Anthem, Yarnell e Direct Digital: os misteriosos planos da Microsoft para democratizar a marca Xbox

Se você está ansioso para saber como será a próxima geração de consoles Xbox e assistiu a E3 achando que a Microsoft iria fazer grandes revelações, sem duvida alguma você ficou decepcionado. Claro, a empresa só tem dito o básico e o óbvio, nada muito além disso. Entretanto, os rumores apontam para uma estratégia ambiciosa com: Anthem, Yarnell e Direct Digital.

Os analistas e praticamente todos os especialista da indústria gamer estão afirmando que o streaming de jogos irá ser um novo divisor de água, e o Google tem concordado com isso e já anunciou que lançará o seu próprio serviço, chamado Stadia, em novembro deste ano. A Microsoft também é um gigante em nuvem, e já revelou que a partir de outubro irá abrir a beta pública do Project xCloud, nome temporário do seu serviço de streaming de jogos.

O Project xCloud vai ser gratuito para todos os jogadores do Xbox One que quiserem usar seus consoles como servidores, e isso foi uma informação preciosa que descobrimos na E3 2019. Pois bem, sem mais delongas, agora vamos para as novas informações vazadas nesta semana.

Digital Direct

A Microsoft registrou recentemente uma nova marca para o mundo dos games, chamada de “Digital Direct“. IPOwner da Onscope diz que a marca está atualmente pendente, foi solicitada em 6 de junho de 2019, e se enquadra na Classe 41 da NICE – Education; entretenimento.

https://twitter.com/h0x0d/status/1145698364719112192

IPOwner descreve a marca “Digital Direct” como o seguinte:

(1) Serviços de entretenimento, nomeadamente prestação de serviços de jogos para jogos através de redes informáticas e redes de comunicações globais; Fornecimento de jogos de computador e jogos de videogame para jogos em linha sobre redes informáticas e redes de comunicações globais; Fornecimento de informações sobre entretenimento nas indústrias de jogos de videogame e jogos de computador.

Dado que a descrição foca fortemente em ‘jogos jogados através de […] redes de comunicações globais‘ e ‘jogos para jogos on-line’, é altamente provável que isto seja algum tipo de marca registrada para o Projeto xCloud da Microsoft. Talvez, o Project xCloud seja chamado do “Xbox Digital Direct” quando for efetivamente disponibilizado ao público.

O xCloud é o serviço de streaming de videogame da Microsoft que permite aos jogadores transmitirem os jogos do Xbox para uma variedade de dispositivos, incluindo, mas não se limitando a, smartphones, tablets e certos televisores.

Anthem e Yarnell

Para acompanhar as notícias do xCloud, parece conveniente que aprendamos esses dois nomes: Anthem e Yarnell. Que diabos é isso? Bem, eles são os codinomes das duas primeiras SKUs, ou máquinas que executarão os jogos por streaming que podemos curtir em nossas casas. Isto foi revelado hoje em um vazamento, que foi confirmada pela Thurrott.com.

Não sabemos detalhadamente as especificações dessas máquinas, embora possamos imaginar que elas sejam bem inferiores ao hardware do Xbox Scarlett, mas aparentemente são capazes de rodar os jogos do Xbox One e no Windows 10 da atualidade. De acordo com Thurrott, o primeiro SKU com o qual a Microsoft está trabalhando em testes é o Anthem, que está começando a ser substituído pelo Yarnell uma nova versão com mais armazenamento.

A ideia é que a Microsoft lance o Xbox Scarlett no final do ano de 2020, mas além deste a empresa pode lançar o “Xbox Yarnell” que seria uma máquina capaz de diminuir a latência para usar o poder do Project xCloud. Atualmente, acreditam-se que seriam “consoles” entre 60 a 80 dólares que suavizaram os possíveis engasgos por conta dos possíveis problemas que um streaming de jogos podem causar.

Dessa forma, além de uma máquina poderosa para combater o PS5, a Redmond quer democratizar a marca do Xbox com dispositivos mais modestos e baratos baseados no streaming, além do próprio serviço de streaming bruto, que pode ou não ser chamado de Digital Direct.

14 comments on “Anthem, Yarnell e Direct Digital: os misteriosos planos da Microsoft para democratizar a marca Xbox

  1. Não sei pra que tantas nomenclaturas, o xcloud poderia ser o game pass mesmo, já tem o aplicativo game pass nos celulares aí e só colocar ele para fazer streaming, também lança o aplicativo para os televisores como é o Netflix

    1. Terá uma proposta diferente amigo, se for assim, muitos vão achar q o Xcloud só funcionará com o Gamepass, oq é errado, assim como o Xcloud pelo q eu entendi terá uma lista de jogos disponíveis quê, assim como a retro, será periodicamente aumentado, então se colocar junto com o Gamepass, corre o risco de acharem q todos os jogos do serviço rodam no Xcloud, o quê eu acho improvável. Fora q pelo q eu entendi, talvez, TALVEZ seja um serviço pago como a Gold.

      1. Pelo que eu entendi seu Xbox pode servir como servidor próprio, dai seria igual a um acesso remoto pela internet. Já quem não tem, assim como o Stadia tem um Chrome cast dedicado a ele, a MS vai disponibilizar um aparelho parecido para menor latência e acessar sua conta, tipo um “mini console” físico. Agora rodar 100% em nuvem em smartphones, tv´s e outros sem um console próprio para acesso remoto, ai deve ser pago um plano, acho que o Game pass Ultimate será esse plano.

      1. Se você observar, o nome do plano é Passe de jogo Ultimate, por definição é para ser o completo, ter tudo. Acredito que não lançaram esse serviço a toa. (Até tenho mais conspirações do quão importante o Ultimate será para a próxima geração)

        Do que adianta cobrar um streaming e não ser completo? A massa casual não vai comprar um “Netflix capado” e o xcloud é para as massas.

  2. Namoral, cada vez mais percebo o quanto jogos no PC são uma porcaria, fui fazer uma compra simples no lixo da Steam, 3 reais apenas no Postal 2 + sua DLC, meu cartão funcionando 100 por cento normal durante a semana, ai recebo um e-mail da Valve dizendo q houve problemas na compra, quando vou averiguar o passo a passo deles, descubro q está desatualizado e extremamente incorreto, o suporte continua me enrolando e começo a achar q irei perder essa promoção, apesar dos dias a mais adicionados pela loja, houve um problema parecido com o Half Life 1 em dezembro, por sorte depois de quase 2 semanas de sufoco eu consegui o jogo, é uma pena, pq Half Life e Team Fortress estão no meu top 10 de jogos favoritos, sou um grande fã dos jogos da Valve, mas q suporte porcaria, infelizmente PC é isso, complicação atrás de complicação, uma User Interface horrível da Steam. Por isso pra mim console vai ser SEMPRE superior, nada substitui a simplicidade de uma Xbox Live e sua Microsoft Store, imagino q o mesmo pode se dizer de suas concorrentes, vou averiguar se a tal Epic Store é boa, ou no mínimo decente, pq a Valve é só tristeza, fora minhas reclamações aos Cheaters de Half Life…Half Life, o jogo tem 21 ANOS e ainda existem cheaters nele, é brincadeira isso. Pra mim jogos de PCs são só os q não estão disponíveis no Xbox, ainda assim é uma tristeza ter q usar isso.

    1. A interface da Steam é sofrível, mas parece que tem um novo designer no forno, hoje a melhor interface de loja é a interface do Xbox Game Pass no PC, lembra bastante a bela interface do Ios.

      1. Já recebi a nova interface da Steam.
        Ficou, digamos, mas moderna em certos pontos.
        Mas, o que me encanta na Steam, são os vários recursos que não aparecem para o usuário comum, mas estão lá pra quem adentra mais no funcionamento do sistema.

        Já o Game Pass PC, realmente está muito bom em termos de design e funcionalidade prática. Mas, falta esses recursos mais internos que a Steam falta.
        Porém, para a grande maioria de usuários mais leigos, eu acho o Game Pass PC mais adequado para esse tipo de usuário.

        Eu reclamava muito de ter que usar a MS Store para games, e teve quem me criticou por isso dizendo: “vai lá baixo o jogo, joga e chega de mimimi”.
        Depois as mesmas pessoas que disseram isso criticam a Steam por ser poluída. Ué? Não é só pesquisar o jogo e se tiver ele, baixa e joga, não é?

        Todo mundo que uma loja agradável de se usar. Todos querem.

  3. Não sei se é uma boa idéia usar o nome ANTHEM nisso;
    Meio que esse nome ficou sujado depois de tudo o que houve com o jogo que utiliza essa marca.

  4. Na minha opinião Windows Club, Anthem, Yarnell e Direct Digital: os não misteriosos planos da Microsoft para não democratizar a marca Xbox não. Na minha opinião Windows Club.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *