Carregando...

Como instalar Appx (aplicativos universais) no Windows Phone? [Tutorial]

Como instalar Appx (aplicativos universais) no Windows Phone? [Tutorial]

develop-emulador-sdk

Os aplicativos universais possuem uma extensão diferenciada (* .appxbundle). Enquanto no iPhone é .ipi e no Android é .apk, o Windows Phone e o Windows em suas versões recentes ficam com .appx. E dessa forma podem ser instalados tanto no computador quanto no Windows Phone o mesmo aplicativo.

O que precisamos:

1. Smartphone com Windows Phone 8.1 ou superior.
2. Desbloqueie o seu smartphone. ( o método para receber o Windows Phone 8.1 Preview vale também como forma para desbloquear seu Windows Phone para receber aplicativos não aprovados pela loja, aqui ensinamos)
3. SDK deve ser previamente instalado. Baixe aqui SDK 8.1 (requer um sistema de 64-bit). Ou SDK 8.1 Lite , que pode ser instalado no Windows 8/8.1 (32-bit e 64-bit).
4. Faça o download do arquivo Appx para Windows Phone. (no final da matéria tem dicas sobre isto)

Como instalar Appx:

1. Abra o Windows Phone Application Deployment 8.1 a partir do Menu Iniciar e selecione a opção desejada. APPX/.APPXBUNDLE.
2. No menu drop-down, selecione o dispositivo e conecte o smartphone ao computador via USB.
3. Clique em Deploy para iniciar o processo de instalação.
4. Aguarde o término da instalação.
5. Pronto, o Appx será instalado no seu Windows Phone.

Este guia é especialmente importante para quem tem aparelho com 512MB de RAM. Por este método você pode pegar .appx ou .xap (extensão exclusiva para Windows Phone) de jogos de 1GB de RAM adaptados para 512MB. Mas muito cuidado, não use isto para jogos pagos, pois é pirataria!

Quer um Appx para fazer o teste? Use o appx do Movie Maker aqui. Este aplicativo permite editar vídeos e mandá-los para o Youtube ou Instagram. É bem útil.

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.