Carregando...

App gratuito permite fazer streaming de jogos e filmes do PC para o Xbox One

Se você possui um PC com Windows 10 e um console de jogos Xbox One, pode não estar ciente de que esses dispositivos têm alguma funcionalidade cruzada interessante. Usando o aplicativo Wireless Display da Microsoft, você pode facilmente exibir os jogos do seu Xbox One para a tela do PC com Windows 10. Por outro lado, é possível realizar streaming do conteúdo do seu PC para a TV que você está usando com o Xbox One – você pode controlá-lo no console Xbox One. Configurá-lo é surpreendentemente simples.

Porém, uma observação: esse é um recurso somente Wi-Fi. Como o aplicativo usa o Miracast para transmitir o conteúdo do seu PC, você precisa garantir que o PC com Windows 10 e o Xbox One estejam na mesma rede Wi-Fi.

Como faço isso?

  1. Qualquer PC com Windows 10 que possa se conectar ao Wi-Fi suportará streaming para um monitor sem fio, mas você precisará baixar um aplicativo gratuito para o Xbox One.
  2. Navegue no console até a Microsoft Store (ou simplesmente clique neste link ) e faça o download do aplicativo Wireless Display.
  3. Depois que o aplicativo estiver instalado no console, abra-o. Ele exibirá uma mensagem informando que seu console está pronto para ser conectado ao seu PC. O aplicativo também menciona uma dica muito útil: o controle pode alternar entre os modos de controle do gamepad e do teclado/mouse pressionando os botões de menu e visualização (os dois botões abaixo do logotipo Xbox retroiluminado no controle).
  4. Vá para o seu PC. Quando estiver pronto para transmitir algum conteúdo, pressione a combinação de teclado Windows + P. Como alternativa, você pode clicar no canto inferior direito para abrir o Centro de Ação e clicar em Ações Rápidas. De qualquer forma, a próxima tela mostrará o nome do seu console.
  5. A partir daqui, você pode estender o que está no monitor do seu PC, duplicá-lo ou definir a exibição no Xbox One como sua segunda tela. P

Uma vez conectado, você verá uma pequena barra de tarefas móvel localizada na parte superior do monitor do PC e na TV conectada ao Wi-Fi. Isso permite ajustar a configuração da qualidade (acessível clicando na engrenagem) entre os modos de jogo, trabalho ou filme. Durante os testes, foi difícil discernir a diferença na qualidade visual entre os três. Achei que a configuração de jogos é melhor se você estiver jogando apenas jogos para PC, pois possui a latência menos perceptível ao usar um controle.

Uma dica: se você tiver um áudio com melhor som conectado à sua TV, poderá mudar o áudio para a saída lá, em vez do seu PC.

Por fim, a Microsoft alega que você não pode usar o aplicativo Wireless Display para exibir o que considera “conteúdo protegido”. Portanto, qualquer conteúdo de vídeo criptografado de aplicativos como Netflix ou Hulu não funcionará. No entanto, você pode transmitir o que quisesse através do navegador Google Chrome.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.