Cobalt: tudo o que se sabe sobre o projeto que criará celulares com Windows 10 completo

windows-phone-android-ios

No início desta semana tivemos duas notícias importantíssimas, talvez as mais significativas do ano. A primeira, foi a confirmação de Satya Nadella, CEO da Microsoft, quer criará um “dispositivo móvel definito” e diferenciador do que existe no mercado hoje em dia, além de que concorrerá com os líderes atuais [Android e iOS]. A segunda, e não menos importante, é que Mary Jo Foley afirmou que o Windows 10 Mobile terá um emulador que rodará programas x86 do vasto legado do Windows.

Antes de tudo, é bom saber que Mary Jo Foley não erra, ela costuma até a postar fotos tomando cafezinho com a equipe da Microsoft do Windows Insider, e todos os eventos da Microsoft são anunciados como “rumores” por suas mãos antes.

Além disso, nós também postamos quando “hackers” descobriram que a Microsoft estaria a preparar o Windows 10 Mobile para programas X86 já na última build lançada para os Insiders. Desse modo, não tinha mais como esconder o “segredo“.

Era um sonho

Executar tais programas do desktop em um processador ARM é algo que já foi dado como impossível para muitos, principalmente em smartphones que possuem um hardware limitado. Mas graças ao projeto Cobalt isso poderá ser possível.

Cobalt, guarde este nome

A primeira vez que ouvimos falar sobre algo assim foi em 2013, quando a Microsoft supostamente estava tentando criar um emulador ARM-to-X86.  Depois no início do ano, mais rumores de um “Windows 10 ARM” e “Windows Phone x86” foram vazados. Além do tal suposto emulador.

Parecia ser claro, pelo menos nos rumores que a Microsoft estaria trabalhando nisso. Mas o receio era será que não foi um projeto abandonado?  A  boa é que nesta semana tivemos até uma data de lançamento – final de 2017 com a Redstone 3.

Cobalt é um jogo da Mojang, criadora da febre Minecraft, mas que também se tornou o nome do projeto responsável por trazer os apps x86 para rodar em aparelhos com processadores ARM. A Microsoft já tinha se inspirado no Minecraft para dar o codinome da “Redstone” para as suas atualizações.

Ainda é inserto dizer se os aparelhos atuais rodarão tal emulador ou como isso será aplicado na prática. Ocorre que, emulação consome muita bateria, e este é um medo real. Porém, os novos processadores como o recém anunciado Snapdragon 835, possuem uma eficiência energética maior. Então, teremos que ver isso na prática.

Para desvendar mais mistérios do Cobalt, vamos ter que aguardar mais liberação de builds dos Insiders, o lançamento de novos aparelhos já em fevereiro e o evento BUILD 2017 que será realizado logo após a Creators. Tudo isso pode revelar mais detalhes sobre isso.

É bom lembrar, Windows RT já sentiu esse sabor

O fórum hacker XDA já conseguiu criar um emulador que fizesse tal proeza para o Windows RT. Isso lá em 2013, mas parece que deixaram de lado com as vendas fracas do Surface RT. Veja no vídeo abaixo:

[youtube]uzjV406nVs[/youtube]

Agora estamos em outra época, a Microsoft a frente disso, e certamente aliada com fabricantes de chips ARM. Finalmente, já no próximo no próximo vamos poder contemplar isso – e sem depender dos processadores x86 da Intel. A evolução do software deverá tomar rumo inédito, mais isso é assunto para outra matéria 🙂

40 comments on “Cobalt: tudo o que se sabe sobre o projeto que criará celulares com Windows 10 completo

    1. Ruim nao tem como ser. A menos que surgisse uma msg cada vêz que ligasse o celular ” TAM, você iniciou o windows , vai ter que abrir um programa desktop” fechar abar TAM fechar aba TAM
      Fechar abaTAM… TAM

      1. Eu também não sei se isso vai ser bom ou ruim, pois em uma tela pequena com os ícones dos programas pequenos vai ser difícil mexer neles, isso faz com que eles venham somente para o Continuun, e nem todos o conhecem ou nem sabe como funciona.

          1. Depende de quem você está falando, pois se a Microsoft consegui fazer isso vai ser uma beleza, agora se a Microsoft deixar isso para os desenvolvedores isso não vai acontecer, vai ocorrer o mesmo que aconteceu com o UWP, onde todos poderiam converter o Win32 para UWP e só uns 20 fizeram isso, isso se eu não estiver exagerando…

        1. Ah sem dúvidas, não tem sentido vc emular um app x86 numa tela de smartphone… Com o tempo as pessoas vão aprender a usar o Continuum, assim como aprenderam a usar um Smartphone Touch Screen.

        1. Oficialmente sim, porém internamente ela tem diversos projetos, e com certeza um deles é um x86 mobile… Agora se o projeto vai ver a luz do dia, ai são outros 500.

  1. Jorge, vc podia criar uma sessão de correção nas suas materias, um link pra um email ou um formulário onde a gente diga que algo esta errado, sabe? Tem alguns erros simples de escrita que estão em algumas matérias (tipo “afrente” essa palavra não existe…) que poderiam ser corrigidos fácil fácil sem que vc precisasse ficar ouvindo gente babaca nos comentários… Seria interessante

    1. Não fala isso que ele fica irritado e começa a falar que ele faz um negócio pro público etc etc não tem tempo pra corrigir etc etc que é muito mimimi etc etc e ainda vem os defensores dele dizendo que o público tá reclamando de barriga cheia.

      Pelo menos ele não apaga os comentários como uma tal de Uanderson

  2. Com relação ao consumo de bateria, acho que isso é o de menos… O usuário só iria rodar programa x86 no Continuum, e o desempenho do Continuum é muito melhor usando o Dock. Ou seja, o usuário vai usar o Continuum com o Dock carregando o dispositivo.

    O importante é trabalhar no desempenho da emulação, superando isso é sucesso.

  3. Projeto ótimo mas acho não rodaria nos aparelhos legado Lumias, e se rodasse seria da forma não oficial, curto muito essa nova fase da Microsoft em revolucionar o mercado hj ela pensa igual a uma startup…não se prende ao comodismo e o Windows 10 Mobile ser uma nova plataforma.

    1. Acho que não rodaria nos lumias legados, acho que pra isso precisaria de um processador específico, e se algum hacker conseguir liberar para os legados o desempenho não seria satisfatório, acho que nem para os aparelhos já existentes como o 950, 950XL, X3, etc não rodariam, porem de modo não oficial talvez rodariam melhor, porem ainda com um processamento a baixo do esperado.

        1. O que? O continuun? Eu vi rodando, mas eu ainda não cheguei a ver eles rodando muitas tarefas ao mesmo tempo, no máximo que eu vi foi rodando 3 coisas, já no 950 XL eu vi rodando 10 tarefas ao mesmo tempo, e sem falar que eu ainda não vi o desempenho deles durante o dia. Essas são pequenas coisas que os fazem bem diferentes.

  4. Muito boa a matéria,esse site precisa de alguém para fazer revisões nas matérias, mas mesmo assim elas são boas.
    Se esse emulador de X86 der certo acho que a Microsoft tira o suporte nativo dos PCs e passe a utilizar algo parecido com o objetivo de deixar o SO mais seguro, “mais universal” e sem deixa-lo”menos completo”.

    1. Exato, mas como o continuun funciona em qualquer tela, até mesmo na TV que a pessoa tem na sala isso é muito bom, pois você poderia simplesmente levar o seu Smartphone para a casa da pessoa e fazer o trabalho, sem a necessidade de levar um notebook ou que ele tenha um PC, ou até mesmo fazer o trabalho junto assim ficando mais rápido pois cada um estaria em uma tela.

  5. “Executar tais programas do desktop em um processador ARM é algo que já foi dado como impossível para muitos, principalmente em smartphones que possuem um hardware limitado.”

    Ainda dou como impossível… Claro, principalmente em smartphones que possuem hardwares limitados. E, claro novamente, programas X86 todos eles, até os pesadões com tudo que tem direito.

    Mas, não é impossível se tiver hardware apropriado. E mesmo assim, preciso ver um photoshop completo rodando emulado de forma satisfatória.

    Seria tão bom se todos programas fossem portados para aplicativos Windows Mobile.
    Vamos deixar a MS fazer o que tem que fazer. Poder pra muita coisa ela tem.

  6. Smartphone “normal” e smartphone “completo”.

    Isso me fez lembrar do Surface “normal” e o Surface “completo”.

    e a MS abandonou o surface “normal”

    1. Depende do que vc quer dizer com “Surface normal”. O RT foi um tiro no pé, com certeza. Mas mesmo assim, teve suporte até o fim de seu prazo. Da mesma forma, acontecerá com o sistema e com o Hardware antigo. Nossa situação como brasileiros é que está ruim mesmo, hahaha.

        1. Dá pra pensar dessa forma tbm. Mas estava pensando mais em relação ao hardware do Surface RT (e do Nokia Lumia 2520), que ficaram para trás, mesmo sendo ótimos aparelhos.

  7. Não adianta colocar um recurso que as pessoas não precisam ou que simplesmente não vão usar.
    Pra quê por exemplo um Evernote de Desktop sendo que um Evernote adaptado atende melhor?
    Rodar programa de Desktop pra quê? Alguém precisa de um Photoshop completo no celular por exemplo?
    Simplesmente é achar solução para um problema que não existe.

    1. Que pensamento pequeno, eu poder instalar programas desktop no cekuajr vai trazer milagres de aplicações para o mobile e consequentemente desenvolvedores vão pensar na plataforma na hora de criar apps……..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *