Windows 10 Anniversary vai trazer o legado Win32 para a loja, inclusive os criados com a Electron

wordpad-centennial

Muita gente ainda reclama da Windows Store por ela ser inferior à Steam ou por não ter programas robustos, afinal ela pode ser executada em máquinas também robustas. Ocorre que, a loja ainda não estava pronta para essa proeza, e só a partir a Anniversary é que as coisas começaram a mudar.

Com a Anniversary, a Windows Store suportará aplicativos Win32 convertidos pelas ferramentas do Projeto Centennial. A boa notícia é que as ferramentas da Electron também poderão ir para a loja com as novas ferramentas liberadas para os desenvolvedores.

Além disso, o site oficial Electron também confirmou que programas feitos a partir de suas ferramentas de software também poderão funcionar na Windows Store:

Windows 10 “Anniversary Update” é capaz de executar binários exe win32, lançando-os juntamente com um sistema de arquivos virtualizados. Ambos são criados durante a compilação, executando aplicativo e em um recipiente do Windows, permitindo que o Windows identifique exatamente quais modificações no sistema operacional são realizadas durante a instalação.

Além disso, o exe é lançado dentro do modelo appx – o que significa que ele pode usar muitas das APIs disponíveis para a Plataforma Universal do Windows como receber notificações push, ou se comunicar com outros aplicativos UWP.

Alguns dos programas que foram feitos com ferramentas da Electron incluem Slack, VSCode, Hive, WordPress e muito mais.

Vai ser realmente interessante ver o que vai acontecer no dia 2 de agosto e, posteriormente. Apesar de ainda não funcionarem atualmente no Windows 10 Mobile, certamente ajudará empresas a apostarem na Windows Store e quem sabe sintam-se motivadas a criarem UWP.

Cabe lembrar, um programa Win32 convertido pelo Projeto Centennial é mais seguro, não faz alterações no registro e por isso não causa lentidão, suporta notificações e live tile, fácil instalação/atualização/desinstalação e mais.

Que o dia 2 chegue logo!

Fonte: Blog Windows via Windows Central

20 comments on “Windows 10 Anniversary vai trazer o legado Win32 para a loja, inclusive os criados com a Electron

  1. Agora imaginem a loja com esses programas (podem haver mais, mas esses são os atuais exe que utilizo): Format Factory, CCleaner, Avast (ou outros antivirus), DaemonTools, Word (só temos a versão Mobile para visualização no Windows 10), Firefox, PhotoShop, entre outros.
    Agora é só esperar o foco Mobile que a Microsoft prometeu para a RedStone 2. E só irei esperar por esta atualização. Sério, não sei mais o que fazer, são muitos aplicativos que eu quero na plataforma, porém, não tem disponibilidade. Pokemon GO, Avast (usei muito quando tinha Android!), CleanMaster, Prisma (cadê?) VSCO (cadê? Retrica??, Snapchat? kk. E, acreditem, não estou muito satisfeito com os aplicativos portados do IOS pelo Facebook. Facebook, Messenger e Instagram demoram muito para abrir, tem um Cache de mais de 500MB em menos de uma semana, o que me obriga a desinstalar e instalar novamente, pois o sistema não permite apagar o cache. Entre outras coisas que espero que chegue com a Red2.

    1. Sim, séria muito bom se tanto esses quanto outros fossem para a loja, melhor ainda se forem universais, mas só em esta na loja já é um grande avanço. Porem agora vem aí a Redstone 2, com ela pode aver melhorias no porte de Apps do IOS, assim facilitando para os desenvolvedores, reconhecendo as APIs do IOS utilizada no app e nadando para as APIs do Windows por exemplo, e não precisando de quase nenhuma alteração após o porte, e do lado do usuário o app funcionar como se ele estivesse no IOS, assim abrindo o app rapidamente e não encontrando tantos bugs, entre outras coisas é claro.

  2. Tudo muito bom tudo muito bem. Acredito em pouca adesão. As empresas já estão percebendo que a Microsoft quer controlar todo o modo dos programas trabalharem. Inclusive a sua distribuição e a forma como irão baixar. As vantagens de segurança (tanto para o usuário quanto para seus desenvolvedores e produtores 3 licenciadores) não são tão significativas quanto ao controle quase que total que a Microsoft quer oferecer a essas empresas em troca disso. E isso só iria dar certo caso houvesse muita adoção publica, o que vemos que não está acontecendo, tanto é que as pesquisas já foram feitas: 70% do povo que usa app no Windows 10 é nos dispositivos mobile, em outras palavras, quorum nenhum, pois o mobile do Windows é ínfimo em participação de mercado de sistemas operacionais. É esperar para ver qual vai ser a jogada da Microsoft para fazer um marketing disso e de seus aparelhos. Coisa que não podemos saber pois no Brasil ela não atua mais (nesse sentido, pelo menos).
    .
    Grupo Windows no Telegram
    .
    telegram.me/grupowindows
    .

    1. Empresas que selam por segurança, e talvez as que gostarão de fazer “um teste” com certeza entraram nessa, e como a Microsoft e a Steam fizeram um acordo, é capaz de ter a possibilidade de instalar de outras lojas sem ser a da Microsoft, e além da segurança terá a facilidade.
      E se isso der certo além de no futuro ser mais fácil ainda de transformar em UWP levando em consideração de que ja é Appx, o Win32 da forma que conhecemos pode desaparece, assim fazendo com que os “outros Windows morram” devido a falta de programas.
      Hoje utilizando o modo desenvolvedor já é possível instalar apps de fora da loja, então acredito que a Microsoft dará todo o suporte para que exista lojas “não oficiais”.
      E quem sabe com a Redstone 2 os Smartphones não ganham algo semelhante, ou até mesmo melhorias nas portações dos apps do IOS para que seja mais rápido (tanto para os desenvolvedores quanto para os usuário) além de outras pessoas…

  3. A principal mudança em relação aos Win32 portados pra appx. é que ninguém nunca mais vai instalar 360 tipos de vírus e spyware ao baixar um simples programa de torrent

      1. Com certeza, afinal a Steam acaba de fazer uma parceria com a Microsoft, pode ser que ela (Valve) leve a Steam e seus jogos de PC para o formato APPX, pois tem um menor consumo de memória, isso mais a facilidade vai, ou pode fazer com que mude muitas coisas “do mundo Win32”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *