Bug no WhatsApp permite travar app dos amigos, mas não todos

whatsapp-destacada

O WhatsApp é um dos mais populares serviços de mensagens instantâneas. O app tem usuários em quase todas as plataformas, inclusive uma versão Web.

Agora foi revelado um bug que permite travar o aplicativo do WhatsApp de qualquer amigo. Mas como isso é possível?

Como sabemos o WhatsApp, tal como outros serviços do tipo, possibilita enviar smileys =D. No caso do WhatsApp, basta que alguém mande 4000 smiles (sim, isso mesmo, quatro mil) para o aplicativo de um amigo (ou versão web) para que o trave.

Sabemos que são muitos smiles mas, através da versão web do serviço, facilmente se chega a tal número. Assista o vídeo abaixo para ver o ataque em ação:

Como se proteger?

Atualmente ainda não existe nenhuma solução oficial. No entanto o autor da descoberta do bug refere que basta eliminar a conversa na totalidade para que a app volte ao normal.

O bug parece não atingir a todos, já que os usuários do Windows Phone têm afirmado que não foram afetados.

24 comments on “Bug no WhatsApp permite travar app dos amigos, mas não todos

  1. Nossa, que novidade, já achei com 4 grupos, mandava “?” milhares de vezes, IOS e Android, mas de uns tempos pra reparei que precisa mandar mais para travar

  2. Mas isso é só um FLOOD (ou flooding), tipo de ataque tão velho quanto a própria comunicação por troca de mensagens. Isso não tem nada de descoberta, uma vez que é completamente presumível que qualquer sistema que não suporte o flooding (inundação) sofrerá com instabilidades (travamentos). Lembro-me de plugins para o velho MSN, ICQ e IRC que tinham a finalidade de provocar essas inundações até que o dispositivo dos receptores travasse.

      1. Rapaz, naquela época eu imaginava que o futuro dos messengers seria ter cada vez mais comandos e scripts mais fodas, mas muito pelo contrário, o negócio ficou tão monkey level que já perdeu a graça e virou algo tão comum quanto cagar, perdeu aquele sentimento underground que só quem usou BBS, IRC, ICQ 2000… (ou anteriores, e nenhum posterior) (ou até mesmo algumas paradinhas bacanas do MSN, antes do Live Messenger) sabe do que estou falando.

        O negócio hoje em dia é fácil demais, quem usa HyperTerminal? é raro encontrar alguém que já ouviu falar, até porque não se usa mais modem como os de antigamente (hoje tem UI tão simples que até um macaco bem treinado consegue configurar uma ADSL). Quando vejo grandes empresas tentando encontrar um meio de incentivar o aprendizado da programação de computadores já em crianças, eu tendo associar com algo desse tipo, mete scripts básicos em coisas do cotidiano pra ver se essa molecada não começa a desenvolver um raciocínio lógico e ter gosto por programação.

        Até lembrei dessa passagem no vídeo abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=Smwrw4sNCxE

  3. E tem mais, qualquer app que permita enviar mensagens sem tratamento de fluxo vai permitir que isso ocorra, portanto não é uma exclusividade do WhatsApp e também não tem nada a ver com a plataforma e sim com a capacidade de processamento do dispositivo que recebe essa bagaceira toda.

    No MSN eu não aceitava emoticons gráficos, apenas textos e com ajuda de um plugin eu podia controlar a quantidade que seria exibida ou recepcionada em cada mensagem.

  4. Nossa, que problema sério. Isso realmente vai impactar muito nas vendas de Windows Phone.
    Ps – fiz um teste aqui e nenhum aparelho travou, Iphone, moto x e lumia.

  5. Tem outra forma mais simples: Tem que mandar 16.000 emojis, porém, somente um por dia! Quando completar é só enviar que certeza vai travar qualquer smartphone. Se não der certo recomece todo o processo até funcionar.

  6. Cara fiz essa bagaça e meu L930 deu um lag doidão e o grupo que mandei teve de ser refeito, pois não abria e os celulares travaram tudo. Fiz pelo Zap da web.

  7. Tem um jeito de resolver o bug, é só a pessoa afetada pelo flood ativar o whats web e arquivar a conversa com o flood pelo whats web ai o whats deve voltar. A questão é se um usuário de Android vai conseguir abrir o whatsapp pra ativar o whats web huehuehuehuehue, desse modo deve conseguir arrumar o bug sem precisar deletar todo o histórico de conversas eu acho, mais tbm a pessoa n vai conseguir abrir a aba de conversas arquivadas

  8. Realizei o teste e enviei do meu L930 para whatsapp de um amigo com L730, os 2 travaram, o meu tive que realmente excluir a conversa, mais enviei utilizando o whatsapp web, e não travava tanto, de fato senti uma certa lentidão na versão web e no app, estou utilizando o wp10.
    Encaminhei para um Andriod de outro amigo e esse realmente travou tudo, só excluindo a conversa mesmo para voltar ao normal.

    OBS: enviei cerca de 5.000 emojis em cada conversa nos meus testes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *