A integração que terá o DirectX 12 no Scorpio já está parcialmente integrada no Xbox One

directx-12

Desde que as especificações técnicas do Project Scorpio foram revelas pelo Digital Foundry não pararam de chegar informações a respeito de todos os aspectos e tecnologias que estão sendo utilizados no novo console.

Além da parte física, algo que é muito importante para a experiência gamer é o software. Bem, estamos falando de um produto originado da Microsoft, apelidada como Rainha ou Gigante dos Softwares por décadas, então esperamos coisas boas.

Algo bastante interessante no Scorpio é o uso do DirectX 12, API de baixo nível, integrado diretamente nas instruções no Command Processor da GPU, o que significa que esta API faz com que os jogos sejam executados de forma nativa na lógica do command processor que comunica o jogo com a GPU seja super eficiente. [Vamos “traduzir isso melhor logo abaixo]

A Microsoft fez ao Digital Foundry um simples esclarecimento sobre o assunto, afirmando:

Andrew Goosen nos contatou para esclarecer que o suporte do D3D12 a nível de hardware já está presente também em parte no Xbox One e Xbox One S. Scorpio usa esse Command Processor presente no Xbox One original. Nossa implementação do D3D12 suporta todos os Xbox One, e há jogos que já usaram isso. Quando um jogo começa a usar D3D12, nós reprogramamos o Command Processor da GPU para ele. Melhoria de 50% de renderização por parte da CPU já existe em jogos no mercado. A quantidade de rendimentos ganhos vai depender do motor do jogo e do conteúdo e nem todos os jogos possuem muitas melhorias. O Command Processor no Scorpio fornece capacidade adicional de programação e além do que o Xbox One/Xbox One S podem fazer. Pretendemos aproveitar isso no futuro.

Os rapazes no Xbox queriam esclarecer que esta tecnologia já está parcialmente integrada no Xbox One e Xbox One S e é usada por todos os jogos que foram desenvolvidos com a API DirectX 12 (D3D12), dos quais Scorpio vai aproveitar também. Jogos que o utilizaram têm melhorado até 50% na capacidade de processamento da CPU. Finalmente, note que o Projeto Scorpio tem uma tecnologia mais avançada do que o a encontrada atualmente no Xbox One/Xbox One S e está sendo planejado pela Microsoft aproveitar isso no futuro.

O que você acha dessas palavras? Será que vamos ver a força total do DirectX 12 no Scorpio? Será que ele fará finalmente as produtoras criarem jogos específicos para DX12?

5 comments on “A integração que terá o DirectX 12 no Scorpio já está parcialmente integrada no Xbox One

  1. Até hoje esperando uma game projetado do zero para DX 12 .O que estão no mercado são apenas ports ou simplesmente não usam funções que justificam um salto tecnologia relevante sobre DX 11 .

    1. Acho difícil um jogo “projetado do zero para DX12” pq apesar dos “master race” ficarem falando como se todo mundo tivesse uma GTX 1080 em casa, a verdade é que a grande maioria tem pcs beeeem inferiores.. ai fica difícil utilizar o que a de mais moderno (e quando usa pessoal fica reclamando que nenhum pc roda, como aconteceu com o Crysis)

  2. Não sei se acho isso bom ou ruim.. O lado ruim é que eu esperava um salto maior do lado da CPU entre o One e o Scorpio e esse feature seria o que faria a diferença (já que a CPU é parece ser praticamente a mesma com overclock). Mas pensando pelo lado bom, é interessante o One já ter suporte pq significa que ele vai continuar relevante mais tempo no mercado e toda otimização feita pra um utilizando esses recursos vai servir pros dois (provavelmente foi por isso que o Forza rodou tão bem no Scorpio, as otimizações pra esses recursos já estavam la por causa do One)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *