Boa Surpresa! O que Xamarin significa para o futuro da loja do Windows 10?

Xamarin-pc

A Microsoft comprou a Xamarin, e hoje com descobrimos os seus reais objetivos.

A visão da Microsoft para os aplicativos do Windows 10 é um universal, é desenvolver um aplicativo que funcione em todos os dispositivos com Windows, e a Xamarin é uma ferramenta que permite que isso seja realizado. Hoje, a Microsoft tornou a Xamarin gratuita e open source, isso significa que é mais fácil para os desenvolvedores do Windows escreverem aplicativos para Android, iOS e Mac. Na verdade é a melhor maneira para resolver a lacuna de apps.

Até hoje, se alguém quisesse criar um aplicativo gratuito, utilizar a Xamarin estava fora de questão. A plataforma custava aos desenvolvedores US $300 por ano no plano básico e US $1 mil por ano para ter uma integração do Visual Studio.

Sabemos que a Windows Store está na luta para conquistar mais aplicativos. Se ela não tiver bons aplicativos, não terá usuários, e os desenvolvedores não criarão apps se não tiver muitos consumidores. O problema maior para os desenvolvedores: será que vale a pena aprender uma nova linguagem para um sistema com baixo número de usuários? E é aí onde a Xamarin brilha.

Agora, significa que em vez de aprender Swift e Java para iOS e Android respectivamente (e em seguida c# para Windows), eles só terão que aprender c# para desenvolver para todas as 3 plataformas. Aplicativos Windows nativamente serão escritos em c#. Tornando a Xamarin gratuita, significa que os desenvolvedores do Windows não terão que aprender a desenvolver em Java ou Swift/Obj-C, só precisa aprender a linguagem nativa dos aplicativos universais da Microsoft. Dessa forma, por que não fazer um aplicativo para Windows? É algo inevitável.

Isto não vai para adicionar instantaneamente todos os apps das lojas de outras plataformas no Windows, mas existe a confiança de ver novos e inovadores aplicativos sendo contruídos através da Xamarin.

39 comments on “Boa Surpresa! O que Xamarin significa para o futuro da loja do Windows 10?

  1. Foi a esperança de todos os desenvolvedores quando a notícia da compra da Xamarin pela Microsoft foi dada. Não tenho palavras pra descrever minha felicidade. UHAHUHAUUHAHUAHU

      1. Não sei se dá pra usar Java, mas se vc já sabe Java, vc praticamente já sabe C#. Mudam os nomes mas tem muita coisa semelhante em funcionalidades.

    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…………………………………………………………………………………………………

    1. Acho que foi a cartada final da MS sobre os DEV´s. Que mais eles podem querer ? (Acredito que teremos muito mais APPs pra WIN10 no médio prazo).

  2. Uma dúvida meio que particular, mas que pode servir para outras pessoas. Eu estou desenvolvendo um programa para o TCC e ele é em Java. Com tudo isso (Visual Studio + Xamarin) eu posso, caso queira, portar meu programa para C# e tornar ele um aplicativo universal?
    É que meu próximo passo é aprender C# e me ariscar no universo do Windows.

    1. Use JLCA – Java Language Conversion Assistance 2.0, uma aplicação da Microsoft para converter seu código de lógica e apenas seu código de lógica para converte-lo a C#. Você precisa ou reescrever ou usar a Bland a ferramenta de composição para interface gráfica. Caso opte em diretamente usar Xamarin, utilize Xamarin.Forms e já torne sua aplicação multiplataforma, para Windows, iOS, Android, Mac.

      1. Blz Marcio ? O que vc achou dessa “jogada de mestre” (acho eu) da MS ? Como estará a MS Store daqui uns meses, 1, 2 anos, na sua opinião ?

        1. Microsoft começou a materializar a visão de Nadella, está na missão empresarial: ser uma empresa a impulsionar pessoas e instituições. .Net Core é algo impensável, pois irá enriquecer toda a indústria de programação. A Build está admirável, mad é claro que por faltar conhecimento técnico aos jornalistas muitos consumidores estão tendo uma visão equivocada do que rolando. Agora quanto ao Windows, é um desafio e tanto materializar sua proposta, mas que definitivamente ela está no caminho correto, ela está.

          1. Por falta de conhecimento técnico meu também (rs) e de muitos outros internautas (que falam mta bobagem, mesmo sem maldade), eu queria escutar a sua opinião, pra eu saber se meu otimismo em relação a essa BUILD faz sentido. E se a MS está no caminho certo, continuarei sendo otimista. Gde abç.

      2. Ola Márcio, excelente a sua resposta.
        Eu estou usando o Xamarin, no Mac, para iniciar o desenvolvimento de uma aplicação enquanto minha máquina de trabalho, Windows, não fica pronta.
        Fiquei surpreso em me deparar que um projeto Xamarin.Forms só tem como target o iOS e Android. Para MacOS tem que ser um projeto Cocoa e esse precisa do Xcode para fazer a interface gráfica.
        Não encontrei forma de fazer nada com WPF ou Windows Forms no Mac.
        =

        1. O foco do Xamarin são os sistemas mobile. Projetos para Mac têm de seguir os recursos próprios da Cocoa, embora ele seja capaz de compartilhar o código de lógica. Entre Windows Core Apps, Android e iOS pode ser utilizada tanto portable cross Library quando Shared Project. Entre iOS e OSX apenas PCL. Essa restrição não é uma limitação do Xamarin, mas uma restrição imposta pela própria Apple, explicada na WWDC 2014.
          Essa postura da Apple de limitar o ambiente de programação a sistemas Unix-like é de matar, pois mesmo com a abertura do .Net ano passado não dá para programar para Windows, a maioria dos clientes corporativos, só dá para realizar correção de código de lógica do Visual Code.

          1. Acho que o grande desafio é fazer o Forms, e as tecnologias de apresentação, funcionarem 100% em todos os gerenciadores de janelas, Windows, os do Linux e o do Mac. Cada um tem sua particularidade, fica bem difícil mesmo.
            Até ontem deu para tocar o barco e escrever o esqueleto funcional, agora eu vou precisar trabalhar na UI e vai ter que ser em uma VM, não tem como.
            Grande abraço e parabéns pela resposta, é bom saber que tem pessoas que dão informação, e não argumentação, ao invés de posicionamento pessoal somente.

  3. Bom galera, depois de meses divulgando o windows, defendendo a microsoft, meses no insider mandando feedbacks, etc, finalmente estou deixando a plataforma da Microsoft. O que aconteceu: Na segunda a noite fui atualizar meu Lumia 535 para o Windows 10 final, e o meu celular simplesmente BRICKOU! Ao ligar aparecia as engrenagens e depois uma carinha triste, logo após ele desligava. Nem o Windows Recovery Tool em nenhum dos 3 pcs reconhecia o aparelho. Fui levar na assistência da Microsoft e fui assaltado (pelo menos não vão conseguir usar o celular também ahduiah). Enfim, se não fosse a Microsoft bugar o meu celular com uma atualização supostamente estável nada disso teria acontecido. O lado bom disso é que ia comprar um Lumia 640 e eu pensei melhor e decidi voltar a usar o Android. O W10M não tem um app decente do Facebook, Whatsapp cheio de bugs (quando as conversas somem, ou a tela fica toa vazia só com a barra inferior, etc), isso sem contar os aplicativos que não temos! Eu vejo o esforço todo da Microsoft em atrair desenvolvedores, melhorar a loja e acredito sim que o Windows vai vingar e os aplicativos vão vir, mas olhando pela ATUAL situação da plataforma o Android me atende melhor, pela quantidade e qualidade dos apps. Vou comprar hoje um Qbex X-Gold. Apesar de todo esforço da MS não posso comprar um smartphone hoje olhando a possível evolução dele no futuro, eu preciso de um smartphone hoje! Mais pra frente, quem sabe eu volte 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *