CCleaner: “Uma versão para a Microsoft Store? Não, obrigado! “

limpar-sujeira

Você conhece CCleaner? O freeware, criado pela Piriform, que permite “otimização de desempenho, proteção de privacidade e limpeza do registro do sistema”? Claro que sim, certo? … Será que vai chegar na loja do Windows? Não conte com isso!

Se você já se fez essa pergunta, mas ainda não encontrou uma resposta, não se preocupe … A Piriform forneceu mais informações sobre futuros desenvolvimentos e, infelizmente, não foi como esperado.

CCleaner logo ou mais tarde será baixado da Microsoft Store?

A resposta, pelo menos por enquanto, é não, e os motivos, infelizmente, também são compreensíveis.

Reescrever quase todo o código e reorganizar algumas ideias sobre como funcionar, não pareceriam os únicos motivos que levaram Piriform a não considerar a ideia de criar um UWP.  Se houvesse mais novos dispositivos diferenciados, como o Windows Phone foi, e não apenas PCs, também ajudaria na criação de um UWP.

Aqui estão as declarações:

… “Vamos considerar a possibilidade de realizar um UWP se houver demanda no futuro!”

O que você acha? Deixe-nos saber o seu nos comentários.

68 comments on “CCleaner: “Uma versão para a Microsoft Store? Não, obrigado! “

  1. estão acomodados com o win32, isso sim!
    pra que mexer no que já esta funcionando…
    enfim já não uso isso a muito tempo, e o programa tem deixado a desejar faz tempo.

    1. Bem eu não estou muito por dentro das últimas API’s do UWP, mas UWP é bem mais limitado no quesito de acesso á arquivos e registros do sistema, não sei se no caso do ccleaner seria muito viável um UWP, e portar Win32 na loja também limita o acesso nos registros.

      1. Não seria viável, tal qual o ccleaner não é mais útil hoje em dia.
        Se um programa assim realmente fizesse milagres, a MS ja teria comprado e tornado ferramenta nativa ou mesmo criado algo do gênero.

  2. “Reescrever quase todo o código e reorganizar algumas ideias sobre como funcionar, não pareceriam os únicos motivos que levaram Piriform a não considerar a ideia de criar um UWP.”

    E ainda acham que esse UWP vai decolar.

  3. “Reescrever quase todo o código e reorganizar algumas ideias sobre como funcionar, não pareceriam os únicos motivos que levaram Piriform a não considerar a ideia de criar um UWP.”E ainda acham que esse UWP vai decolar.

      1. Mas de tempos em tempos a Microsoft vem adicionando funcionalidades ao UWP. Basta ver as novas APIs para o Fall Creator. Não dá para competir com uma plataforma usada por décadas de uma hora para outra.

        Num outro comentário dissesse que o UWP limita o desenvolvedor por não possibilitar acesso aos registros, por exemplo. Mas isso não é uma das críticas de entusiastas do Linux ao Windows, essa “liberdade” de fazer o que quiser, mexer dessa forma no SO? A insegurança e perda de desempenho que os registros do Windows trazem., por exemplo. Ou não?

        1. Registros é só um exemplo, também não é permitido o acesso a certificados e arquivos (tem que se usar os Pickers).
          E essas são coisas que não mudarão pois não tem nada a ver com API e pra serem usadas é necessário ter um programa clássico rodando.

          1. Eu entendi. Mas tô perguntando quanto: não são essas possibilidades (essas ações sobre registros e tudo mais, a forma como funciona) as que são criticadas pelos entusiastas do Linux ou não?

          1. uai vc mesmo fala q uwp é .exe decide rapaz hahaha vc é o cara mais no sense dessa comunidade, dou muita risada hahaha

      1. olha o imediatista ai genteeeeeee hahaha o q eu mais gosto é q esse povo toma no nariz toda hr auhauhauah na cabeça desse povo é “se é assim sempre será assim e nunca vai mudar” auhauhauha

        1. Explicarei melhor minha afirmação:
          O UWP usa um sistema que o isola totalmente do sistema, para que qualquer coisa seja usada deve ser aberta uma “porta”.
          Existem apenas algumas e a maioria é bloqueada para desenvolvedores que não trabalhem na Microsoft.
          O acesso ao registro do Windows e aos arquivos é bloqueado e não existe sequer uma porta para isso. Por isso esse tipo de aplicação é inviável.
          Esse é apenas um resumo, se quiser saber mais, tone-se também um desenvolvedor.

          1. relaxa to no caminho pra isso, engenharia da computação 😉 e acho sistema fechado muito melhor, esse lance do cara ter acesso a tudo só serve para detonar a vida do usuário (cof cof android)

          2. Certo, essa é a sua opinião, mas aviso que se você for fazer programas comerciais, pense duas vezes antes de escolher UWP, eu mesmo demorei umas 3 vezes mais pra fazer o NFe Fácil em UWP do que seria necessário se eu escolhesse WPF por causa das limitações.
            A parte que acho ruim do UWP é a necessidade de ter um programa clássico rodando para que o UWP possa fazer tudo.

          3. meu olha o imediatismo de novo, hahaha win32 ta a décadas no mercado uwp tem menos de 3 anos auhauhauah obvio q algumas lacunas precisam ser preenchidas ainda… mas relaxa #uwpéinevitavel

          4. relaxa to no caminho pra isso, engenharia da computação

            Ah, tá explicado porque você acha que UWP é inevitável… nem entrou no mercado de trabalho ainda. kkkkkkkkkk

          5. opa mercado de trabalho to a anos hahaha, vc é so mais um imediatista…. vai ser igual no passado, DOS é top .exe nunca vai dar certo kkk

  4. UWP no PC ainda é uma boa pedida, mas eles obrigam as pessoas a entrarem toda semana no site deles para atualizarem o aplicativo free, e com o UWP, a atualização passaria a ser automática, o que eles não querem.

  5. O CCleaner seria redundante no UWP porque não existe registro, é bem menos complicado de desinstalar apps… Enfim, não teria mercado. E eles obviamente sabem disso, tanto é que a versão pra Android não faz nada além de automatizar funções do próprio sistema, de maneira semelhante ao que ocorre no Windows com os apps UWP.

    Pelo menos aqui na minha máquina, o link pro download do CCleaner portátil nunca funciona, sempre cai na página inicial da Piriform. Há quem diga que funciona pra eles, mas pra maioria não, e o motivo é óbvio, se você usa a versão portátil, não precisa instalar o programa, que não instala processos que fazem sabe Deus o quê na máquina.

  6. Esse programa é muito útil, praticamente salvou meu notebook antigo.
    Só lembro ao pessoal que UWP é extremamente limitado, portanto nunca fará algo desse tipo.
    Até o meu app precisa de um Win32 clássico para funcionar, imagina esse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *