Valve apresentou há poucos dias o Steam Link, um aplicativo para jogar jogos de PC no iOS e Android. Na verdade, é como se... Steam Link foi rejeitado da App Store, a Apple não quer rivais em videogames?

steam-metro

Valve apresentou há poucos dias o Steam Link, um aplicativo para jogar jogos de PC no iOS e Android. Na verdade, é como se fosse um app para transformar o nosso smartphone em um controle remoto para jogar. É como uma extensão da tela do nosso computador (será conectado a isso), onde podemos continuar jogando do PC sem estar perto dele.

O lançamento saltou para as manchetes por razões óbvias, porque, basicamente, este aplicativo permite a execução de jogos de PC no celular (na verdade, o jogo roda no computador, o celular só emite as ordens). Já estava disponível no Android na forma de beta, mas ainda não na loja de aplicativos da Apple.

Mas tem havido um problema: a Apple rejeitou e não lançará na App Store e, portanto, nem o iPhone nem o iPad. O motivo, um “conflito de interesses“, segundo a Valve, que espera que a Apple possa mudar de ideia no futuro.
“Conflito de interesses”, a Apple vai se dedicar aos jogos? O que isso significa?  É uma das primeiras opções que você pode pensar, se não a primeira é que teremos mais uma gigante da tecnologia focada nos games. A Apple gostaria de receber os correspondentes 30% das compras no aplicativo dos jogos, e é por isso que teria rejeitado.

Mas a razão pode ser muito mais simples: a Apple quer uma compra hipotética dentro do ecossistema da Valve para passar por seu sistema de comissões. O aplicativo móvel é gratuito; Você nem precisa fazer compras diretamente no aplicativo, mas como está transmitindo diretamente a tela do celular, pode fazer tudo o que faria em um computador.

E efetivamente você pode fazer compras no aplicativo que estão incluídas nos jogos que estão sendo executados no PC e que estão sendo assistidos no seu celular. E é isso, como você sabe, a grande maioria dos jogos de hoje tem micro pagamentos que você pode fazer. A Apple não podia controlar nada disso, por isso, decidia bloqueá-lo.

Ou seja, como a Apple não pode ter uma comissão sobre as pequenas compras feitas em jogos no PC (mas, na verdade, poderia ser feita a partir do celular), rejeitou a chegada do Steam Link para iOS. Não é o motivo oficial, porque não foi explicado, mas poderia ser a razão pela qual a Apple decidiu tomar essa decisão. Na verdade, a Apple nem sequer se explicou; quem divulgou uma declaração foi a Valve.

E aí Valve, ficou com saudades da Microsoft? 😉

jorgemoderador

Sou advogado e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Acompanho todos os produtos das Microsoft, inclusive como jogador do Xbox One.

Curta nossa nova página no Facebook!