Aplicativos da Google Play Store estavam com “vírus” para Windows

malware-virus

O título parece estar confuso, mas é isso mesmo. Pesquisadores revelaram que 132 aplicativos na Google Play estavam tentando infectar aparelhos Android com um malware, inclusive para o nosso querido Windows. Dentre os apps infectados estão relacionados alguns de ideias de design para coisas como bolos, jardinagem e mesas de café da manhã, e foram criados por sete desenvolvedores diferentes.

O “pulo do gato” que enganou o Google foi na publicidade intersticial (aquela que aparece entre carregamento de páginas), e abriam a aplicação principal pelo componente WebView do Android, responsável por exibir e gerenciar páginas HTML, com permissão de execução de código JavaScript.

Todos os aplicativos infectados continham uma tag iframe injetada de maneira escondida no HTML, que se conectava a dois domínios conhecidos por distribuir arquivos maliciosos. Em um dos casos, o app também tentava usar um script de Visual Basic para injetar um executável do Windows no HTML.

Devido a estranha tentativa de infectar um smartphone Android com malware para Windows, os pesquisadores da Palo Alto Networks chegaram a conclusão de que é possível que os desenvolvedores não tenham inserido o código malicioso de forma intencional.

Segundo o post publicado pelos pesquisadores, o Google foi informado do problema e removeu os aplicativos infectados da Play Store.

20 comments on “Aplicativos da Google Play Store estavam com “vírus” para Windows

  1. Olha q interessante, primeiro é necessário alguém avisar a google pra depois eles removerem kkkk depois falam que SO é seguro

    1. Mas pode ter vírus e ainda por cima passar na verificação da loja pois ele é o sistema mais usado do mundo. Ah além disso eles tem antivírus e todos os aparelhos recebem atualizações mensais.

      1. Todos recebem atualização mensal kkkkkkkkk Moto X 2014 que tinha esta a um tempo sem update, Lenovo Vibe K5 da minha esposa está desde quando comprou sem update. Espero que vc tenha sido irônico!

  2. Pelo menos a Google foi rápido em remover os apps! 🙂

    Obs : A Google deveria parar de querer achar falhas no Windows ( que é até bom que ela faz isso ), mas primeiro pra fazer isso tem que cuidar da própria casa! No caso ela deveria parar de encontrar falhas no Windows e prestar mais atenção na Play Store! Cuida da própria casa pra depois tentar cuidar da casa dos outros dona Google!

    1. Se a google fizer uma limpeza na loja tirando apps espião, falsos… Vai metade da loja embora, vc procura um app para tal função vc instala uns 10 lixos antes de achar o que precisa.

        1. Tanto achei que vendi meu Moto X 2014 por não existir um app de câmera na Google Play que seja pelo menos utilizável, todos que achei era de ruim para péssimo, ai comprei um L950.

  3. O sistema é tão seguro que pode pegar vírus até por anuncio, achei que a google já tinha resolvido essa situação já que não é a primeira vez.

  4. Google sabia disso, mas como viu que era direcionado para Windows e servidores da Polônia que estão desativados há muito tempo, ficou caladinha pra gerar treta.

    Google malvada.

    ironia a mil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *