A EA está aberta ao cross-play nas franquias principais, aponta o sucesso de Fortnite como razão

Fortnite não está apenas inspirando outras empresas a desenvolver modos battle royale, mas também levando-os a considerar os benefícios do cross-play. Durante o recente balanço de ganhos da Electronic Arts, o vice-presidente de relações com investidores, Chris Evenden, declarou que estão abertos à possibilidade de cross-play nas principais franquias da EA, apontando para o sucesso da Fortnite com tal apoio.

“Estamos analisando as principais franquias em termos de como podemos oferecer jogos multiplataforma de uma maneira similar à Fortnite, especialmente alguns de nossos títulos que têm uma base de jogadores ampla e diversificada“, disse ele. “A capacidade de levar o PC para o celular ou o celular para o console pode reunir a família e os amigos, e acreditamos que essa é uma parte importante do nosso perfil de desenvolvimento futuro. Espere mais de nós nessa frente no futuro”.

Com a posição atual da Sony no cross-play  é difícil imaginar um jogo como um Battlefield V permitiria que jogadores do Xbox One e PlayStation 4 jogassem juntos, apesar dos desejos da EA. Mas isso não significa que o cross-play entre o Xbox One e o PC esteja fora de cena.

Embora nenhuma franquia tenha sido especificamente nomeada, eu também imaginaria que o Anthem da BioWare poderia ser um excelente candidato para suporte cross-play no futuro, caso a oportunidade apareça.

50 comments on “A EA está aberta ao cross-play nas franquias principais, aponta o sucesso de Fortnite como razão

  1. A cada dia faz mais sentido o rótulo que sonysta leva de jogador solitário, antes era porque os exclusivos sempre foram singleplayer, agora é porque até os multi estão virando singleplayer entre plataformas.

    1. Desde o primeiro Xbox que a tradição da plataforma foi pensada no multiplayer online com a Xbox Live paga, obrigação de banda larga, algo que na época parecia uma loucura, um tiro no pé. E a Sony vinha de um pensamento de games que sempre foram focados no single player e no multiplayer local. Hoje a Sony se destacou com seus games single player altamente cinematográficos que só ela tem a coragem de investir uma tonelada de dinheiro neste tipo de game, e essa diferença entre Sony, Nintendo e Xbox é ótimo para todos os gamers.

      1. Se engana, apesar do multiplayer online presente, muitos jogos tinham tela dividida, eu mesmo joguei muito far cry em multiplayer local entre 4 amigos e Halo 2 jogando coop em tela dividida também

  2. Acredito que o motivo da Sony nao ter cros-play demonstra que ela não esta preparada pois sua rede ainda sofre drasticamente com problemas. A sony nao tem estrutura e custará muito caro para ela resolver a falta de comunicação na psn plus.

      1. Mesmo com a obrigatoriedade de pagar pra jogar online na PSN à partir do PS4, a rede da Sony Playstation nunca será comparável a da MS Xbox por causa da história da Xbox Live que está aí evoluindo desde 2002 como uma rede paga.

          1. Eu não tenho certeza, mas acho que a Xbox Live nasceu antes do MS Azure. E talvez a Xbox Live tenha contribuido muito com o que veio depois.

    1. não lembro se era o crossplay ou era a polemica das contas a Sony disse que não permitia porque não queria ver as pessoas gastando dinheiro na concorrência

    2. A rede online da Microsoft é melhor mesmo, não há dúvidas, mas a rede da Sony aguenta o crossplay, eles só não querem agora mesmo pq o PS4 tem a maior base de jogadores instalada e iriam perder dinheiro com isso nesse momento (ainda mais que a Sony não anda tão bem das pernas atualmente, tirando a divisão PlayStation que vem dando bons lucros)

      1. A sony não quer crossplay porque vai ter aquela conversa no chat de quanto pagou em tal jogo/dlc e vai ser quase sempre mais barato na live. A sony tem medo é de perder clientela.

        1. Se ela quer ou não admitir sua inferioridade em comparação com a rede online da concorrência é outro ponto, a questão é que a rede da Sony aguenta, tanto que já teve jogo que ativou o crossplay “acidentalmente” e funcionou de boa (logo em seguida foi desativado), a questão é que eles não querem ver gente comprando skin ou expansão no Xbox/PC/Switch pra jogar com o item pago no PlayStation. Eles querem aproveitar que o console deles tem a maior base instalada de usuários ativos e usam isso de argumento para não ativar o crossplay e, consequentemente, não perder dinheiro com isso. “Investimento” pra uns, “medo” pra outros. Eles só estão visando o lucro mesmo.

  3. É agora só falta alguma empresa empurrar obrigatoriamente o cross no Playstation isso
    pq a senhora sony não quer abrir as pernas para o mundo exterior

    1. Até que tentaram com Fortnite. Pediram até a Sony fazer de conta que não sabia de nada do cross cross play que tava rolando no PS, Xbox e PC rsrsrs

  4. A Sony vai aceitar o crossplay só na nova geração de consoles. Eles querem manter a maior base de jogadores até o próximo console sair, depois disso acho que eles não vão ter como segurar e o crossplay deve se tornar o padrão dos grandes lançamentos.

      1. se essa é a sua opinião ok, mas tratando de números continua sendo a maior base de jogadores, sendo “fantasma” ou não.

          1. Digo em usuários ativos (70 milhões contra 50 da Microsoft), não assinantes da rede online. Jogos como Rocket League e Minecraft não balançaram tanto para a questão de crossplay quanto o Fortnite que não precisa de assinatura e é o jogo sucesso do momento.

          2. “Apenas 13 milhões” ainda são 13 milhões a mais. E a parcela do PC não está nas mãos da Microsoft, mesmo que ela esteja vendendo alguns de seus jogos exclusivamente na loja do Windows, o crossplay no PC não depende da Microsoft, apenas das próprias produtoras em si. Além de que o PC não precisa da Live pra jogar online. Quase todos (pra não dizer 100%) dos jogadores de PC detestam a loja da Microsoft, não é a toa que o Quantum Break tava encalhado no PC até sair na Steam e aí sim as vendas subiram consideravelmente. A Sony ganhou de longe essa geração, e não vai querer abrir mão dos seus lucros com as outras empresas, ainda mais considerando que Microsoft e talvez até a Nintendo estejam em momentos mais favoráveis financeiramente falando do que a Sony, mesmo que o PlayStation tenha vendido mais que XONE e Switch juntos.
            Edit: é ruim pra todos nós, mas a empresa quer lucrar né, ainda mais que ela tá tentando se estabilizar, enquanto a Microsoft tem muito mais recursos atualmente.

  5. Jorge não consegue mudar um pouco a cor da fonte? sei lá…ela “cinza” com fundo branco força a vista não querendo ser chato e pá.

  6. Quero ver a Google entrar nessa de console e já chegar com crossplay com PC, Xbox e Switch e deixar a Sony de fora com os fanáticos batendo palma por mais um filminho de 10 horas por R$300 pra terminar em um fim de semana.

    1. Se o Google decidir entrar no mercado de videogames ela compra a divisão Playstation da Sony. Sonysta vai passar a ser chamado de Googlete.

      1. Google hoje tem P&D bom o bastante pra surgir com console do nada e já ser melhor que playstation. Só ver o que já fazem com o One+, hardware razoável e o sistema rodando liso demais. Só espero que se a Google entrar em ramo de consoles, que não venham com android.

        1. Sei não, sei não. Não coloco tanta fé no Google para produzir jogos não. Acho melhor ele comprar a Sony ou Nintendo ou estúdios fortes, caso contrário nem entre.

          1. Não digo produzir jogos, apenas o sistema e o console. Ser mais uma opção para multiplataforma.

  7. Digo em usuários ativos (70 milhões contra 50 da Microsoft), não assinantes da rede online. Jogos como Rocket League e Minecraft não balançaram tanto para a questão de crossplay quanto o Fortnite que não precisa de assinatura e é o jogo sucesso do momento.

  8. No PS4 não vai funcionar o crossplay de Anthem nem a pau. Primeiro, porque essa pillha de lixo eletronico vive offline, segundo, porque a Sony quer proteger as crianças sonystas que tem mais de 30 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *