Aqui estão alguns dos principais exclusivos do Xbox que merecem continuação

lost-odyssey-japan

Para alguns, exclusivos são a coisa mais importante na compra de um novo console, e é bem sabido que a Microsoft tem lutado a esse respeito nesta geração. Ainda assim, além de títulos como Halo, Gears of War e Forza, três pilares incontestavelmente importantes para a marca do Xbox, o Xbox One recebeu várias exclusividades que nunca receberam uma quantidade de vendas esmagadora ou a sequência que mereciam.

Aqui está uma lista de alguns títulos principais que muitos concordam que merecem uma continuação.

Ryse: Son of Rome

ryse-1

Com a má reputação dp Xbox One, mesmo antes do seu lançamento, em 22 de novembro de 2013, ele precisava de uma forte linha de jogos exclusivos. Sendo um novo IP, Ryse poderia chamar uma certa atenção, mas a recepção da crítica não saiu como muitos esperariam, mas isso não impediu que as pessoas jogassem. Temos um jogo divertido e polido, só um pouco superficial em termos de jogabilidade. Não só seus gráficos são visualmente deslumbrantes – continua sendo um dos melhores jogos do Xbox One até o momento -, mas sua narrativa é surpreendentemente muito boa com contos de figuras mitológicas, guerra e intriga política.

O CEO da Crytek certamente não estava feliz com as vendas, e a empresa fechou vários estúdios ao redor do mundo meses atrás. Como o IP Ryse aparentemente ainda é propriedade da Crytek, é difícil dizer se podemos ver uma continuação. Com a direção certa, um sistema de combate mais robusto poderia tornar o Ryse um concorrente a jogo do ano.

Sunset Overdrive

sunset-overdrive-bgs

Numa época em que a maioria dos shooters visava ser hiperrealista, o Sunset Overdrive saltou para a tela de forma colorida. Muito decepcionante não termos uma continuação desse jogo. O mundo em si exala humor. Sinceramente, não tenho do que reclamar do jogo. A história é boa para a proposta do humor, a jogabilidade é excelente e necessária para se movimentar rapidamente pela cidade sem veículos, tem um multiplayer divertido, gráficos lindíssimos e muito mais.

O CEO da Insomniac, Ted Price, afirmou que o estúdio está apaixonado pelo Sunset Overdrive e a porta permanece aberta para uma sequência só esperando a decisão da Microsoft. Imagine como uma sequência funcionaria no mostro Xbox One X.

Quantum Break

quantum_break-2

As probabilidades são de que nunca veremos um Quantum Break 2, embora seja muito cedo para antecipar seu futuro visto que o Quantum Break só foi lançado no ano passado. Atualmente, o estúdio está focado no Projeto 7, um novo jogo de ação cinematográfico, apresentará uma história intrigante e uma experiência duradoura devido à sua estrutura de jogo. Uma vez que isso é planejado para ser uma versão multiplataforma, não consigo ver a Remedy retornar ao Quantum Break IP como meramente exclusivo.

ReCore

recore

O ReCore fez um espetáculo surpresa na E3 2015 com seu trailer revelador cinematográfico mostrando uma terra deserta estéril e o melhor amigo (robótico) do homem. Do renomado desenvolvedor Keiji Inafune e fortemente influenciado pela Metroid, o ReCore despertou instantaneamente o interesse dos jogadores. Enquanto no lançamento vimos desleixada e não polido, em um mercado dominado por jogos AAA e queridinhos indie. ReCore mostrou muito potencial se você olhar além das falhas técnicas.

Por causa da recepção mista que recebeu, é difícil imaginar se veremos uma continuação Microsoft, especialmente quando os jogos mais atraentes ainda não receberam continuação. No final de agosto, o ReCore obteve uma Edição Definitiva adicionando algumas atualizações e mudanças muito necessárias para o jogo. Vendo o suporte que ainda recebe, pode haver alguma esperança de que a Microsoft esteja aberta à ideia de continua-lo.

alan-wake

Quase todos esses jogos têm uma coisa em comum, foram massacrados pelos reviews – exceto Sunset Overdive, mas o público pelo menos do nosso site gostou de todos. ReCore, por exemplo, conquistou interesse a nível do PUBG no nosso site, ou seja, muito alto.

Ainda existem outros aclamados de gerações passadas: Fable, Ninja Gaiden (quando exclusivo), Lost Odyssey, Conker, Battletoads, Perfect Dark, Project Gotham Racing, Alan Wake, Banjo Kazooie Nuts & Bolts, Left 4 Dead e muito mais.

As franquias do Xbox são épicas, além do trio imbatível, claro, queremos ver continuações de tudo isso. Por favor, Microsoft. Depois de ver o novo Age Of Empire, tudo é possível (risos).

Dica: se não conhece alguns desses jogos, use a retrocompatibilidade ou o Xbox Game Pass para jogá-los!

Tem algum exclusivo do lado verde que te conquistou? Algum desses você recomenda? Ou prefere novas IPS e esquecer do passado?

51 comments on “Aqui estão alguns dos principais exclusivos do Xbox que merecem continuação

  1. O problema desses jogos eh q teve muita crítica negativa por páginas q se diziam isentas mas acabavam pegando informações de outros reviews ou apenas tinham um preconceito paea o jogo é acabava soh falando merda… No final os jogos eram ótimos mas infelizmente a MS não soube construir o marketing desses jogos

    1. O problema está nos reviews, não nos jogos. A mídia tendenciosa foi a responsável por acabar com tais jogos. Mas antes de mais nada note o erro grave nesta matéria, nenhum dos jogos citados pertencem a Microsoft! Isso provoca um sonho que provavelmente nunca irá se realizar. Todos criticaram a Microsoft, os fãs, até mesmo diretamente ao chefe do Xbox, pedindo jogos “First Party (1P)”, ele no inicio do ano passado se comprometeu que iria focar em jogos 1P, ou seja, jogos que dependem totalmente da Microsoft.

      Já houveram rumores de que a Microsoft estava tentando comprar a franquia Ryse, e os donos de Sunset Overdrive quando perguntados disseram que não venderiam a franquia mais que aceitariam novos contratos de exclusividade, porém uma continuação de SO2 ainda assim poderia sair pra PS4. Eu não faço questão de ver continuação destes jogos pois é melhor mesmo focar em jogos 1P novos ou continuações dos antigos.

      1. idem… acho que a MS tem que fazer um estúdio foda dela… pegar todos esses produtores indies mais foderosos que existem no mercado e começar investir neles a dar pra eles o que falta… grana e estrutura… lógico que com supervisão e sempre fazendo pelo menos um jogo no estilo que chama a atenção… como um horizon zero dawn, algo grande… depois que o estúdio ficar famoso eles podem produzir praticamente qualquer coisa que vende… se tiver uma franquia que caia no gosto da galera pode até fazer DLC e vender como jogo… kkk

    2. Mas Recore é de fato ruim. Quantum Break parece ter sido feito as pressas e não saiu da sombra de Alan Wake. Ryse foi um jogo bom mas mediano, um tech demo em jogabilidade.

      1. cara, de boa, já vi gente falando muito bem de recore, e muita gente falando mal… já fi muita gente falando bem de quantum break e muita gente falando mal… e a mesma coisa de ryse… agora a diferença é… quando eu perguntava para as pessoas que falavam muito bem o que eles gostaram do jogo eles sabiam me falar mas quando que perguntava para as pessoas que não gostaram do jogo a respota ou era identica à da “crítica” ou era totalmente vaga… ou seja, não encontrei nenhuma pessoa que me falou motivos reais para achar o jogo ruim… só pra exemplificar, em relação ao recore uns falavam dos bugs outros do load interminável… outros de ter q ficar andando nos mapas gigantescos… mas nenhum que falasse que a jogalbilidade era ruim, ou a historia, ou o cenário, ou a ambientação… nada… eram apenas detalhes que não permitiram classificar o jogo como ótimo mas que com certeza estava bem longe de fazer com que fosse um jogo ruim… e que com certeza se esses jogos saíssem como um exclusivos para PS4 seria bem aclamados… ou seja eh a triste realidade de uma plataforma que é totalmente hateada sem motivo algum…

        1. The Order foi aclamado? Until Dawn foi aclamado? Cara, seu vitimismo é tão exagerado que parece fake. Esses jogos q vc citou são jogos bons pra medianos na visão da crítica, só isso, meu Deus quanto draminha bobo.

          1. Cara veja a merda q vc tá falando, as críticas do until dawn e de the order foram bem.lights perto dos jogos, vc percebe um controle de dano absurdo quando eh com os jogos da sony e quando eh a MS os caras simplesmente inflam os defeitos e citam as vantagens como observações…Mas whatever, não dá pra discutir com pessoas como vc pq aos seus olhos tudo q eu mostrar será apenas mimimi e sinceramente, não tô aqui para convencer ninguém vc acredita no que quiser se vc fosse crítico o suficiente te já teria percebido como não percebeu nem vou insistir…

        2. Positivo e operante, gosto é gosto cada um tem o seu, respeito todos não dá pra discutir é gosto. Na boa o Recore é um bom jogo longe de ser extraordinário, mas mto bom jogo só precisava ser um pouquinho melhor trabalhado especialmente os mapas, e alguns bugs verdade fora isso jogasso gostei muito.

      2. Leandrão na boa, e com todo respeito a sua opinião, o problema do Ryse é o sistema de combate repetitivo só isso de resto é um jogasso sem Zueira, zerei ele duas vezes, só o sistema de combate que complica.

  2. Desses jogos, os que mais merecem uma continuação é Alan Wake, Ryse: Son of Rome e Quantum Break. São jogos ótimos e que merecem muito uma continuação. Alan Wake e Quantum Break já deixam a história aberta para isso. A Microsoft tem ótimas franquias, mas parece que só tem olhos para Halo, Gears e Forza…

      1. Há um erro grave na matéria. Os jogos citados não são First Party, portanto não depende somente da Mcrosoft. Não pertencem a Microsoft e por isso não faz sentido pedir isso dela quando tudo o que mais foi pedido dela é que focasse em jogos 1P, novos ou antigos, mas que fosse exclusivos das plataformas Xbox. Muitos caixistas criticaram Phil Spencer diretamente sobre isso e ano passado ele prometeu focar mais em 1P. Essas criticas vieram depois do anuncio que Rise of The Tomb Raider e Dead Rising 4 também estavam programados pra serem lançados no PS4.

        É melhor a Microsoft investir em jogos que realmente vão pertencer ao Xbox. Além disso, a Microsoft já tentou comprar Ryse como alguns rumores confirmados afirmaram mas não houve acordo. Pra mim, Ryse é como um Forza feito pela Playground ou Turn 10, tem o nível de excelência e, por isso, mesmo se fosse comprado o ideal seria garantir que os mesmo desenvolvedores trabalhassem nos jogos, assim como Sunset Overdrive, Alan Wake, Recore, etc…

        Em resumo, eu acho que a MS deveria comprar estas franquias para poder investir em continuações mas também manter os mesmo desenvolvedores que são os melhores para tais temas.

        1. Existe jogos que estúdios que terceiros que as empresas compram para serem exclusivos como é o casos de alguns citados na matéria e como é o caso recente do Homem Aranha para PS4.

          1. O próprio Gears era second party, e a Microsoft comprou da Epic. Pode ocorrer com outros dessa lista, como Ryse.

            Mas acho que a vibe atual da Microsoft é investimento de baixo risco e alto retorno, como o mercado independente por meio do Id@ Xbox, e com superproduções cada vez mais pontuais.

          2. Eu acho que ela de modo geral deu uma segurada momentaneamente por conta do Xbox X e por conta dos investimentos do sistema cujo vai ser uma das maiores. Creio que a partir de 2018 ela lance mais jogos novos e as franquias já conhecidas.

        2. acho que a MS não vai comprar esses studios pq são caros e não garantem retorno… a MS não vai investir em algo que não tenha retorno garantido… vai por mim… eles vão investir em studios mas um que seja como uma naughty dog da vida… que é certeza de lucro… fable mesmo eles devem pensando quem poderia fazer uma continuação para o fable para não estragar a franquia… depois do que essas empresas aprontaram com a MS (fable legends, scale bound e crackdown) acho que ela está com o pé atras de deixar na mão de qualquer um… mas vamos ver.. mas a MS já tem studios ótimos… eu se fosse ela focava nos indies promissores e dava um upgrade nos caras…. tem muito cara bom… como esse do cuphead… o do ori, o do las night… tudo cara que faz milagre com pouca grana… não que muita grana vah fazer milagre, mas se vc der condições para esses caras vc consegue montar um studio FODEROSO!! com bons recursos e tempo… até lá vc pode focar em desenvolver o que já tem… e tentar atrair franquias do PC…

    1. Nenhum desses jogos citados no texto da matéria ou no teu comentário são franquias da Microsoft. Então você está equivocado ao criticar a Microsoft por não explorar mais estes jogos, não são jogos First Party.

  3. Alguns são realmente ótimos mas eu dispenso uma continuação simplesmente porque não cabe continuação para alguns deles. Quantum Break e Alan Wake são dois exemplos onde não cabem continuações em suas estórias, quem jogou e lembra da história sabe que seria inútil e chato spin offs desses games. Já para os demais citados na matéria seria legal termos continuações, no entanto vocês devem lembrar que nenhuma das franquias acima pertence a Microsoft, então nada disso! É melhor partir pra jogos 1P novos ou pegar uma existente pra dar continuação.

      1. Discordo…

        Sobre Allan Wake, o américans nightmare tava mais pra um spin off, não vi continuação naquilo. São jogos que dependem principalmente da narrativa, histórias desses games já estava finalizada em um único jogo.

        Para a temática de Allan Wake eles poderiam abordar histórias diferentes. Tipo, fazer um novo game baseado em terror psicológico porém com outro protagonista também escritor e que fosse atormentado por suas próprias histórias mas que esta estória fosse diferente de Allan Wake. Novos elementos, inimigos diferentes (poderiam ser aliens, ou inimigos como visto em silente hill), … enfim, um antagonista diferente. Assim eu acho que ficaria legal pois o mundo de Allan Wake foi concluído ainda no X360.

        Em Quantum Break só se transformassem o protagonista em um super herói, daí faria como os jogos da Marvel. Colocaria outros vilões também poderosos mas já sabemos que nada derrotaria o poder daquele que controla o tempo… ia mudar muito o foco. Quantum Break já foi finalizado em seu primeiro game…

    1. Quantum Break teve um gancho no final pra uma possível continuação. Alan Wake teve o spin off Alan Wake: American Nightmare que um bom jogo, também disponível na retro.

  4. Tem muita gente que critica esses jogos aí!

    Todos esses jogos são muito bons, mas cada um com suas limitações. Se a Microsoft não dá continuidade em nenhum desses jogos porque não vendeu tanto quanto queriam, acho isso muito injusto.

    Com certeza esses jogos tem seus fãs e uma sequencia deles corrigiriam todos os erros dos anteriores e poderia pegar um publico maior. Mas o jogo que vejo pronto pra uma sequencia é Sunset Overdrive. Nem sei se vendeu muito bem, mas até hoje vejo muita gente que nem tem Xbox elogiando o jogo.

    mas a sequencia que mais queria não é nenhuma dessas aí e sim uma do primeiro Xbox. Ninja Gaiden poderia retornar né..

  5. Olha, se não fossem algumas escolhas de design questionáveis como batalhas randômicas (que comprometem o ritmo de exploração em alguns mapas), o Lost Odyssey certamente o colocaria como um dos maiores rpgs que eu já joguei. A fábula criada é magnífica, os personagens tem carisma, Arte bem feita, e o sistema de batalha não compromete.

    Recore vejo de forma semelhante, um potencial gigante, jogabilidade com feeling do mega man, Jet foce Gemini, mas algumas escolhas questionáveis comprometem o ritmo do jogo. O último prédio antes do boss final é enfadonho e desnecessário.

    1. Lost Odissey foi um puta game viu!!! Recorde to jogando e curtindo mto. M$ tem bons títulos na geladeira, basta pegar e desembolsar eles

      1. Sim, Lost Odyssey é sensacional, o único defeito são as batalhas randômicas, parei no final do 4º disco, numa fase de labirinto por não aguentar ser interrompido de minuto a minuto com essas batalhas. Não fosse esse detalhe, seria um jrpg nota 10 pra mim.

  6. Pra mim, todos esses seriam sensacionais se fossem continuados. Mais uma serie maravilhosa e mesmo nao sendo exclusiva, Dead Space, seria muito bom se tivesse o 4 pro One, cara, seria bom demais jogar mais um só desse survivor horror bom demais!

    1. O problema de Dead Space e que ela deixou de ser um Survival Horror pra virar um TPS no 3º jogo, também tendo um final meio estranho. No entanto, ainda continua sendo um monstro de uma franquia até hoje.

      1. Eu, particularmente, achei o 3 sem aquela pegada survivor horror até a metade. Depois achei que ainda sim deu pra curtir legal. Mais de fato um monstro de franquia, sem dúvida!

  7. Sei que vc mantém o site sozinho é que não dá pra ficar revisando muito, mas erro no título tb é demais. Só esse mês foram pelo menos 2 notícias com erro de português no título. Alivia aí. Esse é o melhor site do ramo que eu conheço e não custa nada revisar o título antes de publicar, né…

  8. De fato todos estes exclusivos merecem continuação, mas não vão ter porque os donos de Xbox One não tem prestigiado a prata da casa, lamentávelmente. Eu tenho todos os jogos citados no artigo e me diverti bastante com todos. Ryse chegou perto de ter uma continuação totalmente bancada pela M$, porem a Crytek não topou, pois teria que abdicar dos direitos do jogo.

  9. Eu acho é que deviam contratar alguns caras da extinta Bizarre Creations (a empresa de Project Gotham Racing, por sinal) pra fazer uma “continuação espiritual” decente de Blur.

    Esse foi um jogo bem legal da geração passada que não teve continuação e que agradaria muito os caixistas (eu acho).

    1. Não, ce tá loko ? Blur era um Mario Kart com carros de verdade. A Microsoft já tem Forza Horizon como jogo de carro arcade, não precisa produzir mais um.

        1. Concordo cara… Eu adoro Forza Horizon (não curto os motorsports), mas é preciso variedade na lineup senão daqui alguns anos estaremos nos contentando com um Forza 48…

  10. Eu tenho quase todos esses jogos faltando apenas Quantum break que só não comprei porque estou sem grana, porém será minha próxima aquisição. Compraria facilmente se lançassem Ryse 2 jogo fantástico que merece melhorias apenas com uma diversidade maior de combates diversificados e desafios como um multiplayer de versus também fora isso o jogo é fantástico, e sunset over drive cara, esse jogo é único e merece mais atenção, o jogo só não foi perfeito por não ter um multiplayer versus também, pois a galera ia adorar colocar os personagens que criaram para um combate em um multiplayer um contra o outro , para mim esse foi o único pecado desse jogo pois o sistema de combate parece que foi feito para multiplayer versus . O jogo é muito original com uma jogabilidade única que chama atenção não só de jovens, como de crianças e adultos, simples um show o jogo. E Recore é um excelente jogo que foi feito as pressas esse é o único problema para mim do jogo pois o jogo é bom e gostoso de jogar, eu ainda estou zerando ele Espero que tenha continuação dele, é espero que tenha dinheiro para comprar isso tudo, pois além dos exclusivos de qualidade ainda temos também os excelentes jogos lançados para as diversas plataformas. Cara é muito dinheiro para gastar. É pouco no bolso do Brasileiro, mas valeram apena cada centavo gasto

    1. Concordo plenamente, tudo jogasso, alguns precisam de melhorias, exemplo ( Ryse son of Rome), sistema de combate repetitivo, mais quê jogo fora isso, o Recore falou tudo feito as pressas, nem por isso ele é ruim bom jogo, tenho todos esses jogos são mto bons recomendo com certeza.

  11. A Microsoft foi corajosa, entrou num território dominado na época, Por Sony e Nintendo, e vem fazendo História, acredito que bem Administrado o Xbox em um futuro breve Reinará. Os jogos citados tenho todos, e todos são mto bons, agora quanto a uma sequência, depende só o futuro dirá e se tiver eu compro com certeza. Obs não sou Caixista, apenas jogo, tô tentando comprar o Swith e tô jogando o Horizon Zero Down, não sou fã Boy apenas gosto de um bom jogo, boa jogatina à todos.

    1. Bacana ler um comentário como estes num mundo cheio de haters e mimimi.
      Apesar da minha plataforma principal ser o xbox one (mais de 300 jogos graças à Live gold e promoções), também tenho o Nintendo Switch. O defeito deste último é o preço proibitivo de alguns jogos.

      1. Obrigado por seu comentário, acho que o importante é jogar e se divertir, independente da plataforma, como vc falou mto mimimi estão esquecendo o principal a diversão, de verdade tô mto feliz pela MS ter entrado nos consoles, fez a Sony e Nintendo se mexer e fazer jogos e consoles melhores, se a Microsoft não tivesse entrado não teria essa concorrência Saudável, as brigas ficam pra quem não sabe se divertir e respeitar o gosto das outras pessoas, e vlw boa jogatina tô doidinho pelo novo Zelda kkk.

    1. Mas ori já está com uma continuação em andamento, e no texto cita somente aqueles que provavelmente não terão um segundo game (apesar que acredito que terão sim , isso é apenas questão de tempo!).

  12. Vanquish do 360 poderia ser lançado para o One… Mesmo que fosse retrocompatibilidade… Foi um dos jogos mais legais do 360 mesmo não tendo mto sucesso por aqui…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *