Bastidores do Surface Phone: o atraso, a Intel e a ideia mais ambiciosa para o Windows Phone já planejada

surface-phone-teclado-caneta

Agora está escancarado, se nós por cautela ainda falámos “possivelmente o Surface Phone será lançado”, hoje já sabemos que ele é real e está seguramente sendo criado pela Microsoft. Isso quem afirma não somos nós, mas praticamente todas as fontes confiáveis da Microsoft.

Entretanto, o presente artigo vai muito mais além. No descorer da última semana, o Surface Phone foi alvo dos maiores sites do ramo com um misto de notícias boas e ruins, e claro, aquela pitada sensacionalista de má-fé com a plataforma Windows Phone não poderia faltar.

Vamos voltar para o inicio de outubro de 2015

lumias-950-950-xl

Nesta época, a Microsoft estava na iminência de lançar novos smartphones. Todos já sabíamos que seriam Lumia 950/XL (e não 940), os vazamentos acertaram praticamente tudo,  mas ficou aquele desejo no fundo do nosso coração que fosse um Surface Phone.

Na época, Tom Warren do The Verge chegou a dizer que não estava se importando com tais Lumias, mas estava ansioso por um protótipo da Microsoft que ostentava o processador da Intel. O Windows Central também  neste mesmo período tinha vazado um “Lumia” que nunca chegou a ser revelado até hoje.

Recentemente, o Blog alemão Dr. Windows trouxe mais algo dos bastidores:

  • Não terá nenhum carro-chefe em 2016
  • Há um rumor que o HP Elite X3 foi baseado no sucessor do Lumia 950, vulgo Surface Phone.
  • Windows Phone x86 era real, mas foi cancelado depois que a Intel abandonou com a criação de CPUs para dispositivos móveis (telefone). Parece que no mês de maio isso fez com que a Microsoft abandonasse o projeto.
  • A Redstone 3 também será focada no Windows 10 Mobile para a nova geração de aparelhos.
  • A divisão de smartphones da Microsoft ficou atrasada um ano por conta dos pontos acima.

Mary Jo Foley do  ZDnet posta foto em sua rede social tomando café com a cúpula do programa Windows Insider. Logo, suas notícias sempre são bastante confiáveis. Ela declarou:

  • Veremos um evento da Microsoft no dia 26 de outubro e poderá ser lançado o Surface All-in-One, mas não sabe se será um PC modular ou um monitor para Continuum.
  • Surface Phone existe e será lançado possivelmente em conjunto com os demais da linha Surface, mas pode realmente ser atrasado e chegar com após Redstone 3 (também prevista para o final de 2017).
  • Não se sabe qual será o processador ou quantas versões serão, mas provavelmente terá uma com o Snapdragon 830 (que nem foi lançado ainda).
  • Ela também comentou que a saída da Intel do ramo de smartphones prejudicou o andamento do projeto.

A estratégia ambiciosa do Surface Phone

pc-gamer

Se você ainda não percebeu, vamos ser mais claros.  Os processadores da Intel seriam capazes de tornar o Windows Phone um sistema muito próximo ao Windows desktop padrão. Possivelmente a Microsoft queria que os programas de PCs rodassem no sistema móvel ao lado do Continuumfizemos uma ótima matéria aqui sobre isso.

Em suma, praticamente todas as fabricantes de smartphones estão criando dispositivos com Windows 10 desktop. O Windows Phone seria um PC verdadeiramente de bolso, e não um smartphone. Não existe outra explicação plausível para que a Redmond apostasse tanto na Intel e nesse projeto.

Não sabemos ainda a razão da Microsoft não utilizar o  processador Kaby Lake que promete maravilhas para os dispositivos móveis. Mas Terry Myerson, líder da divisão Windows, afirmou que a sua chefe suportará dispositivos de até 4 polegadas e processadores ARM.

O Surface Phone não será mais PC?

intel

Preste atenção, o Surface Phone está atrasado e não cancelado! Se ele ainda não saiu e se sofreu tantos atrasos por conta disso, é sinal que a Microsoft ainda está tentando e precisará da Redstone 2 e talvez Redstone 3 para isso.  Mas como ela vai driblar a ausência da Intel?  O Snapdragon 830 é bastante poderoso, poderia ser utilizado para emular programas X86,  é uma possibilidade e estamos falando da Microsoft, se alguém pode fazer isso, é ela.

Ainda existem teorias de acessórios que portariam o processador da Intel como uma capa por exemplo.

No fundo, não sabemos praticamente nada de como virá este smartphone ou como será o Windows 10 Mobile no próximo ano.  Possivelmente existem vários protótipos malucos no laboratório da empresa. O que sabemos é que o Surface Phone existe e a Microsoft quer vendê-lo como PC de bolso, mas ainda está procurando a melhor saída para isso sem ter que ficar refém da Intel.

E os Apps Móveis?

snapchat

A Microsoft parece que não está muito preocupada com isso por enquanto.  Ela poderia focar com força total na linha Lumia até que o Surface Phone fossem lançados. Mas por que ela não faz isso?

Vocês deve ter visto a Apple fechar um acordo com a Nintendo para colocar Pokémon Go em seu relógio inteligente e a exclusividade no ano corrente de Super Mário Run. Isso a Microsoft não quer fazer, ela acredita que não seria saudável pagar por aplicativos a longo prazo.  Por exemplo, se entrega milhões ao Snapchat, a Nintendo também vai querer para lançar os seus, o Twitter também e o Facebook vai reclamar “porque trabalhou de graça”.  Poderia virar uma bola de neve.

Sem usuários, sem desenvolvedores, sem desenvolvedores, sem usuários. Como quebrar isso?

Se  a Microsoft lança um aparelho capaz de rodar o legado  do Windows, como jogos mais antigos da Steam, Office completo, WordPress, editores de vídeo mais robustos, etc. poderá atrair público como jogadores, estudantes, público corporativo e profissionais liberais. Atrairia ainda mais fabricantes que encontrariam um motivo forte para que apostarem na plataforma.

Imagine chegar na loja e encontrar um celular e um PC por um preço atrativo, isso poderia por em coletar muitos usuários do Android e Chrome OS,  é  Claro que não seria uma migração em massa, mas que iria querer essas belezinhas.

Já que bater de frente com o Android e iOS é caro e desgastante, a Microsoft resolveu criar o nicho para um público que ela conhece bem. 

 

199 comments on “Bastidores do Surface Phone: o atraso, a Intel e a ideia mais ambiciosa para o Windows Phone já planejada

  1. amo muito o windows mas final do ano eu vou comprar um moto g4, amo muito esse sistema, apoiei muitas vezes e simplesmente adoro e acho um sistema bom mas por coisas pessoais minhas vou ir para outro sistema, uma hora ia acabar, mas eu amo muito esse sistema!

    1. Acho que o seu comentário resume muito bem a decisão que muitos de nós estamos tendo a essa altura. Também sou fã do legado do windows phone/windows mobile. Mas não dá mais… Sem aparelhos disponíveis para compra, sem apps, só nos resta mudar de plataforma, mesmo que seja até a microsoft lançar as suas inovações (que sempre atrasam demais).

      1. Se quiser mudar de smartphone, faça de boa. Só não faça esse lance de “estou saindo e quando estiver bom (sabe se lá se esse bom é o que a empresa espera) eu volto. Não se esqueça de que o w10m não é apenas o Mobile e que dificilmente ele vai mudar da água pro vinho.

        Se está na esperança dela copiar a Apple ou o Android nem perca tempo de “esperar”.

        Abraços.

      2. Muitos falam em falta de apps? O que adianta ter a loja recheada de apps se a grande maioria não serve pra nada além de ocupar espaço? Tudo que eu preciso, eu tenho em meu WP10 mobile e funciona muito bem obrigado, agora se vc quer um aplicativo modinha como pokemon GO, snapchat aí sim, mude de plataforma, eu amo o meu WP e não trocarei por nenhum tão cedo, já me acostumei com o seu sistema fluído e altamente seguro, ao contrário do android. Quanto a falta de app, não adianta vcs que reclamam por falta dos mesmo na plataforma, a microsoft não tem culpa nenhuma nisso, os verdadeiros culpados são os desenvolvedores que não trazem ou não tem competência significativa para fazer um app a altura do WP, façam um app para o android e façam depois este mesmo para o WP a complexidade que tem, vou dar mais um exemplo que sempre dou nas postagem quando tocam no assunto de falta de apps, se sou um banco e vcs são meus clientes e o m eu banco não possui aplicativo para a plataforma, de quem vcs irão fazer a reclamação? Pra mim ou pra microsoft??? Outro exemplo que cito é o aplicativo para ciclismo o STRAVA, sou ciclista e um certo dia eu enviei um e-mail para o strava perguntando se o mesmo tinha planos para trazerem seu aplicativo para a plataforma e a resposta foi bem categorica, eles não tem planos de trazerem o Strava para o windows phone e tão pouco interesse. Culpa de quem? Da microsoft? Ou culpa do sistema dela por ser altamente seguro e fechado, tendo que por conta disso, se desdobrar o triplo do dobro de tempo para fazer o mesmo aplicativo do android para o WP de vido a sua complexidade???? Ou a culpa é da falta de interesse dos desenvolvedores???? Bora reclamar a falta de apps no lugar certo.

        1. Eu sei e sempre reclamo por exemplo com o meu banco, mas a resposta eh sempre vaga e faz uma puta falta eu nao ter como transferir dinheiro pelo celular pq nao existe app. Tbm preciso de facebook, que fecha toda hora e reinicia o celular. Eu sei que o wp nao vai mudar da agua pro vinho e nem quero, pq o sistema em si eh excelente. O que mata e desanima eh a falta de apps de produtividade mesmo, como aplicativo de finanças e do meu banco.

      3. O que eu preciso de app pro meu Lumia 640:

        – Facebook (já existe, porém fecha a cada 2 minutos)
        – Messenger (sofre do mesmo problema)
        – Instagram (está 95% bom, falta alguns ajustes de desempenho)
        – NuBank (excelente o app atual)
        – Twitter (nada a reclamar)
        – WhatsApp (precisa de uma reformulação no design do app, o que está acontecendo)
        – Spotify (tá lá esquecido novamente e lento bagarai)

        Apps que ainda não existem na loja:

        – PokemonGo (quero jogar sem medo de ser banido no PoGo)
        – Snapchat (agora não muito, já que tem uma galera migrando pro Instagram)
        – App de cupom de Fast Food (Bobs, Burger King, McDonalds, etc)

        Fora isso, só resta app pra ocupar espaço mesmo. A minha urgência atual é poder usar o Facebook e Messenger sem que eles fechem 1 minuto depois.

    2. Eu fiz essa besteira. Peguei um moto g4 plus. Quer saber? Serve para Pokémon go , alguns jogos , algum app como Snapchat e só. E boa sorte com seus contatos (qdo vc comprar vai me entender)

        1. Ele não é de todo ruim, mas podia ser bem melhor eu so investiria em um Android Top de linha mas como os preços estão bem próximos do iPhone é bem melhor pegar o que tem mais qualidade né.

        2. Nesse quesito é melhor importar… No máximo com o imposto em cima vc paga num top de linha uns 1.000,00 no máximo! Só dar uma olhada no Umi Super, um monstrão por menos de USS 200,00

      1. Tenho um 1520 e comecei a usar um moto x 2014, e na boa android não da, apps microsoft são muito superiores no Windows (word, excel, onenote, officelens) para o meu uso meu 1520 da um show no meu moto x 2014. A produtividade no windows eh muito superior, Egde da um banho no chrome do smartphone.

        1. Cara isso é fato, possuo um moto g 2013 com cm13 e os apps da MS (principalmente o Onenote) sao infinitamente superiores no Windows e olha que uso um simples l535

    3. Bom, minha amiga esqueceu o Moto G3 Turbo dela dentro do short e colocou na máquina para lavar, e pronto, perda total, e ai ela foi comprar um Moto G4 Plus, a menina da loja afirmou para ela que não vale apenas, pois esta dando muito problemas e falou para ela pegar o Samsung J7, e o Samsung J7 era 100 mais barato, ela pegou o Samsung, porém não sei se procede estes defeitos no Moto G4.

    4. Compre um Lenovo A7010 que é melhor que o motog4 e melhor que qual quer aparelho com windows 10 mobile da mesma categoria (se tiver algum aparelho na mesma categoria dele) não tem!!!

      1. Também tenho um A7010, comprei um Lumia 535 e depois de quase morrer de raiva, migrei pro A7010… cara que diferença, tudo bem que tem uns 600 reais de diferença tb no preço, mas cara, até meu moto g1 de 2013 é mais rápido que o Lumia 535… O pessoal fala tanto dessa fluidez, mas não sei aonde, fluido pra ficar passando da tela inicial para todos os apps, só se for… abrir um app é uma lerdeza, os apps são ruins, whatsapp naquele retomando toda hora… mas por via das dúvidas, estou importando um Xiaomi Mi 4, o dia que ficar bom eu migro.

        1. O meu lumia 640 XL demora pasmem bem 30 segundos para abrir qual quer aplicativo. 30 segundos e quando não fecha na cara. É um tal de retomando, aguarde que dar ate raiva. Com o Lenovo voltei a saber o que é ter um smartphone de verdade. E eu paguei 899 temeres por ele, o mesmo valor que eu paguei no 640 XL a um ano atrás.

    5. Por esse preço você pode comprar um xiaomi mi5, meizu m3 not/ m3s, one plus 3 ……… e por ai vai, ou seja, pesquisa um pouquinho que você coisas bem melhores e muitas vezes mais, BEM MAIS baratas.

    6. pode comprar sim. apps melhores no windows? Problemas no g4? Tudo balela de fanboys para manterem o resto de usuarios que tem no sistema. Em ABSOLUTAMENTE TODOS os reviews, so falam bem. Desempenho de top de linha (obvio que nao me jogos, claro), problema em contatos? é so migrar os contatos outlook para o gmail…nao tem problema NENHUM. É a coisa mais facil do mundo. O problema mesmo é que é caro pelo que oferece, mas pode comprar na fé

          1. iOS 10 ontem deixou foi vários iPads e iPhones sem funcionar. Uma marca que vende aparelhos caríssimos por aqui e sabemos que seu lucro é exorbitante.
            Por que eu gostaria do Android? Acho que todo mundo aqui já usou o sistema e se não está usando é por questão de bom gosto 🙂

          2. Eu concordo com vc em gênero, numero e grau, gosto muito do windows phone mas a falta de apps de qualidade é um saco mesmo, facebook não funciona, messenger também, apps de bancos faz muita falta, os únicos apps que funcionam de verdade são os da própria Microsoft. Hoje mudei para android, estou com o redmi 2 da xiaomi e não adianta falara o android é bem mais maduro do que o windows phone em aplicativos, falar que o android é uma porcaria é mentir e falar que o windows phone tambem é uma porcaria é mentir, o unico problema que vejo no windows são os apps mesmo e a microsoft parece nao se preocupar com isso

  2. Publicação non sense…
    Todos os dispositivos atuais Windows 10 de fábrica são “Surface Phone” por uma simples razão: o Windows 10 é um produto do ambiente de programação multiplataforma .Net Core. Aplicações .Net Core independem da arquitetura do ambiente de processamento, seja Cisc (x86 ou amd64), seja Risc (arm ou armhf). O que está atrasado é o Projeto Centennial que dentre um de seus objetivos é portar as funcionalidades existentes, as API, da plataforma clássica, win32, WPF e .COM. A única plataforma com trabalho encerrado é a winRT, inclusive já com todas as orientações disponíveis para os programadores.
    Aplicações .Net Core são universais, possíveis de serem compiláveis á linguagem nativa dos processadores, e não códigos Runtime. Independem da arquitetura do processador, o mesmo código fonte pode ser implementado em qualquer processador.
    Assim, não existe essa dependência da Intel, pois aplicações tradicionais não são suportáveis pelo novo ambiente de programação e devem ser portadas, assim simples e direto sem qualquer enrolação.
    Nadella está como certa canção “atrás da mesa com o cú na mão”, pois não tem a coragem de subir ao palco da Build e realizar a declaração que tem de ser feita: a plataforma clássica hoje está descontinuada! Se não fizer o Windows está morto, pois o Windows atualmente não é mais o padrão da industria, a plataforma Macintosh é madura e suficiente para suprir as necessidades da indústria, tanto quanto o Windows é. O mundo não é mais dependente do Windows. Aceite a realidade.
    Ecossistema atualmente é sinônimos de aplicação e satisfação do consumidor. Então, todos questionam o poder da Apple achando que é o iPhone, mas o que ninguém se dá conta que a Apple hoje é o padrão da industria por uma simples razão: satisfação do cliente – ultrapassa 90% em seus diversos produtos. Cliente satisfeito compra e paga. Simples assim. O cliente atualmente quer aplicação, evolução, interatividade, sistema automotivo, sistema para relógio e por aí vai. Agora seja sincero: a Microsoft entrega isso? A Microsoft sob a batuta de Nadella será tão irrelevante para o mercado do consumidor final quanto a IBM foi no final dos anos 80 quando ela afundou seu sistema OS2 pela mesmíssima causa: foco no corporativo. Anos após, cerca de 8 anos, entrevistado pela BusinessWeek o à época CEO da IBM apresentou sua conclusão de como aquele projeto revolucionário de compor hardware e software integrados pela mesma companhia tinha dado errado. A resposta foi simples: à época focamos no mercado mais lucrativo, o corporativo, mas nos esquecemos de que as empresas são feitas de pessoas. Óh, mestra História! Tomara que eu esteja errado.

    1. Todos aparelhos com Windows 10 Mobile são Surface Phones? “Macintosh” é maduro o suficiente para suprir as necessidades da industria? Projeto Centennial rodar em processadores ARM?

      Só se for no mundo do Candy Crush mesmo. O mundo depende do Windows sim.

      Apple é padrão da industria? Até onde eu sei a satisfação do iPad é praticamente idêntica ao do Surface.

      “à época focamos no mercado mais lucrativo, o corporativo, mas nos esquecemos de que as empresas são feitas de pessoas” Quem vai ensinar a Microsoft a trabalhar com o público é a Apple, você ou o Google?
      Me desculpe, você pode até conseguir muitas curtidas com seu comentário, mas no sense foi o seu comentário.

      1. Onde, Jorge?
        Desenvolvimento web. o Asp.Net foi aberto. Não depende-se mais de uma máquina Windows para aplicações web.
        Desenvolvimento para computação em nuvem. Aplicação Docker pode ser implementada em qualquer sistema para servidores, seja Windows, seja Linux-Ubuntu.
        Desenvolvimento nativo. Todos os mercados estão disponíveis para os dois sistemas, é só se informar. A opção pelo ecossistema Macintosh encarece sim a montagem da infraestrutura, mas que está disponível está é só querer.
        Entretenimento: video game: os frameworks mais populares, Marmalade e Unreal, são multiplataformas, o que torna os jogos disponíveis tanto para Sony Playstation quanto Microsoft XBox.
        Reconheça: a plataforma clássica, win32, está soterrada. Hoje ela é só um cadáver sonâmbulo e sem futuro.
        Vamos aos números: quais produtos atuais da Microsoft ditam qualquer mercado? Nenhum. Nenhum!
        A maior e melhor empresa de programação do mundo, sim é a Microsoft, não houve seu cliente. Seu cliente quer inovação, diversos devices, em todas as fronteiras, e ela não os fornece. Seu smartphone tem a mesmíssima cara do Windows 7.5, e não vende. Sua tentativa de wearable, a Band, não tem o Windows 10 instalado – ué, o Windows não possui uma versão IOT, então por que não a usaram? – e também não vende, tanto que o rumor de hoje foi seu encerramento. A experiência do Windows 10 para telas de toque é ridícula, admita.
        Enquanto isso, seus concorrentes diretos estão ouvindo seus consumidores e sim vendendo horrores. Essa é a mais cristalina realidade.

          1. Qual o volume de vendas dos tablets Windows comparado aos tablet Android e iOS.
            Qual a renda em vendas à industria de programação decorrente dessas vendas?
            A Apple Store rende o dobro do que a Google Store. A Windows Store sequer entras nas estatísticas da IDC, ou seja, é um nada. A vendas da Apple em programas é muito superior a qualquer outra plataforma. Simples assim, hoje toda a industria de programação se dedica a ela, pois é lá que estão os consumidores que compram. Simples assim.

          2. Em hipótese alguma estou lhe criticando, quero apenas entender, qual o objetivo final do seus comentários aqui?

          3. Mostrar que as decisões atuais do Nadella com relação ao mercado de consumidor final estão erradas, já sendo contestado dentro dos EUA e nesse ritmo vai cair. Windows é sistema de massa e ele não tem conseguido aumentar a participação do sistema nos mais diversos mercados, perdendo em todos, inclusive no de computadores – sob sua batuta ele perdeu 4% – caindo de 96% para 91%, parece pouco mais é muito para apenas dois anos. Nos smartphones atualmente está em 1,4% mundial, quando recebeu com 9% de participação global. Wearable não conseguiu atingir o objetivo que era de estar em os top 10 vendedores de relógios – a Apple já é a segunda, atras apenas da Rolex. Em tablets, o volume de vendas dos Android é muito maior, e o iPad possui rentabilidade muito superior. Nadella manda bem em Cloud, em mercado Windows ele é um fracasso retumbante. Abraço

          4. Microsoft Band foi criada para que outros fabricantes a copiassem mas não deu certo. Ali foi troco de Pinga.
            As vendas de iPads só despecam, as de híbridos com Windows 10 só sobem. Fabricantes largaram o Android para o Windows 10.
            Surface, Office, Windows, Xbox One, a nuvem, etc. Todos estes produtos são referências.
            Se a gente for pegar produtos que não deram certos da Apple ou do Google a lista é bem maior, isso eu garanto. A Apple já tentou no mercado de videogames e fracassou, por exemplo.
            O iPad Pro seguiu a tendência do Surface Pro.
            A Microsoft perdeu 2% do seu mercado? Isso não significa nada… como alguém pode dar com precisão que foram realmente 2%… bateu de porta em porta? Até onde eu saiba os 2% tá dento da “margem de erro”.
            Windows 10 tá sendo um sucesso e crescendo muito mais do que produtos similares do Google ou da Apple. Nem fazem cocegas. Se isso é fraco, é não sei o que é sucesso.

          5. Jorge o Windows 10 não está sendo um sucesso assim, a programação UWP é limitada comparado a programação Win32, e atualmente ela vem cainho… Enquanto isso, o poderoso JAVA vem crescendo e tendo apoio de diversos públicos, universidades apoiam JAVA, projetos científicos apoiam JAVA e adivinha, o Android é feito em JAVA, infelizmente a realidade é Android você (programador) pode mais, Windows Phone nasceu ao fracasso (âmbito do desenvolvimento).

          6. Em uma ano ele já possui 50% da Steam, por exemplo, sucesso nas empresas e sucesso com o público.
            Não conheço uma fonte que diga em fracasso ou algo parecido.
            Windows Phone foi bem sucedido em várias regiões, inclusive na Europa, mas agora com UWP e a nova estratégia da empresa, a Microsoft resolveu poupar dinheiro.
            Windows Phone não foi um fracasso, e nem está sendo. Ele deve ser contado como um dispositivo para Windows 10.

          7. Como um sistema que não vende não pode se dizer que é um fracasso??? Você em sua postagem mesmo disse. ” windows phone foi um sucesso em vendas” foi…. Agora não mais e com essa nova estratégia adotada pelo CEO Natureba, o W10M esta condenado a desaparecer. É como eu disse quem tem que correr atrás é a microsoft!!! Sem contar que nada funciona direito no windows 10 mobile, NADA!!! Porém como eu acredito que isso pode mudar mantenho meu pior celular que ja tive o desprazer em comprar que é o lumia 640 XL. Com o dinheiro que eu comprei meu 640 XL eu comprei um lenovo A7010 vibe que é infinitamente superior ao 640 XL.

          8. Pow agora vou ter que comentar. Poupar dinheiro ? Porra é o que foram os 26 bilhões gastos para comprar o LinkedIn.. aceita a Microsoft não quer e nem vai mais investir em mercado mobile porque dinheiro ela tem só não tem coragem.

          9. Windows Phone é uma coisa, o Windows é outra bem diferente.

            A Microsoft sempre investiu no Windows Phone, era 1 bilhão todo ano na conta da Nokia. Mas se ela acha que pode fazer sem gastar, ela faz. Por exemplo o caso do Skype e Slack, Bill Gates não quis que a empresa comprasse o Slack pois poderia criar um concorrente com o Skype.
            A Microsoft não faz caridade, e estamos falando do Windows como tudo, e não apenas do Windows Phone. Dizer que ele é irrelevante e colocar a Apple em um pedestal é um pouco demais.
            Ah, e a Microsoft deve lucrar o que o Facebook lucra hoje em dia com o LinkedIn, ou mais. Vale lembrar que existem contas pagas nele, e até Bill Gates – o homem mais rico do mundo – concordou com a compra.

          10. Não, a Microsoft não lucra pq nem assumiu as operações do LinkedIn, só passará a ter lucro do ponto de vista contábil quando os lucros superarem o valor investido.
            Sobre o facebook, o lucro deles passa de dois bilhões de dólares por trimestre e crescendo.

            http://epocanegocios.globo.com/#/noticia/Empresa/noticia/2016/07/lucro-do-facebook-supera-expectativas-do-mercado-us-644-bilhoes.html

            Sobre os rendimentos do LinkedIn, ele é de apenas 10% do facebook, imagine o lucro…

            http://m.corporate.canaltech.com.br/noticia/linkedin/linkedin-apresenta-crescimento-no-segundo-trimestre-de-2016-75859/

            Bem, os dados estão aí

          11. Olha, não conheço muito de programação, mas a ideia básica do Windows 10 não era abandonar o sistema anterior (.exe) para focar nos apps universais (appx)? porque o Satya não chega nma /build e simplesmente fala que agora se alguém quiser fazer um programa tem que usar o centennial ou fazer um appx do zero? Pra mim, isso tem de ser deixado claro, se eles realmente querem fazer os appx serem conhecidos no Windows como um todo. Lembrando que dá pra instalar appx fora da loja tanto em mobile quanto em desktop (instalador de aplicativos no desktop, e no mobile é parecido com apk).

          12. mas então porque eles começaram essa estratégia se sabiam que seria inviável? não seria mais fácil focar no PC de bolso desde o início, pra rodar .exe em mobile? pra que appx então? Por que não continuar com .xap se o appx dá na mesma?

          13. Em programação o Android é superior ao Windows Mobile, não tem como negar. É equivalente ao desenvolvimento Desktop clássico. Te dou 2 exemplos básico e simples:
            1° tente criar um app que possa ser chamado (auto launching) em horários programados.
            Resultado: Não é possível, vc só pode usar Toast q de nada serve quando vc quer criar um app autoprogramavel

            2° Tente criar um app que jogue um fluxo de áudio em Background de uma rádio online.
            Resultado: Não é possível, seu app quando minimizado irá parar de jogar o áudio (no Win10 Mobile) e no Windows Phone 8.1 simplesmente não funciona
            Isso é dois exemplos, existe muito mais coisa q nas outras plataformas vc consegue fazer e no Windows não

          14. Engraçado quando vejo alguém falando isso, da a entender que a pessoa conhece toda a estrutura do sistema feito pela Microsoft.

          15. Java é pesado e pronto. Google quer abandonar o Java, saiu até mesmo uma matéria onde ela iria usar outra linguagem, e poderia ser a Swift da Apple. Sem mencionar que a Google esta desenvolvendo um sistema totalmente novo para rodar em todos os dispositivos, como é o Windows 10 e não usaria Kernel Linux.

          16. A Microsoft não finaliza o ambiente de programação universal – erro crasso – mas deseja o porte das aplicações tradicionais. Como?
            Pior, não tem a coragem de fazer como Jobs fez, declarar a mudança de plataforma e descontinuar a anterior. Não fazem o dever de casa e aī ficam os usuários achando que é má vontade dos programadores. Mas não adianta Alesson, você tenta explicar, só que o sujeito não quer ouvir. E pior, contesta.
            Reduz, reduz e reduz, enxuga, enxuga e enxuga departamento de engenharia. Acha mesmo que vai dar certo?
            Projeto Centennial é uma proposta de 4 a 5 anos para ser realizado. Encare a realidade: a Microsoft não dispōem desse tempo. Tem de chegar no RH e mandar contratar quantos engenheiros forem necessários para finalizar esse projeto em 12 meses, não importa o custo. Estão fazendo isso? Então nem precisa dar a resposta. Abraço

          17. Uma coisa que concordo com vc a Microsoft tem que finalizar logo o UWP e tira todas suas limitações, deveriam colocar o maior numero de engenheiros possíveis nesse projeto pra acaba logo com isso.

          18. Fazer igual a Jobs? Deixe o cara descansar em paz Apple fã.
            Matar o Win32 para forçar o UWP? kkkkkkkkkkkkkkkkk
            Projeto Centennial para 5 anos?
            Ontem compra isso o que você tá fumando?

          19. não da pra matar o win32 por que tem muita tecnologia hardware-software que roda isso. é um mercado inteiro.

          20. Completando no parâmetro mundial, quando a Microsoft estava sozinha, vários países (mercados) a processavam por monopolizar diversas áreas de interesse. Hoje tem dinheiro da Microsoft na própria apple, em ambientes Linux, android, hardware, lobby internacional para mascarar a influencia. quem le todo dia sabe disso.

          21. mano, vc acha que o mundo se resume a smartphone e tablets? puta que pariu

            microsoft lidera na computação em nuvem com o azure e suas ferramentas, nas suítes de trabalho (office) ligações VOIP e os carai a 4

          22. Quem está contestando isso? Pelo visto não sabe interpretar o questionamento. A questão é: qual a relevância do Windows atualmente? A Microsoft não está em questão, mas o Windows.

          23. Como o Windows pode ser um sistema sem relevância se a cada dia as empresas estão trabalhando em vários dispositivos que roda o sistema?
            Como o Windows pode ser irrelevante se ele pode ser o maior responsável por popularizar a realidade aumentada no próximo ano?
            Como o Windows pode ser irrelevante se logo na apresentação do dispositivo Hololens varias empresas já se movimentaram para produzir um produto semelhante.
            Como pode ser impopular se quando no lançamento varias empresas acusaram a Microsoft de querer criar um monopólio com o novo padrão de criação de aplicativos.
            Talvez pela falta de irrelevância o Surface tenha sido considerada uma das melhores invenções já feitas.
            Para um sistema que não tem relevância para você, muitas empresas estão de olho muito aberto quanto aos movimentos da Microsoft no mercado de sistema, é tanta irrelevância que deve ser por isso que a Google ai fazer uma aposta em um novo sistema operacional no moldes do Windows 10.
            Mas infelizmente como só é valido quando a Apple faz a sua magica de apresentar o ”novo” existente, talvez tanto o Windows 10 como o novo projeto da Google falhe já que elas não são de tendências em tecnologia e inovação.

          1. 😉 Por incrível que pareça, eu não fico feliz não, mas infelizmente essa é a mais nua e crua perspectiva, só não admite quem não quer.

      2. So corrigindo: até hj não sei pra que serve um iPad, pois não é bom pra substituir um notebook e não tem a função de um celular pra substituir um tbm rsrsrsrs. Ahhhh, serve pra jogar alguns joguinhos :p

    2. Você esta errado. Primeiro que a Apple morre de medo da Linha Surface, que logo apos algumas “mortes” virou sinônimo de elegância e beleza, e não é difícil ver o quanto ele é copiado.
      A Microsoft assim como a Apple visam o mercado corporativo, assim como a Apple começou no mercado corporativo e ainda continua né, por que pagar 5mil reais não é pra um usuário comum.
      Um Surface custando 8 mil reais é sinônimo de beleza e sofisticação, um iPhone custando 5 mil reais é sinônimo de luxo e beleza.
      Quero ver se a Microsoft lançar esse Surface Phone por 4 mil reais não vai chover gente comprando. Só pelos status.
      Android nem vamos falar nada né Galaxy de 5 mil reais. Que vende igual água.
      Sera que aumentar o valor agrega “valores” as empresas? Acho que sim por que somos burros e ensinados que o mais caro é o melhor .

      1. Garoto, vai estudar programação. Depois debatemos. Abraço
        A Apple vende simples o dobro do que seu principal concorrente hoje que é o Google e seis vezes mais do que a Microsoft quando comparado o mercado de programação nativo. Sim, hoje ela é o padrão da industria de programação.

        1. O que programação tem com dados de venda? Em um comentario tu fala de venda tem uma resposta no estilo e pede para o cara estudar programação?
          Tu viaja em seus comentários.

          1. Simplesmente a rentabilidade e participação de mercado que determinam a dedicação dos programadores profissionais. Achas que programador realiza seu oficio por filantropia?

          2. Perdoe, será mesmo, segundo dados os desenvolvedores estão começando a faturar muito no mesmo patamar do IOS, será mesmo que a Apple será tudo isso, durará tudo isso? Onde a linguagem de programação da Apple é mais usada? Ela domina o mercado de computadores? Domina o mercado mobile? Onde ela domina? Seus serviços são menos usados que da Microsoft por exemplo. E tudo isso depende de programação.

          3. Ela domina tanto que mesmo com sua suite iWorking chamou o concorrente ao palco para mostar o que é uma suite office.

          4. Rodrigo, é só consultar os relatórios do IDC. Nenhuma outra plataforma chega perto da Macintosh – iOS, macOS – quando o assunto é rentabilidade. É só consultar. Abraço

          5. Pessoal não está mais usando Tablet, aliás, nem com Android isso fez isso de rentabilidade como você diz.
            Os dispositivos da Microsoft são tido como híbridos. Pesquise no IDC sobre este nicho de equipamente no Google e se atualize.

          6. Os últimos resultados mostraram, INCRIVELMENTE, aumento nas vendas para Tablet com iOS e uma leve queda para Android.

          7. Só o “Revenue” (receita) que diminuiu para +75% nos últimos meses.
            Tentei achar os últimos resultados, mas ainda não encontrei.

            E fica tranquilo que curto muito a Apple também e, essas contas podem sofrer variações em determinados mercados e épocas.

        2. Na boa Marcio, acho que vc deve parar de usar o que está usando… ou pode sair da caverna que mora rsrsrsrs. Sou formado em eng da computação e conheço muitas pessoas deste ramo, e sinto lhe informar que desconheço este seu dado que apple virou padrão em programação… Ahhhh, meu notebook é um macbook, meu PC é um iMac rsrsrs

          1. Rentabilidade. É só consultar os relatórios do IDC. Lembremos: mercado brasileiro não é referência. Aqui é outra realidade, mas nos principais mercados é a plataforma Macintosh – iOS e macOS – que remuneram os estudios de programação.

          2. Só o mercado de games do Windows já “estupra”. O mercado corporativo e tantas outras que o gigante Windows engloba.
            Você tem a cabecinha fechada no mundo dos apps, mas o mundo não gira por aí.
            O sistema é robusto e os programas e jogos vendidos também. Quando será que a Adobe lucra com o PhotoShop? Sony Vegas? Etc.
            A Plataforma Universal visa aumentar bastante o público e tem conseguido. O único seguimento que cresce são os híbridos liderados por Surface. Os tablets, inclusive o iPad despenca por vários meses seguidos. O Surface Pro, neste ano, vendeu mais que o iPad Pro, e olha que a Apple bem que tentou copiar.
            Tem um público que nunca comprou um app na vida, mas que gasta grande com software e hardware Windows 10, e este público é gigante. A Steam mesmo, tá cuspindo dinheiro.

          3. Vá ler a Gartner – a consultoria especializada mais respeitada mundialmente – depois conversamos. Só uma pitada: hoje o mercado de games mobile para os estúdios de programação já é maior em rentabilidade do que o mercado de consoles. Sim, pessoas compram mais games mobile do que games console.
            Mercado corporativo com o Windows instalado qual a rentabilidade que esse oferece? Nenhum, pois as aplicações não são obtidas de uma loja central onde a fornecedora do sistema seja uma intermediária que obtenha rendimentos.
            Falácia do mercado de tablet tem o gráfico da Gartner aqui embaixo – já falei vá lá se instruir. Deixe de ser fanboy e olhe a nua e crua realidade. Tenha um bom dia. https://uploads.disquscdn.com/images/a0e5a5fce7eebd30d9201c7ff424a13ef44804801959862194d58dcce0e81352.png

          1. Qual é a tendência? Os desenvolvedores abandonarem a plataforma Android/iOS pra fazer aplicativos pra Windows?

        1. A série x20 saiu de linha um tempão. Pode se achar os modelos 730, 830, 630, 435, 525, 640, 640xl e importando pode-se comprar o 650, 950, e 950xl em bom preço.

          1. Exato, os últimos 1520, novembro de 2015 no Rio de Janeiro, mesmo tempo para os 1020…

            o merdella, acabou com a linha que brigava pau a pau com os Iphones, para lançar, vaporwares,,, promessas nunca cumpridas, oou melhor seria chamar de delirius de uma beeba loka

          2. Por falar em 950 Xl, acabei de ganhar um,
            meu irmão mora nos EUAs desde os anos 70 e comprou um para ver se era a hora de sair do Iphone,
            ficou tão puto da vida, com as promessas não cumpridas pela microssoon, que ao vir visitar-me nas férias, perguntou se eu ficaria chateado se ele me desse de presente, pois detestou-o.

            Agora, a partir do mes que vem, vou começar a colocar na cabeça dele, para ele comprar um HP Ellite X3,
            e rezar para ele odiar,
            assim já terei um presentão de papai noel no natal
            rs rs r s

          3. Eu já havia testado-o em Novembro passado por algumas horas, após uso continuo por mais de sessenta dias, sou categórico, continuo com as primeiras impressões, o 1520 dá de dez a zero nele, em tudo.

            Câmera então, nem se fala.

  3. Dos apps que não tem na loja não sinto falta nenhuma, o problema mesmo e não ter aparelhos aqui no Brasil, to esperando a Nokia lançar o seu pra comprar um,mesmo sendo um android,minha Mulher trocou o lumia 925 dela por um Samsung A5 a fluidez e muito boa,o lumia ficava fechando apps o tempo todo

    1. já sei, versão insider? KKKKK…
      E os lumias não são vendidos no Brasil pelo fato do preço, só em você pegar o valor em dólar e converter para o real já vai dar uns dois mil, e isso sem os impostos, e duvido que alguém iria comprar um Lumia com esse preço!!! E o problema do Android é a Longo prazo, a cada dia ele fica mais e mais lento, chega a um ponto que não dá mais, o sistema obriga a você comprar um dispositivo novo.

      1. Maais ou menos, as atualizações de firmware estão ajudando a prolongar a “vida util” dos aparelhos, e também o próprio sistema está vindo melhor otimizado.

  4. To nem ai, sei que a Microsoft é competente e se ela quiser da noite para o dia ela faz a porra toda funcionar.
    Vamos ver o que sai disso ai, até la se eu precisar de um telefone vou ver as promoções dos 950 ou compro um iPhone e vendo mais caro para qualquer idiota.

      1. Ss eh isso rs
        Mas quanto a “nova categoria de smartfones”, não fica muito claro. O surface book por exemplo, veio enquanto o mercado de notebooks ja estava muito consolidado, mas vendeu por inaugurar – nao uma categoria de notebooks – mas de uma nova usabilidade, em outras palavras, uma releitura ou nova interpretação de consumo desse devices. Juro que eles sabem que o surface phone NÃO PODE vir com o mesmo uso. A sacada – pra mim clara – é de um dispositivo de computador de bolso, fazendo o Windows 10 mobile nao ser mais visualizado como concorrente do android ou ios (!) mas visto sim como um windows “pc”. O smartfone e/ou sua categoria está ali, mas o público o consumiria por uma nova razão (ate quem tem android e ios, também “quereria comprar” o Surface)^^

  5. Rapaz, minha opinião é que quem hoje puder se desfazer de Deus muitas o façam ou quem puder comprar um outro smartphones com outro SO FAÇAM (foi o que eu fiz). A gente vai se matar para testar um SO que 99% das pessoas aqui não vão poder comprar. Com o fim da linha lumia (que foi um tiro no pé) a microsoft acabou de matar o windows 10 mobile pois, não temos muitas OMs fabricando aparelhos com ele. Ai os entusiastas do sistema vão ter que ficarem apostando, em importar um, torcer para não vir com defeito, torcer para ou mendigar para alguma OM nacional fabricar aparelhos com W10M.
    É muita coisa de ruim ?? para quem gosta desse sistema!!

  6. Agora vai ™
    SOON ™

    e para quem não sabe, a INTEL já jogou a toalha no x86_64 para smartphones, e com isso o ‘surface phone’ tb vou pelo ralo.

  7. Matéria muito boa, é bem capaz a Microsoft anunciar ele em 2017 e lança-lo em 2018, pois assim vai dar tempo do Windows 10 Mobile evoluir, e até mesmo o continuun

    1. A Microsoft só comprou a Nokia em 2015(isso se eu não estou enganado), e o Surface está na sua quarta geração (ou quarto ano se preferir), antes disso a Microsoft só tinha assessórios para PC(e nem vou citar o Xbox nisso), com isso você não deve ter ouvido isso a tanto tempo

      1. ?Nossa, eu não sabia que existia esse “desejo” de ter um Surface Phone desde 2012, afinal ela tinha acabado de lançar um tablet, só a diferença de antes pra hoje é a força disso tudo, e se realmente a Microsoft estiver desde 2012 trabalhando nesse aparelho, nossa… Mas acho que não, acho que antes era somente os faz querendo que ele existisse, e parece que a Microsoft viu esse desejo e o fez/vai fazer ele se tornar realidade. Mas também não sei de nada, mas pra mim está parecendo isso.

    2. Não adianta demonstrar seus erros, os caras não conseguem admiti-los.
      Nós que queremos o sucesso deles cantamos a pedra antes de realizarem a besteira, mas não adianta eles não nos ouve e continuam errando. Todos os resultados são negativos, mas vai dar certo. Insanidade.

      1. Enquanto a Microsoft não anunciar, é rumor, especulação. Sempre foi assim, e será.
        Não só com a Microsoft, mas o iPhone, Galaxy, Playstation, etc. .. Todos tem seus rumores e especulações. E em grande parte se tornam reais.

  8. A microsoft se esquece que o IOS e o Android já cumprem a função de “pc de bolso” e que o mercado já conhece. Oq esse tal pc de bolso faria de diferente? Vai poder usar o pacote office e oq mais? Jogos de qualidade ja estao presentes. Lembrando que os aplicativos da microsoft para ios e android são melhores do q no proprio windows phone.
    Ninguem vai ficar utilizando celular pra editar, programar, escrever um texto e etc…o mobile é para ser pratico, mesmo pq fazer qualquer uma dessas tarefas em celular deve ser “sofrivel”.
    É oq eu ja falei…esse tal suface phone vai ser o novo lumia 950 (2017). Vai ser bonito, estilo e com hardware atualizado, mas por outro lado vai carregar o mesmo windows e seus problemas.
    E outra, se eu fosse a microsoft não colocaria este nome no celular, o surface é um otimo tablet (hibrido). No mercado a regra é q se uma marca vai mal, leva a outra pro buraco tb. É arriscado…

    1. Jogo de celular para quem joga no Xbox e PC são ridículo, estou sendo bastante sincero.
      Jogos do Window, mesmo mais antigos dão um banho e estão entre os mitos. Ninguém no PC que jogar corrida infinita. Office completo nenhum aparelho tem, a nível do desktop.
      Se o Surface Phone fosse um Lumia 950 já teria saído, não precisava de novela.

  9. Cada vez me convenço mais que o Windows phone,mobile só chegou onde chegou aqui na Europa por serem Nokias,mas sem a mais pequena dúvida,e sinceramente não percebo como 18% em Itália,30% na Finlândia e uma média de 15% em quase todos os os países não chegavam para a Microsoft aguentar a estratégia da altura mais um ano ou dois.Mesmo aqui em Portugal,e não sabendo qual era o share,eu tinha a perceção que havia muitos,via outdoors da Nokia por todo o lado,havia dezenas de pequenas apps locais,municípios,bancos etc.Agora é um deserto,mesmo havendo aparelhos à venda há a perceção,real ou imaginária, que o sistema morreu,ou seja,a estratégia do Nadella,na parte móvel está a falhar,eu uso muito o PC e não gosto das UWP,funcionam mal,parecem mal feitas,são feias e desnecessárias,por que razão vou instalar uma app de 600 mb no disco,o Face ocupa isso,de posso ir lá pelo browser?
    Ao fim de 3 anos comprei um Android,que alterno semanalmente com o meu Lumia 735,e não tenho nada a dizer de mal do sistema,não vejo qualquer vantagem em alguém que o use mudar para Windows,e acho que os que passaram de Windows para Android é que tem acesso a um mundo muito mais amplo.

    1. Aplicações universais são extraordinariamente excelentes o problema recai completamente à Microsoft por não fornecer um ambiente de programação completo equivalente ao ambiente tradicional, a IDE UWP, já em seu lançamento. O resultado disso é que nós os programadores não podemos portar nossos códigos sem perda de funções e os usuários passam a ter essa má impressão das aplicações.

      1. O problema é que o Win32 foi contruído em décadas e criar uma nova linguagem que o substitua integralmente pode realmente levar um tempo maior que o esperado pois o mundo é outro e a Microsoft está preocupada em facilitar a portabilidade de diversas plataformas ao seu redor.

        1. A Microsoft é a desenvolvedora única de seu ambiente de programação, diferente das demais que em grande parte se valem da infraestrutura fornecida por iniciativas de consórcios e centros universitários. Então, se hoje não há equivalência é responsabilidade única e exclusiva dela mesma. O Windows hoje não é mais predominante como outrora e nos mais diversos segmentos seus concorrentes ou estão em equivalência técnica ou o superam. Esse é o cenário. Segundo a pagina na internet, a versão 10 do sistema terá o fim de suporte em 2021, acha mesmo que nessa data o Windows terá alguma importância? Se precisa mudar, então encare de frente o problema. Sao 420.000 API que precisam ser portadas – declaração do Programador Chefe do Projeto Centennial. Pra você portar todos esses recursos levará entre 4 e 6 anos, as datas coincidem com o período de suporte do Windows 10 é só cruzar as informações. Acha que nesse ritmo quando o terminarem seus resultados terão alguma importância? O sistema que mais gera renda hoje é o iOS, rende o dobro que seu primeiro rival e entre 12 a 16 vezes em relação à Microsoft. O sistema de massa hoje é o Android com o numero absoluto de dispositivos superior ao Windows. Não estou nem avaliando qualidade e tal, só numero. Se quiser sobreviver nesse acirrado mercado é pra chamar os lideres de engenharia e dar-lhes um prazo de 12 meses e se responderem que não é possível então mande-os fazer 6 projetos grandes para um ano e passar no departamento de RH e contratar quantos engenheiros forem necessários sem qualquer dotação ornamentaria. É pra fazer, não importa quanto custe. Simples assim.

          1. Apple pode até ser um padrão da tecnologia pelo fato de ter apoio de muitas empresas parceiras… Porem ditadora d tendências? Ai é puxado…. Nada existente a Apple foi criado por ela.
            A Apple goza de um publico e nicho e de alto poder aquisitivo, os produtos dela não são direcionados para a massa e por isso a alta rentabilidade, outra questão é que seus produtos e sistema é apenas feito por ela gerando ainda mais lucro pois o preço é o padrão que ela impõe (eu faço eu coloco o preço), não existe um HP com MacOS ou um Samsung com iOS no mercado dela ela não tem concorrentes.
            Já a Microsoft que não tem relevância nenhuma segundo seus comentários, trabalha nas mais diversas áreas da tecnologia abrangendo uma área muito maior de o umbigo da Apple.
            Será então que vamos ter que nos render a toda inovação que a Apple ”cria” e seguir esse padrão não acessível? Garanto que se um dia o Windows cair, não vai ser a Apple que vai tirar seus posto a menos que ela se ramifique para atender os outros públicos.

          2. Eu não acredito que ninguém vai tirar o posto onde ela já domina, ela já monopoliza os desktops e afins a duas décadas (não vejo ninguém aqui reclamar), ainda acho que ela logo alcance ou até ultrapasse em vendas a plataforma de jogos da Sony, mas não vejo de maneira nenhuma ela sequer arranhar a Apple e a Google no setor mobile, não pela próxima década. Lembrando que o mercado de smartphones da maneira que conhecemos hoje, empurrado pela Apple já tem uma década, a Microsoft já sofre nesse mercado a uma década, e mesmo o Windows 10 sendo novo no mercado, ele é o quinto reboot da empresa no setor. Portanto esqueca importância dela nesse setor, nos outros ela vai continuar dando as cartas.

          3. Em nenhum momento questionei empresas, questionei sistemas, não associe coisas distintas. Vocês não conseguem desassociar a empresa do sistema, considerando-as sinônimas quando não são. Sim, à indústria hoje é o ambiente Macintosh que influencia a indústria. Retirada dos disquetes. Retirada dos leitores de cd. Thunderbolt – uma inovação Intel e Apple, Lightning e Usb-C são a mesma tecnologia a diferença é que a Intel teve de refazer seu formato devido à negativa da indústria em querer pagar royalties à Apple. Agora retirada da entrada de fones de ouvido – algo que já tinha sido realizado por um aparelho da Lenovo. Não adoção do Flash e adoção do HTML5 como plataforma web moderna. Admita, nenhuma dessas são inovações exclusivamente dela, mas quando ela passa a adotar e incentivar essas inovações ganham outro patamar.
            Sistema automotivo quem o criou foi a Google, a Apple rapidamente vislumbrou seu potencial e o copiou. A Microsoft comprou o sistema da Nokia em fase final de desenvolvimento e optou por não lançar. O mesmo com o relógio. Ela não ouve o desejo de seu cliente. Esse atravessa a rua e adquire seu desejo em quem o oferece. Essa é a perspectiva, a Microsoft será tão gigantesca quanto hoje enquanto o Windows está sim numa perspectiva péssima, pois não mais dita o consumo.

          4. E você acha que a beeba do merdella deixaria ?

            Nunquinha

            ela continua revoltadíssima, não enguliu a compra da Nokia

        1. Também não é pra tanto. Que é isso companheiro? Ele está no objetivo certo, mas no caminho um pouco equivocado. Se corrigir a rota, vai cruzar o oceano em águas tranquilas. Mas existe sim grande possibilidade de tudo dar certo, não podemos ignora-lá.

          1. Marcio,,, eu comprei um baita aparelho em novembro de 2013, um Nokia Lumia 1520.
            Investi mais de 4.000,00 reais na época, aparelho, mais carregador sem fio residencial, carregador sem fio veícular, suporte veicular, e outros acessórios.
            Tinha um baita smart phone ,,,

            Desde que a merda$oft comprou a NOKIA e ficou nas mãos do merdella,,, mifudi de verde e amarelo.

            É só ver a quantiddade de pessoas que desistiram da plataforma e das que reclamam aqui, com todo o direito, pois desde que foi lançado o windows 10 é motivo de piada de mau gosto…

            perdemos o rádio fm, o equalizador, a procura no dispositivo, e ficaria aqui escrevendo por mais de uma hora a quantidade de itens que perdemos em relação ao windows 8,1

            mas se não fosse o suficiente o que perdemos, ainda ficam sobrando os paus e bugs, nada funciona,,, nada, o calendário fecha na cara da gente o tempo todo, quer alterar a data de um evento ? depois de dois ou trez fechamentos na cara, ele não altera a data, você tem que criar um novo e apagar o antigo.

            desde que foi lançado o W10, o discador parou de funcionar, quando digitava qqr coisa ele fechava, se não fosse o idial, eu teria ficado com um celular que não podia efetuar ligações

            pior ,,, ligava para o suporte,,, e nada

            mandavam retornar para o 8.1

            você acha pouco ?

            desde que a beeeba do merdella assumiu que ferrou tudo

            ele é o culpado,,,
            se o w10 não estava pronto, aguardasse para lança-lo

            ele nunca aceitou a aquisição da divisão de celulares NOKIA, e nunca fez questão de esconder este fato

            como você pode ter uma boa divisão, na empresa, se o CEO não gosta dela ???

            ele nunca acreditou que a divisão mobile fose um bom negócio e fez de tudo para destrui-la
            e conseguiu

            celulares merda$oft, acabou,,, fique com a promessa de mais de 3 anos do surface phone

            pois a linha LUMIA, da NOKIA, que brigava pau a pau com o Iphone, ele destruiu

          2. Irretocável sua declaração do ponto de vista do consumidor. Concordo plenamente que faltou respeito. Se optou por mudar, pois bem que apresentassem um plano de troca de aparelho. Não, deixaram seu consumidor na mão, a resposta já veio, a participação de mercado despencou de 9% para 1,4%. Agora quero ver conseguir algum sucesso.

          3. Exato Marcio, só os famboyolinhas não querem enxergar a realidade
            não está bom , e temos que gritar, reclamar

            todos sabem que foi a primeira vez que a merdasoft teve um prejuizo tão grande na divisão mobile
            culpa de quem,,, MINHA ?

            ou do merdella ?
            veja o mapa de demissões que ele ordenou nos últimos dois anos;;;

            Bom
            acabei de ganhar um 950 Xl, meu irmão mora nos EUAs desde os anos 70, foi pelos anúncios da Amazon, e resolveu testar antes o Iphone 7, comprou,,
            ODIOU !!!
            Ao visitar-me em julho, perguntou se eu ficaria ofendido em aceitar de presente, pois lá ele iria jogar fora.

            Aceitei e te afirmo,,, todos os erros e falhas que ocorrem no 1520, ocorrem no 950 Xl,

            Agora, ou melhor,
            a partir de Novembro, para não dar muito na cara, vou colocar na cabeça dele comprar um HP Ellite X3, e torcer para que ele deteste,
            assim já tenho um presentão de papai noel este ano,
            rs rs rs

    2. UMA VEZ MERDELLA, SEMPRE MERDELLA

      ELE FODEU O WINDOWS PHONE 8.1

      SIMPLES ASSIM

      A BICHINHA FICOU IRRITADINHA COM A AQUISIÇÃO DA NOKIA E FEZ DE TUDO PARA DESTRUI-LA …

  10. “Estratégia Ambiciosa” Pelo amor, eu duvido que essa estratégia vai fazer o Windows phone ter pelo menos 1% no mercado global, o Surface Phone sim, vai ser um celular surpreendente mas focado no publico corporativo, mas será que vai vim para o brasil? E se vim? Quem vai ser doido de optar por um Surface Phone por mais que seja bom o sistema, do que um iphone que a apple realmente se empenha trazendo apps, materia mais fanboy que ja vi, eu gosto muito do windows mobile estava na esperança de algum aparelho da linha x50 vim mas elas foram destruidas pela essa “estratégia ambiciosa” e então vou usar meu querido lumia legado até ele perder o suporte (coisa que nao vai demorar muito) e então vou ver p que vou fazer.

    1. A Microsoft parece que não tá muito preocupada com a participação do Windows Phone no mercado, ou só foi eu que percebi isso?

      Como disse, o Surface Phone é um aparelho para espelhar outros fabricantes, é um modelo. Existem várias cópias do Surface para todos os preços aqui no Brasil, e essa é a ideia. Surface Phone só vem para nós se a economia ficar forte de novo.
      Eu que digo, no Brasil, quem é doido para pagar mais de 5 mil reais em um aparelho para usar Facebook, Mário Run, Pokémon Go e Snapchat? Isso sim que é falta de juízo na minha opinião.
      E se chegar um celular que também funcione como um PC a um bom preço? Todo mundo vai querer? Não, mas tem muita gente que pode ficar interessada, pode ter certeza que sim. O sistema tem que ter diferencial para que as fabricantes o adotem, é simplesmente isso.

      1. Sabe Jorge, as vezes fica até complicado repetir essas coisas pra você mas vai lá. Sério que você acha que mesmo empresários, técnicos, engenheiros só usam esses aplicativos que você falou nos seus iPhone, Galaxy Note (não baixe o nível da conversa falando sobre o Note 7, você sabe o legado que a linha Note tem) e não usam nenhum aplicativo de produtividade? TODOS, REPITO, TODOS os aplicativos de produtividade que supostamente tem no Windows MOBILE, tem em outras plataformas e mais milhares de app com foco no mundo corporativo. O Continuum não é atrativo bem aqui, nem nos EUA, nem na Europa. Quem sabe num futuro distante ele atraia um grande público, mas hoje ele não substitui um PC, não roda os programas que rodam num PC e mesmo no caso do HP, ele não passa de um quebra galho MUITO caro, quase que uma gambiarra. Então menos cara, bem menos.

        1. Clientes da HP utilizar programas desktop no HP Elite X3, vale lembrar.
          Você acaba de concordar comigo na estratégia ambiciosa e na importância do Continuum executar os PCs. Você é hater conhecido, mas de forma tosca concordou com tudo com o que eu disse.

          1. Cara…numa boa…
            Não é questão do Jaime ou outro qualquer ser hater…na maioria somos ex usuários do WP e acreditamos na plataforma..
            Os problemas são vários que com certeza a médio e longo prazo serão superados pela Microsoft..
            Mas somos usuário do presente e não do futuro…e não levantamos bandeira por nenhum SO… quando é pra elogiar elogiamos mas quando é pra meter o pau também fazemos..
            Já sai do WP10 mas adoro a plataforma e espero que no futuro não muito distantes os 03 SO estejam em patamar mais equilibrado, pois isso é bom para o consumidor..
            Quanto ao futuro…projetos… etc.. ai são apenas debates e diferença de opiniões que devem ser tratadas de maneira que venha agregar conhecimentos para quem visita o Site..

          2. Mas eles não querem um setor equilibrado, eles querem controle total e absoluto da Microsoft em todos os setores, basta acompanhar o site.

          3. Não estamos discutindo o fato de eu ser hater, lembrando que sou usuários hard de produtos da Microsoft, menos de celulares, até pq né…
            Você imaginar um aparelho que tem a função do Continnum até é interessante, mas como um quebra galho, não como um substituto completo de um PC, você sabe que isso é impossível hoje e pelos próximos quatro ou cinco anos, tanto no setor impresarial, industrial, de engenharia, de pesquisas e tecnologia e poderia passar o dia aqui falando. Entenda, mesmo que um dia ele se torne importante, será um produto de nicho e restrito a poucas áreas e esse é o problema, não populariza o produto, não faz as massas terem desejo de compra e isso já tem afetado a imagem da Microsoft no setor mobile, ela está queimada, só não vê quem não quer. Vocês querem tapar o sol com uma peneira e viver num mundo de sonhos, sem nenhum dado concreto. Sim, a Microsoft é sinônimo de excelência em vários ramos, monopoliza a duas décadas os computadores, notebooks, redes, programas de produtividade, tem uma plataforma de games incrível, tanto que tenho um Xbox one ali na sala, mas no setor mobile ela fracassou, e quanto o mercado que ela quer criar se tornar relevante, ela terá que bater de frente com o quem já domina o mercado mobile, que são duas gigantes (inclusive maiores que a Microsoft) e elas tbem não vão ficar paradas.

    2. Kaio,
      Entendo sua frustração, pois passei por ela estes dias.
      Meu L930 não estava mais dando conta, e por não ter um substituto a altura com Windows, tive que pegar um Android Galaxy A9 (sim, já travou uma vez), em grande parte pela plataforma Drive (agilizar meus trabalhos na empresa.
      Tenho certeza de que volto para o Windows, mas assim que o sistema estiver completo.
      PS: Deixei meu 930 para ficar testando o insider.
      Espero ajudá-lo em sua escolha.
      Boa sorte.

      1. Boa escolha, o sistema está caminhando pra isso, novas builds lançadas com melhorias mas ainda tem um longo caminho pela frente. Estou pensando seriamente em deixar o windows phone como reserva e usar um android, mas abandona-lo nunca kkk. Valeu, e um bom dia!

      1. Não é pecado meu caro, só que o Windows Phone é um sistema morto que não terá mais espaço, eu o uso desde a versão 7 só que tudo tem seu fim. Windows agora é Windows 10 (mobile) e é dele que se deve falar abandonando esse termo “phone” principalmente em uma matéria específica do provável carro-chefe da MS que vai deixar de vez o legado Lumia pra traz. Então, sim é triste.

        Soou bastante como fanboy hahahaha
        Mas é só um opinião.

  11. Sinceramente? Eu só comprei Lumia até hoje porque eu já era fã da Nokia… E é fato que Lumias vendiam relativamente bem, ao menos os low/mid end, porque carregavam a logo da Nokia em suas carcaças!
    Nokia era sinônimo de qualidade, construção, excelente combinação software/hardware.
    Os WP tinham ótima qualidade em relação ao casamento de SO/Aaprelho.
    Quando a MicroSoon comprou a Nokia, eu alimentei esperanças que ela continuasse com todo o legado que a Nokia tinha… Patentes, tecnologias, aparelhos bem construídos, etc… etc…
    Só que não!
    A MicroSoon aos poucos foi matando os projetos da Nokia, vendeu as fábricas, findou a linha Lumia, decretando a falência do seu próprio setor Mobile, pra que?
    Pra defender uma “ideia ambiciosa” desse Surface Phone (que por sinal, se arrasta ha mais de 4 anos), deixando os admiradores dos Lumias/WP/W10m ainda mais órfãos…
    Não temos OEM’s de qualidade que invistam no W10m como a Nokia fazia com o WP…
    A Samy tentou, mas nadou em vão ao perceber que os WP não tinha um mercado atrativo.
    As fabricantes de PC estão tentando, mas é um risco lançar um aparelho que não tem os olhares dos consumidores e nem desenvolvedores…
    Se a MicroSoon lançar algum aparelho, mesmo carregando algum resquício do que já foi a Nokia, não vai vingar em termos de marketshare, pois sua imagem no setor Mobile já está bem arranhada…
    Lamentável, mesmo eu ainda amando o W10m…
    Esperando por um Quantum, Lenovo Vibe ou até mesmo um Nokia/Foxxcon com Windows…
    Abraços!

    1. Quem destruiu o Windows Phone foi a beeba raivosa do merdella, nunca aceitou a aquisição da Nokia.

      Eu e todo mundo compramos aparelhos merda$ofts,, acreditando que ela continuaria com o padrão de excelencia NOKIA.

      uma vez merda$oft do merdella, sempre merdella da merda$oft

  12. Sinceramente está difícil acreditar nisso tudo. Eu particularmente sou mais Windows que Android. Simplesmente por não ter tantas dores de cabeça com travamentos constantes como tinha no android. Em contra partida; a usabilidade do Windows Phone é ultra-mega-reduzida. Poucos usuários em bilhões ao redor do mundo. Isso dificulta desenvolvedores disponibilizarem aplicações para a plataforma. Essa de tiles, estou e sempre vi usuários de outras plataformas falarem à respeito que não gostam e por isso não migram para Windows. E por aí vai…

  13. OFF. O Spotify de vocês é lento também? O meu é uma carroça, isso quando não fecha sozinho. Já reinstalei, mas continua o mesmo problema.

    1. Entra mês…sai mês…. > Entra ano…. sai ano… > e a historia é a mesma desde do W 8.1 em 2014
      O futuro aaaaa o futuro…a revolução é nossa….mas nunca chega..
      No semestre que vem vamos ter isso…. aaaaa não no ano que vem vamos ter também isso…
      Eu também casei mudei de SO….quem sabem em 2020 ou antes ou depois se as coisas estiverem melhores para o Windows eu volte..

  14. Só sei de uma coisa!
    Enquanto o Windows tiver maiores números de games no PC, e o Office não for superado.
    a facilidade de usar ainda for essa! (sem precisar de linha de comando pra instalar programas). vão ter muito que aturar ainda.
    Esse tal de Marcio ai falando: o Windows phone tem a mesma cara des do 7.5…
    E onde foi que vc viu mudança no IOS? É a mesma cara filho pra mim…
    O Windows móbile é o único que os ícones dos APPs tem vida (live tiles)
    se disser que não tem APPs direito até concordo… mais parte disso são os boicotes também… a GOOGLE já ate foi processado por isso.
    Android e mais pesado que Windows Vista pow… tem viros até mais que o Windows desktop…
    Não adianta, o sistema é bom… só falta oportunidade pra crescer.
    win32 ta morto? engraçado isso… ele é a plataforma que tem mais programas. como esta morto?
    Tem muito é comédia aqui nesse site, isso sim…
    melhor voltarem lá pro Ubunto de vcs pow… e sair daqui.

    1. Acho que é coisa de quem lê Blog do iPhone e acha que tablets ainda são tendências, a Apple inovadora e a Microsoft é irrelevante e falida.

  15. Entra mês…sai mês…. > Entra ano…. sai ano… > e a historia é a mesma desde do W 8.1 em 2014
    O futuro aaaaa o futuro…a revolução é nossa….mas nunca chega..
    No semestre que vem vamos ter isso…. aaaaa não no ano que vem vamos ter também isso…

    Eu também casei mudei de SO e comprei um GS7 Edge ….quem sabem em 2020 ou antes ou depois se as coisas estiverem melhores para o Windows eu volte..pois mesmo com todos os problemas eu adoro o W10….

  16. Se vc entrar nos grandes sites de vendas de produtos de informatica e procurar na sessão de notebooks vc vai ver maquinas a venda que seguem o padrão ultrabook tirando a parte “menor preço” kkk

    “Ultrabook é um tipo de laptop ultrafino definido pela HP .[1] Criado no ano de 2011, é uma iniciativa da Intel para criar um mercado PC para concorrer com o Apple Inc. MacBook Air. A empresa decidiu investir a quantia de 300 milhões de dólares em empresas que desenvolvam produtos e serviços para expandir o mercado de ultrabooks.[2] Segundo Mooly Eden, diretor da área de computadores da Intel, os ultrabooks possuirão telas sensíveis ao toque, comandos por reconhecimentos de voz, maior autonomia de bateria e menor preço.”

    Também é possível encontrar notebooks gamers, que são de alto desempenho, categoria que ja existia ha bastante tempo…

    Resumindo… Surface não trouxe nada….. apenas um modelito de grife de notebook usando o mesmo popular sistema operacional…
    Surface Phone, se existir, vai trazer menos ainda, nada de novo, a não ser um super hardware para um sistema capenga…

    Fico admirado de ver pessoas sonhando com um smart que rode programas .exe… Isso eu prefiro nem comentar pra evitar a fadiga…

    1. Deixa os meninos sonhar. Imagina, a Microsoft criando todo um ambiente em volta das aplicações universais, migrando tudo pra uma linguagem mais moderna, e os caras sonhando com aplicativos x86 rodando em smartphones… Quem diabos quer programas rodando em smartphones?

    2. Eu emiti uma grande nota enquanto sonhava logo abaixo…
      Aí vem você me traz para o mundo real. Me faz lembrar de um passado mais real ainda.
      Por que você não deixou para comentar daqui uns 30 minutos? Assim, eu não estarei aqui para ler seu comentário e acordar do meu sonho com um tapa de luva desse.

  17. Aí você vai na loja e compra seu persocom de bolso ou adulto. Sendo subtraído posteriormente pelo meliante local, obcecado em seu subterfúgio psicotrópico.
    Não seja bobo, o dispositivo não é o ponto final, faça backup em casa e/ou nuvem. Pode gostar, mas não idolatre algo criado pelo homem.

  18. “Sem usuários, sem desenvolvedores, sem desenvolvedores, sem usuários. Como quebrar isso?”

    Sim, o Universo Windows PC, onde 90% usa e gosta, indo para o meu Bolso?

    PODE MATAR O WINDOWS MOBILE. PODE MATAR O MOBILE COMO O CONHECEMOS.
    Windows Mobile.
    Android Mobile.
    iOS mobile.
    Pode matar todos esses…

    Se isso acontecesse eu acho que o Android e o iOS iriam tremer as pernas.

    Mas, mesmo assim, Android e iOS, teriam muitos usuários, pois mesmo todos podendo ter o Windows Desktop no bolso, ainda, teriam muitos querendo carregar a Maçã no bolso e muitos querendo o robozinho pra chamar de seu.

    EU QUERO MS…
    EU QUERO MEU WINDOWS 10 COMPLETO EM TUDO QUE É CANTO E TODOS SAIRÃO VENCEDORES.

    E acho que a MS tem que trabalhar com a Intel e a AMD também. Sei lá.
    Simular x86 usando ARM não me agrada por N razões.

    Vai ser uma calmaria aqui fora misturada com uma ansiedade pela chegada do DIA D.
    Já lá nos quatro cantos da Redmond não haverá dia, noite ou temporal. O trabalho vai ser duro e constante…

    Apesar, confesso, de eu estar muito desanimado (também, depois de 6 anos…) com tudo que a MS fez até agora, ainda mantenho acessa a esperança.

    As coisas não fluíram como deveria.

    Eu assumo (quem quiser questionar que questione, não estou nem aí) que foram 6 anos fracassados, mas que serviram de APRENDIZADO. E serviram para todos nós e não só para a MS.

    Hoje tenho também um Android por causa de alguns apps que preciso e não tem para WP. Alias, tem um deles que não tem nem para iOS. Se chama: Roda da Reprodução desenvolvido pela Embrapa.
    Não achei um à sua altura.
    Pode até ter para iOS algo parecido, mas esse foi tudo e mais um pouco que eu precisava.

    Enfim. Um PC Surface de bolso e tudo estaria resolvido.

    Acho que é só.
    Vamos em frente…

  19. Corroborando com a opinião abaixo do Nino Borghetti, quando meu Lumia 730 deixar de dar gás, vou migrar para o Android de volta. Cansei de esperar. Só não migrei de volta por condições financeiras. Quando esse Surface Phone sair do limbo, o Google e a Apple já terão fundido seus sistemas mobile e desktop. Isso vai anular a surpresa do Surface Phone

  20. OK, Jorge,,,

    Mas porque f#d&r com o Windows 8.1, que era perfeito ?

    Hoje nada,,,NADA, funciona no W10M,,, tudo dá pau, seja na Aniversary seja na Preview.

    Hoje temos consumo absurdo, câmera de merd@, retomando, fechamento dos Apps nativos, travamentos,,,

    Enfim, perdemos as vantagens do Windows sobre os outros sistemas, e ganhamos seus defeitos.

  21. Volta com tudo, NOKIA!
    Desbanque Maçãs Mordidas, Flagships Explosivos, XingLings de Luxo e MarraPhones Windows Mobiles da vida…
    Retome novamente o seu posto!!!
    LOVES NOKIA!

  22. Acho q o problema de verdade foi nao ter vindo L950 pro Brasil, isso o que chateou de verdade os consumidores.. Meu Lumia 930 ja vai fechar 2 anos de uso, estou querendo muito trocar de celular mas não tenho opção. PENSEM BEM.. Quando foi a ultima vez que uma noticia aqui no site realmente animou a todos? (nao to criticando o site, so a ausencia do fator “incrível” para novidades da microsoft)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *