A retrocompatibilidade do Xbox Scarlett é fundamental para desenvolvedores

Já sabemos que no próximo ano teremos  novos consoles para a “nova geração”. O Xbox Project Scarlett e o Playstation 5 serão responsáveis ​​por abrir a cortina e prometer melhores experiências de jogo; não apenas por sua capacidade técnica, mas por suas possibilidades em termos de IA e mais elementos.

O fato é que este novo hardware é um mar de oportunidades para pequenos desenvolvedores já que os jogos modestos tecnicamente pode ser executado com menos problemas é um fator importante, e por isso afirma Will Traxler, criador do jogo Extintion em uma recente entrevista ao Gamingbolt.

Para o Traxler, resolver esse problema é um ponto a favor, já que a maioria de seus recursos vai para a seção de otimizações.

Estou muito animado para ver como o novo hardware funciona. Otimizar um título para consoles é um desafio, especialmente quando o hardware do console tem cerca de cinco ou seis anos. Eu acho que isso é um problema menor para grandes estúdios, que podem se dar ao luxo de designar apenas alguns desenvolvedores para otimização. Para uma equipe de um único homem, é difícil alocar muito tempo para otimização. Qualquer avanço no hardware que crie melhorias significativas no desempenho significa que posso gastar menos tempo otimizando e mais tempo criando conteúdo.

Em relação à retrocompatibilidade do Xbox Scarlett, o criativo garante que todos ganham; de desenvolvedores a usuários, pois afirma que o impacto é reduzido quando é possível alcançar um amplo público de jogadores que ainda usam Xbox One e PS4.

Este é meu primeiro jogo, então espero que a retrocompatibilidade impeça que ele fique para trás à medida que o novo hardware se torna disponível. Com o advento das lojas digitais, isso pode ser um benefício para os consumidores e desenvolvedores. Se os títulos da geração anterior ainda forem vendidos em um novo hardware, isso dará aos desenvolvedores um incentivo para atualizar o catálogo antigo para aproveitar os novos recursos.

Cabe notar que, o Xbox Scarlett terá retocompatibilidade com jogos de quatro gerações, as quais a Microsoft estiveram presente com o Xbox Original, Xbox 360, Xbox One e obviamente os jogos para a próxima geração.

109 comments on “A retrocompatibilidade do Xbox Scarlett é fundamental para desenvolvedores

    1. Mentira, segundo a Sony este é um recurso desnecessário, que nenhum usuário quer. Afinal, ninguém joga jogo velho, a não ser que seja um remaster cagado e que custe caro.

      1. Rapaz, eu comecei ontem a JOGAR Alice: Madness Returns e to gostando muito kkk estava ignorando o game mas ele é muito bacana, já consegue ser mais divertido que Hellblade: Senua’s Sacrifice.

        Já coloquei mais alguns retro na listinha.

        1. Fato.
          Hellblade tem gráficos fudidos mas perdeu mto no gameplay, já o Madnsse Return, que joguei há mtos anos no 360, é um adventure com desafios e gameplay variado.

          1. E eu ignorando por presumir que seria bestinha sabe, e como ta lá no catalogo EA Access eu baixei sem compromisso e gostei.

            A musica tensional de combate é muito bacana kkkkk as vezes irritante mas é bom. Hellblade é muito legalzinho mas é manjado demais, eu não tenho paciência para esses tipos de jogos.

        2. Esse Alice é muito bom. Eu ainda acho o primeiro, que só saiu para PC, melhor ainda. Esse Hellblade é uma bomba, o pior jogo da NinjaTheory que eu já joguei. Comprei no lançamento para Xbox e me arrependi amargamente.

  1. Uma pergunta simples:
    Eu não tive o primeiro XBox e o X360 fui de jogos pirata, ou seja, não comprei sequer algum jogo original, no caso pra mim que não tenho legado algum das gerações Xbox de que vale essa retro???

    Terei de comprar jogos velhos?
    Isso não é igual aos jogos de PS2 relançados no PS4?

    1. Pra mim influenciou na escolha do one… Geração passada fui bem ausente (vestibular comeu meu tempo todo) então estou aproveitando tudo agora e namoral pra quem joga não existe jogo velho, estava curtindo o Castlevania da GWG semana passada e me divertiu tanto quanto um jogo atual

    2. No seu caso é, mas e quem já tem o jogo? E o cara que tinha Ps2 e comprou jogos originais? e o cara que comprou ps1, ps2 classics no ps3? os jogos chegam de novo no Ps4 e se o cara quiser jogar lá tem que comprar de novo mesmo já tendo, a diferença é essa.

      1. Sim eu compreendo, mas queria entender o meu caso mesmo, pois eu vejo caixista comemorando a compatibilidade como se fosse algo de graça, o que pra mim e milhoes iguais a mim não é

        1. Para mim foi bom. Não fui muito ativo na geração passada então vim a conhecer alguns jogos clássicos na retro, a exemplo Bioshok ($30 reais o 1º e o 2º), Skater 3 ($ 20), Dead Space ($ 15), Dirt 3 ($10), Left 4 Dead 2 ($10), e mais alguns que vieram no GwG. Valeu a pena jogá-los no One e achei os preços bem acessíveis.

          1. Vc gastou 125 reais em jogos velhos que poderiam ser gastos em conteudo atual.

            Mas eu não o julgo errado, cada um faz o que quer com seu dinheiro

          2. Tem muitos jogos antigos que dão 10 a 0 em jogos atuais, e o valor principalmente quando tá com desconto passa longe de um preço de jogo novo, é um serviço opcional e que ao meu ver é de interesse da maioria que já tinha comprado os jogos, e de boa parte que nunca pisou na plataforma, eu já teria comprado um playstation 4 se tivesse a mesma opção, eu só tive o playstation 1, comprei o 2 uma vez mas vendi antes mesmo de usar direito, nem deu pra jogar muita coisa, e comprar um ps4 pra jogar meia duzia de jogos que pode ser do meu interesse e 97% da biblioteca restante é igual ao que eu posso ter no meu console atual é quase que dinheiro jogado fora, quem sabe se eu pudesse tirar proveito de voltar jogar uns clássicos do ps3 e ps2 já seria um diferencial, de ps2 eu sei que tem mas o catálogo é bem pequeno e de ps3 nenhum, só os remasters.

          3. Na minha opinião eu gastei $125 em jogos novos, independente da data do lançamento. Eu não me preocupo muito com gráficos e etc, me interessa a diversão, o roteiro, as surpresas. Sou um jogador de modo campanha. Mas eu respeito a sua opinião e agradeço a oportunidade da conversa.

        2. É como o Asa falou. Eu tive o primeiro xbox e na mudança para o 360, alguns jogos eram compatíveis, como o Halo 2 (que vendi recentemente). Eram apenas mídias físicas. Quando chegamos na terceira geração do xbox, e veio essa “retocompatibilidade”.

          Vamos usar como exemplo o primeiro Gears, ele teve uma versão remasterizada pro one, porém, se você não quiser comprar, você pode joga o Gears de 360. Você não precisa pagar para comprar novamente o jogo, se você já o tiver. Daí, o “de graça” que alguns falam.

          Enquanto na plataforma concorrente, você não pode jogar o seu Last of Us de ps3. Se quiser, você é obrigado a comprar a versão de PS4. Ou seja, paga novamente por um jogo que já tem.

        3. Eu enxergo assim: vamos supor que você nunca tenha jogado por exemplo a franquia Mass Effect (sim, os jogos da primeira trilogia são muito bons!). Em qual console você tem todos eles rodando no mesmo hardware, permitindo a você jogar a obra completa? Claro que você ainda teria que comprar esses jogos (ou eventualmente tê-los no Xbox Live Gold ou Game Pass), mas a retro busca não apenas garantir que quem já tenha os jogos não seja forçado a abandoná-los; ela também busca trazer esses jogos a um público que eventualmente nunca tenha jogado antes. Mesmo assim, na compra eles não são vendidos a preço de lançamento como acontece em outras platafromas…

        4. Mesmo que você não tenha o jogo, e queira jogar um desses títulos que saiu em uma época que você não tinha aquele console; como por exemplo o Ninja Gaiden Black (que é excelente). A retro não apenas disponibiliza o jogo no Xbox One, a grande maioria dos jogos recebeu uma atualização gráfica excelente para torná-lo atrativo de novo. Imagine as produtoras desses jogos tendo a possibilidade de voltar a vender um produto que já tem 8 a 10 anos de lançamento. Os de X360, muitos receberam verdadeiro upgrade para o Xbox One X. Por isso a Microsoft insiste que não há mais o conceito de gerações de consoles, pois a retro nivela todos para a plataforma mais recente. E vai ser assim no Scarlett.

        5. não deixa de ser bom, imagina alguém que nunca teve um Xbox, e quando resolve ter um pode jogar boa parte da biblioteca dos anteriores que ele também não teve, é só comprar e jogar.

          1. Eu não referi que seria ruim, só citei um caso entre milhões que difere do lindo discurso amplamento difundido entre vcs.

            “pode jogar boa parte da biblioteca dos anteriores”

            Exatamente o meu caso, essa pessoa teria que gastar dinheiro com jogos velhos ao invés de comprar os novos. Ainda bem que temos o gamepass há 1 real pra suavizar essa situação

          2. Vamos inverter a situação, digamos que você compre o PS5 e tenha que recomprar os jogos do PS4 novamente para jogar eles no PS5, você acha isso bom?

          3. Por isso que pra mim, não compensa pular para a outra plataforma. Eu tenho uma biblioteca gigantesca de jogos, muitos de 360 eu sequer joguei ainda. Se mantiver essa proposta de retro, e quem sabe até “automática” (One x Scarlett). Não tem jogos no PS4 que me atraem a abandonar minhas franquias favoritas e minha biblioteca.
            Até pq a tendência é aumentar a compatibilidades com o Xbox e Xbox 360.

    3. Dois dos problemas que estão contribuindo para o catálogo da retro do primeiro Xbox estar crescendo lentamente: ou as empresas não existem mais ou o código-fonte do jogo se perdeu.

      1. Os problemas maiores são direitos autorais e os contratos de distribuição, o resto é pros caras são moleza, queria ter visto o GTA IV receber o enhanced, pra mim o melhor jogo da geração passada.

        1. No caso do X360 beira mais a direitos autorais, sem dúvida. O problema são os jogos do primeiro Xbox. Nem sei se é possível “desmontar” esses jogos e refazer o código-fonte perdido a partir daí. Teria que ser uma engenharia reversa 100% compatível.

  2. Que massa. Tô bem indeciso em que console pegar na next gen, o pc vou deixar pra dps. Mas o scarlett vai ter a retro mais completa dos consoles, o que vai ajudar muito na minha recente ideia de montar uma coleção. Sem contar que é bem provável que ele seja mais poderoso e tal.

    1. E tem Game Pass bebe. Microsoft vai comprar ainda mais estúdios, novos jogos quase todas as semanas para curtir pagando pouco.

      Deixe para pegar o PS5 emprestado de um amigo no final da geração, aí tu joga uns 5 exclusivos e pronto.

      1. Verdade. Hmmm acho q vou voltar ao lado verde da força na next gen. kkkkk engraçado que passei pelos 3 lados nessa gen, espero que eu consiga fazer o msm na próxima.

          1. Sim, já tive minha fase como fanboy e não quero voltar mais n. Na next gen quero ter todos, sem frescura.

    2. E tem o projeto xCloud ainda, onde poderá ter acesso aos seus jogos através do streaming sem pagar mais por isso. É claro que no Brasil chegará e se viabilizará depois, mas da minha parte estou bem interessado nessa ideia. A Telecom avançará mais rápido do que se imagina, inclusive no Brasil.

    1. É como falei lá embaixo. Algumas empresas que lançaram jogos para o Xbox Clássico nem existem mais, fora que alguns jogos tiveram seus códigos-fonte perdidos. São só dois dos problemas que influem no parco catálogo de jogos do Xbox Clássico retrocompatíveis com o XOne.

        1. Isso é um porre. Ano passado GTA IV teve algumas faixas retiradas por causa dessas porras de direitos autorais, neste caso expiração das licenças.

  3. “Xbox Scarlett terá retrocompatibilidade com jogos de quatro gerações”

    Só isso aqui já me brilha os olhos. Imagina só, migrar de plataforma e não perder nada, absolutamente nada que adquiri digitalmente. Vai ser uma migração muito suave. 10/10.

    1. Tão vendo como os caras nem pensam antes de comentar kkkk

      Como assim retro com 4 gerações se a próxima geração do Xbox é a 4 desde o surgimento da mesma kkkkkkkkkkkkkkkk

      1. Ele suportará quatro gerações, se o Xbox Scarlett não suportar a próxima geração não seria o console de próxima geração kkkk

        1. Facil, é só não colocar a palavra retro então, desta forma que tá na news acredito que nem vc Jorge saiba o seguinificado dela.

          Vish, não sabe mesmo kkk

      2. Como este Sonysta !
        −AlexGuerreiro • um dia atrás
        Na noticia (“Chefe do Xbox oferece mais detalhes dos jogos que estão “escondidos” )
        Ryan Karudimu o Sonysta escreveu isto: SONY recebe uma porcentagem da grana (bem pequena mas recebe), na época que a SONY permitiu que a MS usasse o Blu-ray no Xbox360 ela ganhava cerca de 2 a 3 dólares por console Xbox360 vendido, ganhou uns 150 milhões de dólares com a venda de Xbox 360. É uma página que vi muitos anos atrás mas ainda tá lá, e de bônus também te dou um link falando sobre Blu-Ray no 360. A resposta para ele ( Ryan Karudimu ) “na época que a SONY permitiu que a MS usasse o Blu-ray no Xbox360 ela ganhava cerca de 2 a 3 dólares por console Xbox360 vendido,” Seu burro o Xbox 360 era DVD. cê é muito burro poha. E o link foi um site de “fórum” de bate-papo. HAHAHAHAHAHAHAHAHA

    1. Um besta lançou no Twitter e meia dúzia de haters quebraram o próprio Xbox ??? mas acho q a Voxel (Folha de São Paulo dos videogames) vai falar q foi milhões ????

  4. acredito que a retrocompatibilidade com a netflix sera muito importante, ja que se trata da melhor utilidade dos consoles xbox. parabens microsoft!

  5. Retro TOTAL deveria ser obrigatória em todas as plataformas que queiram atravessar várias gerações. As plataformas são passageiras, mas os games serão sempre eternos.

  6. O novo XB será retrocompatível com as gerações anteriores, mas não só isso, será retrocompatível com os acessórios também como controles, headsets, etc.

      1. O Phil confirmou numa entrevista pra Voxel. Se for mesmo será espetacular. Imagina poder usar seu atual controle do XONE na próxima geração… TOP. Tomara que seja mesmo.

    1. Legal e não ao mesmo tempo… pois se será tudo compatível também significa que não haverá nenhum avanço significativo no novo controle será idêntico ao atual com bateria e só…

        1. Mas serão melhorias de sensibilidade, precisão e talvez design mas a parte técnica ou seja comandos número de botões (sim sei que o elite tem mais botões e gatilhos traseiros porém executando funções já existentes nos botões tradicionais e que vem desde a versão do 360) o que me refiro é a inclusão de novas funcionalidades no controle algo que não existe nas versões atuais … afinal acredito que sempre se pode melhorar o que está bom e com certeza existem funções que a galera gostaria que estivesse no novo controle…eu particularmente gostaria de uma tela pra acompanhar status do jogo, bateria do controle e etc.. sei lá cada um gostaria de algo diferente…

          1. Seria interessante também… por isso que falei que é legal ser compatível mas nem tanto… igual a concorrência que mudou o controle de uma geração pra outra e o controle do PS4 dá pra usar no PS3 mas não o inverso …

          1. Ué? A Sony fala que a PSN é segura e volta e meia tem gente sendo roubada, PS3 retrocompatibilidade com PS2 mesmo no S/Slim… Você já questionou isso com ela? Ela pode falar bobagem e você fica lá engolindo a porra dela.

          2. Retrocompatibilidade com 4 gerações

            Vc devia ter dificuldades em matemática? Ou ainda tem?

            1.Xbox Original
            1.Xbox X360
            1.Xbox One S/X

            1+1+1=4 segundo vc kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          3. Eu menti? Tá maluco? Não menti. Vi que falei bobagem e me corrigi. Vocês é que mentem descaradamente dizendo que o PS4 é o console dos exclusivos, que compram exclusivos, que o PS2 foi o pioneiro na retrocompatibilidade, que a Sony é a pioneira no quesito da proposta da Plus de “dar” jogos na vigência da assinatura, etc.

          4. Ah, o S e o X tecnicamente são consoles diferentes. Em tese são quatro consoles. Minha matemática vai bem.

          5. kkkkkkk

            São consoles diferentes que rodam os mesmos jogos kkkkkkk

            Para de se enganar mano

            Imagina vc:
            Sony divulga que retro do PS5 será com:
            PS4
            PS4 Slim
            PS4 Pro

            3 gerações kkkkkkkk

            que loucura

          6. kkkkkkk

            São consoles diferentes que rodam os mesmos jogos kkkkkkk

            Para de se enganar mano

            Imagina vc:
            Sony divulga que retro do PS5 será com:
            PS4
            PS4 Slim
            PS4 Pro

            3 gerações kkkkkkkk

            que loucura

          7. Me refiro ao seu comentário que até agora continua afirmando algo mentiroso, corrigi lá

  7. “Xbox Scarlett terá retocompatibilidade com jogos de quatro gerações”
    Xbox Original
    Xbox X360
    Xbox One S/X
    ????

    Qual é esta quarta geração mesmo Jorge? Dreamcast? PS1? Sness?

      1. Então não sabem nem o seguinificado da palavra retro também.

        Já temos duas palavras desvirtuadas pelos caixistas:
        Excluivos e Retro

  8. Xbox Scarlett Backward Compatibility > (Xbox Original, Xbox 360, Xbox One)
    PlayStation 5 Backward Compatibility > (PlayStation 4)

    Dá pra ver uma clara diferença de qualidade até mesmo na Retrocompatibilidade, nem isso a Sony copia direito, passou 15 anos copiando errado as coisas da Nintendo, agora vai passar mais alguns anos copiando as coisas da Microsoft, e ainda errando, jeez.

    1. Resultado de birra marketeira com processadores exóticos (que sonistinhas aplaudiam). Tomaram noku, pois esse é o poder do Cell. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    2. Cara temos uma retro que melhora os jogos GRAFICAMENTE de graça para o usuário, na próxima geração isso pode ser aplicado nos jogos atuais.

      A Microsoft é f*da.

      1. Rapaz, os jogos DESSA já estão sendo melhorados no X, hehehehe.

        A verdade é que, quem gosta de GAMES mesmo deveria estar ovacionando a Microsoft.

    3. Interessante que o PS2 tinha full retro com o PS1
      PS3 tinha Full retro com PS1 e PS2

      Dai a Microsoft lança uma compatibilidade parcial com suas antigas gerações e já vira a pica das galaxias kkkk

      Pra vc ter uma ideia, do primeiro Xbox a “retro” no One não chega a 50 jogos deste console, um percentual baixissimo se comparado a uma retro full

      1. Vdd, lembro que os jogos do PS1 no PS2, tinha um filtro que tirava todas aquelas texturas pixelizadas, e ficava como o do N64 e melhor, pq o N64 era o filtro no jogo todo que borrava,no PS2 era só nas texturas.

      2. Um dos problema dessa retro, principalmente para o público brasileiro, é que a pirataria reinava e, se não me engano havia problemas de execução com os piratinhas.

        Outro detalhe é o fato de você não ter acesso às versões digitais, uma vez que não existia. Ou seja, vc tem que ter os discos e em bom estado de conservação, até hoje. Não é um problema, apenas um detalhe.

          1. Poxa! Pelo menos nisso concordamos, né?

            Só não sei dizer se os jogos rodando via disco são executados nativamente. Mas assim como aconteceu com os jogos do Xbox Clássico rodando no X360, não observei melhorias na resolução pelo HDMI e isso me frustrou um pouco nos dois aparelhos.

          2. a resolução em que os jogos de xbox eram executados no 360 eram nativos, da mesma forma os de ps1 e ps2 no ps3, a diferença é que a qualidade dos jogos do xbox eram superiores então quando jogados em HDMI não ficava tão ruim ( dependendo do jogo ), inclusive tinha jogos que eram executados em 720p no Xbox original, se não me engano o Soul Calibur, já o ps2 era um borrão mesmo, mas tinha uns ou outros que não ficavam tão ruins no HDMI, mas sem comparação com o Xbox original.

          3. Mas assim, ingenuamente eu achava que o X360 e o PS3 faziam um enhanced maroto. Eu só testei dois jogos de PS1 (aliás, os dois únicos que tenho já que só agora peguei um PS1 para colecionar) e realmente não muda nada. No caso do X360 eu peguei meses atrás um Xbox Clássico e alguns jogos, então dei preferência a jogar no hardware nativo, mas testei o Forza Motorsport e o Rally Sport Challenge no 360.

  9. Espero mesmo que seja retrocompatibilidade é não porcaria de emulação, se for emulação vai ser a mesma porcaria do One, você fica esperando um jogo na falsa retro, daí vem o tio Phil e fala que estão focados na próxima gen. Daí fode, sem exclusivos e sem os jogos desejados na emulação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *