Com o Windows 10, a Microsoft apresentou a Plataforma Universal do Windows (UWP) que fornece uma plataforma comum de aplicativos para vários dispositivos que... Apple pode estar criando aplicativos universais seguindo o UWP da Microsoft

tim-cook-apple

Com o Windows 10, a Microsoft apresentou a Plataforma Universal do Windows (UWP) que fornece uma plataforma comum de aplicativos para vários dispositivos que executam o Windows 10. O UWP oferece uma API principal que permitem que os desenvolvedores criem um único pacote de aplicativos que pode ser instalado em uma grande variedade de dispositivos.

De acordo com a Bloomberg, a Apple está planejando copiar o caminho da Microsoft para criar uma plataforma de aplicativos unificada que permita aos desenvolvedores criarem um único aplicativo para o iOS e macOs. Os desenvolvedores da Apple poderão criarem esse aplicativo único que funciona com uma tela sensível ao toque ou com mouse e trackpad, dependendo se ele for executado no iPhone e no iPad ou no Mac.

Este projeto é codinome “Marzipan” e espera-se que seja anunciado em sua conferência anual dos desenvolvedores (WWDC) no ano que vem.

Será interessante ver como a Apple comercializará essa ideia no próximo ano, pois seu CEO Tim Cook não é fã de dispositivos unificados. Ele disse: “Você pode convergir para torradeira e uma geladeira, mas essas coisas provavelmente não serão agradáveis para o usuário“. Bem, morderá a língua novamente.

A Microsoft vem apostando há anos em apps universais (UWP), que rodam em PCs, Xbox One, HoloLens e até mesmo smartphones. O Google, por sua vez, colocou a Play Store do Android nos Chromebooks.

jorgemoderador

Sou advogado e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Acompanho todos os produtos das Microsoft, inclusive como jogador do Xbox One.

Curta nossa nova página no Facebook!