Bloquear celular roubado apenas com o número? Agora você pode

policia-seguranca

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta terça-feira (8) que qualquer pessoa que tiver seu celular roubado ou furtado poderá requerer o bloqueio do aparelho dirigindo-se a uma delegacia de polícia ou junto a operadora telefônica, utilizando apenas o número da linha. Dessa forma, não é mais necessário se valer dos 15 números do IMEI(International Mobile Equipment Identity, na sigla em inglês).

Segundo a Anatel, a medida foi tomada para combater roubos e furtos.

“O intuito é tirar a atratividade do produto roubado”, afirmou João Rezende, o presidente da Anatel. Na avaliação do superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, José Bicalho, “o roubo de celulares estava virando uma indústria no país”.

A partir de hoje, usuários de todo o país que tiverem os celulares roubados ou furtados poderão entrar em contato com as operadoras para pedir o bloqueio, informando apenas o número da linha. A Anatel acredita que deixar de exigir o IMEI, composto por 15 algarismos, facilitará o bloqueio de aparelhos.

O IMEI pode ser consultado pelo usuário na caixa do produto, na nota fiscal, ou diretamente no celular, digitando *#06#.

Quais delegacias?

Por enquanto, o pedido de bloqueio está disponível nas delegacias da Bahia, Ceará e Espírito Santo. Segundo a Anatel, em breve será possível fazer o mesmo procedimento junto à Polícia Federal e com as polícias civís de Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.

Os Estados interessados em oferecer a mesma possibilidade terão de entrar em contato com a Anatel.

Consulta

As pessoas que desejarem comprar celulares usados e quiserem checar se o aparelho está bloqueado podem fazer uma consulta no site www.consultaaparelhoimpedido.com.br. – procedimento recomendado pela Anatel.

É muito bom ver mais uma forma de combater este delito tão corriqueiro no nosso país. Além disso, você pode se valer dos mecanismos do próprio sistema para reaver seu smartphone, como foi o caso da pernambucana e seu Lumia 520.

Esperamos que estes métodos alcancem os efeitos pretendidos. A população não pode deixar de mão, tem que bloquear!

38 comments on “Bloquear celular roubado apenas com o número? Agora você pode

  1. A Microsoft tinha implantado o findy my phone que era uma forma real da pessoas que foi roubada ainda conseguir de volta seu aparelho. Só que tudo na Microsoft é para breve. Por causa dessas e de outras que la fora esta ficando conhecida comi microsoon.

    1. Basta formatar o Lumia roubado e pronto, o antigo dono não acha mais, o rastreio da Apple sim é mais efetivo, pq pra formatar o aparelho desde o iOS 7 precisa da senha da sua conta.

      1. Meu brother, você sabe o que é o findy my phone??? Com ele ativado a pessoa que roubar ou furtar o seu celular não vai poder formatar o seu aparelho pois, só você poderá dar autorização para se fazer isso.

      2. Eu tinha ativado o bitloader do meu lumia e tentei formatar e não consegui… Dava uma tela azul e reiniciava. Só com o lumia Recovery

        1. Ou seja, roubou, passou no recovery e ta blz pro ladrão, no iPhone msm que consiga formatar, quando liga o celular e aparece as configurações iniciais vai pedir a senha do usuário anterior.

          1. Na gdr2 do 8,1 e no 10 não é mais assim, o Windows Recovery não reinstala mais o software do aparelho se perceber o bloqueio e se zerar o aparelho vai pedir o login MS novamente pra ativar, semelhante ao IOS.

          2. Nunca vi isso, mostra ai com print, pq se existisse algo assim creio que manteriam no w10.

          3. Recurso totalmente falho, só aparelhos que vem com gdr2 de fabrica tem, msm atualizados via insider o recurso não funciona. Vc leu direito a matéria? O recurso do iPhone continua sendo melhor pois é pra todos os aparelhos que usam do iOS 7 em diante.

          4. No IOS foi preciso atualizar os aparelhos pra funcionar tambem, qual a diferença? OFICIALMENTE o WP8.1 GDR2 e o Win10 foram lançados/atualizados para pouquíssimos aparelhos mas nesses a função funciona perfeitamente, tem nada de falho.

          5. No iOS as versões posteriores mantiveram o recurso, no wp nasceu e morreu no 8.1 gdr2 em aparelhos que ja vem com ela de fábrica, ta ai a enorme diferença. Gosto do Windows Phone mas tem muito recurso que na concorrência funciona melhor.

          6. Como morreu? Nos aparelhos X50 o recurso está lá, alias ela nem pode tirar já que é LEI que tenha algo desde tipo em todos os SO mobile nos USA desde o final do ano passado.

          7. Mais uma vez um recurso essencial chegando tardiamente ao sistema, mas encerro aqui minha participação no debate, debater com fanboy é perder tempo.

          8. No Android isso chegou apenas no 5.1 a qual tem poucos aparelhos que tem e ai como fica? Chegar tarde não quer dizer que é pior, além disso isso certamente era uma patente da Apple e logo não poderia ser usada por outras, com a lei americana isso já não é mais valido e tanto Android quanto WP puderam apresentar suas soluções.
            E paro por aqui, discutir com HATER é perda de tempo

          9. Não sou Hater, tanto é que abandonei o iOS e o Android pelo Windows Phone, mas sou realista, e nesse recurso o Windows Phone deixa muito a desejar.

          10. Cara vc fugiu do assunto, primeiro vc disse que não existia tal recurso no WP, eu provei que existe e funciona (esse teste próprio), agora quer dizer que “deixa a desejar”, nos aparelhos com suporte ele é mais efetivo que no Android (que no Youtube mostra varias maneiras de burlar) e tem funções que até o IOS NÃO TEM, no IOS vc pode zerar/restaurar o aparelho mesmo com o recurso acionado (via iTunes), só vai bloquear depois pois não terá como ativar, mas seus dados “já eram”, no WP nem zerar consegue, de nenhuma forma, caso reveja o aparelho vc não perde seus dados, “Ah, mas não chegou pra todos”, realmente, mas nunca disse isso, disse que no GDR2 e no 10 isso mudou e fica meio implícito que isso seria apenas nos aparelhos que tem essas versões do sistema de forma OFICIAL e não Insider ou outros meios.

          11. Vc é tão mal informado que no iTunes quando vc tenta restaurar ele pede pra desabilitar a função Find my iPhone no aparelho, e só desabilita com a senha da conta do usuário. E msm usando modo DFU no iPhone não dá sem desativar, o jeito de formatar o aparelho sem desabilitar a função é meio complexo e msm assim nas configurações iniciais vai pedir a senha do usuário cadastrado.

          12. Se tivesse lido meu comentário de forma correta teria visto que citei o modo DFU, mas acho que vc tem algum problema com interpretação de texto, bye.

          13. Modo DFU passa pelo bloqueio, como sei? Pq sou técnico, no momento que vc liga um aparelho em DFU ou no “modo iTunes” (são diferentes) ele te dá a opção de atualizar ou restaurar, se restaurar ele apaga tudo (se tem versão mais nova do SO ele atualiza), so vai pedir o login do icloud nas configurações iniciais DEPOIS de zerado.
            Já fiz até o 6S e até agora nenhum impediu de restaurar no itunes, mas já explico pro cliente que quando o iCloud está ativo (que pode ser visto no site da Apple) ele terá um belo preso de papel se não souber o login.
            Mas vc é o entendido não? Trabalha na Apple?

          14. “E msm usando modo DFU no iPhone não dá sem desativar, o jeito de formatar o aparelho sem desabilitar a função é meio complexo e msm assim nas configurações iniciais vai pedir a senha do usuário cadastrado”. Vc só repetiu o que falei mas com outras palavras, aprenda a interpretar, hoje em dia muitos se chamam de técnico sem sequer estudar direito.

          15. E não zera os dados? ZERA e esse foi o ponto que coloquei.
            Na verdade nem me dei ao trabalho de ler, vc já se provou um leigo desde o início e pior, daqueles que não aceita ser contrariado.

          16. Em momento algum meu tema principal foi zerar dados e sim um bloqueio efetivo pra quem roubar o aparelho não consiga utilizar, veja uma dos meus primeiros comentários: “Ou seja, roubou, passou no recovery e ta blz pro ladrão, no iPhone msm que consiga formatar, quando liga o celular e aparece as configurações iniciais vai pedir a senha do usuário anterior.”

  2. Quando roubaram o aparelho da minha namorada, bloquei pelo sistema do windows, mandei uma mensagem para o ladrão “Aparelho bloqueado seu galado” e ainda liguei para operadora Oi para bloquear o aparelho. #Lumia520
    Por alguns momentos ainda liguei para a policia para passar informações sobre a localização do aparelho. Infelizmente, os bandidos continuam soltos.

  3. e se algum engraçadinho que tem meu numero quiser bloquear meu celular? certamente tem alguns procedimentos a mais do que o post menciona… o post n foi mt claro quanto a isso :s

  4. O número esta no chip, jogou fora, coloca outro número e já era! A não ser que aquele aparelho fique vinculado àquele número e não posso ser usado com outro número, mas aí vai dar problema, não entendi Anatel?

  5. Quando roubam um celular, estão roubando não apenas o aparelho, mas também grande parte da historia da pessoa. Temos documentos, fotos, filmes, etc. O pior disso tudo é que esses pilantras roubam e não satisfeito ainda matam suas vítimas por causa de um pedaço de plástico. Humanidade chegou no último estágio da moral.

  6. Na pratica só legalizou algo que as operadoras fazem a um bom tempo, elas SEMPRE tiveram essa informação e também tem a informação de quais chip SIM foram inseridos depois (mesmo que já tenha sido bloqueado o IMEI), mas não podem informar por força da lei.

  7. Sinceramente não entendi o que tem de novo aí… sem bloquear pelo IMEI não fez bloqueio de nada… Não faz sentido.
    Trabalhei na Oi e o bloqueio por roubo só era válido pelo IMEI, senão vc pega outro chip coloca no aparelho e continua usando.
    Ou está faltando informação nisso, ou não tem nada de novo e pelo contrário, é só papo para quem não entende achar que fez alguma coisa.

  8. Essa é famosa esconde a bunda e mostra o rabo, desde quando bloquear aparelhos pelo número vai bloquear o aparelho? As operadoras vão continuar a bloquear pelo IMEI que é o único jeito de se bloquear um aparelho, a única coisa que fizeram foi criar mais um canal para bloqueio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *