Acabou a popularidades dos tablets, e estes são os culpados

windows-10-os-x-apple

Em 2015, foram vendidos 207 milhões de tablets ou 196 milhões, dependendo da fonte (o primeiro número vem da IDC; o segundo é da Gartner). Entretanto, a expectativa era que fossem vendidos outros 100 milhões a mais que estes números, mas isso não ocorreu.

Em Janeiro deste ano, a Gartner revisou suas previsões de forma bem menos otimista que antes. O cenário deverá se manter deste modo até 2018, segundo os cálculos dos analistas.

Para onde quer que olhe, o mercado que se materializou em 2015 ficou aquém das expectativas geradas há cinco anos atrás por 100 milhões de unidades“, segundo Arik Hesselhahl, que divulgou estes dados no ReCode.

Os culpados são: smartphones e híbridos

surface-madeira

As vendas de smartphones com telas acima das 5 polegadas continuam a subir, e isso de certa forma tem sido visto como inutilidade de um tablet para muitos. Nos Estados Unidos, os smartphones com telas de grandes representam 70% daquele mercado, de acordo com dados da GfK. Na China também já representam mais de 50%.

Mas algo que está revirando o mercado são os híbridos, destacáveis ou conversíveis, pois mostram sinais de crescimento sustentável ao longo dos últimos meses. No derradeiro trimestre de 2015, um de cada cinco tablets vendidos na Europa era híbrido.

Os híbrido não estão a prejudicar apenas os tablets convencionais; também os PCs estão a serem lentamente substituídos por eles. Destarte, para muitos, híbridos são verdeiros PCs.

Enfim, smartphones e híbridos são vistos como culpados pela queda progressiva nas vendas de tablets.

Você concorda? Deixe sua opinião!

Fonte: Telemoveis

30 comments on “Acabou a popularidades dos tablets, e estes são os culpados

  1. tablet e o hibrido que pode ser um tablet e um notebook eu ficaria com um hibrido pela portabilidade. e ele tanbem poderia ser ussado como um tablet.

  2. Surface detonando geral, mudou a forma do mercado, tablets android e iPad a grosso modo são apenas smartphones gigantes, agora um tablet com Windows 10 é sim um PC.

  3. Com a inutilidade aparente de um tablet médio: android defasado e com apps porcos que só o android oferece em tablets e a maioria nem ligação faz, só pode dar nisso.

          1. Acho que ele quer dizer e eu concordo é que, os aplicativos em geral para tablets com Android são os mesmo da versão smartphone, se adaptam de qualquer jeito, não há versões específicas para tablets na grande maioria dos apps.

  4. é uma facilidade, para muitos não importa o que tem embaixo do capô do carro, contanto que funcione. acredito que com o passar do tempo, quando cansar, também vou pegar um sistema só para olhar o basico. acontece com todos.

  5. Possuo dois tablets, um com Android (Samsung Galaxy Tab S 8.4) e um com Windows 10 (Lenovo ThinkPad 8.3), o da Samsung com Android leva vantagem pela duração da bateria em relação ao da Lenovo com Windows 10, quando quero algo somente como assistir uns vídeos, ouvir músicas, navegar na internet o Android tem vantagem, mas quando quero baixar torrents e realizar algumas tarefas mais complexas vou de Windows 10.
    Na minha opinião um híbrido com Windows 10 deveria ter uma autonomia de bateria muito maior para levar vantagem em relação aos com modelos com Android, meu Lenovo mesmo, só baixando torrents, na bateria, com a tela desligada, consome em média 8% de bateria por hora, é muito!, e olha que eu desativei muita coisa para não ficar consumindo recursos desnecessários.

      1. Claro que sentiria falta de um PC/híbrido, tem muita coisa que mesmo no Android não é possível fazer ou não tão prático, por melhor que sejam os apps disponíveis na Play Store, no caso do tablet Lenovo, ligue via HDMI em um monitor/TV e tem um PC, melhor dos dois mundos, já no Android não é tão simples assim, continua sendo Android.

    1. Os novos modelos com Windows 10 nativo tem duração de bateria satisfatória. Até mesmo os de baixo custo com o novo processador da Intel.

        1. Verdade, meu sonho ter um Surface mas hoje em dia tá sendo sonho ter até um lenovo kkkkk universitário tinha que ganhar pelo menos 1 salário enquanto não forma

  6. Discordo totalmente! Sou usuário de um 640 XL e uso um Galaxy Tab S 10.5 como “pc” tanto em casa quanto pra trabalho. Meu 640 XL da conta do recado quando não estou com o tablet… Respondo emails, redes sociais e consumo mídia como youtube (apesar de ainda estarmos na novela dos apps clientes do mesmo). O diferencial do tablet para mim além de uma tela maior, muito maior! E com resolução mega alta: 1440p é a produtividade… trabalho com office normalmente e com um display digno de editar documentos “10.5”, tenho desempenho de sobra graças as seus 3gb de ram e seu processador que não me lembro qual agora mas não deixa nada a desejar. Jogo, assisto netflix, chamadas pelo skype, edito vídeos, navego pela web, leio, estudo e etc… Tudo nele! O que está queimando os tablets são os androids de baixo preço e pessoas que nunca usaram e acham inúteis. Não estou sendo fanboy do android nem da samsung. Aliás se eu tivesse poder aquisitivo para isso eu teria um Surface e não um Tab S. Só acho que qualquer tablet com um bom desempenho pode sim substituir um computador da maioria dos usuários sendo ele conversível ou não. É caro um tablet com alto desempenho? Sim, o meu custou 2k mas não tenho o que reclamar.

  7. Surface é o futuro, ipad pro é apenas a rendição da Apple ao modelo. Entretanto se a Apple lançar um OS X touch a Microsoft perde o mercado. Digo isso porque o sistema touch da Microsoft é muito ruim.

  8. Surface® ditou mesmo tendência?!E olha que hardware não é o segmento da Microsoft!Legal_ela (M$)_ter ensinado suas parceiras OEMs,e as guiado,a fazerer os novos substitutos da era pós-pc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *