Analistas afirmam que Continuum vai influenciar o mercado de smartphones em 2017, e teremos copias

continuum-palestra

Um celular que se torna um PC em outra tela maior é inegavelmente uma ideia futurista e uma realidade que já está sendo explorada com o Continuum do Windows 10 Mobile.

Atualmente, a Microsoft é vista como uma das empresas do ramo tecnológico mais inovadoras, e seus produtos tem se tornado tendências nos últimos anos. Agora, analistas estão prevendo que o mesmo poderá ocorrer com o Continuum já em 2017.

Meu smartphone ou meu phablet ou um pequeno tablet pode ser o meu principal meio de computação, armazenamento e conectividade”, disse Patrick Moorhead, presidente e analista principal da Moor Insights and Strategy. “Acho que veremos uma versão Android disto também.”

Jack Narcotta, analista sênior da pesquisa de negócios de tecnologia, por exemplo, vê um produto como promossior o Elite x3 — que ele chama de “um dispositivo Windows legítimo” — como um grande indicador de onde o Windows poderia avançar o mercado móvel.

Narcotta disse: “Sim, você pode falar sobre ele [HP Elite X3], mas não é um smartphone. Sim, você pode usá-lo como um tablet, mas não é um tablet. Sim, você pode usá-lo como um PC, mas não é apenas um PC.”

Não precisa ser um smartphone; poderia ser um Chromebook, poderia ser um PC ligth, [mas] deve certificar-se de que a experiência do usuário seja tão consistente quanto possível [isso é fundamental],”disse Narcotta.

Michael Finneran, principal analista da dBrn Associates observou que o mercado de smartphones precisa de uma nova motivação de crescimento.

“[É] um pouco irônico, ver os PCs promoverem algum desenvolvimento no espaço móvel em vez dos próprios dispositivos móveis” concordou Moorhead.

E realmente isso é bem provável que aconteça. Quem não lembra do Motorola OneCompute, um protótipo com Android e “Continuum” revelado em junho de 2016? Nós falamos dele aqui. Abaixo o vídeo do projeto:

[youtube]eDzoxcpu8Es[/youtube]

Sabemos que a Microsoft gera tendências, mas será realmente que os concorrentes terão coragem de copiar isso? Digo isso pois a área de PCs é dominada pela Microsoft e sua parceiras, e o Android fracassou com os apps em tablets, imagine em algo para o desktop. Além disso, a Windows Store está repleta de aplicativos já prontos para essa função – isso não tem ocorrido com a Google Play.

Outro ponto que merece ser mencionado é o protótipo da Dell recentemente vazado. E se a Microsoft lançar algo parecido com isso?

Bem, segundo os analistas, 2017 pode ser bastante animado. O bom é que está próximo.

Concordam com eles? Google lançaria algo assim?

Fonte: Searchmobilecomputing

51 comments on “Analistas afirmam que Continuum vai influenciar o mercado de smartphones em 2017, e teremos copias

  1. Acho que só teremos novidades no final do ano que vem. Se o Surface Phone rodar apps Win32 prevejo um sucesso absoluto.
    E nem venham dizer que não é necessário pois já existe o UWP, lembrem-se que a maioria dos programas de PC ainda não foram transformados em UWP e ainda são Win32.

    1. Win32 não foram feitos para telas de toque e não foram feitos para telas pequenas… Suponhamos que tenha os Win32 como todos querem, os programas vão ficar de uso exclusivo no Continuum.

  2. a Microsoft cria uma tecnologia de depois bem depois A ou G copiam, e os sites de tecnologia todos anunciam como A e G são inovadores, parece que já até vi este filme!

        1. Na época realmente não era tão bom quanto temos hoje em dia, mas estava lá.

          E os aplicativos Continuum, são apenas aplicativos que se adaptam a tela ou estão no mesmo nível de aplicativos desktop?
          Esse é o ponto. Ambos tem por ter e na prática não tem muita utilidade para a imensa maioria dos usuários.

          Se é pra usar em tela grande, tem que ser no mínimo o nível dos aplicativos desktop, ou a pessoa vai preferir pegar logo o notebook.

          1. Os aplicativos Continuum são os mesmos do Desktop, pois utilizam as mesmas APIs e o mesmo Core. Só não são comparados a antiga arquitetura de construção (EXE) x86 ou x64 , pois a arquitetura atual UWP da Microsoft tem uma politica bem diferente pra questões de segurança e privacidade do cliente;

          2. O conceito da Microsoft não é novo, outras empresas tentaram fazer de um jeito diferente, mas não deu certo.

            Uma idéia evoluída não desmerece um “[b]conceito/b] antigo do qual ele pode ter sido inspirado. Não da pra falar que a Microsoft esta “copiando”, mas não da pra dizer também que ela esta criando algo totalmente inédito. Ela provavelmente marinou essa idéia durante muitos anos antes de lançar o Continuum para não ser o mesmo fiasco que os outros foram.

            Da minha perspectiva ela esta recriando e melhorando algo que já tentaram fazer no passado. Não vejo nada de errado nisso. Inclusive, o mesmo se aplica ao Nintendo Switch.

          3. Vc está completamente correto. Em termos técnicos.
            Mas quando vamos para o comportamento tem muito o que acertar pra dizer que vai dar certo.
            Tudo vai depender do que a Redstone 2 vai trazer, porque desenvolvimento de app n é mais brincadeira, tem muito dinheiro envolvido e empresa nenhuma vai entrar de cabeça no projeto UWP e OneCore pra perder dinheiro ou pra testar.
            O bom é que parece que a MS vem mudando a tática e falando menos e mostrando mais.
            Ela vai ter fazer um SurfacePhone que tenha válido a pena ignorar a Qualcom e a arquitetura ARM. N vai da pra vim com telefone conceito de teste.

          4. Usuário não quer saber disso. Quer ter coisa de qualidade. Exceto um ou outro, até agora os UWP são bem inferiores.

  3. Microsoft com a faca e queijo na mão, pois ela começou isso ainda em 2015 e tem um sistema mais maduro e claro precisa melhorar ainda mais para deixar o continuum distante dos outros se ela quiser ser diferenciada nesse quesito.

  4. Isso só seria bom se a conexão fosse sem fio e os ” teclados e mouses” fossem os do filme homem de ferro… Operados holográficamente.

  5. Motorola Atrix em 2011 tinha o LapDock que o transformava em um “PC” . Essa ideia é antiga.
    A Asus anos atrás tinha um smartphone que se conectava a uma tela maior e o transformava em Tablet.
    Acho uma pena que o Windows 10 Mobile não deu certo. A ideia do Continuum é bem legal.

        1. Android também vive do breve amigo, todo ano a Google promete mais segurança, promete menos consumo de bateria, promete menos consumo de Hardware, promete mais estabilidade, promete menos uso de RAM, mas isso nunca é cumprido, vive no breve eterno. E promete atualizações.

    1. PocketPcs chegaram antes do Atrix.
      O Atrix teve só erros, era caro, e quase nada funcionava. A ideia do Continuum é diferente, não interrompe o funcionamento do smartphone, usa UWP, funciona sem fio, etc.

      Os PCs de bolso sempre brilharam com a Microsoft, e este é o ponto.

      1. PC de bolso brilhavam com a Microsoft? Me dê exemplos que eu não lembro de nenhum…

        Atrix nos dava a comodidade de usar uma tela, teclado e touchpad, quase que como um PC. E continuum também está longe de ser um substituto pleno de um PC também.

        1. PC é PC.
          Qual o PC brilhava sem ser o da Xuxa? O mercado de PCs é diferente dos smartphones, não precisam vender para fazer sucesso e estavam atrelados ao mercado corporativo.
          Além disso, o Atrix foi longe de ser sucesso e mais longe ainda de ser um PC.

          1. “Os PCs de bolso sempre brilharam com a Microsoft” – Ainda no aguardo de algum exemplo de PC de bolso.

            Sim, Atrix não foi um sucesso nem de vendas e nem de público. Assim como Continuum até agora apesar de ser bem legal, também não é.
            Mas o princípio de smartphone que vira um PC ou quase isso nasceu com ele.
            A titulo de comparação, iPhone e iPad não foram os primeiros smartphones e tablets, mas devido ao sucesso são citados como referência.

          2. Aqui é uma piada. Textos mal escritos e uma pagação de pau deslavada.
            Qualquer merda que sai para Windows se comemora.
            Mas ainda estou no aguardo dele falar que PC de bolso que brilhou com Windows.

  6. msm q os apps win32. Seja possível usa-los no modo continuum. Oq eh um avanço sem precedentes. Pena q a G eh q vai levar a fama . Lastimável , eh a realidade.

  7. Ou seja, o Surface fone tem total responsabilidade de aprimorar o continuum para ser um exemplo maximo para ser copiado. Panos Panay sabe disso, e ano que vem ele trará essa magia que ele vendeu no surface book e surface studio ?

  8. Simplesmente a HP fez oq a Microsoft deveria ter feito, um aparelho com recursos pra competir com a concorrência, Microsoft só ficou fazendo corpo mole.

  9. Não vai funcionar, o Continuum é uma sacada para um só player.

    Não haverá como as demais copiarem. Vejam só esse vídeo do Moto Mod, ele roda numa versão de Android para PC. Cara, quem é que usa isso?

    A mesma coisa pode se dizer se por um acaso a Google quiser copiar… O Android na computação contínua só funcionará em Chrome OS ou Linux, e será ridículo se comparado ao Alcance do Windows.

    Aí tu para e pensa… Ninguém vai usar esse recurso no Android porque quase ninguém tem Linux/Chrome OS, e se a Google fizer com que o recurso seja compatível com o Windows, fazendo Apps Androids rodarem no Windows em tela maior… Quem será a ÚNICA beneficiada? Microsoft, é claro! E isso eles não permitirão…

    Continuum é uma sacada apenas para um e vai permanecer assim!

    1. E além deles terem que criar todo um ecossistema, não é só ter, mas criar todo um ecossistema. Ferramentas, e tudo mais, o sonho da Google era que os desenvolvedores fizessem aplicativos que adaptasse nas telas dos Tablet, nunca fizeram, por que o Android não permite isso, e ela nunca se esforçou para isso.

  10. Não adianta!! Pensem comigo, ja imaginaram a combinação Continuum+todo app que você precisar ?
    Adivinha quem pode realizar isso mais facilmente ?
    Matem a charada abaixo.

  11. Estou vendo todos falarem que a Motorola fez o continuum antes da Microsoft e tal mas…. Sim realmente ela teve essa ideia, e era uma bosta de proporções épicas! Falo isso porque comprei esse lixo de celular que em um ano já travava mais que nego tendo overdose, não era bonito, era espesso, o leitor de digitais era pior ainda… sem contar o fato que na tela maior ficava tudo esticado e pixelado…. ah e também tinha que vomprar a dock separadamente igual a Microsoft faz… ta ai a realidade. A misrosoft apesar de seus erros esta fazendo muito melhor!!! De longe!!!!!

  12. Bom até eles criarem as versões deles, a Microsoft estará já muito tempo no mercado, e já estará com o Modo Continnum dela já maduro, com mais recurso e muito mais funcional. Pois o povo esquece de um pequeno detalhe, o Modo Continnum não é só conectar a uma tela, mas todo ecossistema que a Microsoft criou para que o Modo Continnum se tornasse funcional. Ou seja, aplicativos universais, que se expande e se adapte a qualquer tipo de tela, tem aplicativos que novos recursos só aparecem quando esta no Modo Continnum, e os aplicativos precisam ser UWP para funcionar no Modo Continnum, já que o UWP é a oficial dos aplicativos do Windows 10 Mobile. Então, para a Google criar algo assim, ela teria que mexer muito no Android, pois o Modo Continnum é nativo do sistema Windows 10 Mobile, ele não é um aplicativo, e sim um recurso nativo, então a Google teria que criar algo nativo, teria que criar várias ferramentas para que tudo funcione, novas APIs, novos investimentos, mudanças na arquitetura geral do Android. Lembrando que as vendas fracas e que caem todo mês dos Tablet Android é que o sistema é limitado em Tablet, enquanto o Surface Pro usa o Windows 10 completo de desktop, mas tem todo o sistema universal disponível para ele, usa programas x32 e UWP. Tablet Android esta caindo, por que os aplicativos do Android ficam enormes e feios numa tela enorme, eles não se adaptam, pois a Google não criou nenhuma tecnologia para isso. Então, copia teremos, isso era de praxe, mas eles terão um longo caminho pela frente.

    1. “a Google não criou nenhuma tecnologia para isso”

      É isso mesmo? Tem certeza? Não é porque nunca houve interesse dos desenvolvedores de apps para criar versões deles quando instalados em tablets não?

    1. A Alcatel, HP e recentemente a Lenovo ja possuem um aparelho com suporte ao continuum.
      Obs: No caso da Lenovo o aparelho só é vendido no Japão

  13. O conceito por tras do Continuum é muito bom, a Motorola tentou fazer isso com o Atrix, mas não deu certo, o hardware ainda era fraco e as pessoas ainda eram muito ligadas ao PC e Notebook. A Asus também tentou algo parecido lançando o Padfone, mas esse era o mesmo Android e não uma versão do Ubuntu como acontecia no Atrix.

    No passado eu acho que as pessoas não estavam preparadas pra isso, mas hoje a idéia parece muito mais madura, do MEU ponto de vista.

    Hoje, essencialmente, o que as pessoas mais usam é aplicativos sociais e o navegador, multimídia e edições de documento. Todas essas tarefas hoje já podem ser facilmente executadas em um smartphone, tanto que hoje PC e Notebook viraram uma ferramenta mais focado em trabalho, enquanto em casa o usuário usa seu iPhone e iPad… Mas, eles poderiam usar o Continuum também.

    Eu ainda não consigo imaginar o Continuum em uma empresa, talvez para os donos que só precisam ficar chegando e-mail e editando documentos do Word, mas para o operacional, sem chance.

    1. Não somente empresas, estudantes, professores, todo mundo que precise trabalhar o tempo todo em vários lugares, sem precisar necessariamente de um computador. Além do mais, o da Microsoft deu certo devido a vários fatores:

      1 – Sistema unificado e integração completa do sistema, os aplicativos é criado para a linguagem do Windows 10 e como o sistema é unificado, tudo flui, sem mencionar o fato que o Continnum é um recurso nativo do sistema e não um aplicativo.
      2 – A Microsoft criou ferramentas para a criação do UWP, além de várias APIs necessário para isso, ela criou um Ecossistema todo encima disso.

      Então para a Google cria o seu modo continnum, a Google terá que refazer totalmente o Android e modificar muita coisa. Lembra que a maior reclamação dos usuários de Tablet Android são os aplicativos que ficam limitados nos Tablet, e os desenvolvedores nunca deram bola para os Tablet, nem mesmo quando as vendas eram altas? Imagine hoje que as vendas vem caíndo.

      1. Só pra reforçar, no meu comentário eu não desmereci o Continuum. =)

        Agora, no cotidiano profissional, eu realmente não vejo em muitas áreas onde isso possa ser aplicado. Por exemplo, advogados não podem usar isso como uma ferramenta, porque hoje todos os processos são digitais (Pelo menos aqui em SP, não sei no resto do país), é preciso usar o cartão ou token para autenticar no site obrigatoriamente e também existem muitos programas para auxiliar no controle de prazos, etc. Contadores, idem, além de ter outros programas para agilizar folhas de pagamento e gerenciamento. Uma pessoa que trabalha com programação, web designer, designer gráfico, engenheiros e até mesmo médicos (quando trabalhei na Secretaria de Saúde em SP, haviam diversos programas para gerenciamento interno) não conseguiriam viver apenas com um aparelho e o suporte ao Continuum.

        Eu concordo contigo que o Continuum pode ser uma ferramenta indispensável no cotidiano de um profissional, mas é uma ferramenta para adicionar a várias outras, não para ser um substituto.

        Eu sei do ecossistema que a MS criou, se preparando para o futuro, mas eu não imagino essa extensão do Windows se popularizando em menos de 3 ou até 10 anos. O número de programas desktop é muito alto, mesmo convertendo esses aplicativos com o Centennial, isso não garante que todos irão funcionar em um Lumia 950, não agora pelo menos. Até os programadores resolverem migrar suas ferramentas focadas nos profissionais, isso vai levar anos.

        E com relação a Google, foi até interessante você citar isso, mas eu acho que o plano dela não é adaptar o Android, mas sim o Chrome OS para a mesma finalidade. Eu não ficarei surpreso se em 2 ou 3 anos ela não anunciar o Chrome OS for Phones. Kkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *