Você pode usar o Continuum no lapdock do Motorola Atrix, mas tem truques

lapdock-motorola

A Motorola sonhou em 2011 em faz um smartphone que se comportasse como um netbook, e foi isso mesmo, só um sonho. O lapdock da Motorola, que funcionava em aparelhos como o Atrix, chegou caro e bastante limitado, o espaço “desktop” era chamado de Webtop.

O Webtop possuía um navegador Firefox que não foi atualizado, mesmo existindo atualização na época, e ainda trava com algumas páginas abertas. Não tinha Office, outro grande dos seus pontos fracos. Os reviews ainda afirmavam que vídeos a 360p travavam no aparelho. Não deu.

Contudo, a Motorola fez um favor para nós. O seu lapdock, que era caro na época, já não é tão caro assim. É fácil de importar ou até mesmo em comprar sites como o Mercado Livre aqui no Brasil (de R$ 250 até R$ 450). No vídeo abaixo, você pode ver o Lumia 950 XL com o lapdock do Motorola Atrix:

[youtube]L91x6dWqMNs[/youtube]

O Lapdock é basicamente uma carcaça com tela de 11.6 polegadas, teclado, trackpad, bateria, caixas de som embutidas, duas portas USB, entrada para alimentação, indicador do nível de bateria e um “berço” atrás da tela onde o smartphone é conectado.

Segundo a Motorola, a bateria da Lapdock permite oito horas de uso contínuo. E fechada ela pode ser usada como “bateria externa” para recarregar o smartphone.

É interessante notar que só após muitos anos tal aparelho finalmente terá utilidade, e não estamos falando do Android, mas do Windows 10 Mobile e seu Continuum. 😛

Atualização: Na descrição do vídeo o autor comenta como fez para funcionar. Ele afirma que funciona muito bem, principalmente se comparado com o preço do lapdock do HP Elite X3. Porém, pode não ser um procedimento simples. Leia os truques antes de pensar em comprar.

8 comments on “Você pode usar o Continuum no lapdock do Motorola Atrix, mas tem truques

  1. Só esqueceu de falar que é uma baita gambiarra pra funcionar. kkkkkkk

    “This is the first test of using the old (but still super versatile) Motorola Atrix Lapdock to work with the latest Lumia 950XL in Continuum mode. As demonstrated, it does work with a few caveats:
    1) Resolution on this unit is limited to 1366×768 which is the native resolution of the LCD display
    2) Micro HDMI/USB cables had to be freed in order to put the converters onto them to become the standard sized HDMI/USB for the Continuum Microsoft HD500 dock to work
    3) HD-500 needs to be updated to version 4 to work (did not work on version 3).
    4) The HD-500 requires a power input for it to work properly. It needs at a minimum 5V/2A to work and is supplied out of my USB powerbank with a Type-A to Type-C cable. I have tried to loop the USB port back into the HD-500 from the Lapdock but it only does 500mA and not enough to power the HD-500
    5) Continuum Mouse support sucks – cannot adjust the mouse speeds so make sure you use an accelerated mouse. The dock has 2x USB for other peripherals to hook up.”

    “Total kit setup:
    1) Motorola Atrix Lapdock (I dont believe it will work with the newer Razr Lapdock 100 and 500’s as they seem to have different smarter circuitry outside of the KVM). Dock panel plastics are removed to expose the Micro HDMI /USB interfaces directly.
    2) Microsoft HD-500 Display Dock (Firmware V4 or later)
    3) USB-C to USB-C cable (phone to HD-500)
    4) Powerbank or Power Supply capable of true 5V/2A+ output for the HD-500 Dock (and charge phone slowly)
    5) USB-A to USB-C cable (Powerbank to HD-500)
    6) Micro USB (female) to USB (Male) converter
    7) Micro HDMI (female) to HDMI (male) converter
    8) and of course, the Lumia 950/XL (Tested with Win10 Anniversary edition)
    9) Optionally USB / BT Mouse”

      1. Não da pra usar o Continuum em notebooks convencionais também? Conectando ele ao Windows 10 naquela tela remota?

        Daria pra comprar um netbook pé de boi pelo mesmo valor, ou tablet daquele da CCE com Windows 8 (que na época custava 299), conectar a tela do Continuum e usar.

        Não daria certo também?

  2. Naquela época a Motorola viajou mesmo, mas o Android estava no começo, bem dizer. O Atrix usava um SoC da Nvidia, o primeiro Tegra, 1.5GB de RAM, a segunda versão do Android (2.1 eu acho, me corrijam se estiver errado) com uma interface modificada da Motorola e que era uma porcaria.

    Ainda assim, apesar da inutilidade, foi uma grande jogada, merece respeito. Talvez, se não fosse esse fracasso da Motorola, nunca teríamos o Continuum hoje do jeito que ele é. Nunca se sabe, vocês veem hoje como a Apple tem vivido na sombra da Microsoft, tentando copiar características do Surface. O mundo da tecnologia é assim. Algumas idéias são novas, outras pegam ideias que fracassaram lá atrás. Eu duvido que se vocês pesquisarem afundo não vão encontrar algum acessório parecido com o Surface Dial, fabricado a 10, 20 anos atrás por uma empresa minúscula, independente e que não renovou a patente.

    Tirar proveito de boas idéias não é vergonha. É assim que as coisas são. Muitas boas idéias que vemos hoje, muitas mesmo, já tentaram ser implementadas no passado, porém o estágio em que a tecnologia se encontrava não permitia o avanço ou simplesmente não valia o custo de produção.

    Cito como exemplo o próprio “celular”, pra quem nasceu ontem ele já era quase um smartphone, mas em seu primórdio era tão grande quanto um tijolo, hoje apesar de voltarem a ser enormes, estão muito mais finos e com mais processamento do que os PCs de até 5 ou 10 anos atrás. Carros elétricos também não são novidades, Tesla já tinha desenvolvido a idéia no passado, porém só agora a tecnologia chegou ao patamar ideal para que os primeiros fossem fabricados.

    O que eu quero dizer é, não vamos esculachar uma BOA IDÉIA só porque tem dor de cotovelo. O Atrix não deu certo, mas hey, quantas coisas a Microsoft já não lançou e foi um fiasco? Basta dar uma Bingada ai e vocês vão descobrir! Rsrs ?

    Boa semana a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *