Sony confirma rival do Xbox Scarlett: “é necessário uma próxima geração de consoles”

Em sua primeira entrevista desde que assumiu Kaz Hirai, o novo CEO e presidente da Sony, Kenichiro Yoshida, disse ao Financial Times (esteja avisado – você precisa ser assinante para estar disponível para leitura) que é necessário que a empresa tenha um próximo hardware de console de geração.

Neste ponto, o que posso dizer é que é necessário ter um hardware de próxima geração.

No entanto, o CEO da Sony ainda não especificaria se o novo console seria chamado de PlayStation 5, embora ficássemos altamente surpresos com o contrário.

Os rumores sobre o próximo console da Sony começaram a girar há cerca de seis meses, quando a SemiAccurate sugeriu que os kits de desenvolvimento já estavam disponíveis para alguns desenvolvedores. O relatório também acrescentou que o hardware seria mais uma vez equipado com tecnologia AMD, graças a um CPU Zen de oito núcleos e GPU Navi.

Ao mesmo tempo, analistas do setor como Mat Piscatella, do NPD, acreditam que o PlayStation 5 (ou o que quer que seja chamado) não estará disponível antes de 2020. De qualquer maneira, é provável que recebamos novos rumores nos próximos seis meses.

Yoshida-san também fez alguns comentários gerais sobre a Sony na entrevista acima mencionada, afirmando que seu objetivo é promover uma cultura de colaboração dentro da empresa, enquanto procura contratar mais talentos.

Vai levar tempo para mudar a cultura desta empresa. Mas precisamos mudar para nos tornarmos mais planos, mais rápidos e mais colaborativos.

No passado, os executivos nunca criticavam outras divisões porque não queriam ser criticados.

Nós tendemos a olhar um para o outro dentro do grupo Sony, mas o que realmente precisamos é olhar de fora.

Phil Spencer, líder da divisão do Xbox, já tinha garantido uma próxima geração tradicional de consoles na E3 2018, e os rumores apontam para o codinome “Xbox Scarlett” e que na verdade seria uma nova família de consoles. Estaremos atentos para ver como serão as armas da Sony e da Microsoft na luta pelo domínio da próxima geração.

124 comments on “Sony confirma rival do Xbox Scarlett: “é necessário uma próxima geração de consoles”

          1. Andei pesquisando aqueles com 4 mil jogos, mas achei caro, está na casa dos 5 mil. O mais importante, garantia e manutenção que me preocupa.

      1. Eu tenho, não sei se a maioria tem.
        Mas sendo bem sincero, tenho por ser gamer, me arrependi muito de ter comprado o PS4.
        Além de Uncharted 4 e HZD eu praticamente não joguei mais nada nele. Só jogo chato lançado, para.

    1. Agora que tem cross play entre Nintendo, Xbox, PC e PS é normal falar sobre todas as plataformas. As barreiras foram rompidas. Todos agora podem ser amigos de jogatina online.

  1. Espero que o PS5 tenha Retro total com os PS anteriores e que o PS5 seja retro com os acessórios do PS4 tipo controle Arcade, Volante, Manche, Headset sem fio, etc

        1. As vezes não da pra nadar contra a corrente, algumas coisas são impossíveis barrar, se vc insistir em um determinado erro provavelmente será enviado pro final da fila!

        2. Esse croos aí só vai tem em alguns joguinho de criança duvido um Raimbow Six um Call Of duty ! Kkkk a Sony estaria abrindo mão de sua base !

      1. Pra quem entende um pouquinho da arquitetura do PS3, fica óbvio que o PS4 não dá conta de “emular” os jogos dele nem se a Sony quisesse, tanto que em todos esses anos que o PS4 tá no mercado, jogo de PS3 só por streaming no PS Now ou através de Remake/Remaster, esse papinho do presidente de que retrocompatibilidade não é importante ou que não serve pra nada é só desculpa pra não darem o braço a torcer e admitir que é tecnicamente impossível no PS4.

        Agora, se o PS5 continuar utilizando a mesma arquitetura x86 utilizada atualmente no PS4 e Xbox One (e é praticamente certo que sim), não haverá nenhuma limitação técnica que impeça a retrocompatibilidade com pelo menos o PS4…

        1. Mas tem a Retro do PS1 e PS2 que seria possível no PS4. Na verdade tem em formato digital, comprando o game de PS1 e PS2 na PS Store. Via mídia física não tem ainda. E via mídia digital a biblioteca é muito limitada.

        2. Mais um que caiu no conto do japonês safado.
          Explica então como que saiu remaster do last of us menos de um ano depois no ps4 se é tão diferente assim a arquitetura de um console pro outro.
          E ta rolando boatos que a atualização do desbloqueio ta rodando jogo de ps3 no ps4.

          1. Como você mesmo disse, saiu um remaster. Tendo acesso ao código fonte e aos assets originais do jogo você consegue portá-lo pra onde quiser (claro, assumindo que o console pra onde você queira portar tenha potência pelo menos similar ao console original). A Naughty Dog gastou um pouco de tempo e recursos adaptando as partes do código supostamente escritas em assembly? Sem sombra de dúvidas, mas ainda sim foi mais fácil e barato pra eles portar do que emular o jogo em um console de arquitetura completamente diferente.

          2. Não existe almoço grátis, você realmente esperava o remaster de graça? Não se esqueça que antes de qualquer coisa, a Naughty Dog e a Sony são empresas que precisam de lucro pra continuar no mercado. O remaster não saiu de graça, a Naughty Dog gastou tempo e dinheiro desenvolvendo o port, é óbvio que ela iria querer retorno financeiro sobre esse trabalho. O máximo que poderiam teriam feito (e até onde sei não fizeram) seria oferecer um desconto pra quem tinha a versão digital no PS3…

          3. A retrocompatibilidade no xbox é de graça, vc ainda precisa comprar o jogo.
            Tudo bem, lançar a versão ps3 e um remaster pra ps4, mas e o otário que comprou o jogo digitalmente pra ps3 como fica? era só lançar um patch, o cara já pagou pelo jogo.

          4. Como eu disse, não existe almoço grátis. No fundo no fundo a Microsoft investiu na retrocompatibilidade pra incentivar a base de usuários do Xbox 360 a comprar o Xbox One, assim ela lucra com a venda de novos consoles. Eles também ficam com uma pequena porcentagem da venda dos jogos (isso ocorre em qualquer console), então se o usuário compra um jogo de Xbox 360 pra jogar no One, lucro pra eles. Pra jogar online, independente do jogo ser do Xbox 360 ou do One você precisa assinar a Live Gold, mais lucro pra eles. Aos poucos a Microsoft não só recupera o investimento inicial que fez na retrocompatibilidade como também passa a lucrar em cima disso.

            Agora voltando ao The Last of Us (ou a qualquer outro remaster/remake), o usuário comprou o jogo pro PS3 e teve acesso a ele no PS3, se ele comprar o remaster do PS4 vai ter acesso a ele no PS4. E outra, não é porque o jogo saiu no PS4 que subitamente a versão do PS3 não presta mais e o usuário tem que sair correndo e comprar o mesmo jogo de novo, afinal ele já tem (e provavelmente já finalizou) o jogo no console anterior.

            Retrocompatibilidade do PS3 no PS4 não existe por conta das limitações técnicas do hardware que eu expliquei um pouco em outro comentário mais acima, senão a Sony já teria feito isso (assim como fez no PS2 e nos primeiros modelos do PS3 e também no PSP e PS Vita), afinal é um investimento que dá lucro pra todas as partes envolvidas, a fabricante do console com a venda de novos consoles e com a (provável) assinatura do serviço online e a desenvolvedora do jogo que lucra com a venda de novas cópias de um jogo antigo.

            Quando o console é retrocompatível, as desenvolvedoras na maioria dos casos não precisam fazer nada (visto que o trabalho pesado pra suportar a retro já foi feito pela fabricante do console), o jogo simplesmente funciona no console mais recente e elas passam a lucrar com novas vendas. Agora se o console não tem retro, a bola passa pra mão das desenvolvedoras, que terão que gastar grana pra desenvolver os remasters/remakes, elas não tem obrigação nenhuma de lançar um patch “de graça” pra quem comprou a versão anterior e de fato, salvo raríssimas exceções, nenhuma empresa faz isso, se der sorte você ganha um desconto e pronto…

          5. É, como eu tinha suspeitado quando comecei a discussão, perdi meu tempo à toa. Expus meu ponto de vista, argumentei, respondi os questionamentos que fizeram e as únicas respostas foram “isso é papo furado”, “falácia”, “caiu no conto do japonês safado”, “quer explicar a rola na bunda”. Visto que só tive respostas vagas e não recebi nenhum contra-argumento que permitisse seguir com a discussão, estou encerrando por aqui.

        3. “Pra quem entende um pouquinho da arquitetura do PS3,”
          Isso é papo, cara.
          Me diga, você entende um pouquinho de arquitetura? Se entender, explica pra gente.
          Porque eu leio todo mundo falando isso de “quem entende sabe que a arquitetura do PS3 era mais complicada” e só consigo ver uma falácia altamente difundida pela Internet.

          1. Sinto que vai ser perda de tempo, mas vamos lá (vou quebrar em dois comentários pra não cair no filtro de spam do Disqus)…

            [1/2] A CPU do PS3 é totalmente customizada, criada em colaboração entre a Sony, Toshiba e IBM. Ela é composta de um núcleo de propósito geral baseado no conjunto de instruções (daqui pra frente vou chamar de ISA) de 64-bit do PowerPC e mais 8 núcleos customizados (daqui pra frente vou chamar de SPEs, o nome “oficial”). Apenas 6 SPEs ficam disponíveis pra jogos, um SPE é reservado ao sistema operacional e o outro é desativado durante a fabricação do chip.

            Os SPEs usam uma ISA diferente do núcleo de propósito geral e cada um deles contém uma pequena quantidade de cache, um controlador de memória e também um controlador de E/S próprio. A ISA das SPEs conta com várias instruções pra lidar com cálculos de ponto flutuante e paralelismo, permitindo que, a critério do desenvolvedor, uma ou mais SPEs sejam configuradas para executar operações e trabalhar com cálculos que normalmente seriam feitos pela GPU.

            Além da CPU “Frankstein”, a GPU também é complexa, embora seja baseada na NVIDIA 7800GTX, ela tem acesso à mais 256 MB de memória dedicada além da memória principal do PS3, pode se comunicar diretamente com as SPEs e utiliza uma API proprietária ao invés de algo parecido com o OpenGL ou DirectX, por exemplo. Não sei dizer sobre a complexidade dessa API pois a documentação dela é guardada a 7 chaves pela Sony e só é disponibilizada para desenvolvedores sobre um acordo de não divulgação.

          2. [2/2] Agora pule para o PS4/Xbox One, nessa geração tanto a Sony quanto a Microsoft migraram pra APUs da AMD que utilizam a mesma ISA x86_64 e uma API gráfica muito similar ao DirectX/OpenGL utilizado nos PCs. Isso trouxe diversas vantagens, como por exemplo, facilitar muito o desenvolvimento de jogos multi-plataforma já que os consoles agora são basicamente PCs com memória unificada, o que permite que um mesmo código-fonte possa ser executado sem muitas modificações em todos eles e também no PC.

            Por regra, se a arquitetura muda, retrocompatibilidade nativa, a nível de hardware como era no PS2 (ou nos primeiros modelos do PS3) ou no Wii e Wii U está automaticamente descartada, só podendo ser implementada por meio de emulação, que por si só gera um grande overhead e exigirá mais potência que o console original pra rodar de maneira satisfatória.

            No caso da Microsoft com o Xbox One, o maior overhead fica na emulação da CPU do Xbox 360, que embora seja baseada no PowerPC (assim como no PS3), continha apenas 3 núcleos de propósito geral e não utilizava nenhuma SPE customizada com ISA própria, o que já facilita bastante na emulação. Outra grande vantagem fica na emulação da GPU, que no Xbox 360 já era programada em uma API muito similar ao DirectX, permitindo quase que uma “tradução” direta pra GPU do Xbox One, gerando um overhead mínimo.

            Já no caso da Sony, o overhead de emular e manter todas as SPEs em sincronia e ainda lidar com a API proprietária da GPU e a possibilidade de comunicação direta entre ela e as SPEs gera um overhead tão grande que os jogos do PS3 não teriam um desempenho decente, nem mesmo com a APU mais potente presente no PS4 Pro (basta ver os requisitos mínimos do RPCS3 no PC). A solução da Sony foram os remasters/remakes e o streaming do PS Now (que rodam os jogos em vários clusters de PS3 nos seus servidores)…

          1. Concordo, eu não tive tempo pra jogar a geração do 360 e PS3, graças a retro eu consegui conhecer muitos jogos bons, entre eles o RDR que pra mim tem a melhor história que já vi em jogos!

          2. Verdade. Acho maldade matar uma geração inteira de games inesquecíveis porque a próxima geração não tem Retro com todas as anteriores. E quando o console parar de funcionar, vai fazer o quê com os games amados ? Nós amamos os games, a plataforma é só um meio de poder jogá-los.

  2. Eu gostaria muito que na próxima geração a MS, Nintendo e Sony se unissem para que caessórios de terceiros como a Razer, Logitech, Thrustmasters, Turtle Beach, etc fizessem acessórios tipo controle Arcade, Volantes, H7, Manches, Guitarras, Controles, etc que fossem compatíveis com todos os videogames e PCs. Já que hoje temos o cross play, poderemos ter o cross acessórios também com as fabricantes terceirizadas.

  3. “Ao mesmo tempo, analistas do setor como Mat Piscatella, do NPD, acreditam que o PlayStation 5 (ou o que quer que seja chamado)”. RAPAZ A SONY NÃO É BOBA DE MUDAR O NOME DO CONSOLE DELA !Ao contrário do Xbox que começou com primeiro Xbox depois do nada saiu o Xbox 360 depois veio Xbox one kkkkk!

  4. Pra quê forçar uma nova geração agora? O PS4 está reinando vendendo igual água. Enquanto ele continuar vendendo bem desse jeito. A Sony não vai lançar um novo console. É perder dinheiro de graça! Fora que ela estaria abandonando uma base de mais de 80M repentinamente.

    PS5 só depois de 2020. Talvez na E3 do ano que vem anunciem o PS5 para 2020.

    1. Eu também acredito que na E3 19 tanto a Sony quanto a MS vão anunciar a próxima geração para 2020. O que importa agora é a base de usuários ativos, como eles dizem, assinantes Plus e Gold. A plataforma de consoles passou a ser segundo plano. Até a Nintendo lançou sua própria plataforma online em setembro 2018, nos moldes da Plus e Gold.

      1. De forma alguma a MS vai dar o primeiro passo, a estrategia da MS foi exatamente lançar o XBOX ONE X e pressionar a Sony. O próximo movimento será da própria Sony ela não tem escolha, todo os jogo estão rodando muito melhor no XBOX ONE X.

          1. Ok, mas, pensa como os empresários/investidores. O que você ia preferir ? Ser sony ou ser MS ? Claro que o xbox é melhor, mas, por um motivo ou outro, o PS vendeu bem mais. De toda forma não acho bom o xone vender menos. Até preferia uma disputa mais apertada, como foi o PS3/x360.

          2. Base maior não significa q lucrou mais, se a base menor tiver mais usuários ativos, mais assinaturas de serviços ela vai lucrar mais, e outra, a MS não tá preocupada se tá lucrando mais ou menos, ela tá preocupada se está lucrando✌️?

          3. Ah vai sim, ainda mas uma base mentirosa, com numeros mentirosos e maquiados pela MS e o mehor de tudo, uma plataforma que não vende nada, vai olhar os numeros de vendas no PS4 seja assinatur plus, ou catalogo de jogos ovelha burra.

          4. Oi mulambo aleijado, quanto tempo kkkkkkk se PS4 fosse tão bom vc teria um ???? ops esqueci q não se trata de preferência e sim de condição financeira ??? vai lá jogar na casa dos seus parentes animal de cadeira de rodas ????

          5. Com o dobro da base e não vendeu o dobro, que vergonha esses números então, isso só reforça que o pessoal compra ps4 pra jogar jogos grátis.

          6. Estranho, 63% no ps4 os outros 37% no pc e xoninho ovelhinha burra. e como sempre o xoninho vendendo menos que todos

          7. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK, voltou pra tomar no cuzinho de novo cara, você gostar da minha pica né moleque, toma toma e volta. Só pra te avisar já enjoei de te enrabar….
            Pede pra ele a fonte que ai você vai ver se o PC ta nessa tb….
            Você é muito lesado moleque, trouxa que toma no cu sempre e volta…. tipico mulher de bandido… Vai te catar o merdinha, quem saber achar um emprego, desocupado de merda!

      2. Acho que a MS não vai anunciar nada tendo lançado recentemente o 1X. Da Sony espero um anúncio no final de 2019 ou até mesmo na E3 de 2020.

      3. Console segundo plano? burrinho para assinar psplus precisa de um playstation, logo demência onde console é segundo plano? pqp cada mula que aparece aqui.

        essas ovelhas pq a MS falou que assinatura isso e aquilo essas dementes acham que é o principal mesmo kkkkkkkkkkkk, microsoft nem numero de assinantes divulga, se assinantes é tão importante e o xbox está tão bem pq sua preciosa deusa não divulga os numeros gold como a sony faz com os numeros plus?

    2. CERTÍSSIMO seu comentário. Quem tem que acelerar isto é a MS, que é que menos vende (não que eu deseje isto). A sony vai esticar até onde der. Vai aproveitar sua base maior e vender muito jogo, que é o que dá $.

  5. na minha opinião Windows club, você não precisa ser assinante para não estar disponível para leitura não, que não é necessário que a empresa não tenha um próximo hardware de console de geração não, não é necessário uma próxima geração de consoles não, o novo Playstation 5 e o novo Xbox Scarlett vai lançar em 2020 ou 2022. na minha opinião. ok Windows club.

  6. Pra quem entende um pouquinho da arquitetura do PS3, fica óbvio que o PS4 não dá conta de “emular” os jogos dele nem se a Sony quisesse, tanto que em todos esses anos que o PS4 tá no mercado, jogo de PS3 só por streaming no PS Now ou através de Remake/Remaster, esse papinho do presidente de que retrocompatibilidade não é importante ou que não serve pra nada é só desculpa pra não darem o braço a torcer e admitir que é tecnicamente impossível no PS4

  7. O ps4 esta vendendo bem, a única necessidade da Sony é fazer os clientes a comprar tudo de novo incluindo jogos e remastes e controles.

  8. KKK estava lendo os comentários abaixo, até onde sei, quando eles lançam, um console, já começam a trabalhar no sucessor, isso não é novidade pra ninguém, e mais nos dias de hj, e pelo preço que as empresas tem que chegar, para agradar ao público, pois se o preço do console for mto alto, ninguem compra, uma trava as empresas, e dois dificilmente, votaram a chegar próximo de um PC top, em termos de potência.

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