A Nokia agora é oficialmente mais uma rival do Windows Phone e Windows

nokia-e-microsoft

Em 2013, a Microsoft anunciou que iria estar adquirindo a divisão móvel da Nokia em uma ação vista na época como de defesa no acirrado mercado de smartphones. Na época, existiram boatos que a finlandesa estaria interessada em criar dispositivos Android e foi por conta disso que a Microsoft comprou tais aditivos.

Agora, a Nokia acaba de anunciar que, nos próximos dez anos, sua marca será estampada em tablets e smartphones Android graças a um acordo de licenciamento.

Recentemente, ficamos sabendo que uma empresa também finlandesa chamada HMD Global vai receber “uma licença mundial exclusiva para criar uma gama completa de smartphones, tablets e celulares simples com a marca Nokia durante a próxima década”. Ela diz, no entanto, que o hardware será fabricado pela FIH Mobile, subsidiária da Foxconn que adquiriu a divisão de features phones da Microsoft, enquanto a HMD vai lidar com a venda e comercialização dos aparelhos.

No entanto, o novo Android da Nokia ainda vai demorar um pouco para se lançado. “Ainda há muito trabalho para a HMD fazer, então você precisará esperar um pouco mais para ver como será a próxima onda de celulares e tablets Nokia”, explica a Nokia.

nokia-microsoft1-580x435

O atual CEO da Microsoft, Satya Nadella, não esconde que sempre foi compra a aquisição da Nokia e isso só ocorreu pela fato de Steve Ballmer ter ficado no comando na época.

Vale salientar, que muitas patentes e tecnologias da Nokia estão nas mãos da Microsoft. Obviamente, a empresa de Redmond vendeu o que não achava mais necessário para sua estratégia no mercado de dispositivos móveis.

Acredita-se que a Microsoft já lançou o seu último Lumia e abandonará a marca para recomeçar do zero com novos dispositivos divisor de águas no início do próximo ano. Os “Surface Phones”, como é frequentemente referido, deve ser a próxima grande investida da Microsoft.

Parece que, os tempos mudaram e as coisas regrediram. Nokia e Microsoft voltam a ser concorrentes como na era Windows Mobile 5/6 e Symbian. Só que dessa vez a finlandesa vai entrar com o Android para concorrer com os dispositivos no seguimento de tablets e smartphones.

2017 promete fortes emoções.

61 comments on “A Nokia agora é oficialmente mais uma rival do Windows Phone e Windows

  1. Kkkkk pra cima deles nokia. Pode ter certeza que se a nokia voltar ao mercado seja la o sistema q ela for usar android/Windows Phone ela fara sucesso. Mais com certeza ela fica com o sistema que mais cresce no mundo ne. Mais creio q pelo menos um Windows Phone vai ter.

  2. Se a Microsoft não se cuidar, Nokia volta e leva uma galera dos Lumias, que usam eles por causa da herança da qualidade e da marca Nokia que ainda está estampada em muitos. Nokia volta com o Android, mas traz uma variante do W10 também, ficaria muito elegante e bonito da sua parte. <3

    1. Essa noticia mostra claramente que a microsoft vai entrar de vez nos surface phone. Com certeza a parceria com a Nokia serviu pra Microsoft aprender muito sobre o mercado de Smartphones e parecia mesmo que era o planejamento deles era seguir sozinho com o tempo. E chegou!

      Talvez nao estivesse no planejamento incluir a linha surface nisso, graças ao Sucesso da equipe surface, hoje a Microsoft pode seguir em frente e bater co a concorrência. Claro, ainda vamos ver, mas se a equipe do surface seguir o mesmo ritmo dos tablets, o surface phone. tem tudo pra ser sucesso

  3. Apesar de o mercado está saturado de Android e muitas fabricantes adotando o Windows Phone como uma alternativa de se destacar um pouco, se a Nokia voltar com Android somente é porque ela sabe que tem uma marca extremamente forte, e que se ela souber gerenciar direito suas estratégias de marketing/distribuição/venda pode até ser dor de cabeça para a Samsung. E eu iria amar ver isso, a rainha voltar ao topo de onde foi tirada. Muitas pessoas até hoje ainda esperam pela Nokia, como foi dito na pesquisa que eles fizeram, então digo uma coisa: Microsoft, Samsung e outras que se cuidem…
    Abre o olho Microsoft.

          1. Mas quem produz o iPhone é a Foxconn. A questão que vejo é que só porque a Nokia tinha suas fábricas e fazia seus próprios telefones, e agora ela quer licenciar a marca, mas ficar de olho e monitorando de perto a qualidade e rigor que a marca pode exigir, as pessoas ficam com preconceito. Google faz com o Nexus, Apple não produz nada, e a Nokia não pode fazer isso? Acho que ela não ia por o seu nome em qualquer porcaria, tenho certeza disso.

          2. Apple faz tudo o trabalho de desenvolvimento, cada parte do IPhone e criada pela Apple e a foxconn apenas fabrica exatamente o que o design pede… Ja a Nokia so vai emprestar o nome, e tudo o desenvolvimento fica em mâos de outra empresa. E totalmente diferente

          3. isso já foi dito pela própria Nokia, ela apenas licencia o nome e supervisiona os produtos (ou seja, pode impedir um lixo de sair com seu nome, mas não impedir o projeto), todo o resto fica com essa nova fabricante.
            A Apple tem inclusive um “bunker” pra projetar seus produtos a Foxconn apenas fabrica de acordo com o que a Apple pede.
            Resumindo, a Apple PAGA pra Foxconn e a Nokia RECEBERA da Foxconn.

          4. Foxconn apenas PRODUZ. Quem elabora, desenvolve etc é a Apple

            No cas da Nokia, a Nokia não vai elaborar nem desenvovler nada, só vai “alugar” a marca.

  4. essa “Nokia” ai não tem nada da Nokia antiga.. é só um nome que vai ser colocado em smartphones Xing-Ling. Até concordo que o nome vai chamar um pessoal por causa do nome.. mas não acredito que sejam muitos pq o nome já perdeu a força esses anos todos, sem contar que muitos desses que vão pela marca e nem sabem o sistema operacional ja deve ter uma imagem negativa da marca pq ja tem na cabeça que os “Nokias não tem aplicativos”

    1. Pode ser, e, quem sabe, nem todo mundo é informado e sabe-se que no brasil 99% da população é leiga no quesito tecnologia: ” smartphone só tem android” ” iphone tem android só que da apple” “pc só presta com windows” , um amigo meu nem sabia que o iphone tem como sistema operacional o iOS eu acho que pensam que é só um android , uma marca. São esses estereótipos que movem o Brasil, o fato é que o nome NOKIA ainda é forte, e se virem com uma interface mais conhecidas por eles ai desencadeia as vendas! O fato é que o brasileiro gosta de viver na zona de conforto!

    1. Vc terá um android com a marca nokia estampada. Ainda será um android (com todos os problemas dele) e hardware tb não será na qualidade da nokia antiga. Ou seja, marketing.

      1. Na verdade tudo é obscuro ainda.
        Tem que ver o preço, tipo de aparelho, se baterá de frente com Samsung, LG, Xiaomi … e infinitas. Além disso tem que ver se venderá no Brasil, tem que ver a evolução do Windows, da Microsoft e até da Apple.
        São muitas variantes 🙂

  5. Resumindo tudo, não será um Nokia legítimo e sim uma fabricante que irá licenciar o nome Nokia, claro que a Nokia irá supervisionar o desenvolvimento do produto, claro, ela não quer sujar seu nome, mas de modo grosso, não será um Nokia legítimo.

    1. Exatamente, assim como muitas marcas que fazem isso hoje, TV’s Sharp e Philips são um exemplo disso, só o nome que é licenciado para uma empresa fabricar os produtos e colocar seu nome lá.

      1. A diferença é que a Apple projeta todo o telefone, sem exceção e manda para a fabricante tercerizada. Diferente da Nokia que só vai licenciar o nome.

  6. Poderia deixar mais claro na matéria que só terá o nome da Nokia, que quem vai desenvolver e fabricar é a HMD Global. Qualidade Nokia hoje se chama Microsoft

  7. Creio que esses produtos vão ser igual aos produtos Britânia com a marca PHILCO, tem a marca PHILCO, mas sem a qualidade PHILCO (que conheceu sabe que a diferença e extremamente gigantesca); Aconteceu com a marca Vaio sem a qualidade Sony, aconteceu com a marca Motorola e creio que a história vai se repetir com a Nokia; Vão usar a marca NOKIA mas sem a qualidade Nokia se é que você me entende!!!

  8. Normal isso pra mim… A Nokia agora é só marca e nada mais! Vai supervisionar o desenvolvimento de hardware? Sim, mas não é a mesma coisa de antes! Espero que se dê bem no mercado de smarts e quem sabe lance aparelhos com Windows (improvável não é).

    1. Acredito q vão usar o android pra se reerguer e depois lançar dispositivos pra todo lado com todo tipo de sistema operacional quem sabe até java kkkkkkk

  9. Amo a Nokia mano. Mas convenhamos que o hardware não é da Nokka, nem as patentes que ela detinha não são mais delas? todavia, sou entusiasta e amante da Nokia e de repente a Nokia me ensine a gostar de Android kkkkkkk. Mas confesso que, como consumidor antigo da Nokia, voltarei a consumir assim quando ela começar hahahaha❤

  10. Android so é o que é pelos apps e por estar na “boca do povo ” . Tenho 1 Lumia 930 e um moto E 2 geração que ta na geladeira. Ants disso tinha um 640 q tinha config similar ao moto E. E digo o Lumia é muito mais confiável (mesmo com preview) e mais prático. Vamos ver o que a nokia é capaz q respeito de hardware, pq d soft é mais do mesmo

    1. ela fazia bastante com o symbiam. se customizarem o android como a miui faz na xiaomi. vai ser bem interressante. seja android ou windows. não penso que será mais do mesmo. são novas equipes, com engenheiros inspirados. pode sair coisas bem legais daí.

      1. Tenho 30gb mais 1tb do office. Se vc n reafirmou o interesse no servico é q n usava. Existe outros serviços que pode te ajudar (dropbox, mega e etc). Uso muito a nuvem e não tenho o q reclamar do onedrive, não sei o q é pc sem esse serviço. Dps q perdir tudo em HD comuns, meu pc já salva qualquer arquivo na nuvem.

    1. Na verdade a HMD e a subsidiária da Foxxconn adquiriram, em tese, a licença para desenvolverem dumbphones como a Nokia fazia e inclusive usar a marca nesses novos aparelhos. Na prática, eles receberam todo o aparato responsável por tornar a firmware e o hardware desses aparelhos possíveis. Ou seja, pode ser que nem saia dumbphones (talvez até saia, se considerarem mercados como Índia e China) mas pelo menos eles tem algo que podem aproveitar na construção de smartphones e tablets, por exemplo.

  11. Não, Não é assim. A Nokia não existe e nem existira no mundo Mobile, isso é fato. O que existe e que vai acontecer, é que a Nokia ira emprestar o seu nome para a fabricante X que quiser usar. A Fabricante X cria, fabrica, e vende. De Nokia só vai ter o nome estampado e nada mais. Essa historia que a Nokia vai voltar, e que bla bla bla, na verdade não é nada disso.

  12. A matéria tá excelentemente explicada no NPU. Aqui tá difícil o mimimi de não aceitarem que a Nokia está de volta para obter vingança. Kkkkkkkk

    1. Vingança? Contra quem, ela mesma? Será que é tão difícil de entender que o que levou ela a falência foram as próprias decisões? E não, adotar o WP não foi uma dessas decisões, na verdade usar o WP foi justamente pra tentar não morrer visto que ela só aceitou pq a MS PAGAVA uma boa quantia e a Google por exemplo não quis pagar nada, oras alguém que procura um contrato desses não é pq está “bem das pernas”.

    1. Amo a nokia tenho um celular com teclado qwerty que funciona perfeitamente ate hoje. Mas acho difícil os “jovens de hoje” usar eles. Papai vai agradecer um celular novo que a bateria dure 5 dias o/

  13. Pode ter certeza que é capaz da Nokia ter mais mercado com Android do que a Microsoft que de uns tempos pra cá fez o Windows Mobile apenas um sistema de testes, e já esta mais que na hora do tal Surface phone aparecer porque desde 2013 rola boatos e nada até agora

  14. Lembrando que a HMD é controlada por funcionários e ex funcionários da Nokia. Então pra quem diz que não tem nada de Nokia, pesquise mais um pouco. Vai ter a velha qualidade da Nokia. E se brincar, vai lançar smarts mais rápido do que a Microsoft.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *