Carregando...

Após Xbox One, o emulador RetroArch vai para o Steam

Os amantes de jogos clássicos estão com sorte: o RetroArch chegará no Steam em 30 de julho. Para aqueles que ainda não sabem do que estamos falando, este é um fantástico emulador com o qual poderemos jogar videogames a partir de praticamente qualquer console antigo. Ele também funciona no Xbox One, diga-se de passagem.

A versão anunciada para o Steam promete ter a mesma funcionalidade que a versão atual. Primeiro, a versão do Windows será lançada, e as versões para Mac e Linux serão lançadas mais tarde, embora ainda sem uma data definida.

Embora seja verdade que os recursos do Steamworks não estarão disponíveis para o RetroArch em seu lançamento, a equipe de desenvolvedores garantiu que eles implementarão esse conjunto de ferramentas e outros que essa plataforma oferece. Com o lançamento no Steam, é garantido que o RetroArch poderá atingir um maior número de usuários, bem como a possibilidade de streaming através do Steam Link.

O que esta aplicação nos oferece é o acesso direto a emuladores, e não ROMs de videogames. Os desenvolvedores deste aplicativo trabalham para que os usuários possam usar seus discos originais de plataformas como o PlayStation, e até mesmo serem capazes de jogá-los no disco rígido para reproduzi-los sem precisar reinserir o disco.

RetroArch será totalmente gratuito e sua página oficial pode ser encontrada no seguinte link. Caso tenha interesse em colocá-lo no seu Xbox One, é necessário te uma conde de desenvolvedor, temos várias matérias sobre isso neste link.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.