Chefe da Bethesda comenta questões sobre a exclusividade do Elder Scrolls 6 no Xbox

Não é só Phil Spencer que é bom nas entrevistas, felizmente, uma nova figura entrou para o time do Xbox e também deve ter os seus holofotes. Estamos falando de Todd Howard, o chefe da Bethesda, em uma recente sessão de perguntas ao site Gamesindustry. Ele falou sobre o futuro pós-aquisição da Microsoft e um dos pontos altos, obviamente, é The Elder Scorlls 6.

Além do choque geral, as reações externas variaram após a Microsoft ter adquirido a Bethesda, e fãs de Elder Scrolls se comprometendo a comprar um Xbox por medo de que o PlayStation não recebesse mais jogos, a uma campanha pedindo à Sony para adquirir a Konami como algum tipo de contra-ataque. Foi um clamor na internet.

“Eu subestimei grosseiramente o impacto na comunidade de jogos em geral”, diz ele. “Fiquei ingenuamente surpreso com o quão grande caiu e o que significou no contexto mais amplo dos jogos, mas fiquei feliz com o feedback que vimos. Muitas pessoas viram isso como uma grande coisa positiva, da mesma forma que nós.”

Também houve críticos da indústria que, embora intrigados com a aquisição, também expressaram preocupação com a consolidação da indústria, observando que a fusão de empresas maiores nem sempre é uma tendência positiva no longo prazo. Howard, no entanto, não compartilha dessas preocupações e aponta para a longa história entre a Microsoft e a Bethesda como uma indicação de que esta é uma parceria mais adequada do que algumas pessoas podem pensar.

“Não sei se isso pressagia alguma outra grande consolidação. Em outros setores, isso acontece de vez em quando”, diz. “Todos os jogos que fiz, temos uma parceria com a Microsoft de alguma forma. Assim, quando chegamos em Starfield e Elder Scrolls 6, acho que isso é uma parceria de uma forma mais ampla.”

“Não posso realmente projetar onde as coisas estarão, exceto para dizer que fizemos esse tipo de exercícios como independentes. Se você olhar para todos os jogos Elder Scrolls, tem havido alguma exclusividade no Xbox ou com a Microsoft. em parceria com todos os jogos. Morrowind era basicamente um console exclusivo, Oblivion era um exclusivo de longa data, o DLC de Skyrim foi exclusivo por um longo período. “

Vale lembrar, nos tempos do primeiro Xbox, a Bethesda realmente era parceira grande da Microsoft, inclusive tivemos Elder Scrolls e jogos da Arkane exclusivos, por exemplo. Morrowind era um exclusivo de console, Oblivion era um console exclusivo temporário e Skyrim no PS3 estava tão “bugado” que era basicamente um exclusivo console também quando foi lançado.

O que seria essa “parceira de forma mais ampla” Todd não especificou ainda. Contudo, Gamesindustry obviamente perguntou sobre a exclusividade do sucessor de Skyrim, e assim foi respondido:

Gamesindustry: Em última análise, é difícil imaginar que, apesar do poder que a Microsoft agora tem sobre a Bethesda, ela poderia restringir The Elder Scrolls 6, por exemplo, às suas próprias plataformas – especialmente devido à piada de que seu ancestral Skyrim está disponível em todos os dispositivos imagináveis, incluindo Alexa.

Howard : “Eu concordo que é difícil de imaginar”, sorri, mas não oferece mais nada sobre o assunto.

O que vocês acham?

181 comments on “Chefe da Bethesda comenta questões sobre a exclusividade do Elder Scrolls 6 no Xbox

  1. Poxa, a mídia ainda está chorando? A MS fez questão de honrar os contratos de Ghostwire: Tokyo e Deathloop, o que esses caras ainda querem? Homem-Aranha é exclusivo no Marvel’s Avengers e não vejo ninguém falar nada! Gostaria que tivesse a mesma comoção da indústria para que tbm fosse pro Xbox, mas não tem, né? E se vier falar que o homem aranha é da Sony, observem que a MS é dona da Bethesda e querendo ou não os jogos pertencem a ela agora!!

  2. Se a compra é para fortalecer o Gamepass, faz sentido não lançar os jogos para o PlayStation já que você meio que estaria “forçando” o usuário de PlayStation a assinar o gamepass e incentivando a conhecer o serviço, seja no pc ou Xcloud, fazendo isso vc pode levar a essas pessoas que só queriam o TES6 por exemplo a viria um assinante constante do gamepass

  3. Engraçado…o homem aranha( por exemplo) sendo exclusivo do PlayStation e ninguém fala nada, ninguém questiona… Se alguém quiser jogar um jogo novo do homem aranha,tem que comprar um PlayStation. Agora, a Microsoft comprou as franquias e não deixar elas exclusivas? E o cara nem precisa ter um Xbox, pode jogar no PC ou no xcloud ” futuramente”… essa mídia sonystas é totalmente sem noção…

  4. O Combo Infinito diz que Esses xbox series S lá X São Emprestados por Tempo indeterminado….que bom se for…porque tem muitos YouTube que só falam mal do Xbox

  5. – Ai mamãe Çony, o Xbox feio fez dodoi ni mim. Compra a Konami.
    – Vou comprar a exclusividade do DLC do Calofiduti por um aninho e o RT do Devil May Cry 5. Ta bom pra vc, poneyzinho ?
    – Vai toma no *.

  6. A Microsoft deveria liberar alguns jogos da Betesda para o switch…porque os nitendistas Não são Doentes e Babacas como os Sônistas.e a Microsoft e a Nintendo tem bons relacionamentos

  7. Ainda não postaram a humilhação aqui? 84% das pre-order são do ps5

    Mapa mundial revela o console de nova geração mais procurado em todo o mundo
    Um mapa mundial publicado pela Rise at Seven mostra qual é o console mais cobiçado para próxima geração!

    1. Enquanto você comemora PESQUISA no GOOGLE assoprador de controle.

      -Phil Spencer

      “Todas as nossas unidades para o day one estão com varejistas, ou muito perto disso. Fizemos todas as alocações para o day one. Sabemos como ficará nosso estoque, basicamente, pelo resto do ano. Teremos mais demanda do que oferta e peço desculpas antecipadamente por isso. […] E eu acho que vamos viver nesse mundo por alguns meses – muito mais demanda do que a gente tem de oferta. No lado da cadeia de suprimentos, “O que podemos fazer para obter mais estoque?”

      “Você tem essas pré-encomendas e quer que seja um evento positivo, e quer que seja um evento positivo para a comunidade e, obviamente, é difícil. Vendemos tudo em algumas horas e pensamos: “Bem, de que adiantou?” Terminamos com mais pessoas frustradas. Acho que, como indústria, teremos que repensar isso de algumas maneiras, por causa dos bots e tudo mais. Não é uma boa situação. Temos feito perguntas com todos os nossos varejistas, perguntando “Ei, há coisas que podemos fazer para tornar isso melhor?

      A quantidade de angústia que recebi das pessoas… que realmente querem entrar no Xbox, e essa foi a oportunidade delas. E vamos construir, desde o day one, a cada semana haverão mais e mais consoles chegando. Mas eu não gosto de ter tantas pessoas desapontadas, então é algo que temos que pensar.”

      1. Nossa os preço 500 doletas Series X vixi mesmo preço One em 2013 isso demais na Europa, Asia e EUA por isso muita gente frustrada. Mas ate ate maio mais 6 meses farão mais consoles. A pergunta que não quer calar para que xbox seu eu jogo no PC da Nasa ?

        1. Primeiro, o preço de lançamento do one era 400 dólares.

          Segundo, o series X não tem o intuito de ser o dispositivo mais forte, tem o intuito de ser o dispositivo mais forte por um preço acessível, você realmente pode ter um PC da nasa, mas o tanto que você vai gastar para ter uma performance equivalente é consideravelmente maior, os series nada mais são que outras possibilidades de jogar seus jogos, marcando uma melhor proporção poder/preço.

          1. One fat o kinect era obrigatorio. No começo não vendia separado na epoca do Don Matrik por isso 500 doletas, PS4 base que foi lançado a 400 doletas

  8. Acho que de Youtuber grande o mais merecido de ter ganhado os consoles foi o Rato Borrachudo. Cara gente boa, sempre grava vídeos com a camiseta do Xbox!

          1. Mano ele é PCISTA, Tu quer o que? kkkkk assim como ele zoa xbox, ele zoa ps tbm (olha ele jogando tlou2 falando que o ps4 vai levantar voo). E só usa o mesmo pra exclusivos. Ele ganhou pq é o maior streamer brasileiro e todos unboxings ele faz no insta, seja de collectors edition de jogos a consoles. Ele vai ganhar um PS5 e provavelmente uma 3080 ou 3090 tbm. Não se esqueça que ele tem patrocinio com a Kabum

          2. o que eu quero? só o unboxing decente e respeito com a marca, fim. Se fosse com a sua plataforma você tbm ficaria incomodado, mas provavelmente vai dizer que não pra não perder o argumento né? paciência….

          3. kkkkk como se ele tivesse obrigação. Mano ele ta nem ai pra consoles, só tem xbox pq ganha, da MS joga tudo no PC. E PS só tem por causa dos exclusivos. Ele não precisa mais ficar babando ovo de marca ou fingindo interesse. Vcs que ficam mordidos a toa

          4. Trabalho dele não é vender produtos. Ou tu acha que quando ele receber uma RTX 3080/90 ele vai ficar detalhando os prós e contras dela?

            Obs.: controle dele é um Xbox Elite e tem a galera mordida ai dizendo que ele não gosta da marca

    1. Infinity cashe vai ter nos Series X e S derrubando materiazinha sobre gargalo na largura de banda. Apresentação da AMD aos 6:40 minutos fala sobre IF e video de 52 Seg no link aos 7 segundos (on PC and consoles) e aos 32 seg IF. Infinite faz parte da arquitetura.

      https://www.youtube.com/watch?v=3UiNwq9q-2M

        1. Vai pode ter certeza .postei la no gamer careca e o cara fala não vai ter IF nos Series X e S. É incrivel duas coisas arquitetura do rdna 2 a IF faz parte, e Series X e S são Full rdna 2 e ignorancia.

    1. Estou curioso pra saber como está no Brasil. Mas deve ter coisa errada aí, pelo que já andei vendo 1% de participação do Xbox no Japão é muito. A menos que estejam considerando o Xbox 360 também.

  9. Xiii!!
    Elder Scrolls não é Exclusividade Xbox/Windows???

    Como alguns caras dizem.

    É realidade que a Microsoft só deu Sinal de 7 bi no “contrato de acordo” com a Bathesda/ZeniMax.

    Aliás, a Microsoft só comprou a Bathesda.

    Não comprou a Dona da Bathesda.

    1. “É realidade que a Microsoft só deu Sinal de 7 bi no “contrato de acordo” com a Bathesda/ZeniMax.”

      Assim como o RDNA, a derrota sonyana chegará neste caso também.

      No final restará apenas 2 coisas para você.
      1- Chorar e aceitar.
      2- Aceitar e aceitar.

          1. tbm sempre vejo reviwes das coisas que quero lá, a batidinha que ele dá na caixa com as mão fica na cabeça kakakak

  10. Sony comprar exclusividade temporária dos jogos da bethesta/zenimax ngm fala nada, mas a MS lançar exclusividade é o fim do mundo. Povo hipócrita do carai

  11. OFF:
    Pessoal tava muito em duvida sobre pegar o SS, mas depois da confirmação de full RDNA 2.0, vejo que ele vai aguentar bem a geração, vou pegar ele 😁

    1. Com ou sem RDNA2 ele ja deveria aguenta sim, não teria sentido a MS lança um console fraco pra ter dor de cabeça depois..
      Tenho um One Fat até hoje, mesmo sendo um console realmente fraco(por todas as questões do lançamento), ele continua funcionando bem mesmo tendo o One X, o console mais poderoso da geração na outra ponta.
      A unica questão do SS é o 4K, mas se sua ideia é jogar em monitor ou tv full hd isso não vai ter diferença

  12. xbox é irrelevante, e o TESVI ( se é que vai existir) já perdeu o peso que tinha desde a atual geração, Skyrim foi bom em 2011..hoje os games estão em outro nivel e a Bethesda continua parada no tempo…qual game da Bethesda inovou nesses ultimos anos? tudo jogo esquecido…Rage, Doom, Quake, Wolfenstein, Prey, Dishonored…aff tudo FPS flopado

    1. Microsoft compra Rockstar.
      Sonystas: a Rockstar perdeu sua relevância a muito tempo, GTA 6 (se é que vai lançar) perdeu sua relevância, ela era boa em 2013 com GTA 5; tudo depois é esquecivel. Red dead 2 é um jogo muito chato….

  13. Galera esse negócio de distribuição de consoles. A Xbox BR tem a agência de marketing que contrataram e a agência pega e envia para canais e Youtubers com mais views e seguidores, um sistema bem preguiçoso de fazer marketing. E infelizmente é isso! Poucos ali vão fazer vender console. É como jogar console no lixo. É como mandar seu disco de rock que vc lançou da sua banda pra que Youtubers que gostam de sertanejo façam avaliação. Não importa quantidade de pessoas que os seguem. Tem que ter fã do seu produto lá. Costumo dizer que antes fazer show pra 150 pessoas que adoram sua banda do que fazer pra 1000 que não se identificam com seu som e ainda vão criticar pra caramba.

      1. É um caso a parte, provavelmente o cara tem algum contato lá dentro. Da mesma forma que a tal da Isadora tem um namorado que trabalha na empresa da marketing que a Microsoft contratou. Infelizmente é essa merda aí!

  14. É só eu que percebo a preocupação dessa mídia com relação a exclusividades de jogos da Bethesda, principalmente de TES VI? Vêm com perguntas questionando a viabilidade financeira disso e/ou se a Microsoft terá “poder” pra essas restrições. Está engraçado, estão desesperados.

      1. Renatito, me dá unban lá na GV cara, pfv. Pisei na bola e chamei um cara de burro e desonesto num post e me deram ban. Me comprometo a não usar mais linguagem tóxica.

        1. Não vi ninguém reclamar dessa exclusividade, nem do spider do PS4. Aliás, muito engraçado os caras criticaram uma possível exclusividade dos games da Bethesda,quando os próprios hypam GTA 6 exclusivo de PS 5

      1. Aí eu vou entrar na discussão…

        1) a Sony tem direitos do personagem no cinema, e liberou para Marvel utiliza-lo nos vingadores e fazer o filme solo. A relação entre as duas é de parceria.

        2) A Marvel entrou em contato com a Sony encomendando um jogo com um de seus personagens, pq ela estava querendo uma fatia desse segmento. Ela deu carta branca para Sony utilizar qualquer um de deus personagens. O que a Sony fez? Encomendou o projeto com a Insomniac e perguntou a eles qual personagem queriam trabalhar. A resposta foi Spider-man. Não tem o que falar aqui, o jogo já seria exclusivo, por questões óbvias. A Sony bancou essa exclusividade. Podia ser dos X-men, do Homem de ferro, do Capitão América, Quarteto Fantástico, Homem-Formiga, de qualquer um….eles escolheram Spiderman.

        3) Se há algo a questionar e especular, é do pq Marvel ter ido procurar a Sony para produzir um jogo? Poderia ter sido qualquer um…Não preciso dizer que o jogo foi um sucesso estrondoso (superou expecatitvas da Marvel e até da Sony), e faz sentido que a Sony tenha decidido comprar a Insomniac e tenha prefrênncia na utilização do personagem como bem entender

        4) A Microsoft tem dinheiro a rodo, e poderia muito bem oferecer uma graninha e tentar um acordo para utilizar um personagem da DC Comics, ou chegar na Marvel msm e fazer o msm com outro personagem…Não fez pq não quis…

      1. Imagino a chamada das matérias se fosse ao contrário…

        “Sony adquire Bethesda, fim do Xbox?”

        Isso e 9999999999 vídeos dos YouTubers explicando o porquê a “Sony matou o Xbox”.

      2. Imagino a chamada das matérias se fosse ao contrário…

        “Sony adquire Bethesda, fim do Xbox?”

        Isso e 9999999999 vídeos dos YouTubers explicando o porquê a “Sony matou o Xbox”.

    1. @burigas:disqus a choradeira é grande, todos os dias tem esse tipo de choro! Não estou vendo ninguém falar sobre o RDNA 2 no Xbox Series X|S

    2. Mas com o Homem-Aranha, Final Fantasy ou Street Fighter V está tudo bem, não é?
      Ninguém fala, ninguém questiona, ninguém aponta dedo pra vagabunda da Sony, empresinha de merda.

      1. Street Fighter 5 na epoca vi mt gente criticando….Homenm-Aranha não faz sentido….final Fantasy até outro dia era exclusivo do Playstation, e sempre foi associado a marca…

        Cuidado com a raiva, Padawan…

        1. Mas então não se deve questionar os games da Bethesda serem exclusivos. Tes morrowind e Doom 3 foram consele exclusive do Xbox. Oblivion chegou um ano dps no PS 3…..

    3. é o desespero batendo, nunca vi um fã xbox questionar a sony ou nintendo. enquanto isso a sony paga a Capcom pra desativar o ray tracing no xbox series s em dmc 5 e tá td bem. os dois únicos consoles rdna 2 do mercado (series x|s) e temos que ver coisas dessas. é o fim.

        1. Ela divulgou que ray tracing é exclusivo do ps5 e chegará somente ao Series X mas só posteriormente por meio de atualização, manezinho.

  15. OFF: Ver o lixo do Alanzoka e Davi Jones recebendo um XSX e para acabar né, parabéns XboxBr sempre prestando um bom serviço para a comunidade.
    Será que se chegarmos na XboxBr e chamar o xbox de xbosta ela manda um XSX para nós também?

    1. Fui dar uma olhada nessa desse cara ae, o Davi Jones. 4k, 120fps bla bla bla… O cara filmou a cara dele, Xbox quase nem a aparece, que vídeo horroroso. O cara fez um vídeo sem nenhuma vontade! Pqp, ganha de graça e não se presta nem pra fazer um vídeo decente! A Ms deveria pensar em uma estratégia melhor porque nesse caso não ajuda muito não em divulgar… Nem vou ver o de outros

      1. é o capitalismo, vou usar o brambz como exemplo, ele tem pouco mais de 9k de seguidores no twitter dos quais 90% são caixistas decididos a comprar um xbox independente de qualquer coisa, ele ganhar um xbox pra mostrar pra o publico dele não geraria nada de renda pro xbox, pois o publico dele já é decidido. Davy Jones, 10 milhoes de inscritos no Youtube, nesses 10 milhoes nem todo mundo é só sonysta ou só caixista, vai atingir 10 milhoes de pessoas aleatorias que podem acabar se decidindo apenas vendo o unboxing dele, sendo ele mal feito ou não.

        Só deixando claro, concordo no Davy Jones receber pelo marketing, mas fiquei puto pq o brambz nao recebeu tbm, o Alanzoka nem preciso falar né……

    2. Realmente é chato ver uma situação dessa, e pessoas que se dedicam a marca, que elogiam e tal não receberem, mas é marketing, até pq o esses canais que não receberam já tem o público alvo que é de Xbox, então eles querem que pessoas de outras plataformas vejam o produto, como são esses canais grandes que receberam, o que abrange gente do PC,PS e Nintendo, também acho injusto, mas é muito por esse lado, até pq quem já é fã da marca vai continuar então precisa convencer os outros a mudarem de plataforma.

      1. Eu entendo o ponto de vista, o problema e você querer promover sua marca atrelada a um cara que xingou seu produto e fez marketing negativo dele, no final o cara só posto um vídeo mal feito em rede social e nada mais.
        O efeito e o contrário porque fica a imagem para pessoas de fora da bolha que o produto e irrelevante e não tem nada para agregar.

          1. Eu gosto do MAX acho legal o conteúdo dele e por mais que BRKSEdu tenha a preferencia dele, ele consegue passar um ar mais de isenção para o publico mais casual sabe, agora Alanzoka não vai agregar em nada, vai apenas fazer o marketing reverso.

            Edit: Não acompanho nenhum desses canais apenas estou falando de fora da bolha do console war, até porque nem gosto de fazer parte disso, embora minha preferencia hoje seja xbox.

          2. Assim mesmo, por mais que o Edu tenha a preferência, ele não mistura as coisas e faz um conteúdo bom, já os outros gostam de denegrir a imagem do Xbox para promover outra, não sabe separar. Se quer promover algo fale das qualidades dela, e não rebaixar a outra marca a esse ponto de “Xbosta”

    3. Vejo isso como algo de marketing. Fala mal porém recebe e faz vídeo daquilo que sempre tentou difamar e cria a desconfiança de quem acompanha o canal deles.

    4. No meu ponto de vista, esses 6 milhões de inscritos do Alanzoka não fizeram e não farão diferença na publicidade do Xbox. O cara não joga no Xbox e não gosta do Xbox; o público dele compartilha da mesma visão. Sabe onde ele postou o unboxing? Nos stories do Instagram e na maior má vontade do mundo. Dar um Xbox pra esse cara surtiu efeito nenhum, nem ele e nem o público dele vão mudar a visão que têm sobre a marca, sem falar que a Xbox BR está recompensando quem é hater.

    5. Estamos fazendo campanha no TT para o Phil e Aaron ver, mas não duvido nada que eles saibam, a gringa também mandou pra hater de xbox lá.

    6. o do Alanzoka foi completo desrespeito, o do Davy Jones foi no nível dave jones de sempre, não concordo com o Alanzoka ter ganho, mas o Davy Jones tem alcance e é famoso no Brasil, quer vouce queira ou não. BRKsEDU já ta com quase 1 milhão de visualizações juntando os dois vídeos do unboxing.

  16. “A próxima geração é sobre trazer acesso a jogos para todos, não importa onde eles estejam no mundo ou quais dispositivos eles gostam de jogar”

    “Todos os jogos que fiz fizemos fizeram em parceria com a Microsoft de alguma forma. Então, quando chegamos a Starfield e Elder Scrolls 6, isso é uma parceria de uma maneira maior”

    “Game Pass e coisas como ele permitem que os títulos sejam bem sucedidos onde a economia do negócio, e ter que vender coisas no varejo para vender X quantidade de cópias”

    Ou seja eles vão entregar o acesso, a pessoa que lute.

  17. É triste ver que a XboxBR, ao invés de mandar os Series X|S para quem realmente conhece e joga Xbox, eles mandam logo para os mais desinformados sobre Xbox, como no caso do Alanzoka e do Davy Jones.
    Piada total, esses caras não jogam Xbox, espalham desinformação sobre Xbox, chamam o console de bosta e ainda fizeram o Unboxing na maior má vontade.
    Soube que o Alanzoka postou o unboxing NOS STORIES DO INSTAGRAM, o cara nem se incomodou em fazer um vídeo.
    E o Davy Jones fez um vídeo com o pior unboxing que eu já vi na minha vida, o cara não presta nem pra fazer um vídeo direito, que piada…

    1. Eu esperava mais profissionalismo de Davy Jones. Podiam ter mandado pro BrKSEdu, que apesar de sonysta e alfinetar o Xbox com a narrativa sonysta, costuma ser bem profissional quando recebe produtos da Microsoft.

      1. Mandaram pro BRKsEDU, eu até vi o vídeo.
        Mesmo ele preferindo a Sony, pra mim ele é de boa, nunca vi ele falando mal do Xbox abertamente ou algo assim, fora que os unboxings que ele fez foram muito profissionais, ele tá de parabéns por aqueles vídeos.
        Agora o Davy Jones foi piada total mesmo, o suposto vídeo de “unboxing” dele foi ele pegando o console e o controle e pronto.
        Nem pra abrir a caixa numa mesa ou algo assim… Muito mal caráter.

          1. A disparidade na qualidade do unboxing com certeza vai ser brutal, o vídeo do Xbox Series X teve 5 minutos, a do PS5 vai ter uns 10 ou 15…

        1. BRKsEDU consegue ser profissional, o unboxing dele foi o melhor do ponto de vista de apresentar o produto e detalhe, já tá com quase 1 milhão de vierws juntando os vídeos

  18. Eu não curto essa história de exclusivo, entendo, mas não concordo. Sempre fui jogador de multi. Mas, vendo a palhaçada que a Sony sempre fez, inclusive agora com o Homi-arranha, quero mais que a MS tranque tudo e deixe a Sony se foder no limbo.

  19. Diria que o reporter da gamesindustry foi maldoso. O cara faz aquela pergunta/opinião dizendo que seria difícil imaginar Elder Scrolls “limitado” às plataformas Xbox.

    O Todd diz que concorda que é dificil imaginar. Ponto.

    Munição de click bait pra sites sem vergonha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *