Sony atacou a Microsoft com os jogos grátis do mês? Ou acaso do destino?

metal-gear-solid-5

Neste mês, os jogos gratuitos foram mais polêmicos que o normal. Tudo começou com um rumor falso que muitos sites especializados caíram na “pegadinha”, mas a polêmica maior veio depois.

A Microsoft tem sido muito elogiada com os jogos “gratuitos” para os assinantes da Xbox Live, vimos Forza 5, Battlefield 3, Bayoneta, Ryse, Sunset Overdrive e tantos outros. Com a ajuda da retrocompatibilidade, o Xbox tem mais uma carta na manga para agradar os seguidores. Bem, com dois ótimos jogos no mês de setembro, e com o lançamento de dois grandes exclusivos em outubro (considerarei Cuphead por ser lançado no final do mês) e com o lançamento do Xbox One X marcado para novembro, muitos não acreditavam que não veríamos jogos AAA no mês de outubro.

Considero bons os jogos do mês de outubro para os assinantes Gold, mas a Sony veio com Metal Gear Solid 5, o jogo que abriu a conferência da Microsoft em 2013, mas o que mais chamou atenção foi a coincidência. Após poucos minutos do anúncio dos jogos gratuitos do Xbox por Major Nelson, a Sony liberou o seu anúncio “bombástico” com ajuda do Hideo Kojima.

Será que foi algo premeditaditado? Sendo ou não, é bacana para todos atitudes como essa, pois incentiva a concorrência e uma empresa tentará superar a outra. No final das contas, todos nós ganhamos.

Com o iminente lançamento do Xbox One X, talvez a Microsoft capriche como fez neste mês. Ainda mais com essa possível provocação ou esse mero acaso do destino do departamento de marketing da Sony.

Viva a concorrência! Ou a coincidência da “santa” Sony 😛

100 comments on “Sony atacou a Microsoft com os jogos grátis do mês? Ou acaso do destino?

  1. 2 meses bons de plus e os caras comemoram como se fosse ano novo. Imagina os sonystas com serviços nível Xbox? Pelo menos agora eles sabem como é ser caixista por 2 meses huehuehue.

    1. Ps4 não tem jogos… os poucos que tem estão bugados e não prestam por abusar de estórias clichês.

      O Xbox é indispensável pra todos os jogadores de vídeo game.

      1. História clichê?
        NieR:Automata e Bloodborne tem métodos de storytelling inovadores. Não é por acaso a indicação de NieR:Automata por melhor história. Menos, vai.

          1. Chato pra você. Tem muita gente que gosta, vendo as vendas, popularidade e etc. A Square até tornou a franquia como um dos jogos principais.

          2. Meu julgamento foi baseado nos gráficos, gameplay, conteúdo principalmente. Como eu disse antes eu acho implausível samurais lutando contra robôs usando espadas… simplesmente não dá. O nível de fantasia sem respeitar minimamente regras do mundo real em alguns pontos ou pelo menos apresentar uma lógica que justifique tal realidade.

            Como eu te disse antes, isso que eu penso sobre o jogo nada mais é que minha opinião. Muito gente deve ter gostado com certeza, mas eu não sou uma delas. Mas reconheço que existem pessoas que gostam, normal. A carga cultural e de conhecimento que carrego não me permite gostar das coisas acontecem nesse game. E GOTY não é algo que faz minha cabeça, eu sou racional.

          3. “…pelo menos apresentar uma lógica que justifique tal realidade.”
            Já vi que não manja nada de Drakengard/NieR.
            A justificativa é que a nossa dimensão foi invadida por um watcher. A morte dele espalhou partículas mágicas na terra, e ao mesmo tempo, também espalhou uma doença que acabou (quase) exterminando a humanidade, mas ao mesmo tempo, vários avanços foram feitos na área da magia. As espadas são efetivas em NieR exatamente por causa do avanço da magia, elas são encantadas e tal. No jogo, os tiros são praticamente poderes básicos por causa disso.

            Tem justificativa sim, você que não para e pesquisa, e fica tendo achismo se baseando em notícia de internet.

          4. E não é site. Tô falando do GOTY principal da Spike, que virou a TGA ou algo.

            Foi indicado pela “inovação no modo de contar histórias”. Isso se refere ao fato de que tem vários protagonistas, e em cada história, vemos os pontos de vista diferentes para entender o que realmente ocorreu.

          5. Repito, goty nada mais é que a opinião de poucos sobre algo. Duvido que realmente seja algo inovador tendo em vista que esses grupos com certeza não procuraram ter acesso a todos os games e formas de entretenimento. Já vi algo parecido antes e não foi nesse game, difícil julgar já que tua explicação sobre a tal inovação está muito rasa. Contudo, isso não faz de um game o melhor do ano, pois isso só depende da opinião de cada pessoa. A avaliação do GOTY é algo estritamente pessoal e depende de vários elementos, sendo que cada um desses tem de agradar cada pessoa. Um elemento ou dois não são suficientes se há mais. O tema é um exemplo de algo que não está sob avaliação com grande peso, somente o texto/roteiro e como os atores atuam em um filme, mas pra quem consome o assunto abordado é muito importante. Você pode colocar os melhores atores (na opinião de alguns), o melhor roteiro (na opinião de alguns), fazer o maior investimento, … mas o assunto abordado não for de interesse das pessoas, então já era, resumindo pra vc.

            Entenda uma coisa, vc soa ridículo quando propõe esse argumento como algo válido pra qualquer coisa. É o mesmo que vc dizer que só joga o que tal organização ‘aprova’ na pior das hipóteses, ou vira fã daquilo que foi aprovados por um grupo de pessoas. Esse é o tipo de coisa que já discuti com meus amigos e todos estão de acordo nisso, são todos muito inteligentes, do contrário eu não vejo sendo amigo de pessoas que ficam idolatrando premiações e organizações duvidosas sobre assuntos subjetivos. Você precisa ser racional pois o mundo não está limitado a verdade de cada um.

      1. 1 mês melhor que a live(mês que vem), e 2 meses bons de psn. Você sabe que é a verdade, só resta aceitar.

        No terceiro mês passado cortaram just cause de vocês kkkkkkkkkk, você é um brincalhão cara!

    2. No últimos anos do PS3 ele massacrava o Xbox 360 sem dó nem piedade, tanto nos exclusivos quanto na Plus, eu recebia DmC, Bioshock Infinite, 20 exclusivos da Sony e um montão de multiplataforma. Só depois que a Microsoft melhorou, mas vai voltar ao normal, nesses últimos 5 meses a Sony deu AAA.

      1. Pois e, na época do Poneystation 3 a Sony era generosa na Plus porque ela achava que devia compensar a rede porca da PSN. Hoje a PSN continua um lixo, vcs tem que pagar pra jogar online e ainda ficam felizes em receber uma esmolinha de vez em quando.

        1. Mas a PSN era gratuita, a Sony não tinha obrigação nenhuma, ela dava porque sabia que não estava liderando a geração, diferente da Microsoft que só dava lixo, o cenário mudou e vai mudar de novo, a Sony vai manter um AAA por mês.

        2. E vcs n pagam a God n né deve ser o papai noel quem paga esse negocio de psn ruim e a mesma coisa toda hora !! Eu jogo na psn e nunca tive problema isso aí é conversa pra boi dormi ou seja muda esse argumento cara vira o disco !!!!

  2. A Live Gold passou toda a geração arregaçando a Plus, dai a Sony da um pão com mortadela pra poneyzada e eles acham que ela é a Deusa mais generosa do mundo. Se agarram na esmola como se fosse a última tabua de salvação. Assim continuam aceitando pagar mais caro nos jogos, ter uma rede online porca, falta de serviços e um suporte que cospe na cara. O marketing da Sony conhece muito bem o público que tem, um bando de perdedor que não joga nada e se satisfaz pouco. Lembrando, ao contrário da Plus, a Live Gold foi criada pra ser um serviço voltado pra jogatina online, e não um serviço de aluguel de jogos.

    1. Muito bem colocado!

      Esse pessoal vive da nostalgia de rer crescido com a forte presença do PS na infância e adolescência da decadência de 1990.

      Por isso vemos tantos defensores cegos, sem argumentos!

  3. Embora a seleção de outubro tenha sido mais fraca mesmo que o habitual (eu pessoalmente gostei), no apanhado geral do ano a Gold ofereceu muita coisa boa. A lista de outubro da plus foi mais forte, parabéns pra Sony, e que ela mantenha o ritmo, quem ganha é o usuário de PlayStation.

  4. Embora a seleção de outubro tenha sido mais fraca mesmo que o habitual (eu pessoalmente gostei), no apanhado geral do ano a Gold ofereceu muita coisa boa. A lista de outubro da plus foi mais forte, parabéns pra Sony, e que ela mantenha o ritmo, quem ganha é o usuário de PlayStation.

  5. Tbm considerei bons ou aceitáveis os jogos de outubro.

    O que me deixa triste é que, principalmente por causa do Metal Gear, muita gente sai falando mal do Xbox One por aí

    Não tem lógica nenhuma levar os games Gold como parâmetro para criticar o Xbox.

  6. Mgs5 é bom, mas ter vindo grátis agora não deveria ter surtido tanta polêmica, comprei ele por 10 reais naquela promoção do extra…nem abri e dei em troca de crédito numa uz games. Mas enfim…o jogo encalhou em mídia física nas lojas, acha barato o tempo todo. Ps: Não estou dizendo que o jogo é ruim, mas que vc acha fácil baratinho e não é a oitava maravilha do mundo ter saído grátis na plus. E mais, quem gosta já comprou faz tempo…

          1. Comprar PS4 para virar trouxa puxa saco de PS4 feito você? Não, obrigado! A gente sabe que comprou um console errado quando tem que ficar defendendo as coisas erradas dele.

          2. Mano mais isso de defender a M$ é coisa que baixista sempre faz !!! Pq lá no Ps4 quando tá errado agente mete o paul também !!! Mais vcs n !! Vcs gostam de levar fumo no rabo mesmo vai entender !!!

          3. Falei pois ja tive experiência em ambos, não estou defendendo nada, so dando a minha opinião. Fiquei calado em relação ao serviço porco da sony no ps3 porque era de graça, mas agora é pago, portanto ela tem obrigação de oferecer um serviço de qualidade.

      1. MGS5 é um manjar dos deuses por ser bom, não por a gente na PSN estar sendo fodido com jogos ruins por um tempão. Só os últimos 3 meses ou 4 que saíram jogos legais (de vez em nunca, saia um jogo legal também antes, mas era raro).

      1. Na promoção do extra hipermercados que o windows club alertou uns meses atrás. Loja física. Comprei mgs5 , just dance 2017 e mais um que não lembro…10 cada um. Depois fui numa uz games e troquei por créditos. Economizei uma grana nisso.

    1. Olha… O problema é que a Konami está tendo superprodução faz uns anos. Pode checar: mesma coisa com o Lords of Shadow 2, Metal Gear Rising…
      Parece que eles nem ligam tanto, e imprimem que nem imprimem PES.

    2. Mesmo que não seja de nicho, Metal Gear no Brasil é um game meio secundário em vendas, e a Konami produz como se fosse um PES.
      Não tira a qualidade do jogo, que inclusive, internacionalmente tem um preço mais caro porque esse problema é meio excluisivo do Brasil, aparentemente.

  7. Que a PLUS continue “dando” cada vez jogos melhores, mas poney querer encher o peito e ainda tirar um sarro com os jogos da GWG é o minimo cômico, serviço da PSN não chega aos pés da Live, em todos os sentidos.

        1. Sim, faz o seguinte, me deixa com a minha opnião e fica vc com a sua, não tem problema nenhum ser do ps3 pois eu o tenho. Apenas é uma punhetagem sem tamanho, de todos é o que tem mais japoneizisse, ou vc se masturbou com as “chefes” no modo foto? Parou, historia fraca demais, old snake foi ridiculo, a luta contra o liquid ocelot que deveria ser o ápice da saga foi totalmente anti climática, dois idosos lutando não foi nada épico.

          1. Huahuahauahu a luta contra Liquid, simplesmente é considerada uma das mais épicas… E a parte de Shadow Moses então? E a fuga com o corpo de Solidus… Manja nada vc, fica de mimimi… Jogo épico!

          2. Falou mimimi ja sei de qual geração é (daqui a pouco vai falar que ficou “pistola”, que geração…). tudo é épico, dois velhos caquéticos se pegando na porrada é épico Marco? Parou vai…esses otakus são complicados mesmo.

          3. Somente um grande Otaku para gostar do jogo mais Japonês da série, com as maiores exqusitisses, desde modo punheta com as chefes, até luta geriátrica. So faltou os velhos lutarem de fralda ao vivo em um talk show japonês. Cara e a revelação que o Big Boss estava vivo somente para morrer de novo? Afff, como tem gente que gosta desse capitulo? Deveria ser apagado e voltarem com o snake novo no 6, seria um serviço da konami para a franquia que terminou muito mal nessa linha do tempo do 4.

          4. É, não gosto, luta de velho não é minha praia, não tem como se empolgar com aquilo. parece um video daqueles velhos da russia brigando que no fim estão os 3 no chão depois de alguns empurrões. Para mim é o pior trabalho do kojima.

          5. Sua opinião é compreensível. Foi algo estranho, realmente. É uma puta homenagem, mas é uma situação engraçada quando você vê desse jeito. Acha ele pior até que o V? Eu amo todos, mas tem gente que acha o V inferior.

          6. A jogabilidade do 5 é a melhor da serie. Acho sim, pois enquanto nao via a hora do 4 acabar logo o 5 eu fiquei extremamente triste do jogo ter acabado, ainda mais quando soube que a konami vetou o kojima e nunca teremos o capitulo final.

          7. O 5 eu curti a gameplay tbm, muito foda. A história foi ótima também, pena que ela não se conclui tão bem.

  8. A sony esta sendo destruida a no minimo 3 anos com os gwg. A reclamação foi tamanha no meio desse ano,é natural ela se mexer pra agradar pois acredito que estava perdendo dinheiro e fazendo marketing pra microsoft.é de se esperar essa ‘reação’ oriunda sim da concorrencia. vamos ver se ela vai ter lenha pra queimar e continuar dando AAA…acho q é fogo de palha

    1. Bom… títulos “triple A” ela tem de sobra para “dar”, já que são quase 4 anos ai dando farinha de mandioca para os assinantes da PLUS, ao menos um AAA por mês até lançarem um PS5 ela tem plenas condições de ofertar.

  9. gwg e jogos da psn são cortesia, não entendo como as pessoas podem ter cara de pau de reclamar de cortesia, tem que ser muito pobre mesmo.

    Você paga pelo serviço online, servidores e downloads, os jogo free são brinde.
    é como compra um Bluray e ganhar um filme de brinde e reclamar que o filme é ruim, pelo amor de deus, é ser muito pobre.

    1. Discordo esta “cortesia” dita ja existe a muito e muito tempo p mim ja virou “agregado” ao produto…
      E pagamos por isso, é proibido pedir qualidade??

    2. Discordo de você pois no ps3 a assinatura era por descontos e jogos “gratis” sendo que o online não era pago agora que eu sou obrigado a pagar o serviço pra jogar online vou exigir o melhor .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *