Carregando...

Astral Chain é a nova vítima de “review bombing” no Metacritic

O novo jogo exclusivo da Platinum Games para Nintendo Switch está recebendo uma onda de reviews negativos no agregador de notas Metacritic pelos usuários. As críticas feitas pela mídia ao Astral Chain foram positivas: com 59 notas coletadas pelo Metacritic, o título dos criadores de Bayonetta tem uma classificação média de 87. No entanto, nas notas dadas pelos usuários, a realidade é bem diferente, e isso se deve ao “review bombing“.

Review Bombing é uma prática utilizada em plataformas como o Steam e em outros lugares onde os usuários podem avaliar um trabalho com uma pontuação com o objetivo de protestar por motivos diferentes. No caso de Astral Chain, a razão para as notas baixas (muitas delas são zeros) é que o título é exclusivo do Nintendo Switch. Jogadores estão atribuindo notas ruins ao título só porque ele não está disponível para a sua plataforma favorita.

Assim, com 2.479 pontos divulgados pelos usuários no Metacritic, existem 1.430 comentários positivos e 1.030 negativos no momento da redação deste texto, ao qual devem ser adicionados outros 18 opiniões mistas (notas inferiores a 75, mas acima do aprovado).

O que esses números mostram é que muitos usuários atribuem notas baixas em protesto e outros responderam dando pontuações muito altas para equilibrar a pontuação geral dos usuários, que atualmente é 6. Não é a primeira vez que isso acontece.

Seria essa forma correta para punir um jogo por não estar em sua plataforma preferida? O que vocês acham?

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.