Apple pode estar criando aplicativos universais seguindo o UWP da Microsoft

tim-cook-apple

Com o Windows 10, a Microsoft apresentou a Plataforma Universal do Windows (UWP) que fornece uma plataforma comum de aplicativos para vários dispositivos que executam o Windows 10. O UWP oferece uma API principal que permitem que os desenvolvedores criem um único pacote de aplicativos que pode ser instalado em uma grande variedade de dispositivos.

De acordo com a Bloomberg, a Apple está planejando copiar o caminho da Microsoft para criar uma plataforma de aplicativos unificada que permita aos desenvolvedores criarem um único aplicativo para o iOS e macOs. Os desenvolvedores da Apple poderão criarem esse aplicativo único que funciona com uma tela sensível ao toque ou com mouse e trackpad, dependendo se ele for executado no iPhone e no iPad ou no Mac.

Este projeto é codinome “Marzipan” e espera-se que seja anunciado em sua conferência anual dos desenvolvedores (WWDC) no ano que vem.

Será interessante ver como a Apple comercializará essa ideia no próximo ano, pois seu CEO Tim Cook não é fã de dispositivos unificados. Ele disse: “Você pode convergir para torradeira e uma geladeira, mas essas coisas provavelmente não serão agradáveis para o usuário“. Bem, morderá a língua novamente.

A Microsoft vem apostando há anos em apps universais (UWP), que rodam em PCs, Xbox One, HoloLens e até mesmo smartphones. O Google, por sua vez, colocou a Play Store do Android nos Chromebooks.

46 comments on “Apple pode estar criando aplicativos universais seguindo o UWP da Microsoft

      1. Vix ferrou. A Google querendo colocar Chrome OS em tudo. Mas segundo os #TechManja a Google quer é colocar Android em tudo. Estranho :/ Só sei que estou lendo cada pérola de AAAA mas o universal da Apple… Sim universal da Apple não tem HUB, Video Game, HoloLens, IoT uahsauhsauhsaushaushaushauhauhsauhsauhsa cara é muito engraçado. Rolando aqui com os #TechManja

  1. Mas não faz muito tempo eu aprendi aqui mesmo nos comentários do blog (com quem manja) que APP universal é ruim e justamente por isso a Apple fazia um para cada tela pq a Apple sim sabe como fazer e a Microsoft é uma empresa que está perdida sem saber o que fazer. Tomara que ninguém tenha printado ou usado do Adobe para validar o link do comentário. :} se correr dá para apagar ainda e ninguém vai lembrar. AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAH #TechManja chola e ficando magoadinho de mimimi coitadista em 3,2,1 VALENDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  2. Microsoft boba né? Acho que nunca postei nada nos comentários com. A Microsoft está começando certo e pagando o preço por isso, mas vai chegar o dia que a Apple e Google terão que PARAR e começar a fazer certo. Mas quem sou eu perto de quem manja tudo. 🙁 a última live do ano para o Windows Insider Brasil vai ser épica.

  3. To olhando aqui os comentários dos especialistas nos posts UWP do blog. VIX eles vão ter um trabalho pra apagar ou criar justificativas para aaaaa mas quando eu falei isso aalalalal elelelel lilili. AHAHAHAHAHAHAHAHAHAH UWP já era a Microsoft largou ninguém vai querer UWP bla bla bla #TechManja.

  4. Eu sei de uma coisa, que a Apple vai sair na frente. Se Apple diz que vai lançar algo, pode acreditar que vai acontecer. Seja a empresa investindo ou dando total suporte. No caso da Microsoft, bem, sabemos que é exatamente ao contrário.

  5. “A Microsoft vem apostando há anos em apps universais (UWP), que rodam em PCs, Xbox One, HoloLens e até mesmo smartphones.”
    Meus amigos!Depois do anúncio pá de terra do Belfiore sobre sobre o mobile,os devs só vem trabalhando em apps para PC,e olhe lá!Se pelo menos tivesse deixado no vácuo como a MS sempre fez,talvez,pelo menos os devs q são fãs,estivessem desenvolvendo Universais?

    1. Basta fazer universal para PC, console, ou mesmo que apenas no PC. Se surgir uma nova plataforma de algo, já é meio caminho andado para o Dev.
      Mil vezes ter isso de universal do q um SDK para um plataforma, outro diferente para outra plataforma, e assim vai. Mta coisa pra aprender sendo que o objetivo final é praticamente o mesmo, mudando apenas qual aparelho será executado o app.

  6. o kernel do iOS e macOS são parecidos, a linguagem é parecida, as APIs são parecidas, mas a apple sempre separou pros devs focarem na usabilidade em cada dispositivo

    quando a pessoa faz um app pro ios tem que fazer pro macos separado… os apps da iOS estão sempre atualizados enquanto pro macOS demora mais (porque há mais gente usando iOS do que macOS, então os devs focam no iOS)

    os devs querem que a apple faça uma coisa só pra eles não precisarem fazer pros dois sistemas, um de cada vez

    não tem nada de “UWP”

    caralho é foda entrar nesses blogs e ler essas merdas… vocês servem só pra desinformar as pessoas

    1. Tá. Mas se for juntar dois em um só app, não deixa de ser UWP, mesmo que só para os dois!! Não vi nada de anormal no entendimento. Apenas interpretei a sua análise!

      1. Cara, mas na prática já é assim faz tempo

        Pra pegar um app do iOS e por no macOS só tem que fazer umas adaptações por exigência da Apple, como usar teclado+mouse num e touch no outro

        o que vão fazer é ter os dois inputs, por exemplo, e assim compilar só uma vez, por na Appstore e estar disponível para os dois sistemas

        na prática já é o mesmo app

        obviamente um app com as APIs do macOS não vai rodar no iOS porque é impossível, é a mesma coisa que querer rodar o Office 2016 no Windows 10 Mobile só porque é “UWP”

      1. então, os devs querem isso pro ios/macos também

        na prátic ao app é parecido, mas a apple força a separação pra que os devs foquem a usabilidade em cada dispositivo

        1. Então, basicamente é isso o UWP. UWP não traz vantagem direta aos usuários. DEVs é que possui, de reduzir seu trabalho. Assim como essa proposta da Apple. Crucialmente, não há diferença.

          1. Então, mas no caso da Apple isso é desde sempre… ou seja, só com uma canetada do Tim Cook vai facilitar muito

            porém não tem nada de “UWP”, a ideia não é levar os apps do macOS para o iOS como o zorzão postou ae

          2. Levar os apps depende do DEV, não? Assim como acontece com o UWP. Continua dependendo do DEV para fazer certas modificações.

            Não estou vendo essa grande diferença entre o da Apple e o UWP. Afinal, ambos vêm para diminuir o trabalho dos devs nos respectivos ecossistemas. Que como disse, para o usuário final, praticamente ser ou não UWP assim como esse “novo modelo” da Apple, nada altera.

  7. Agora os techmanjas vão endeusar a Apple sendo que a Microsoft começou isso e muito bem por sinal. Não sou fã boy de porra alguma. Vejo apenas a verdade e realidade nas coisas. #Techmanjas é que gostam de endeusar empresas kkkkk²
    #ChoraTechManjas

  8. A verdade é uma, a Apple conseguirá um alcance maior que a Microsoft, pois o setor de computador de mesa, notebook e etc é pequeno em vista do mundo mobile, como Tablet e Smartphone, é capaz da Apple apresentar algo concreto que a Microsoft, então a lerdeza da Microsoft é provado já, pois a Microsoft errou em deixar o mobile de lado, e deixou que os concorrentes avançassem, agora que sabemos do que a Apple vem fazendo, cuidado Microsoft.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *