Xbox Scorpio possui GPU customizada baseada em Polaris e AMD Vega!

AMD-Logo

O Project Scorpio é um monstro! Todos nós sabemos disso, mas muitos acreditavam que a Microsoft utilizasse a tecnologia Vega da AMD por ser algo de última geração, bem, essas pessoas que acreditaram nisso também acertaram.

O site Eurogamer disponibilizou novas informações sobre a o hardware do Xbox Scorpio e revelou um dado interessante: a GPU customizada do console utiliza tecnologias AMD VegaBoom!

De acordo com o engenheiro gráfico Andrew Goossen, a GPU do Scorpio traz em seu design algumas otimizações presentes na ainda não lançada arquitetura Vega. O site também revela que a base de diversas tecnologias gráficas do console vêm da arquitetura Polaris, presente nas placas de vídeo atuais da AMD.

Outro ponto de destaque, a GPU vai aproveitar tecnologias como o DirectX 12 da Microsoft, que trarão melhorias gráficas para o Xbox e mais facilidade para os desenvolvedores portarem jogos.

>>> Veja as últimas informações do Project Scorpio.

Ainda segundo o Eurogamer, o hardware gráfico recebeu tantas customizações que acabou se tornando algo único para o videogame. “É um design completamente único, você não poderá comprar isso em outro lugar, junto com a AMD, nós criamos uma peça única para o Scorpio”, comenta o engenheiro Nick Baker ao site.

Bem, temos o hardware impecável e que nem os PCs possuem ainda. A Microsoft não brincou quando disse que seria um monstro.

30 comments on “Xbox Scorpio possui GPU customizada baseada em Polaris e AMD Vega!

  1. Quando sair a scorpion, a ps4 pro vai ficar mais barata, e eu vou a comprar… E mais tarde será a scorpion.. Farto de jogos mal optimizados no PC…

    1. Xbox one é um, ps4 é um. otimizar pra cada um deles é uma coisa, otimizar o jogo pra cada hardware diferente possivel é outra

  2. Polaris com algumas implementações de Vega ,mas ainda é Polaris . Não há nada de mal nisso . Lembrando que boa parte das inovações apresentada na GPU é o cache de alta banda ,que presumo só funciona com HBM ,logo não vai ter esse função no Scorpio .Se vai fazer diferença eu não sei .

    1. O sucessor do Scorpio provavelmente deve receber essa tecnologia Vega com as devidas customizações pra aumentar a eficiência de uso, da mesma forma que a M$ tirou “leite de pedra” da Jaguar e Polaris.

      1. RX 480 tem quase 6 Teraflops ,quanto a potencia da GPU a não tirou leite de pedra .A questão aqui e mais importante é como vai funcionar com o DX 12 .

        1. Bom, não sou eu quem digo, é a própria Digital Foundry (não com essas palavras, obviamente), porque colocou mais unidades de computação além do que a tecnologia padrão suporta, e ficou a apenas 94Mhz do clock máximo, considerada uma proeza para os padrões térmicos de console.

        2. ForzaM6 roda a 60Hz no Scorpio utilizando em média 66% do poder e no máximo 70% dos 6 teraflops, o que é equivalente a 4.2 teraflops (PS4 Pro manda lembranças). A RX 480 mal segura os 60hz em 4K… acho que a DX12 e Veja tem grande papel nesse alto desempenho. Até onde “lembro”, eles tiram proveito total da DX12 dividindo o poder total da GPU em vários núcleos, em testes utilizaram uma GPU com 8 núcleos e conseguiram desempenho várias vezes maior em comparação a DX11 em taxa de frames e número de objetos renderizados dentro do jogo. Parece que quanto maior o número de núcleos melhor, assim eles distribuem melhor tudo que está sendo preparado e trabalhado para a GPU, eliminam ou reduzem também as “brechas” entre os processos… lembro de algo assim nas explicações sobre a DX12 pela MS a uns anos atrás.

          1. Xbox Scorpio vai rodar a games melhor que a RX 480 por conta da excelente otimização de software para os consoles.Emtretanto DX 12 até então não mostrou a que veio ,espero que mude com a entrada do novo xbox

          2. E vai rodar ainda melhor que a GTX 1080, tudo por causa da otimização de software que também inclui a DX12. Afinal, a DX12, segundo a própria MS, é a estrela da vez que virá nativamente integrada ao hardware.

            Realmente não mostrou para o consumidor final, somente em testes fechados, mas pelo jeito essa mágica vai funcionar. Vamos torcer que sim.

          3. Não existe mágica nem otimização nesse planeta que faça o Xbox Scorpio render mais que uma GTX 1080 .Do mesmo modo que o PS4 não rende mais que uma HD 7970 nos dias de hoje .DX 12 não vai fazer milagres ,até hoje não fez .A diferença de uma RX 480 para uma 1080 é cerca de 70% ,isso é um abismo gigante.Na melhor da hipóteses vai ficar cerca de 15% atrás da 1070 o que seria excelente pelo preço.Não use o poder​ computacional para fazer comparação entre 1080 e Xbox Scorpio pois são arquiteturas muito diferentes ,falo de uma vez para não perder seu tempo .De onde você tirou essas suposições absurdas ?quero ver também.

          4. Eu me refiro exclusivamente a taxa de frames onde o Scorpio consegue alcançar e manter os 60hz em 4K nativos usando apenas 70℅ dos 6 Teraflops, enquanto isso você não consegue fazer isso usando uma GTX 1080 rodando Doom por exemplo… Se bem que a CPU tbm exerce um papel importante nisso porque a AMD alcançou esse feito com uma GTX 1080 usando a CPU Ryse 1700… Mas isso tudo somente relacionado a taxa de frames. Outra melhoria apresentada pela MS sobre a DX12 foi o aumento do número de objetos renderizados dentro do jogo por segundo. De até 13x mais em uma demonstração, isso reduziu/eliminou o pop up de objetos na frente do jogador, reduzindo atrasos. Mas isso tudo só será aceito por muitos quando o Scorpio for lançado, isso inclui vc… Eu já acredito…

            Não duvido nada que a MS esteja preparado a mesma otimização ou melhor como padrão para outros futuros produtos MS: smartphones, celulares-PC, consoles, Notebooks e netbooks. Isso representa um grande diferencial que só vai popularizar ainda mais a DX12, afinal, jogadores querem sempre o melhor desempenho.

          5. Você estabeleceu uma comparação equivocada ,Doom é um game muito mais pesado que Forza Horizon 3 que diga-se de passagem é bem leve .Aqui um link com o desempenho da 1070 em 4k tudo no máximo (muito provavelmente as texturas no Scorpio não estavam no máximo )
            https://www.overclock3d.net/reviews/gpu_displays/forza_horizon_3_pc_performance_review/10
            Não sei porque citou Ryzen ,Scorpio usa o Jaguar .
            Eu acredito sim que Scorpio irá conseguir rodar alguns games me 60fps em 4k ,mas não serão todos isso eu tenho certeza absoluta .Nem a 1080 ti consegue manter essa taxa de frames em alguns games .Volto a dizer na melhor das hipóteses vai chegar na faixa da 1070 para games bem otimizados ,muito bem otimizados e o mais importante tomara que venha com freesync pois a fluidez vai ser outro nível se usado junto a um monitor compatível .Com Freesybc taxas variáveis não será problema ,logo pode dizer adeus aos 30 fps travado .

          6. É melhor esperar pra ver até porque o que vc mostra aqui não faz sentido. Doom pode até ser mais pesado, mas ainda roda num Xbox One. Então eu pergunto, mais pesado quanto? 200/300 gigaflops a mais dedicados aos gráficos? Veja bem, o Scorpio rodou em 4K 60 usando no máximo 4.2 teraflops, ainda sobram 1.8 teraflops… então é melhor a gente esperar pra ver isso rodando vários jogos e então compararmos.

            A fonte que você me passou não está de acordo com o que vc afirmou aqui, leia:

            “To achieve 4K 60FPS gameplay gamers will be required to use a higher-end GPU like the GTX 1080 or GTX Titan X Pascal, with the game lacking crossfire or SLI support at this time.
            Since we have not had the game run at 60+ FPS at any resolution at Ultra settings we would advise that PC players do not simply set the game at Ultra settings and instead turn down a few graphical options. Stable 4K gameplay is easily possible in this game with a few reduced settings, though sadly 4K Ultra gameplay will simply be beyond the capabilities of most”

            O texto é muito claro que pra conseguir alcançar os 4K nativos e conseguir atingir os 60hz na maior parte do tempo, será necessário tirar algumas melhorias gráficas, tirar do ultra algumas opções, e isso somente usando “high end” GPUs como a ‘GTX 1080 e GTX Titan X Pascal. O gráfico ainda é mais claro e mostra que a GTX 1070 atinge “em média” 50.39″ frames por segundo, ou seja, teu argumento está incorreto. Nobre, foi somente um erro de atenção. Perceba que nem uma GTX 1080 segura os 4K 60hz, quem dirá uma GTX 1070. No texto acima eles ainda ‘aconselham’ os PC gamers a não colocar tudo no ultra pra que a taxa de frames não caia demais pois o “4K Ultra”(ou seja, com tudo no ultra), não será possível/satisfatório.

            Sabe o que é incrível? O pessoal aqui quer dizer que uma CPU não contribui pra taxa de frames, mas, veja bem, uma GTX 1080 não segura os 4K ultra a 60 na maior parte do tempo, no entanto em ‘testes/demonstrações’ a AMD, em público, usando as high end GPUs conseguiu rodar DOOM (AAA) em 4 nativos entre 60 e 70 fps usando Rysen 1700 constantemente, sim, a mesma que não consegue manter os 60 rodando com a ajuda de qualquer outra CPU.

            “ENTENDAM DE UMA VEZ POR TODAS, UMA CPU EXERCE PAPEL MUITO IMPORTANTE PARA O BOM DESEMPENHO DA GPU.” RYSEN É UM EXEMPLO DISSO. Mais especificamente o Rysen 1700, inclusive tem desempenho melhor em jogos que a Rysen 1800X (a top de linha da AMD) segundo muitos sites especializados em testes em jogos e 3D. Inclusive foi o Rysen 1700 que foi usando na comparação demonstrativa do 4K constantemente acima de 60 até 70 fps em DOOM e Star Wars. No caso do DOOM a api era a Vulkan…

            A MS tem um software desenvolvido para a DX12 para espremer ao máximo a GPU, em outras palavras esse software divide o trabalho perfeitamente de forma que não fique nada vago. Tecnologia parecida também foi falada e demonstrada nos testes do RYSEN. Rysen ajuda a manter o jogo a 60 e quando a coisa aperta entra o modo turbo que no caso do Rysen 1700 é um aumento de 23% no clock, o que é mais um apoio que segura o 4K Ultra a 60hz.

          7. Toda vez que me referi a 1070 eu quis estabelecer o limite mais próximo, acredito eu ,que o Xbox Scorpio pode chegar .O Scorpio com as devidas otimizações e aplicação integral do DX 12 pode sim chegar na na 1070 .A Microsoft não é boba ,com certeza vai rodar um game bem leve pra impressionar e devemos considerar também que os consoles não usam a configuração de texturas e outras configurações no máximo do mesmo modo que usam nos testes de VGA.A 1070 com certeza leva o FH3 com média de 60 FPS, é só dar um leve nos gráficos .
            Novamente eu não sei porque está citando Ryzen ,pois ele não vai está equipando o Scorpio.

            DX 12 até hoje mostrou absolutamente nada de mais nos jogos ,apenas teoria . Não ouve salto significativos até então ,tomara que traga .

            Se você acredita mesmo que DX 12 + Polaris + CPU Jaguar +Otimização pode mesmo tirar a diferença 70% entre a 1080 e RX 480 (chip no qual a GPU foi baseado ) você está extremamente otimista ,respeito a sua opinião .No lançamento vamos ter as respostas .

            Só por curiosidade ,você é o cara praticamente afirmou que Scorpio viria com Polaris ?

          8. Rysen eu citei anteriormente porque eu torcia para que o Scorpio fosse um console de nova geração, acaba que será um Xbox One 1.5 já que não virá com uma CPU bem mais poderosa proporcionalmente ao aumento de poder da GPU (4.5x), apenas algo em torno de 30%. Com tudo isso não invalido o Xbox até porque ainda dá pra lançar jogos mais bonitos (reais) para o Scorpio se a MS permitir, ainda acredito que permitirá já que isso também é algo que ele já comentou no passado e disse que seria possível e falou em mais liberdade para os desenvolvedores. Mas eu citei o Rysen no meu comentário anterior porque vc me perguntou no seu comentário anterior o porquê de eu ter citado o Rysen em comentários mais antigos. Mas o Rysen está fora da jogada mesmo no Scorpio, isso parece certeza.

            O FH3 na GTX 1070 eu não sei, mas FM6 na 1070, como diz sua própria fonte, não atende os 60hz e olha que nesse caso ela usa todos os 6.5 teraflops (mais poder que o Scorpio) e não vamos esquecer das oscilações que podem fazer a taxa cair pra até 44 frames sem o”ultra”, segundo sua fonte. Já o Scorpio roda usando apenas “o máximo” de 4.2 teraflops em 4K nativos a 60hz constante, como não tenho lido as últimas noticias eu não tenho certeza se tudo roda no ultra porém algumas coisas rodam no ultra porque já foi falado em melhorias de certos efeitos ‘gráficos’ (não apenas de imagem), mas só teremos certeza quando lançar. No entanto nós podemos esperar por isso já que o Scorpio sequer usa todo seu poder no FM6, então sobra pra ‘mais’ melhorias gráficas. A lógica que alguns aqui acreditam sobre resolução com toda certeza não se aplica ao Scorpio, sobre a possibilidade de rodar os jogos em 60hz em 4K quando o jogo só roda em 30hz no Xbox One, não tem nada haver… as pessoas tiram sempre como referencia o desempenho de jogos em GPUs diversas para PCs, mas já sabemos que toda essa desinformação cai por terra agora, pois nem mesmo nos próprios PCs segue uma lógica. O que vemos é que a quantidade a mais de teraflops em várias GPUs não é proporcional ao desempenho, em taxa de frames, em comparação a GPUs mais fracas.

            A DX12 realmente não mostrou esse aumento de poder em GPUs já lançadas até hoje, mas isso já foi explicado anteriormente. Quando a MS demonstrou publicamente essa API, eles disseram que tal otimização também dependia do “hardware”, e hardware nenhum no mercado atende o que a DX12 requer para atender a proposta. Não duvido que a MS esteja preparando para ‘todos’ os seus futuros produtos uma arquitetura muito otimizada com a DX12 como vemos no Scorpio e isso será um grande diferencial. Existe uma tech demo onde a MS deu uma demo da DX12, mostraram essa demo em parceria com a Square Enix chamada “Igni’s philosophy”, dá uma olhada na apresentação, pesquise mais sobre isso. Se tudo isso for uma realidade, então eu não duvido nada que a DX12 se torne padrão em GPUs de vários devices, pelo alto desempenho, principalmente em hardware mais fraco.

            Se comparado ao que a MS mostrou anteriormente sobre a DX12, eu esperava um desempenho bem maior para o Scorpio. No fim das contas eu acredito sim nessa otimização, assim como acredito na aplicação do processamento em nuvem para Crack Down 3, o que serão grandes diferenciais. Acho que o scopio chega a ser melhor que a 1080 em relação a taxa de frames, mas em geral a 1080 é melhor por oferecer uma capacidade ‘gráfica’ bem maior. Também temos uma aumento significativo no número de renderizações que a DX12 é capaz:

            “Whether the uncanny valley crossing has been successful or not is for you to judge, but it’s doubtless that the video showcases an incredible level of fidelity. The skin is incredible, with 8k by 8k textures, over 63 million polygons (6 to 10 times as many as what was possible on DirectX 11) and each strand of hair is an individually rendered polygon.”

            Na tech demo da ignis philosophy, o autor da matéria relata o informado acima sobre a comparação entre DX11 e DX12. São de 6 a 10 vezes mais polígonos por segundo com DX12 se comparado a DX11. Masssss como eu disse antes, pra isso ser viabilizado, apenas o uso da DX12 não é o suficiente, como já sabemos, uma mudança física na GPU é necessária pra tal. Eles falaram em uma GPU “multicore”, ou seja, exemplificando, ao invés de colocar um núcleo rodando a 6 teraflops, pra obter mais desempenho eles vinculam a nova API (DX12) a uma GPU de 6 teraflops com 8 núcleos, por tanto, 750 Gigaflops cada e talvez deve haver outras tantas melhorias no hardware que resultam nisso. Isso eu vi há muito tempo e já nem lembro muito bem então até recomendo que vc pesquise mais a respeito…

            Impossível ter certeza sobre o hardware que virá no Scorpio, só podemos especular ou nos basear no que já foi mostrado. Mas eu ‘chutei’ que viria com uma Vega ou também com um pouco de Vega… eu acreditei que viria um console bem mais poderoso. O certo é esperar pra ver com os próprios olhos…

          9. Mais uma informação…

            Fiz uma pesquisa rápida e a tech demo de FM6 Apex rodando no Scorpio estava com tudo no ultra sim usando o máximo de 70% da GPU do Scorpio.

            Achei esse youtuber onde ele montou um jogo de argumentos e pegou a comparação entre as diferentes GPUs comparando o Scorpio com GTX 1060, 1070 e 1080 feito pela digital foundry, pegando também trechos do site… só não sei se tudo o que ele fala procede, dê uma olhada. E confere o site eurogamer, é isso mesmo!

            Simplesmente incrível! Se o Scorpio resultar em tudo que foi mostrado… será maravilhoso! Até o cara da DF ficou maravilhado com o que ele viu…

          10. Tem um texto no vídeo que eu me dei ao trabalho de traduzi-lo .Ele se alinha com a projeção que fiz ,desempenho na faixa da 1070 o que é incrível com hardware usado no Scorpio ,fazer um chip baseado em polaris ter desempenho de 1070 / Fury x é um salto alto de mais .

          11. Exato! Tendo em vista que a 1070 precisa ser usada 100℅ pra quase se igualar ao Scorpio usando apenas 70℅ dá sua GPU. Além disso ele ainda completa mais a frente dizendo que o Scorpio não perde em nada para GTX 1080, 1070, Titan X, e outras GPUs top de linha…

          12. Doom mais pesado do que Forza Horizon3 também vais dizer que é mais pesado do que o Gears Of War4

          13. Não sei como ainda comparais PC com Consola pois esta menos poder de hardware sempremvai fazer muito mais que um PC com a ultima tecnologia do momento.

          14. E vai rodar ainda melhor que a GTX 1080 . e isso que eu li mesmo vai procura um psicologo antes que essa loucura te afete mais vou fingir que nem vi esse comentario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *