Windows 10 finalmente terá abas em suas apps, como no explorador de arquivos

sets-explorador-arquivos

Pessoalmente, uma das coisas que sempre sinto falta quando uso o Windows são as guias. Neste ponto da vida, acho estranho ter que abrir duas janelas do Explorador de Arquivos se quiser trabalhar com duas pastas diferentes. A própria Microsoft parece estar ciente de que este é um dos aspectos que está atrasada; mas até agora ela não tem uma solução que se encaixe e se integre muito bem. Com um pouco de sorte, a última versão do Windows 10, disponível apenas para usuários do Windows Insider, finalmente inclui as guias em alguns dos aplicativos da Microsoft.

Bem, eles não são chamados de Sets, mas seu design e comportamento são os mesmos que as abas. Cada Sets supõe uma instância diferente do programa, pelo que podemos ter várias pastas abertas do Explorador de Arquivos em uma única janela.

O que realmente torna os Sets especiais é que as guias podem ser de diferentes programas; Ou seja, na mesma janela, poderíamos ter várias guias, cada um de um programa diferente. Podemos ter uma guia para navegar em nossas pastas, outra com um arquivo do Word e outra com uma página da Web aberta com o navegador Edge.

sets-multi

Os Sets foram uma das muitas experiências que a Microsoft testou no Windows Insider; mas na época não havia notícias sobre se eles iriam chegar à versão final do Windows. Além disso, os Sets foram melhorados com compatibilidade com programas Win32, como o File Explorer, Powershell e o Notepad. Também podemos adicionar um aplicativo em uma nova guia simplesmente procurando seu nome.

Ainda há muitas melhorias que serão feitas para os Sets alcançar a versão estável do Windows 10; Por exemplo, ainda não é possível reordenar as guias ou alterá-las entre as janelas. E é por isso que provavelmente só virá com a Redstone 5, ou seja, lá para o mês de setembro  ou outubro deste ano.

VIA

25 comments on “Windows 10 finalmente terá abas em suas apps, como no explorador de arquivos

    1. Realmente, achei a função bastante interessante mas certamente ela fará pessoas estranharem, então tem que ter uma opção para desabilitar para aqueles que gostam de como o Windows sempre foi.

  1. Achei interessante essas novas adições que a MS está trazendo.

    MAIS INTERESSANTE AINDA, seria se a MS contratasse alguns desenvolvedores da Apple para desenvolver UMA LOJA E APLICATIVOS realmente funcionais e bons.

    Os apps nativos da MS são uma nojeira sem tamanho, lentos, demoram muito para abrir (12 de RAM i7 instalação limpa deveria abrir instantâneo), funções capadas, falta de integração com o SO em muitos casos.

    Eu desinstalei todos os apps nativos da MS, (principalmente FOTOS “LIXO” e GROOVE) todos os aplicativos e programas de terceiro abrem instantaneamente, sem engasgos ou travamentos. Os apps da MS são medonhos.

    Já mandei por baixo uns 80 feedback’s sobre isso e nunca vi melhora em dois anos.

  2. Esse recurso tinha sido liberado numa build anterior e removido. Agora relançaram.

    É horroroso. Não é intuitivo, a busca pelo nome do app na guia nem sempre funciona e te leva pra uma página do Bing, é travado e sem contar que toda vez que você clica num link, seja no app que for, ele vai abrir uma aba do Edge pra visualização dentro do aplicativo.

    A galera pediu abas pro Windows Explorer e a MS lança aba de qualquer coisa em qualquer app.

  3. Eu não cheguei a mexer, mas a primeira vista me parece estanho, acho que as abas dentro do próprio Windows Explorer (e só com abas dele) seria melhor, tipo o que a Apple fez no Finder.

    1. Sim, ha mais de 5 anos isso já existia nos linux, eu acompanho linux dede ubuntu desde do 12 e lembro sempre ter abas tanto no Nautilos (explore padrão ubuntu) ate no terminal (CMD) tem abas!

  4. ai vc abre um navegador dentro dessas abas e abre mais abas dentro do navegador
    vai ter um inception de abas
    a ms nunca fez abas agora querem abas dentro de abas.

  5. E esse windows explorer ainda continua com a mesma cara de 1999.

    Sinceramente, não vi utilidade alguma nisso pra mim. Não consigo imaginar em que situação isso seria realmente útil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *