Xbox Scarlett e PS5 podem ter processadores dedicados, segundo dev

Durante meses eles têm se falado sobre a próxima geração de consoles, e mais depois Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, confirmou na última E3 que estão trabalhando em seu próximo console e que supostamente possui codinome de Xbox Scarlett.

David Dedeine, diretor criativo de “A Plague Tale: Innocence”, desenvolvido pelo estúdio independente Asobo Studio, deu uma entrevista ao Gamingbolt, em que o diretor criativo não falou muito de quadros e resolução, se não, mas focou na tecnologia Ray Tracing, técnica impulsionada pela Microsoft (DirectX Raytracing) e Nvidia em que gerar uma iluminação capaz de obter destaques, sombras e iluminação em tempo real hiper-realistas e tanto Xbox Scarlett como PS5 poderiam oferecer imagens verdadeiramente realistas.

Toda vez que falamos sobre isso com outros desenvolvedores da equipe internamente, essa discussão é mais sobre: ​​esta é a última geração de consoles? Iremos a um tipo de serviço baseado na nuvem?

“Eu ainda acho que não vai ser o caso por algum tempo e que os consoles da nova geração irão realmente integrar a realidade virtual mais lentamente. Porque você sabe quando você faz VR, você basicamente precisa de dois tipos diferentes de renderização. Eu li um artigo sobre o Ray-Tracing em tempo real. Eu acho que há muitas melhorias na tecnologia e podemos ter algumas surpresas em relação a isso. Talvez a Microsoft ou a Sony encontrem uma maneira de ter processadores dedicados para esse tipo de renderização. Parece que pode ser revolucionário em termos de renderização tardia. Em nosso jogo, ficaríamos felizes com tal coisa. Para um jogo que brinca com luzes e sombras, será ótimo”.

Como dito acima, apenas a Microsoft e Nvidia se manifestaram sobre isso, e a Sony ainda é um mistério se tem algum plano para implementar isso no seu próximo console. Um dos primeiros jogos a utilizarem isso será Metro Exodus, mas que infelizmente foi adiado para 2019.

O Ray-Tracing é visto como um caminho para o fotorealismo e ter processadores dedicados para essa função poderia ocasionar em uma evolução incrível nos jogos.

O que vocês acham?

52 comments on “Xbox Scarlett e PS5 podem ter processadores dedicados, segundo dev

      1. Sim, sim, mas me referi na questão do hardware mesmo. O salto do Xbox x360 para o Xbox One foi maior na GPU e memória, e dessa vez a CPU terá um papel maior, até por conta da oferta de tecnologia apontar pra um grande salto nesse campo.

        Lá atrás, nos consoles antigos, a CPU costumava ser bastante “marketeada”. Lembra do Blast Processing, do Sega Gênesis? Pois é. Estou no aguardo das peças de propaganda da Microsoft para o “Scarlet”, pois eu gostei muito de como trabalharam com o Xbox One X, os trailers e comunicação passaram uma ideia de “poder” e imponência perante a concorrência.

    1. Com Ryzen não vai ser problema, desde que a GPU empurre .
      Infelizmente o jaguar dos consoles atuais é fraco de mais até para 60fps

          1. Não importa se é 1 centímetro ou 1 km, ganhar é ganhar e perder é perder. Eu adoro o meu xbox mais o que me deixa triste é essa parte da comunidade que arrota grandeza com o X quando a grande maioria ainda está no FAT.

          2. Cara eu não estou nem um pouco interessado em discutir com você ou com qualquer outro por causa de vídeo game. Só queria entender esse fenômeno que acontece aqui e no Facebook. Não estou dizendo que o seu caso mais a grande maioria que tem xbox usa 4k como argumento mais ainda ta no FAT que é o modelo lançado entre as duas concorrentes mais fraco (o próprio Phill Spancer já admitiu isso) e mais caro. Então eu queria entender essa tara em ” tirar onda ” com uma coisa que as vezes o sujeito nem possui.

          3. 🙂 🙂 🙂 Claro que não, besteira minha tentar ter qualquer conversa coerente com você. Foi mal ai, boa tarde.

          4. Nem tenta cara, essa é a mesma galera que reclama de “filminho” de 150 reais da Sony, mas paga 130 reais pra jogar PUBG em 20 fps no X, e falam como se o XoneX rodasse qualquer jogo em 4k60…

          5. Xbox One X nunca teve a missão de rodar TUDO a 4K60 isso é invenção da cabeça de SONYSTA retardado. Já são mais de 8 milhões de pessoas jogando PUBG a 20FPS curioso né?

          6. é como funciona a internet… pessoal usa o que não tem pra “vencer” as discussões. Igual a galera do PC, tem uns que tem pc que mal roda 1080p mas fica desdenhando dos consoles pq no PC da pra rodar em “4K200fps”.

          7. Até onde entendi, ele quis dizer que o One Fat cumpriu o prometido, e o One X também, pode até ter tido jogos multiplataforma com resolução inferior ao ps4, mas a Microsoft entregou a maioria dos jogos dela em 1080p e alguns em 1080p 60fps ( além do prometido ), se bem que essa foi uma promessa da sony e eu não vi ser cumprida em seus jogos exclusivos e o ps4 pro sendo vendido como um 4k gaming e passa longe

          8. O que a maioria ignora é que a maioria dos jogos no X alterna entre 4K nativo e Chekboard 4k (não mantem 4k nativo o jogo inteiro). A diferença do pro (que também tem alguns jogos em 4k nativos) que matem os jogos com suporte 4k chekboard é tão grande assim ?

          9. a grande diferença é que um faz os 4k nativos e diminui em picos de estresse enquanto outro faz checkboard de uma resolução muito inferior (geralmente 1440p) e é vendido como 4k gaming e 4k reais só em remaster, fifa/pes e indies

          10. Cara eu estou ciente que o pro tem menos poder de processamento que o X só que eu não vejo muita diferença entre um e outro já que nenhum dos dois entrega todos os jogos em 4K. Da mesma forma que eu achava besteira em 2014 a conversa dos 1080p no PS4 padrão e 720p no xone fat.

  1. Consoles não vão ter tecnologias que estão no início por questão de custo. São maquinas dedicadas para o custo benefício

    1. Cara a proxima geração que quiser entrar nela agora cedo vai ter que fazer hadware com muita perde de dinheiro no inicio..e a unica que pode fazer isso e a MS ..como quando lançou seu primeiro console que dava muito prejuízo e que foi cogitado ate ser dado de graça..pra entrar no mercado

    2. Sim, mas o custo benefício da próxima leva de consoles já terá um grande salto em relação ao custo benefício da atual, já que o parâmetro de comparação é console x console.

    3. chips dedicados fazem parte do custoXbeneficio… Consoles são maquinas dedicadas pra jogos, se um chip adicional permitir melhorar a qualidade de um jogo com uma maquina mais “fraca”, faz mais sentido incluir esse chip do que aumentar a GPU pra ter a mesma qualidade.

    4. Não necessariamente.
      Dentro de um chip GV da NVIDIA por exemplo tem tensor core que e indicado para RT .
      Não é um chip externo, se uma implementação a mais dentro da GPU.
      Se e caro, não sabemos .

  2. Qnd a MS anunciou o DXR para o “futuro” a primeira coisa que pensei foi isso, a próxima geração vai vir com algum tipo de hardware pra fazer esse negocio direito.
    Na questão gráfica o único caminho pra melhorar os jogos é na iluminação.. na parte de texturas e modelagem dos personagens ja não tem muito pra onde ir.

  3. NVIDIA já tem seu processador dedicado “tensor core ” que é usado para Rain Tracing, creio que amd deve estar desenvolvendo um para tal aplicação.

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