Ballmer: “Eu me distanciei de Bill Gates quando decidi apostar no hardware de smartphones”

nokia-microsoft-acquisition-970x0

O antigo CEO da Microsoft garante que Bill Gates, co-fundador da empresa, não gostou da sua decisão de investir no hardware em smartphones.

Diferenças de opiniões sobre a forma com a qual a Microsoft deveria lidar com o mercado de celulares esfriou a relação entre o antigo CEO da Microsoft, Steve Ballmer e Bill Gates, co-fundador da empresa. Ballmer, que era o chefe da Microsoft há 14 anos, em entrevista à Bloomberg Television assim garantiu. De acordo com o executivo, sua decisão de entrar no negócio de hardware em celulares e tablets afetou sua relação com Gates.

Ballmer não se arrepende. Na verdade, reclama de não ter feito isso cedo. De acordo com sua versão, quando finalmente decidiu, ele teve a rejeição total de Gates e dos outros membros do Conselho de administração.

“Houve divergências de opinião sobre a estratégica da empresa,” ele disse na entrevista. “Houve um desacordo fundamental sobre a importância do hardware. Eu tinha optado por Surface [Microsoft Tablet]. O Conselho de administração foi um pouco relutante, quando se trata de mostrar o seu apoio, inclusive quando tivemos que decidir o que fazer com a nossa divisão”, Ballmer disse na entrevista.

Subestimar a Apple

iphone-6-tela-azul

 

Ballmer também reconhece que foi um erro quando ele pirraçou do potencial do iPhone. Quando a Apple lançou o aparelho, disse que ele nunca teria êxito porque era muito caro.

A Microsoft entrou no mercado de dispositivos móveis em 2012 com o Windows Phone. Os tablets Surface inicialmente não foram um sucesso, ao ponto de que a Microsoft teve prejuízo de US $ 900 milhões e viu o produto ficar encalhado no estoque. Agora, o Surface é rentável e gera mais de 4000 milhões de dólares em vendas.

A Nokia

nokia-microsoft1-580x435

A Microsoft já se desfez de grande parte da divisão da Nokia, ficou basicamente com patentes e funcionários essenciais. Contudo, Baller disse que, se tivessem dado mais tempo, a estratégia da aquisição de parte da finlandesa poderia ter dado certo.

O atual CEO, Satya Nadella, sempre foi contra esta aquisição e hoje sabemos que até mesmo Bill Gates era. Atualmente, a Microsoft quer criar uma nova categoria de dispositivos e acredita que utilizar o modelo apoiado por parceiras seja mais vantajoso.

A Microsoft e a Nokia dominaram o Windows Phone e isso pode ter sido um dos motivos que afugentaram os fabricantes na época. Hoje, a Redmond quer resgatar suas raízes e tentar convencer alguns de seus parceiros a criarem celulares com Windows 10.

Ballmer está feliz com as ações da Microsoft

satyanadellamicrosoftceo

A Microsoft recentemente relatou um aumento em suas receitas financeiras graças ao Office, Surface e seus serviços de nuvem. As ações da empresa pularam acima de US $60, pela primeira vez desde dezembro de 1999.

Ballmer ainda é um dos maiores detentores das ações da Microsoft, então ele está compreensivelmente animado com isso. “Eu vejo o preço das ações, voando alto céu, e tudo o que posso dizer é que concordo com Satya Nadella pelo novo caminho que a empresa está tomando”.

O que você achou da gestão Ballmer?

59 comments on “Ballmer: “Eu me distanciei de Bill Gates quando decidi apostar no hardware de smartphones”

  1. Aí a Microsoft abre a boca pra dizer que ‘perdeu a era dos Smartphones’. Claro, ninguém queria entrar nela, pra começo de conversa!

    Ballmer pode ter cometido vários erros, mas ele salvou o Xbox e investia no Mobile. Enquanto a MS não apresentasse seu ‘conceito’, poderíamos estar nas linhas X60 e X70 com sutis evoluções de hardware uma pra outra. Bem simples, e a participação ainda estaria em 4% a 5%. But…

      1. Mas ele afundou o Xbox com o One (no início, mas depois que o Phill e o Nadella entraram, o One começou a entrar nos trilhos) e o Windows com o 8 (não é um sistema ruim, mas não agradou os usuários)

      1. Na verdade, vendo pelo texto, eles não queriam entrar nessa desde 2012, quando nem haviam ainda começado a produzir Smartphones próprios. Era uma relutância em fabricar hardware e investir somente em Software. Ballmer era o único que enxergava a necessidade e a importância em fazer isso, e olha o que aconteceu!

    1. Ballmer pode ter cometido vários erros, mas ele salvou o Xbox e investia no Mobile

      Fato! Aliás, fato fortíssimo!!! Ballmer nunca foi perfeito, mas representou mais a Microsoft que Nadella. E hoje a Microsoft pode anunciar Surface Studio, novo Surface Book e manter o rumor do Surface Book graças a ele!!!

  2. Galera, como faço para instalar o facebook da microsoft, antes desse portado de agora. Onde pego ele (sem ser no mega, porque nao consigo de jeito nenhum, nem com a senha) e como instalo no meu lumia

      1. Estou falando do Windows Phone. O que vc tinha era Windows Mobile (antigo), com a interface bem diferente.
        Minha correção é referente ao nome Windows Phone.
        E é isso mesmo, Microsoft resolveu matar o Windows Mobile 6 que foi até o 6.5 se não me engano.

      2. Se a MS tivesse usado toda sua experiência de mercado e mesmo que só por só desenvolver um sistema mais moderono para celular e ficar de olho no iPhone ao invés de do Ballmer ficar desdenhando, a MS teria dominado o mercado de smartphone. Mas, não é hora de chorar as magoas.

    1. Estou um pouco confuso. Tem a parte que a Nokia usava o WP e tem a parte que a MS comprou a Nokia.
      Deve ser aí a confusão.

      E Windows Mobile veio bem antes do WP e hoje chama de Windows Mobile novamente só que agora a versão 10.

      1. Pois é, essa época da Nokia deve estar gerando confusão mesmo. Mas o que me lembro mais ou menos em sequência é o seguinte:
        – Até 2010 só havia Windows Mobile 6 por parte da Microsoft. E acho que fazia um tempo que não rolava atualizações e novidades tbm. Não sei bem quando foi lançado a versão 6.5;
        – Em outubro de 2010, Microsoft lança o Windows Phone 7 Series, que depois ficou só WP7 e com parcerias com a LG, Samsung (Omnia), Dell, HTC e depois veio também duas empresas da china;
        – Já no final de 2011 (ou começo de 2012, essa parte não tenho certeza), a Nokia entra como nova OEM lançando os Lumias 610, 710 e 800 (um dos mais bonitos na época);
        – Lá por outubro de 2012, Nokia apresenta os Lumias da família x20. Demorou um pouco pra chegar no Brasil. Em março de 2013 eu comprei o L920 que ainda to usando;

        Depois acho que todos já sabem os rumos que a história seguiu.

  3. Se tivessem apoiado o Ballmer, poderia ter dado certo, mas ignoraram, demonstraram descaso, ai deu nisso. Nenhuma empresa atrai o usuários demonstrando desinteresse pelo próprio produto.

    1. exatamente, se tivessem dado o apoio necessário hj o windows 10 m poderia estar brigando de frente com android no mercado… so ver o surface o xbox para chegar a essa conclusão, até o bing tá dando lucro… acho que foi a única mancada do nutela, abandonou o mobile quando deveria ter investido… decepcionou muita gente, e agora pra voltar a crescer vai ter que fazer um esforço imenso..

  4. O Windows Mobile não precisa ter o mesmo Marketshare do Android, a questão é rentabilidade, vejam como a Apple tem menos 20% de participação e fatura muito mais que a Google.

    1. A Microsoft precisa sim ter Marketshare pelo menos de 10% que na minha opnião ja estava bom , pois forçaria os desenvolvedores a trazer seus Apps para a plataforma agora amargurando em 2% é a razão do sistema ainda não ter decolado , os Apps.

      1. Mais importante do que ter muitos usuários que sequer baixam aplicativos da loja, como é comum no Android, seria interessante usuários que mesmo em menor número, compram mais aplicativos e consomem mais serviços. Nesse tipo de usuário que a Microsoft deve focar. Só Marketshare não significa que a plataforma seja rentável.

  5. ele queimou muita grana para salvar o Xbox (anel vermelho da morte) e gastou alguns milhões para fazer o Surface dar certo, apesar de ser um baita fanfarrão ainda deixou um bom legado para as marcas da Microsoft..
    quem sabe teria feito o mesmo com smartphones, mas não sendo esse o foco principal de uma empresa de software o conselho não quis mais gastar grana com essas loucuras dele.

  6. Ele fez muita bobagem, mas também acertou. A ms sangrou muito, sorte que tinha gordura para tentar e investir. Poderia ter sido melhor, mas a empresa precisava modificar.

  7. vamos ser sincero, a melhor OEM da microsoft é a Apple Os melhores apps estão no iOS e os melhores programas também estão no macOS.

    Se por uma loucura a MS resolve abrir mão do Windows doméstico e manter só o comercial, é capaz as ações dispararem.

        1. A Apple é OEM da Microsoft em celular? Veja o que você escreveu. E quando me refiro a aplicativos to me referindo aos programas no PC, que são bem melhores que a oferta limitada do macOS.

        2. Ser vendido mundialmente não significa que é melhor. Normalmente inclusive o melhor não é vendido no mundo inteiro e só no mercado que tem publico alvo.

          1. Cara, eu falei na área doméstica, usuário comum. Por favor, preste atenção. Eu não me referi ao mercado empresarial, corporativo.

  8. Se não fosse por isso, hoje eu não estaria usando um Lumia, já que um dos motivos principais de eu ter comprado foi a marca “Microsoft”.

  9. Ballmer foi um desastre para a Microsoft. Espero que a mesma tenha aprendido essa lição por ser a maior e mais revolucionária empresa no seguimento de PC e agora tentando entrar no de smartphones. Agora reintero que se a Apple é o que é hoje foi graças a ajuda de Bill Gates ao Steve Jobes em 1995 quando o mesmo (Gates) ajudou a Apple a nascer. Nem preciso defender a Microsoft quando já tenho ela como um exemplo atual de revolução e atualizações

  10. Eu vejo o acordo da MS com a Nokia da mesma forma que o acordo da MS com a SEGA no fim dos anos 90 – início de 2000 no Dreamcast (que usava Windows CE): permitiu a criação do Xbox (que não foi um mega sucesso de vendas), que levou ao Xbox360, que levou ao Xbox One.

  11. Faltou essa parte, que muda todo o tom da entrevista:
    “In a Bloomberg interview Steve Ballmer said he still did not feel Microsoft’s current strategy of relying on 3rd party OEMs was viable, saying Microsoft’s usual strategy of “a separation of chips, systems and software, wasn’t largely gonna reproduce itself in the mobile world.””

    https://mspoweruser.com/steve-ballmer-not-think-3rd-party-oems-will-work-microsoft-phone-business-regrets-not-1st-party-hardware-sooner/

  12. eu preferiria que a microsoft nunca tivesse fabricado smartphone, ela e a rainha do desktop e agora que fez seu hardware, e a google? Copiou os passos do Bill, so nao roubou o software, mas injetou seus serviços que são pagos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *