Windows 10 ARM vira campo de batalha: Qualcomm e Microsoft respondem a Intel

cshell-logo

Apertem os cintos, uma batalha épica está prestes a acontecer, a e nova categoria da Microsoft de PCs é o palco disso tudo.

Rapidinho, no final de 2016 a Microsoft anunciou a possibilidade de rodar o Windows 10 completo em processadores ARM via emulação. Incrivelmente, diante do que foi demonstrado até agora, eles estão saindo melhores que os PCs com Intel de baixo custo. Resumo de tudo, vamos ver notebooks com processadores ARM ainda este ano, e claro, a Intel não gostou nada disso.

Mas o problema para a Intel não acaba aqui. Se você acompanha a mídia, você já sabe que o Windows Phone morreu e tudo foi um fracasso. Contudo, se você acompanha um site especializado [nós], você sabe que o Windows Phone (Windows em telefones) está vivo e a Microsoft vai usar essa emulação neles. Ou seja, a Microsoft vai criar PCs compactos com ARM, inclusive telefones que precisarão da emulação no Windows 10 ARM. Os telefones da Microsoft serão PCs disfarçados de smartphones.

Notem, a Intel já sentiu o perigo e deve ter sido cutucada pelos acionistas da empresa para tentar frear a Qualcomm e a Microsoft, e nós postamos o caso neste link.

Bem, temos a resposta da Qualcomm:

Dado ao nosso recente anúncio com a ASUS, HP e Lenovo, vimos o blog que um dos nossos concorrentes, publicou no dia 8 de junho algo muito interessante. Estamos ansiosos para o lançamento do Windows 10 ‘PCs sempre conectados’ alimentado pelo Qualcomm Snapdragon 835 na plataforma Mobile/PC ainda este ano. Como vimos na Computex 2017, em conjunto com a Microsoft, o Snapdragon 835 na plataforma Mobile/PC traz uma verdadeira experiência de PC sempre conectada com suporte até para  conectividade Gigabit LTE e bateria que dura todo o dia para projetos lustrosos, finos e sem ventoinha. Isto mudará o futuro da computação pessoal.”

Ou seja, em bom português, a Qualcomm disse que não está preocupada com a Intel, e vai lançar os dispositivos para “mudar o mundo”. Sentiu o cheiro da “treta”?

A Microsoft, de modo similar, ofereceu uma declaração:

“Existem usuários que precisam estar conectados à nuvem em todos os momentos, aproveitando as últimas tecnologias de rede como Gigabit LTE e eSIM. A Microsoft está colaborando seu ecossistema em uma visão compartilhada que começa com uma estreita parceria com a Intel e Qualcomm e com operadoras de telefonia para fornecer conectividade de alta qualidade e eSim. Parceiros da Microsoft incluindo ASUS, HP, Huawei, Lenovo, VAIO e Xiaomi, estão comprometidos com esta nova categoria de PCs sempre conectados usando tecnologia eSim.

Além disso, dispositivos sempre conectados virão da ASUS, HP e Lenovo, com processador Qualcomm Snapdragon 835. Estes novos dispositivos contará com Windows 10, conectividade LTE e maior duração da bateria.”

Conclusão

Esta é uma dança muito complicada que essa três estão participando. Parece estranho que a Intel não estava ciente disso antes da Computex, e só agora veio a público reclamar.

A julgar pela resposta vi da Qualcomm, não parece que eles estão preocupados com os comentários da Intel. A Microsoft, naturalmente, não disse nada por causa de sua estreita relação com a Intel. Eu acredito que a concorrência é sempre bom para o mercado, e acredito que a Microsoft acredita isso também.

Um lançamento bem sucedido do Windows 10 ARM representa um risco à Intel em um momento onde ele está enfrentando maior concorrência em outros lugares em seus segmentos de seus  negócios, como por exemplo os novos produtos da AMD.

Vamos continuar acompanhando o caso,  esta briga é interessante para todos pois, seja para o público dos PCs ou dos smartphones que sonha um dia ter algo mais compacto mais que execute o Windows 10 completo.

O que vocês acham? Como isso vai terminar?

39 comments on “Windows 10 ARM vira campo de batalha: Qualcomm e Microsoft respondem a Intel

  1. Pa* no C* da Intel, fez professadores para telefones sem suporte ao DirectX de propósito para os usuários não instalarem o Windows nelas, depois viu que o Robô não tinha interesse em algo potente e sim que rodasse os jogos para idiotas que tem aos milhões na loja do Google.
    Apos isso simplesmente cortou a linha compatível com o Directx o que atrasou o Surface mobile em mais de 2 anos.
    Resumindo mer***.

  2. a intel já anunciou q a oitava geração tb será em 14nm (sendo a quarta seguida)…. devem ter ligado o sinal vermelho lá dentro para a produção de uma nova arquitetura.. pq essa ai já não tem mais oq fazer :/

    1. E um pouco tarde demais… Nao valorizou o consumidor, a fila anda, rs. Essa treta e igual al relacionamento, vc sempre precisa ve o mercado e fazer o possivel pra conquistar a cada dia, senao vc perde. Ai nao adianta mimimi

      1. nunca é tarde d+ todo mundo falou q a amd tinha morrido ta ai voltou, eu quero intel de volta, pra apertar ainda mais a amd.

  3. Pela maneira de como a MS e a Qualcomm levaram a declaração da Intel, eles tem alguma coisa que vai fazer essa treta ser “esquecida” pela Intel, seja com parcerias ou coisas parecidas. A MS nem a Qualcomm faria algo tão revolucionário sem avaliar todos os pontos positivos ou negativos

  4. Pro povo que tá desejando a morte da Intel aí, só recomendo ler coisas sobre o império WinTel e parem de falar merda. E incrível a capacidade que fanboy tem de sempre tirar a culpa da Microsoft sobre os seus próprios fracassos.

    1. Legal. Mas o que tem haver?
      Os comentários é justamente pela falta de competitividade da Intel relacionado a arquitetura ARM.
      Não inova e não quer que ninguém inove.

    1. Rapaz, você não precisa de um aplicativo extra para baixar musicas do YouTube não, basta usar o YouTube downloader bot no Telegram e pronto ?

        1. Claro, uma vês que você baixou a música do vídeo você pode tocar as músicas no próprio Telegram, pois ele também é um player de músicas, oi toca-las em outros players normalmente, não há copyright para atrapalhar ?

    2. Você não conhece o perfect tube, my tube, awesome tube, tubecast, são todos players do youtube que você pode baixar música e ouvir offline sem internet tranquilo.

  5. Tô ansioso mesmo! Meu futuro PC móbile será meu console portátil pra jogar os games play any where dá Microsoft. Snapdragon 835 capaz de rodar mais de 500 gigaflops? Sim, por favor! Vai rodar muito bem os jogos que almejo…

    1. Raposão, a Qualcomm usa a arquitetura ARM nos processadores dela, a Intel usa a arquitetura X64 e X86, por isso que qdo seu pc atualiza eles descrevem “Atualização do Windows 10 para pcs baseados em X64” e no mobile aparece agora aparece desta forma “Atualização do Windows 10 para decives baseados em ARM”

    2. Ou Windows 10 AMD ou Windows 10 VIA ou Windows 10 I86 ou Windows 10 x64_86.

      So penso naquele meme do pica-pau:
      ” essa gente inventa cada coisa”

  6. Pessoal não entende, Microsoft ja assumiu que perdeu o barco dos smartphones, chegou tarde, da mesma maneira que a Intel ta atrasada nesse novo passo, ao invés de tentar barrar a evolução, devia correr atras do prejuízo, ou de alguma maneira inovar no desktop

  7. O fanboi da MS cada vez mais coleciona inimigos. Agora o novo alvo da vez é a Intel. Mal sabe a Intel o problemão que está arranjando.

  8. Semana 1: poste algum rumor sobre um lançamento, diga que é uma ultra novidade e que essa novidade vai “acabar com os androids”

    Semana 2: poste uma notícia sobre algum analista-de-porra-nenhuma dizendo que a Microsoft vai derrubar os androids e IOSs com um lançamento misterioso.

    Semana 3: poste uma News contando sobre algum usuário de fórum que fez os apps do Android rodarem no WP, mas só na última linha da News conte que foi algo emulador porcamente… Ah, e não esqueça de dizer que essa novidade vai acabar com o marketshare do Android.

    Semana 4: faça um resumo das outras semanas e coloque no título “Update – As armas da Microsoft pra destruir o Android”… Ahhh e também não se esqueça de forçar umas estatísticas dizendo que o Marketshare do Windows Mobile tá alcançando o Android e blá blá blá.

    Fonte: folha de papel colada na parede do banheiro do escritório do Windows Club

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *