A Plataforma Universal Windows está morta e enterrada?

A Microsoft tinha um sonho com o Windows 8, que envolvia aplicativos universais do Windows, abrangendo smartphones, tablets, PCs e até consoles do Xbox One. O plano era que os desenvolvedores de aplicativos pudessem escrever um único aplicativo para todos esses dispositivos e, magicamente, estendesse-se a todos eles. Este sonho realmente começou a desmoronar depois que o Satya Nadella, atual CEO da empresa, decidiu matar o Windows Phone.

A Microsoft passou anos incentivando os desenvolvedores a criarem aplicativos especiais para a Plataforma Universal do Windows (UWP) da empresa e, hoje, está colocando o último prego no caixão do UWP. A Microsoft está finalmente permitindo que os desenvolvedores de jogos tragam jogos nativos completos do Win32 para a Microsoft Store, o que significa que muitos jogos que os desenvolvedores publicam em lojas populares como o Steam e Epic Games não precisam ser reconstruídos para o UWP.

“Reconhecemos que o Win32 é o formato de aplicativo que os desenvolvedores de jogos adoram usar e os jogadores adoram jogar, por isso estamos animados em compartilhar que estaremos permitindo suporte completo para jogos nativos do Win32 na Microsoft Store no Windows”, explica o diretor de jogos da Microsoft. Phil Spencer “Isso vai desbloquear mais opções para desenvolvedores e jogadores, permitindo a personalização e controle que eles esperam do ecossistema de jogos abertos do Windows”.

Essa é uma grande mudança para a loja de aplicativos do Windows, principalmente porque os jogos são uma das formas mais populares de download de aplicativos nas lojas de apps. Anteriormente, os desenvolvedores foram forçados a publicar jogos para o Windows 10 através da Plataforma Universal do Windows, que simplesmente não tem o mesmo nível de personalização que os desenvolvedores de jogos esperam do Windows ao longo dos anos. E foi também por isso que a Microsoft Store nunca cresceu como esperado.

Contudo, não ache que só nos jogos houveram mudanças. A Microsoft recentemente revelou seu esforço para mudar o navegador Edge da empresa para o Chromium e passa longe do UWP para disponibilizá-lo no Windows 7, no Windows 8 e no MacOS. Joe Belfiore, da Microsoft, admitiu em uma entrevista ao The Verge no início deste mês que a UWP era um “obstáculo” para Edge. “Não é que a UWP seja ruim, mas a UWP não é uma plataforma madura de 35 anos que possui uma quantidade ridiculamente grande de aplicativos”, disse Belfiore na época.

Além disso, com a morte do Windows Phone, parece improvável que o plano original para UWP funcionasse. A Microsoft, ainda recentemente , suspendeu as versões UWP do Office que aceitam o toque, preferindo se concentrar na web, iOS, Android e seus aplicativos de desktop. O Office sempre foi a peça central do UWP e um bom exemplo de como criar um aplicativo mais exigente na nova plataforma da Microsoft.

A Microsoft está finalmente ouvindo desenvolvedores de aplicativos e jogos e não tentando forçar mais ao UWP. “Você nos disse que gostaria que continuássemos a desacoplar muitas partes da Plataforma Universal do Windows para que você possa adotá-las de forma incremental”, explicou Kevin Gallo, chefe da plataforma de desenvolvimento do Windows, no início deste mês. Isso significa que os desenvolvedores poderão adotar algumas das partes boas da UWP ao longo do tempo. Em uma entrevista separada com a ZDNet, Gallo revelou que “quando terminarmos, tudo será chamado de ‘Aplicativos do Windows'”. A Microsoft ainda não está lá, mas tem o objetivo de disponibilizar todos os recursos da UWP para todos os desenvolvedores.

O apoio de Sweeney da Epic Games e o novo movimento da Microsoft para trazer mais jogos para o Steam são bons sinais de que Phil Spencer, líder da divisão do Xbox, está mudando mais do que apenas o console Xbox da Microsoft. Agora, teremos que esperar para ver o que os desenvolvedores de aplicativos e jogos fazem dessa vez com uma plataforma de aplicativos da Microsoft Store e do Windows que é muito menos restrita.

O legado do Windows, sejam de programas ou jogos, é muito vasto e não fazia tanto sentido a Microsoft não explorar isso em sua loja. A empresa ainda pretende continuar com o UWP, mas vai levar muitos de seus recursos ao Win32 e assim modernizá-los. Tanto o Win32 quanto o UWP serão chamados de “Aplicativos do Windows”.

Muito provavelmente saberemos mais sobre isso, no que tange aos jogos, na E3 2019 que será realizada na próxima semana, dia 9 deste mês.

 

VIA

51 comments on “A Plataforma Universal Windows está morta e enterrada?

  1. Quero ver uma aplicação WinForms (Win32) rodar liso dentro do Edge. Vai ser o fim do mundo (o que eu acho que demorou demais pra isso acontecer).

  2. Tenho certeza que vão confirmar jogos da Steam para a loja da Microsoft, e isso já vai começar com o Game Pass com uma porrada de jogos.

    1. Ou jogos de desenvoldores que estão na Steam? Porque a Steam não tem muitos jogos próprios e a maioria é só jogo antigo. Acho que vão formar uma loja no estilo da Steam Com GP mas de todos os desenvolvedores

  3. Assim já tenho esperança que a loja melhore. Não gosto do jeito que ela é hoje. E tem quem fique magoado quando digo isso. Eu só quero o melhor para a loja.

    1. Voce não esta sozinho, a Loja esta realmente aquém do que deveria ser, exemplo, eu tentei baixar uns temas na loja, só que a loja não processava o meu pedido, reiniciei a maquina e nada, essa loja tem no mínimo 3 anos de vida, esse problemas nem deveria existir

  4. Tenho saudades do antigo launcher e funções do Windows 8;
    Ele foi um dos que mais gostei, parecia ser uma excelente ideia, mas morreu muito rápido;
    Espero ver como se sai o próximo, e que seja tão bom como o W10.

    1. Eu também sinto falta de certas coisas do W8.1, acho que faltou as pessoas verem ele de outra forma em vez de pensar nele como evolução do W7

  5. Thurrott e the verge falaram isso dos apps uwp e da loja do w10, q ambos estão mortos igual o wp. O the verge só perde um pouco a credibilidade por serem famboys da apple, mas eles justificaram o pq ao menos

    1. Sem falar que eles tem que ter 2 trabalho, fazer um APP em WIN32 para o W7 e outro para o W10, imagine fazer isso com um jogo grande, tem preguiça mas tem mais custo tambem

      1. Por isto, primeiro o Windows 10 precisa primeiro ter uma base forte, para somente depois o UWP ter uma base forte. Tentar forçar win 10, edge e UWP tudo ao mesmo tempo não dá.

        1. Mas o W10 tem uma base forte, na Steam por exemplo ele é o mais usado, o problema mesmo foi o UWP que não caiu no gosto do DEV

          1. depende do percentual do mais usado, pois 60% + 40%, se o dev produzir só para UWP, ele estará perdendo 40% da fatia do bolo. Coisa que não acontece na Steam, já que a Steam é Win32.

        2. A base forte do Windows 10 já foi construída, certo? Talvez falte chegar a promessa de 1 bi, mas que o W10 está consolidado, está. E como você mencionou, o foco é o Edge (ainda não UWP).

  6. Muitas mudanças dentro de outras divisoes da Microsoft devem ter o dedo de Phil Spencer desde quando ele foi promovido ao conselho interno da empresa.

  7. Pelo o que deu para ver, eles não vão matar o UWP, mas sim esperar ficar mais maduro, ter coisa que o Win32 já possui. Eles queriam que o UWP suplantasse o Win32 já de imediato, mas sem as conveniências desse. Não deu certo. Agora é continuar desenvolvendo o UWP.

    Se após isso, de a Microsoft aceitar diretamente o Win32, a loja não encher de apps… Melhor deixar para lá.

    1. Em todos esses anos de desenvolvimento o uwp ainda n permite o aplicativo abrir ele mesmo em diferentes janelas por exemplo. Ainda precisa amadurecer bastante pra substituir o w32

      1. Disse tudo, esse é o maior problema do UWP. Não podemos nem abrir no Windows 10 várias telas de configurações. Por exemplo, janela de configuração do mouse e outra do teclado. Um lixo isso. Reunir o melhor dos 2 mundos já era óbvio que deveria ter sido feito. E matar o Windows Phone prejudicou ainda mais a Microsoft, e sim, morreu mais por culpa da Microsoft do que competência da concorrência, a M$ teve a faca e o queijo nas mãos mas, largou os 2. Balmer era louco, mas um louco com dinheiro e paixão, daria certo a longo prazo a jogada com a Nokia. Uma coisa que a M$ devia fazer tb é unificar a rede do Xbox com o PC, chegou a iniciar isso mas largou tb, igual largou o MSN Messenger, não dá para entender. Com isso perdeu mercado, as pessoas começaram a ter mais acesso a produtos de concorrentes já que a M$ se retirou, como não enchergaram isso? O Chrome só cresceu por incompetência da M$, já que o IE era um lixo e a M$ tava se lixando pra ele, e o Chrome mais o Android levaram as pessoas a utilizarem produtos dos concorrentes.

          1. To sabendo, só uso o painel de controle das antigas mesmo, inclusive tem mais configurações e é mais intuitivo do que o UWP.

        1. Realmente, esse lance de forçar o UWP foi outra das grandes cagadas da Microsoft. Mas isso é o que acontece com todo grande monopólio. Se sente no direito de forçar o mercado. É ai que entra a concorrência para consertar as coisas. Senão fosse a concorrência, todos estaríamos xingando o windows mas sem ter pra onde correr.

  8. Tecnicamente a Plataforma morreu, a Menos que o Xbox e o hololens rode Win32, o Windows 10 mobile era uma importante parte para fazer o UWP funcionar, vale lembrar que para fazer em UWP o DEV tinha que fazer duas versões, uma e WIN32 para os usuários do W7 e outra para o W8 e W10, e nenhum DEV vai querer isso.

  9. Microsoft em 90: podem criar o que quiser e como quiser.
    Microsoft em 2015: só podem criar como eu quiser e o que eu quiser.

    Resumido o problema.

    UWP é seguro, controle em alto nível e leve. Só não tem a mesma flexibilidade do Win32 pela falta de maturidade. O pico de desenvolvimento foi no Win32 e ignorar isso foi um dos erros mais fortes da MS. UWP virá com o tempo. Forçar a entrada dele não foi estratégico.

    1. Fracassos fazem parte da vida…o importante é não desistir.
      Olha só você, um fracasso total, mas tentando sempre achar algo pra falar mas só fala merda. Isso ai, não desista. Kkkkkkkk

  10. A minha sugestão para a M$ é muito simples e com certeza será muito eficaz, criar um LAUNCHER estilo Steam, Epic, Uplay, etc, com suporte para TODOS os Windows (7, 8 e 10) e colocar todos os jogos da Microsoft Store e Xbox nele, criar um Launcher da M$ Store totalmente reformulado compatível com todas as versões do Windows e funcionalidades já conhecidas dos jogadores (Lista de Desejos, tempo de jogo, idiomas, etc) que é SUCESSO total. Claro que sem exclusividade, seguindo essa nova linha de publicar em todas as lojas, deixando o jogador escolher, é sucesso garantido!

  11. Essa inconstância da Ms é que preocupa, a anos atras deram todo apoio ao UWP e mobile mas anos após já cancelam tudo que podem, mudam planos, ao mesmo tempo que mostra uma flexibilidade também mostram um descredito nos seus produtos e geram incertezas, como um desenvolvedor vai investir num novo formato que promoverem se daqui a uns anos pode ser cancelado e vc ter esse investimento perdido, dando certo ou dando errado a Ms deve apoia o que lançam, devem fornecer uma certa estabilidade do contrário qualquer coisa que fizerem vai gerar duvidas. Pra mim erraram em encerrar o apoio mobile, erraram ao não promover sua loja eficientemente e erram ao não manterem planos ao UWP.
    Seus produtos devem ter mais estabilidade e longevidade, em alguns anos o W7 vai estar totalmente inutilizável, poderiam ter ai um sistema único combinando móvel, uso pessoal e comercial e poderia ter sido interligado mas parecem que desistiram cedo demais de tudo e agora os planos para o futuro não parecem bem claros, antigamente eles conduziam o mercado nas mãos, agora parecem que deixam o mercados os conduzirem, será que em breve vão acabar deixando o windows de lado para adotarem o linux também.

  12. não tem office uwp, o teams nem na microsoft store está
    o skype uwp está abandonado e o foco é o win32 q usa react

    alias, a store falhou tanto que a MS até removeu a exibição da data de quando o app foi atualizado pela última vez, porque os devs nem atualizam mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *