Carregando...

A receita do Xbox caiu neste trimestre devido ao menor sucesso do Fortnite

Fortnite. Epic Games.

A Microsoft apresentou os dados da receita e outros rendimentos do segundo trimestre do ano fiscal de 2020 – o quarto do ano comum. Entre 1º de outubro e 31 de dezembro de 2019, o Xbox , a divisão de jogos da empresa Redmond, teve uma diminuição na receita do 21% em relação ao mesmo período do ano passado, quando obtiveram os melhores números de sua história.

A queda afeta não apenas a venda de consoles, mas também a receita de serviços e vendas digitais do Xbox, que caíram 11%, principalmente porque um “título de terceiros”  tiveram mais sucesso no ano passado. Embora não tenha sido especificamente mencionado, esse jogo é Fortnite Battle Royale, cuja renda diminuiu em comparação ao ano anterior.

A Microsoft obtém 30% de todas as transações econômicas do Fortnite no Xbox One; como Sony, Nintendo e Apple no PS4, Switch e iOS, respectivamente. A empresa explica que a queda na receita de conteúdo e serviços foi parcialmente mitigada pelo aumento nas assinaturas de seus serviços.

Além da influência do Fortnite nos dados, o Red Dead Redemption 2 foi colocado à venda em outubro de 2018 , menos de um mês depois do Red Dead Online. O título foi um best-seller que não foi replicado por nenhum dos lançamentos lançados no final de 2019.

“Os assinantes do Xbox Game Pass dobraram neste trimestre”, explica a diretora de operações da Microsoft, Satya Nadella, em uma reunião com acionistas coletados pelo The Verge . O CEO diz que os usuários mensais ativos do Xbox Live “estabeleceram um novo recorde” neste trimestre, embora não ofereça dados específicos. Nesse período de 2018, havia 64 milhões de usuários ativos do serviço por mês. Então seguramente temos mais que isso.

A divisão de jogos da Microsoft não espera que a situação aumente no próximo trimestre fiscal, uma vez que as vendas de console diminuirão e haverá um “menor volume de transações em títulos de terceiros ” , de acordo com o diretor financeiro da Microsoft, Amy Hood, que aponta para uma diminuição na receita no “intervalo baixo de dois dígitos” para o próximo trimestre.

A diminuição da receita das empresas ou divisões das empresas focadas em videogames é algo comum antes do lançamento de um console que marcará uma etapa de geração. No caso da Microsoft, essa máquina será o Xbox Series X , que estará disponível nas lojas de todo o mundo na temporada de férias de 2020.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.