limitado, o smartphone hoje é o centro da vida de grande parte da população, principalmente a mais jovem, hoje aquela galera que tem entre 15 e 20 anos raramente usa PC, salvo os gamer, essa geração é que daqui dez ou quinze anos vai fazer o mundo girar, pra essa galera a Microsoft é irrelevante, eles cresceram num universo dominado pela Apple e pela Google. Isso é uma ferida que pode ameaçar a Microsoft em dez ou quinze anos, ignorar isso e achar que da maneira que o mundo caminha hoje, será fácil pra Microsoft se tornar importante como era a dez anos atrás, chega a ser desonesto.

          11. Entendo, mas de qualquer forma ela tá certa em abrir mão do primeiro modelo do WP, como sabemos esse OS é diferente daquele visto no PC e uma vez que já há como rodar o Win 10 full em telas menores ou modulado, então porque não? um só OS facilita pra loja WS, uma só pra todas, isso também significa que terá mais desenvolvedores focados em conteúdo 100% compatível com tudo. Mas convenhamos que não houve abandono algum, o sistema continua recebendo o básico e as pessoas sem nem notar continuam com um dispositivo funcional, pelo menos por tempo suficiente para a MS lançar outro já que a maioria dos usuários de Smartphones devem levar no máximo 3 anos pra trocar de aparelho. Mas isso não vem ao caso, sei que muita gente já está abandonando o WP. Não, na verdade eu sei que a MS ela tem sua importância ainda, mas não é a única. A MS nos PCs que sim não é mais o principal dispositivo sendo consumido, mas sempre terá um grande público. E essa mudança repentina do Win 7 para 8 e, logo depois, para o 10, isso só enfraqueceu a MS porque ainda tem muita gente no 7 sem saber se haverá o Windows 11. A MS com certeza não vai mais se arriscar trocando novamente seu OS, acho que será o 10 o foco pelas próximas décadas e sua loja eternizada.

            Sei lá, acho que só o tempo dirá o que vai ser desse dispositivo móvel definitivo.

          12. E outra, você acreditar que existe mais usuários de PC do que smartphones também demonstra sua ignorância. Basta sair na rua que você percebe que isso mudou muito. Todo mundo sabe disso.

          13. Eu não disse que há mais usuários de PC do que usuários de smartphone, eu disse que não tenho essa informação e conclui que isso não faz diferença nenhuma pois no fim das contas os termos PC ou smartphone não é o que realmente vende mas sim o dispositivo em sim, pelos recursos e tamanho. Neste sentido é fácil concluir que qualquer um que entre nesse mercado trazendo conteúdo extra tem chance de ganhar mercado.

            Eu tenho que me redimir e admitir que eu me atrapalhei nas fontes que você passou para a que eu encontrei pois os dados que eu apresentei anteriormente são referentes ao número de usuários. Não encontrei o total de vendas pois nem a IDC parece possuir tais dados. Fui um pouco ardiloso kkkk tentando te confundir mas vejo que você está atento. No então isso não anula a proposta de um celular PC, afinal, se este terá as mesmas funcionalidades de um smartphone mas com recursos a mais, o que você acha que anula essa proposta? afinal, eu não sou obrigado a usar tudo que tem no meu smartphone, assim serve pra todos, o que contra no fim das contas são as possibilidades. Quem oferece mais? Não estou dizendo que será um sucesso absoluto, não, sei que o momento de entrar na competição deveria ter ocorrido há muito tempo para a MS e isso pesa muito, mas não é verdade absoluta pois sabemos que o mercado embora tenha tendências ainda pode surpreender. A MS evidentemente só desistiu do WP porque é outro SO, e a decisão agora com novos hardwares mais poderosos e eficientes é trazer em um único SO mais possibilidades. Um fator que pode impulsionar a procura de um celular PC são os games, a compatibilidade com jogos antigos e novos, entre outros fatores.

          1. A tua própria te desmente, como eu disse não são bilhões de smartphones vendidos todos os anos, mas a soma de vários anos. Pensei que eu tava debatendo com uma pessoa inteligente… me enganei.

            Chora menos.

    1. Exatamente. Os smartphones e smartwatches cada vez ganhando mais importância e a MS deixando esse mercado.

      Em 10 anos vai virar uma empresa de serviços somente, uma IBM da vida.

      1. Também quis dizer que, SE a MS tiver (relativo) sucesso no seu dispositivo “definitivo” (lembrando que NADA é definitivo – somente a morte – por enquanto) poderá levar uns 10 anos para ela se firmar no mercado. Enquanto isso ela vai faturando com consoles de jogos, sistemas operacionais para notebooks/tablets/desktops, etc.

  4. Nadella só começou a tratar a empresa como empresa… ballmer tinha a ideia de vamos enfiando dinheiro q o negocio anda, dizer q eu estou feliz por trocar meu lumia por um iPhone ou android é mentira, mas acredito sim em sua volta, não a curto prazo mas a médio e longo prazo pelo uwp.

    1. O problema é que ela esta com o filme queimado, o dispositivo definitivo mesmo que ofereça algo a mais, o usuário comum irá associar aos Smartphones e não vão se arriscar mais.

      1. O usuário comum não tem essa visão senão experienciou o WP. 90% das pessoas que consomem esses aparelhos nunca pegaram num WP então não tem como terem medo de um. O mercado é muito dinâmico e tudo pode acontecer. Pode ser arriscado somente pra aqueles que andam em blogs como nós e estão antenados no assunto. Mesmo assim eu vejo com bons olhos já que o Windows 10 completo traz consigo todos os apps e jogos do desktop para telas menores e um único código para o sistema operacional mais popular que existe vai atrair muito mais desenvolvedores. É simplesmente brilhante.

  5. Nadella e Phil Spencer fizeram um trabalho primoroso em apenas 3 anos desde quando assumiram os seus cargos de chefia. A Microsoft atua em diversos segmentos tecnológicos, não e uma empresa bosta que depende exclusivamente da venda de smartphone ou videogame pra fechar as contas.

  6. O aparelho definitivo só o vai ser até que apareça o próximo. E no caso deste da Microsoft eles estão a aparecer a toda a hora e a passar por ela.

  7. Eu odeio o NUTELLA, está transformando a Microsoft em uma IBM dos anos 70, sem compromisso com os consumidores comuns apenas se preocupando com as empresas! E no campo do Mobile está demonstrando o quão é incompetente! Uma GIGANTE do software não pode se dar ao luxo de desprezar a área Mobile!

    1. Sem compromisso? tu já teve um Xbox? já tentou ligar pra assistência da Microsoft? já usou algum serviço pago? cara a Microsoft é a única UNICA empresa que da assistência com atenção, os produtos que ela faz são bem feitos e pq ela infelizmente parou de dar atenção atenção pra o Windows phone ta dizendo que ela nao tem compromisso com os consumidores? me diz uma marca que os executivos chefes se comunicam com os usuários no twitter, pois é a microsoft faz isso esse pessoal que reclama tá mais pra órfão de Windows phone

      1. Verdade sim, seja telefone, assistência online, email… Nunca me deixaram mal, meu surface morreu na garantia e vieram a casa buscar e deixaram outro até à reparação, ao fim de 5 dias veio o mesmo estafeta deixar me um novo.

    2. E as promessas não cumpridas ???
      MENTIRAS PARA SER MAIS EXATO..
      Se as OEM e parceiras não fizerem, NÓS FAREMOS..
      1 BILHÃO DE USUÁRIOS ,,,

      É uma bibinha enrustida,,,

      que mente até para ele mesmo.

          1. Ronaldo da Gama 4k? Tá traindo o Adrena, só porque toma esporro da galera. Desistiu do seu disfarce de Ovelhinha e Junkrat Mster race?

          2. Nem adianta negar, que eu conheço o teu jeito esnobe de falar e já criei uma bienal com os seus comentários.

  8. O cara é o cara. Óbvio que ele tem planos maiores para o Windows em smartphones. Pessoal que odeia é porque quer o Windows sempre ficando para trás, sem apps novos, só mais um. Tem que fazer algo para alavancar o SO e do jeito que está não ia mudar em nada. Acredito que venham coisas muito boas por aí.

    1. Ja fui a favor, agora sou contra, é que compro a Xbox so para o halo, ja la vão 3 consolas… Quando comprei a one tinha esperança de mais exclusivos, mas o que gosto sai tudo pra pc. E so para me lixarem a vida o Halo 7 que sera para a próxima xbox nao sai para pc. Porque eles sabem que so à conta do Halo vendem xbox

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *