ASUS NovaGo: seu notebook agora é um smartphone

asus-novago

O Windows Central fez uma excelente análise prévia do ASUS NovaGo, um dos primeiros PCs com Windows 10 com processador ARM.

Na propaganda da Microsoft e da Qualcomm é dito que “o melhor dos smartphones chegaram aos PCs” e agora os “PCs estarão sempre conectados”. Aguarde essas duas frases em suas mentes.

O ASUS NovaGo indica mais uma grande aventura na ASUS – uma empresa que esteve entre as primeiras em uma série de inovações bem recebidas, do ultrabook ao 2-em-1 para o netbook, e até mesmo na indústria móvel.

Foi dito “indústria móvel” por um propósito, porque os dois dispositivos anunciados com Snapdragon no evento anual da Qualcomm – o outro foi o destacável HP Envy x2 são essencialmente smartphones com o Windows 10 S. Eles podem parecerem notebooks por fora, e no caso do Asus NovaGo, é um conversível, mas eles oferecem todos os benefícios do seu smartphone médio. Internamente são smartphones.

Os principais benefícios do Windows 10 nos PCs ARM se reduz a três características principais:

  • Instant on – Como o seu smartphone, os PCs ‘sempre conectados’ não hibernam;
  • Novamente, como um smartphone, não é necessário que a rede Wi-Fi ou LTE se desconecte com o Windows 10 no ARM; esses PCs receberão notificações, alertas e dados sem nunca se desconectarem.
  • Duração da bateria – Alguns smartphones conseguem um dia de vida útil da bateria, mas um PC ‘sempre conectado’ é pelo menos quatro vezes maior que um smartphone, o que significa a adição de baterias maiores para o mesmo hardware. Então, ficar uma semana inteira sem recarregar provavelmente não está fora de questão.

A Intel fez avanços na eficiência térmica, mas nada se aproxima do ARM agora. Apesar das vantagens da vida útil da bateria inerentes aos chips Intel Core da 8ª geração – temos agora cerca de mais de 20 horas de duração da bateria em hardware realmente high-end – nada que a Intel construa hoje se aproxima da eficiência térmica de um chip ARM. Adicione LTE e o potencial de aplicativos e serviços sempre atualizados (a atualização em plano de fundo acontece sempre, não apenas quando o computador está conectado ao Wi-Fi) e a proposição é bastante atraente.

Asus NovaGo: Especificações

[youtube]Nyxl3_cVBro[/youtube]

Ficará disponível no “início do próximo ano” a partir de US $ 599 para o modelo de 4GB/64GB. Veja como são as especificações:

  • Windows 10 S (atualizável para Windows 10 Pro)
  • Qualcomm Snapdragon 835 @ 2.6GHz
  • Adreno 540 GPU @ 710MHz
  • Tela 13.3 Full HD (1920 x 1080) LCD
    4GB/8GB 1866MHz LPDDR4x RAM ($599/$799)
  • 64GB/256GB UFS 2.0 ($599/$799)
  • Câmera HD (1280×720) 802.11ac Wi-Fi (2×2 MIMO)
  • GPS Snapdragon X16 modem (1Gbps DL / 150Mbps UL, 4×4 MIMO)
  • 52Whr LiPo battery (22 houras max.)
  • Windows Hello por impressão digital
  • 2 USB-A, 1 HDMI, 1 audio jack
  • Entrada para chip nanoSIM
  • Suporta cartão microSD
  • 12.44 in. x 8.7 in. x 0.59 in 3.06

ASUS NovaGo Snapdragon

[youtube]Z2qQ3e0YsWg[/youtube]

Aqui é onde as coisas ficam interessantes. O NovaGo executa um Snapdragon 835 SoC em 2.6Ghz, cerca de 5.8% maior do que a velocidade de clock mais rápida encontrada em um telefone Android com o mesmo silício.

Dado o tamanho maior do corpo de um notebook, o chip com 10nm tem mais espaço térmico. A Qualcomm e a Microsoft estão trabalhando na otimização do Windows no ARM há um ano e as empresas dizem que os usuários provavelmente não notarão uma grande diferença de desempenho ao executar aplicativos do Win32; a principal diferença é que, na inicialização inicial, o aplicativo emulado é compilado e mantido na memória, então é necessário esperar algum tempo de carregamento adicional.

A Qualcomm também está confiante de que a sua GPU Adreno 540 poderá manter um certo desempenho aceitável ao jogar games ou se engajar em outras atividades intensivas, uma vez que a saída térmica é muito menor do que os componentes HD Graphics da Intel.

A mudança também dar espaço para uma bateria maior e traz consigo outros sensores significativos, como o GPS, o que ajudará a localizar mais rapidamente do laptop ao usar aplicativos de mapeamento.

Além disso, o Windows 10 S se comportará da maneira como um smartphone se comporta – da forma como o iOS, o Android e o Windows 10 Mobile foram criados – para atualizar constantemente e de forma inteligente os aplicativos e serviços em segundo plano, de modo que tudo sejam sempre atualizado e sincronizado.

O NovaGo não é o melhor laptop da ASUS, mas representa uma nova e excitante era na computação móvel. Não há dúvida de que, com a Qualcomm se tornando mais envolvida na história do Windows 10 e ajudando a empurrar as ideias desses laptops, destacáveis e conversíveis para o mundo da onipresente conectividade, é um bom momento para o ecossistema da Microsoft.

105 comments on “ASUS NovaGo: seu notebook agora é um smartphone

    1. Faz ligações e aceita chip (no caso, um nanochip). As ligações podem ser feitas via Messenger, VOIP, Telegram, Skype e tudo mais. Atualmente, o pessoal usa VOIP mesmo.

      Contudo, leia melhor o texto para entender a questão.

  1. Isso tudo só vai ficar realmente bom daqui a 2 anos. Se vender bem, desenvolvedores vão começar a tomar vergonha na cara e fazer versões ARM nativas dos seus programas em paralelo com as x86. Assim dispensa a emulação.
    Ou a emulação começará a receber mais implementações via hardware nas futuras versões dos snapdragon. Economizando trabalho de software.
    Eu só sei que deve estar havendo muito burburinho e alvoroço dentro do QG da Intel. kkkkkkkkkkkkkk

      1. Na verdade, pelo que parece, a Intel vai correr atrás e lançar um chip ARM tbm ?. Como é uma categoria e pcs que, teoricamente, teria um outro público, melhor ela tentar entrar no fluxo.

      1. a ideia do smartphone agora é… os smarts e pcs estão cada vez se fundindo mais, Samsung dex, windows on arm, logo vc vai definir somente o tamanho da sua tela, pode ser de 5 polegadas ou 12 todos terão a mesma função, claro q limitados pelo seu tamanho. A microsoft acabou de jogar na cara seu windows arm64 e a galera não percebeu hahah

    1. Mano, é uma analogia. Se vc interpretar todas as coisas ao pé da letra como faz nesse site, creio que pelo nome do seu perfil vc deve limpar seu órgão excretor com lambidas.

      1. ele leva tudo ao pé da letra… sempre comenta o mês 7…. não entendeu a analogia disso, achou q tudo mudaria na plataforma do dia pra noite auhauhauah só um crianção da internet

    2. KARAY VÉI,
      de acordo com as opiniões dos fanboys,
      meu desktop pentium de 2003 já era um smartphone…

      fazia ligações voip e com o auxilio do modem da USRobotics,

      ligava até para telefones móveis ou fixos, pela linha discada, utilizando o discador do fax,,

  2. Agora é questão de tempo. O primeiro passo foi dado. Chuto ai uns 3 anos para termos realmente um PC de bolso com funções de telefone. Se será Surface, Asus, Xing-ling, não sabemos, mas estamos vendo uma nova era se formando.

  3. Um novo olhar para a mobilidade como a conhecemos está surgindo. Agora se os idiotas não tem a capacidade de observar esse novo cenário, não se pode fazer nada.

  4. É um puta notebook. Resolve o maior drama do setor que é bateria.

    Mas não é nada revolucionário.

    E se eu comprar no ano que vem, não vou poder atualizar pro Windows 10 Pro, então essa parada aí é conversa mole. CADÊ O OFFICE DA LOJA??

          1. Revolucionário mesmo uma bateria que dura mais.

            Mudou completamente a forma como usamos computadores

          2. sem cooler, alta bateria, seu computador ligado na hr sempre com internet e ótimo desempenho… nada revolucionário kkk #TECHMANJA

          3. revolução mesmo é o galaxy s8 e iphone X né kkkkk, pegar um défice de produtividade e deixar ele mais produtivo ainda não é.. o que dizer dessa geração q ainda pede mesada para os pais auhauhauhau

        1. pois é em uso moderado.. q esses notebooks são capazes de uma semana hahaha sem condição de competir, o espaço pra bateria é muito maior

    1. A última coisa revolucionária em tecnologia foi exatamente um iPhone. Ele que deu origem à isso aí que você tem no bolso e que faz de tudo atualmente

      1. Ironia? Meu, mesmo que ele não caiba no bolso, se funcionar na mochila com um fone sem fio, Cortana, e no máximo um visor atrelado a um relógio,um “pingente” de gargantilha, ou um “cartão” como um vídeo-conceito antigo da MS que um japonês segura um “smart phone” que separa em dois, para usar como telefone, eu já compraria um certamente!

        1. Ai eu concordo em partes… Tem muito o que testar e evoluir ainda para saber se tem futuro. Mas comparar com o RT é bobagem.
          Offtopic. Eu tenho um RT, o 2520 da Nokia,é muito bom, morreu pq a loja não vingou, foi pena.

          1. Qdo a pessoa quer reclamar, não enxerga nada na frente mesmo…pelamor.

            Óbvio que falta muito app, mas ainda uso para minha agenda do consultório, músicas (onedrive e radios online) , netflix, navegação, algins joguinhos ainda funcionam (lara croft go, e os dois halos mobile entre outros). Tweeter, facebook ,email e muitas outras coisas básicas. Não é um aparelho que a pessoa deve comprar hoje, mas como já tenho mesmo, faço um bom uso dele.

          2. Eu também ia adquirir um na época , felizmente tive o bom senso em adquirir um iPad , realmente vc faz um bom uso dele .

          3. eu tive o ipad 2, 3 e 4 antes do RT. enjoou. tudo a mesma coisa. ainda fiquei p da vida qdo a apple lança o 4 correndo só pra mudar o conector.

            mas uma coisa confesso: além de ser ex-fã da nokia, comprei o RT na esperança da MS colocar o win10m nele. me lasquei nessa, mas não deixei de usar muito e gostar bastante.

          4. Eu tambem fui fã da Nokia ……quando usavam o Symbian 3 e Meego , alias tenho um N9 que roda atualmente o OS Sailfish , rodando WP nunca me interessei.

          5. Acho que o Jairo ainda acha que o Snap, Pokemon e Youtube são a única forma de diversão do planeta. Se tivesse bateria, meu Samsung com WP7 ainda poderia ser usado para muita coisa, pois roda liso… Não tem as inovações de hj, mas nem todos(como eu) são fascinados por redes sociais ou apps modinha: com uma câmera boa, com flash, fazendo ligações, tendo agenda, e funcionando, basta para alguns (muitos) por aí!

          6. é como eu falei no meu comentário…pra hoje não serve mesmo, tanto que está morto, mas como já tenho, pq não usar?
            meu plano para ele gora é levar para casa, colocá-lo no painel onde fica a tv, games e liga-lo na barra de som, vai ficar legal. qdo eu fizer, tiro fotos e mando. se quiser seguir no IG, eu costumo colocar lá. @ricardo.gtg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *