[Atenção!] Project Scorpio pode ser a forma final do Xbox: um PC com Windows

mouse-teclado-pc

Muitas pessoas que acompanham apenas o Xbox ainda não entenderam o que a Microsoft quer com este produto, mas se você acompanhou as últimas notícia da Microsoft, já deve saber que ela vai unificar tudo. Mas calma, um celular continua sendo celular, um PC continua sendo um PC e um console continua sendo um console, ou quase isso. Tais dispositivos se tornarão híbridos e poderão pegar as vantagens um do outro. Parece loucura, mas é isso o que está acontecendo.

Para uma convergência total, acreditamos que isso levará mais um dois ou três anos. Contudo, de acordo com o The Verge, isso poderá acontecer já no próximo domingo, o que levaria os fãs do Windows a loucura. E o pior de tudo, surgiram evidências fortes que isso poderá acontecer.

Antes de mais, a Microsoft tem falado sobre a convergência da sala de entretenimento e software Windows desde o Xbox original. Seus consoles sempre foram uma espécie de cavalo de Troia. E com o Xbox One, a estratégia antes escondida se tornou pública. O primeiro comercial do Xbox One não tinha jogos, falava bastante de TV, esportes, seriados e parcerias televisivas. A Microsoft quer muito mais que o público gamer.

Microsoft tem procurado um PC na sala por décadas

Ter uma máquina poderosa na sua sala apenas para jogos não é dos planos da Microsoft, e ela tem razão. O Windows é uma plataforma incrível, e o Scorpio poderá ser um PC também incrível. Para estudantes universitários, o  Xbox pode ser computador perfeito e necessário (que por acaso, jogar jogos). Para adultos, pode ser o centro de um SmartHome. Para as crianças, ele roda Minecraft. Trabalhar, estudar, jogar, central multimídia, e muito mais. Se o monstro tem poder, então explore tudo o que o Windows pode oferecer!

Ah, mas você só quer jogar? Que jogue! Inclusive, alguns jogos de PCs poderão ir para o console da Microsoft já no próximo domingo, mais isso é um assunto para uma outra matéria.

Lembram dessa imagem do teaser da Microsoft:

scorpio-crowd-tease

Há uma mensagem “X10S101-317” exibida em um palco com uma multidão de pessoas. A Microsoft normalmente usa este tipo de formato de data para o software do Windows e Xbox, portanto, se você separar o X10S para se referir ao console, em seguida, o restante 101317 pode significar 13 de outubro.

O que é X10S? Seria o nome do console? Xbox 10 S? ….

A convenção de nomenclatura se encaixaria com Windows 10 S, o sistema operacional recém-anunciado. Windows 10 S só executa programas baixados da loja do Windows. Na prática, tudo o que rodar no Windows, inclusive os games da Steam ou o Microsoft Office, poderiam ir para o Xbox, desde que fossem publicados na Windows Store.

Talvez nada disso aconteça. Talvez a Microsoft abandone o UWP ou Xbox Play Anywhere e volte a dividir tudo. Mas isso parece cada vez mais improvável. Seja qual for o caso, nós saberemos domingo se isso ocorrerá ou não.

Você gostaria que acontecesse?

91 comments on “[Atenção!] Project Scorpio pode ser a forma final do Xbox: um PC com Windows

  1. Resta saber se essa estratégia irá agradar. Na E3 de 2013 levou um tombo por causa dessas “inovações”.

    A Microsoft quer inovar na marra em todas as esferas e isso não tem me agradado. Ainda bem que temos opções se essa revolução toda não for do nosso agrado.

    1. Isso é um fato. Quando a pessoa compra um Xbox ela quer jogos e ponto e em segundo plano média center e não o contrário média center e depois jogos. Senão vai acontecer o mesmo que aconteceu com o ONE.

    2. duas coisas mataram o one na apresentação, conectividade 24 horas pra funcionar e não poder emprestar games… isso sujou e muito o nome o ps4 disparou na frente, ai já sabe como vai ser o pensamento de quem compra console novo “vou comprar oq os meus amigos tem”

  2. Caso a MS faça tudo certinho, não tem nada complicado. Não sei pq algumas pessoas ficam tão alarmadas. Sempre existiram jogos de pc que rodavam melhor ou pior bonitos dependendo do seu pc…hoje existem celulares que ajustam a config do jogo dependendo do modelo…é a mesma coisa.

    1. Console é console, PC é PC, celular é celular. Isso é bem definido na comunidade gamer. Se, veja bem o que quero dizer, SE a Microsoft mostrar jogos e não querer empurrar Windows goela abaixo nessa E3, ela vai acertar.

      Hoje eu prefiro Xbox a Playstation, mas não me agrada em querer transformar jogos em serviços. Sabe como é, não mexa no meu console, rsrs.

        1. Se a Microsoft mostrar aplicações de Windows em plena E3 nesse novo aparelho vai cagar tudo. Tomara que foquem em jogos e deixem isso como uma coisa secundária.

  3. Texto maneiro, show! Mas “jogar jogos” é o mesmo que “descer para baixo”, “subir para cima”, ou ainda, “entrar dentro”. Mas está valendo. Fico me perguntando se um estudante utilize o site para fins acadêmicos tenha que corrigir os erros para incluí-los no trabalho? Site REFERÊNCIA tem que zelar pelo seu público e seu status!? ?

        1. jogar jogos é pleonasmo, assim como perguntar perguntas

          é que no inglês não é, como “to play a game” e “ask a question”

          por isso que usar o bing translate precisa de revisão

          1. Concordo! Por isso, comentei sobre os conteúdos acadêmicos! Utiliza-se bibliografia, e esses erros contidos nesse site, que eu considero como referência, reduziria o “peso” do conteúdo adquirido!

  4. Aparece cada figura nos comentários
    É um Xororô do cão…
    A ms esta ouvindo e dando apoio aos seus consumidores mais do q qualquer outra plataforma
    Isso é fato

  5. Esse ano nao vai ter shemnue 3, the last of us 2 ou um novo god of war que segure a Microsoft, os sonystas que ja preparem os lenços

  6. Perfeito seria se o Scorpio fosse um sistema dual boot. onde um boot seria o Xbox one e o outro um PC com Windows 10 S. Mas acho que o mercado não aceitaria tamanha concorrência desleal, desbancaria o mercado de PCs e de consoles concorrentes.

      1. O problema é que O windows 10 do Xbox, para ser um sistema prático e direto ao ponto, é limitado e muito diferente do Windows 10 PC. Fazendo apenas um sistema universal, não seria Xbox, mas apenas mais um PC e sem a praticidade do console. separar o sistema agradaria dois públicos os de console e os PC Gamers. e venderia como água.

        1. Nada disso, tudo isso é personalizável. Não espere ligar o Scorpio pela primeira vez e logo de cara ver a desktop do Windows 10, vai ser o app Xbox com toda certeza. Vai continuar sendo um console mas que abrirá apps de desktop muito provavelmente. Pra um consumidor de consoles, será como o Xbox One ou qualquer outro console, mas para um PC gamer será muito mais já que o nível de usuário de um PC gamer é avançado.

        2. não faz muito sentido, o cara q compra um Xbox quer uma experiência de sofá a diferença é q agora a microsoft está unificando tudo e adaptando para cada ambiente.

    1. Isso seria um retrocesso. Um único boot pra tudo. Com os novos softwares de aumento e exploração de desempenho, o dual boot não é necessário.

  7. Tinha que ser um híbrido, para pode navegar,instalar programas,jogar,uma cenyral multimídia, fazer upgrade de hardware, tipo.placa mãe, memória, placa de vídeo, processador,poder rodar jogos de PC escolhendo entre as configurações low,medio é hight poder ter um app de steam etc etc…

  8. Pra mim isso já estava claro há algum tempo.

    Todo mundo está prestando atenção na Sony, mas o verdadeiro inimigo que a Microsoft quer atingir com o Scorpio é, de fato, a Valve e o seu Steam. Do contrário, não haveria tanto investimento em retrocompatibilidade, programas de desenvolvimento de jogos indies, tampouco qualquer preocupação com o poder do console.

    A longo prazo, não creio ser do interesse da Microsoft que usuários continuem jogando no Windows. A menos, é claro, que a máquina rodando Windows seja um Xbox.

    Levando isso em consideração, creio ser plenamente possível o Xbox One S e o Scorpio coexistirem por um tempo, pois o S terá ainda muita utilidade como um media center, e se tornará cada vez mais acessível e com mais recursos do que máquinas dedicadas.

      1. Discordo. A Valve oferece um serviço porco e extorsivo, e só continua com a fatia de mercado que tem pq as pessoas são acomodadas e se acostumaram com a plataforma. Das lojas digitais, só a da Ubisoft consegue ser tão ruim quanto. Nem o client do Steam é bom.

        PC Gamer, assim como a maioria dos usuários de Windows, é um bicho acomodado qdo se trata de software. Incrível como têm disposição pra montar máquinas fodonas e não têm pra experimentar coisas novas.

        1. Extorsivo? Certeza? Nunca vi promoções tão vantajosas quanto as Summer Sales da Steam em lugar nenhum. E a Steam, mesmo não sendo aquela maravilha, é imensamente melhor que a Origin e a uPlay

          1. 30% de cada venda de jogo e taxas draconianas pra conteúdo de usuário no Workshop não te soam extorsivos?

            Qdo um jogo meu não funcionou no Origin, no mesmo dia me deram uma licença de outro jogo sem custo algum. Qdo precisei do suporte técnico do Steam, só fui receber uma resposta deles dois meses depois, e ainda era uma resposta padrão.

            Na própria Live tem várias promoções tão boas quanto as do Steam. E, ultimamente, as promoções do Steam não têm sido tão boas, especialmente pra jogos AAA. Os preços do Steam só são melhores hoje devido à plataforma PC ser mais barata (pois o modelo de negócios dos consoles é vender máquinas com prejuízo e compensar o déficit na venda de jogos).

          2. E você acha que os devs não repassam esses 30% para os jogadores? para de ser ingênuo.

          3. Se repassam, é melhor ainda pra Valve, que recebe uma fatia maior por venda, e pior ainda pro consumidor, que paga mais caro. Quem perde é sempre o consumidor.

            Os jogos de PC estão ficando bem caros, e a única vantagem em cima do console é que os jogos do console são ainda mais caros, pq é um modelo de mercado diferente. Aquela bonança que havia uns 4, 5 anos atrás não existe mais hoje.

            E, dependendo do jogo, eu constatei que existem promoções até melhores nos consoles do que no Steam (costuma acontecer com jogos mais antigos).

          4. Discordo. Os preços da Steam são bons porque são bons ué. O mesmo jogo muitas vezes na uPlay é mais caro que na Steam.

            Rainbow Six Siege por exemplo, vi mais promoções dele na Steam do que na própria loja da Ubisoft.

            Querer se meter com a Steam é a mesma coisa que alguém querer concorrer com a Microsoft nos PC’s ou ela mesma tentar concorrer nos smartphones. É um mercado definido.

          5. Vc não pode se basear somente no Brasil, preços bons na Steam aqui mas nem tanto lá fora.

          6. Obviamente que lá a diferença é menor por conta da conversão do dólar.

            Lembre-se que um dólar são 3 reais e alguma coisa

    1. “Todo mundo está prestando atenção na Sony, mas o verdadeiro inimigo que a Microsoft quer atingir com o Scorpio é, de fato, a Valve e o seu Steam. Do contrário, não haveria tanto investimento em retrocompatibilidade, programas de desenvolvimento de jogos indies, tampouco qualquer preocupação com o poder do console.”

      Perfeito… Falou tudo!

  9. Pra mim ñ existe forma final de nada. Tudo evolui ou regride. Scorpio pode ser lançado de um jeito agora, mas isso ñ significa que no futuro não mude nada.

  10. Pode ser que aconteça isso tudo, alias, não vejo problemas nenhum nisso.

    O problema é fazer propaganda disso, não pode! A Microsoft aprendeu muito com o lançamento do Xbox One, e mesmo que seja um home center, eles vão anunciar como console de jogos.

    Com certeza na E3 vão mostrar o console para games, as outras features devem aparecer durante os próximos dias.

    1. Se os caras chegarem na E3 com esse papinho de dispositivo completo e sei lá o que vai ser um fracasso total e motivo de chacota.

      E3 é lugar de jogos.

      1. Microsoft tá ciente disso. Essa chefia do Phil Spencer foi exatamente pra tirar essa imagem do Xbox. Tô tranquilo quanto a isso.

        1. ele tá chorando a dias. nem dá trela. eles ficam falando de jogos para 2030 na listinha deles porque nem internet o console tem, imagina um pc completo!?

          1. Vc precisa entender o tamanho desse feito. É o Oscar cara!

            Mas enfim, eu colei essa notícia aqui só pra vcs lembrarem do que eu disse recentemente sobre vender experiências, não poder gráfico.

          2. Gamers estão interessads em jogos hardcore, apenas a minoria vai dar muita atenção no é menos importante. Mas não deixa de ser um grande feito se conseguir é claro, mas ainda tem pouca importância. O valor da experiência é algo pessoal, cada um vai ter uma experiência diferente para um mesmo jogo ou filme.

    1. Sony = Exclusivos excelentes e não importa se roda a 4k ou menos no PS4 Pro.
      Microsoft e Scorpio = Foda-se se vai ter jogos, sendo 4K, pode ser até campo minado.

  11. Alguém sabe dizer se o imposto aplicado em PCs é menor que o aplicado em consoles? Se for…

    Eu sou a favor disso, um PC console, daí pronto, meus PCs serão todos Xboxes. Tendo em vista que a busca por lucro na venda de consoles é baixo, isso significa dizer que o Scorpio seria o PC muito poderoso mais barato que haverá. Só espero que ele venha com mais poder de CPU.

    1. PC = Steam.
      Tirando meia dúzia de exclusivos da Microsoft, a imensa maioria está na Steam, Nuuvem, Origin e Blizard.
      Xbox sempre será um console. No dia que ele se debandar a ser um PC, significará a morte dele.

      1. Uma coisa é certa, quem joga Xbox e tem PC também vai jogar Xbox no PC. Steam já está há muito tempo constantemente oferecendo mais no PC, mas não significa que sempre será a melhor. Os consumidores estarão onde tem o melhor preço e serviços e não onde um fã dá Steam quer. Jogadores casuais ou iniciantes em geral vão jogar onde eles encontrarem jogos… Se for num PC com Windows 10, principalmente se for o Windows 10 S, com certeza vai dar Xbox (Windows Store). Eu cansei de pesquisar sobre jogos no meu PC e nunca vi ou fui parar na Steam… A MS vai ganhar espaço no PC com toda a certeza. Talvez nunca chegue a ter a mesma quantidade de usuários para “jogos” especificamente, mas com certeza vai dar retorno pra MS. Em relação a qualidade das loja e outros detalhes, isso pode ser moldado com o tempo.

        1. “Os consumidores estarão onde tem o melhor preço e serviços e não onde um fã dá Steam quer.”

          partindo do pre suposto que você vá economizar mais comprando um hardware de 300 dólares do que mantendo o pc que já tem ? :v

  12. Que lindooooooo! Vai ser lindo essa E3 no domingo! É perfeito se for isso o que a MS está fazendo! Esse sempre foi meu sonho…

    Acredito que essa CPU ainda venha um pouco mais poderosa!

    1. Chorar porque?
      Quem liga pro sistema que está rodando é fanboy Microsoft. A imensa maioria dos que comprarão o Scorpio querem saber de jogos, exclusivos e novos jogos.
      Por mim tanto faz um sistema próprio, Windows ou qualquer outro. Quero é jogos.

      Vide os aplicativos rodando no Xbox One, que são um verdadeiro fracasso, exceto players de vídeo e música, os demais além de serem horríveis, não conheço ninguém que usa.

      1. Não me refiro ao sistema na verdade, não deixei claro. A verdade que não quer calar são as vantagens contidas nos serviços e produtos da MS que estão ausentes em outras plataformas. Existem muitas e no caso do Scorpio teremos a provável possibilidade de mexer nas configurações de vídeo na pausa do game como normalmente é em jogos para PC, podemos fazer isso num PlayStation? Nesse ponto fica de igual pra igual com a Steam; Outro ponto é a possibilidade de jogar em duas plataformas diferentes usando o mesmo sistema e somente necessário comprar uma cópia do software. Podemos fazer isso na Steam e PlayStation? Não existe um console da Steam e Sony não um SO para PC (PSNow é independente e portanto é pago); Não há EA access, XBOX Game pass, ou similares na Steam e no PlayStation, serviços esses que são pró consumidor e por isso é de interesse geral. Verdade, muitos apps do XOne são fracos, os poucos que prestam são largamente usados. O hardware mais poderoso do Scorpio e a constante unificação dos produtos (sistema) da MS leva crer que veremos apps completos como vemos atualmente no Windows 10. Entre outros motivos…

        1. com 1 compra na steam você pode instalar o jogo em 5 máquinas, isso conta?
          jogador de pc não vai comprar de novo o jogo que já tem.

    1. Meio complicado dizer” olha no que deu” pra algo que nem deu e nem tá pronto… Mas nós temos nossos Tecmanjas pra prever o futuro né haha

      1. foi a mesma conversa no windows phone 7, 7.5, 8.

        e toda hora eles vem com esse papo de antes não tava valendo, agora que tá com o windows10 vai ser “difernte”
        “não dá pra dizer que o sistema anterior ter falhado vai afetar o sucesso desse pq são sistemas diferentes”
        “é um sistema novo, claro que não vai ter muito app e jogo de inicio mas tá crescendo!”

        1. É, eu n sabia que o Windows Phone 7, 7,5 e 8 era Windows Full com a mesma arquitetura e kernel dos PCs… Cara é a PRIMEIRA VEZ que a Microsoft vai por o Windows 10 full em um smartphone e ela nem ta chamando de smartphone, é o “dispositivo definitivo”, vc precisa se informar mais, o que tivemos mais próximos de um Windows Full em smartphone é o W10M que tem o mesmo Kernel, o coração do SO… Por isso talvez agr com o Cshell exista possibilidade de unificar o q falta… Mas não, nunca se teve um smartphone com Windows Full como o que ta sendo proposto, entao tecnicamente a ideia nunca falhou pq nunca foi realizada…

    1. mas só com quem discorda da cegueira de fanboy dele.

      Bom, o site é do cara logo as regras são dele.
      Tu podes criar um site concorrente e ditar tuas próprias regras. 🙂

  13. Só sei que se o scorpio rodar jogos de PC, vai ficar tenso, pois a biblioteca de jogos pc é infinitamente maior que a de consoles.

    1. Isso vai atrair muito mais desenvolvedores para o Windows 10, em outras palavras, os desenvolvedores vão optar por desenvolver usando a DX12. Poderão lançar seus jogos para PC como a primeira intenção deles geralmente, seja na Microsoft Store e Steam, alcançarão também os consoles Xbox. Terão mais alcance e mais possibilidades de sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *