Clonagem de contas do WhatsApp está em alta! Evite isso, saiba se a sua foi clonada!

whatsapp-destacada

Parece que existem pessoas que vieram ao mundo apenas para praticar maldades. A “moda” agora é clonagem de conta do WhatsApp, criminosos estão usando isso para roubar dinheiro com chantagens, além de pedir dinheiro para amigos e parentes da vítima.

O golpe foi exposto neste domingo (12) pelo Fantástico, mas vem sendo utilizado há bastante tempo. Em julho de 2016, um funcionário da Vivo foi preso em flagrante no Maranhão depois de ter sido pego desativando os celulares das vítimas e habilitando as linhas em chips em poder dos criminosos. Na semana passada, dez pessoas de Porto Alegre procuraram a polícia para denunciar a fraude..

Uma das vítimas, um empresário teve prejuízo de R$ 100 mil depois que sua secretária transferiu dinheiro e até pagou contas de criminosos.

Como saber se seu WhatsApp foi clonado?

Não é muito difícil perceber isso. Para que sua linha seja transferida temporariamente para o chip de um golpista, você ficará sem sinal no chip atual. E, enquanto estiver usando o smartphone, o aplicativo de mensagens pedirá que você verifique seu número de celular novamente, como se tivesse reinstalado o WhatsApp — no entanto, como você está sem sinal, não conseguirá receber o SMS de verificação e ficará impossibilitado de se comunicar.

Como se proteger?

Também é simples evitar: na quinta-feira (9), o WhatsApp liberou para todos os usuários um recurso de verificação em duas etapas. Com a proteção ativada, caso você (ou um golpista) ative seu WhatsApp em outro celular, precisará, além do SMS de verificação, uma senha de 6 dígitos que só você possui.

É melhor prevenir.

10 comments on “Clonagem de contas do WhatsApp está em alta! Evite isso, saiba se a sua foi clonada!

  1. Esse golpe aí é bobagem. Aqui no Paraná o golpe que tá pesado mesmo é o da clonagem de cartão. Os caras estão pedindo pra ligar pra central do banco que fica atrás do cartão e conseguem desviar a ligação pro telefone dos bandidos. Daí a vítima acaba entregando todas as informações do cartão achando que está falando com o banco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *