Apertem os cintos, uma batalha épica está prestes a acontecer, a e nova categoria da Microsoft de PCs é o palco disso tudo. Rapidinho,... Windows 10 ARM vira campo de batalha: Qualcomm e Microsoft respondem a Intel

cshell-logo

Apertem os cintos, uma batalha épica está prestes a acontecer, a e nova categoria da Microsoft de PCs é o palco disso tudo.

Rapidinho, no final de 2016 a Microsoft anunciou a possibilidade de rodar o Windows 10 completo em processadores ARM via emulação. Incrivelmente, diante do que foi demonstrado até agora, eles estão saindo melhores que os PCs com Intel de baixo custo. Resumo de tudo, vamos ver notebooks com processadores ARM ainda este ano, e claro, a Intel não gostou nada disso.

Mas o problema para a Intel não acaba aqui. Se você acompanha a mídia, você já sabe que o Windows Phone morreu e tudo foi um fracasso. Contudo, se você acompanha um site especializado [nós], você sabe que o Windows Phone (Windows em telefones) está vivo e a Microsoft vai usar essa emulação neles. Ou seja, a Microsoft vai criar PCs compactos com ARM, inclusive telefones que precisarão da emulação no Windows 10 ARM. Os telefones da Microsoft serão PCs disfarçados de smartphones.

Notem, a Intel já sentiu o perigo e deve ter sido cutucada pelos acionistas da empresa para tentar frear a Qualcomm e a Microsoft, e nós postamos o caso neste link.

Bem, temos a resposta da Qualcomm:

Dado ao nosso recente anúncio com a ASUS, HP e Lenovo, vimos o blog que um dos nossos concorrentes, publicou no dia 8 de junho algo muito interessante. Estamos ansiosos para o lançamento do Windows 10 ‘PCs sempre conectados’ alimentado pelo Qualcomm Snapdragon 835 na plataforma Mobile/PC ainda este ano. Como vimos na Computex 2017, em conjunto com a Microsoft, o Snapdragon 835 na plataforma Mobile/PC traz uma verdadeira experiência de PC sempre conectada com suporte até para  conectividade Gigabit LTE e bateria que dura todo o dia para projetos lustrosos, finos e sem ventoinha. Isto mudará o futuro da computação pessoal.”

Ou seja, em bom português, a Qualcomm disse que não está preocupada com a Intel, e vai lançar os dispositivos para “mudar o mundo”. Sentiu o cheiro da “treta”?

A Microsoft, de modo similar, ofereceu uma declaração:

“Existem usuários que precisam estar conectados à nuvem em todos os momentos, aproveitando as últimas tecnologias de rede como Gigabit LTE e eSIM. A Microsoft está colaborando seu ecossistema em uma visão compartilhada que começa com uma estreita parceria com a Intel e Qualcomm e com operadoras de telefonia para fornecer conectividade de alta qualidade e eSim. Parceiros da Microsoft incluindo ASUS, HP, Huawei, Lenovo, VAIO e Xiaomi, estão comprometidos com esta nova categoria de PCs sempre conectados usando tecnologia eSim.

Além disso, dispositivos sempre conectados virão da ASUS, HP e Lenovo, com processador Qualcomm Snapdragon 835. Estes novos dispositivos contará com Windows 10, conectividade LTE e maior duração da bateria.”

Conclusão

Esta é uma dança muito complicada que essa três estão participando. Parece estranho que a Intel não estava ciente disso antes da Computex, e só agora veio a público reclamar.

A julgar pela resposta vi da Qualcomm, não parece que eles estão preocupados com os comentários da Intel. A Microsoft, naturalmente, não disse nada por causa de sua estreita relação com a Intel. Eu acredito que a concorrência é sempre bom para o mercado, e acredito que a Microsoft acredita isso também.

Um lançamento bem sucedido do Windows 10 ARM representa um risco à Intel em um momento onde ele está enfrentando maior concorrência em outros lugares em seus segmentos de seus  negócios, como por exemplo os novos produtos da AMD.

Vamos continuar acompanhando o caso,  esta briga é interessante para todos pois, seja para o público dos PCs ou dos smartphones que sonha um dia ter algo mais compacto mais que execute o Windows 10 completo.

O que vocês acham? Como isso vai terminar?

jorgemoderador

Sou advogado e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Acompanho todos os produtos das Microsoft, inclusive como jogador do Xbox One.

Curta nossa nova página no Facebook!