Como mudar o navegador padrão no Windows 10? Mozilla já disparou contra a Microsoft [Atualizado]

mozilla-firefox

E o Windows 10 já começou a incomodar…. Dessa vez a Mozilla, aquela que faz o popula navegador Firefox, não está nada contente com a forma que o novo sistema operacional da Microsoft lida para mudar o navegador padrão.

Abaixo você pode conferir como muda o navegador padrão no Windows 10 – que é bem diferente do Windows 7 ou Windows 8/8.1:

[youtube]mEUekKqLJ-E[/youtube]

Ficou complicado?

Abaixo confira a carta de descontentamento enviada para Nadella, CEO da Microsoft:

Estou escrevendo para você sobre um aspecto muito preocupante do Windows 10. Especificamente, a atualização parece ter sido projetada para forçar a escolha acerca da experiência de Internet que  os clientes desejam, fazendo com que os usuários utilizem a experiência que a Microsoft quer.

Quando vimos pela primeira vez a experiência do Windows 10 em retirar a escolha dos usuários, substituindo de forma eficaz as preferências do usuário já existentes para o navegador da Web e outros aplicativos, entramos em contato com a sua equipe para discutir este assunto. Infelizmente, não resultaram em qualquer progresso significativo, portanto, esta carta”.

A Mozilla tem razão? Em certa parte acreditamos que sim. O processo de escolha de aplicativos ficou mais complicado, já vi algumas pessoas reclamando. É nítido que a Microsoft quer que você utilize a loja para buscar mais aplicativos  ou use os seus próprios aplicativos.

Atualização: A Microsoft respondeu

A Microsoft respondeu a carta enviada pela Mozilla com a seguinte declaração:
Nós projetamos o Windows 10 para fornecer uma experiência  simples para usuários e uma experiência coesa após a atualização. Durante a atualização, os consumidores têm a opção de definir padrões, incluindo para navegação na web. Após a atualização, eles podem facilmente escolher o navegador padrão que preferirem. Como com todos os aspectos do produto, nós projetamos Windows 10 como um serviço; se nós entendermos que experiência do usuário precisará de melhorias, vamos fazer assim.

Isso é certo ou errado? Será que o Google também vai reclamar?

Fonte: Mozilla

56 comments on “Como mudar o navegador padrão no Windows 10? Mozilla já disparou contra a Microsoft [Atualizado]

  1. Concordo com a Microsoft no passo que pra uma verdadeira experiência (e melhor) se dê com os apps nativos windows. Seja o Edge, ou o maps (que por sinal funciona offline) ou a loja, que em breve vira um APP novinho do SNAPCHAT! Hahaha assim espero!

  2. O choro é livre, que besteira, a pessoa vai abrir o navegador que gostar, vejo muitos que nem sabe mudar o navegador padrao e não tem o IE como padrao

      1. Ehhh mas gol que dominou mercado de carros disparado por 27 anos perdeu para fiat esse ano e não foi sonho não, a Nokia na época que dominava o mercado de celulares tb tinha uma diferença gigante em relação as demais e morreu, o Android que domina o mercado atual com uma boa diferença e, continua…

    1. Desculpa ae os hater mas e se o cara tiver certo é a opinião dele seis tem que responder com educação não com sarcasmos seus bando de sem educação.
      eu acredito que não vai passar tão fácil assim mas acho que vai crescer bastante algo em torno de 20% da participação mundial até 2017, cabe lembrar que o ios que é o que tem a maior participação em muitos países apanha aqui no brasil atédo wp

  3. A Microsoft gasta milhões (bilhões?) pra fazer um sistema, entrega ele de graça pro usuário final (em alguns casos) e não pode entregar o sistema pronto pro usuário, com definições prontas? Vastifudem Mozila! Para de choro e faz apps pra Windows Phone, por que aí terão ao menos um pouco de razão pra reclamar.

  4. Ué?! quem não quer windows e sistemas embarcados, vai de linux ou apple. se quer uma coisa mista, vai estudar um pouco que tudo tem jeito, e tutorial, menos morte.
    Em defesa do windows, quando virou windows 10 aqui, o navegador trocou, claro! tenho google, e firefox. daí fui ver como trocar para um deles.

  5. Faz esse choro mais sequer tem coragem de fazer um app pra windows Phone… Joe Belfiore deveria responder dessa forma, faça uma app que nos damos o que deseja.

  6. ele te joga direto para onde mudar, não acho complicado não. até melhor para os que vão clicando sem ler, evita problemas. agora se não deixasse mudar seria ruim, não é o caso.

  7. Primeiro se isso é difícil eu não sei mais o que é fácil, até minha vó muda o navegador padrão.

    É se querer comprar uma Ferrari e reclamar que não ta com o banco da Lamborghini vsf parece burro e claro que ta com o edge que ta muito melhor que os outros navegadores só estou com problemas com compatibilidade com alguns site que ficam um pouco ruim nele e só.

    E quem é o fdp que usa Firefox?
    Eu uso agr só o edge e o crome quando preciso.

  8. Hipocrisia… Passaram os últimos 4 anos ignorando a plataforma Windows Runtime e agora que a Microsoft acerta a mão começam a reclamar?
    Cadê os programas inscritos para a nova plataforma (Apps universais). Ainda estão usando os programas win32? Ah, ta… Ainda boicotando a proposta de unificação e plataforma…
    Usuários Windows se vocês tiverem o mínimo de bom senso simplesmente passem a ignorar qualquer programa win32 e exijam programas e jogos universais para Windows Runtime. Os maiores beneficiados serão vocês mesmos!
    #onlydownloaduniversalapps
    #justuniversalwindowsapps
    #bywin32programs

    1. Boa noite! Márcio o que não seria muito difícil, porque acompanhando noticias nos sites, o W10 esta bem completo com seus próprios Windows APPs e fácil de usar, imagine pra usuários normais.

      1. Williams, concordo em gênero número e grau! Só espero que o indiano tenha coragem suficiente de após a entrega da ferramenta de conversão dos programas tradicionais para os modernos universais, estabeleça um cronograma, pode ser o prazo de suporte completo do Windows 10, 5 anos, mas que mostre ao mundo que essa é a proposta e o futuro do Windows e quem não se adaptar que fique de fora ou vá cantar de galo em outra freguesia. Abraço.

        1. Se o Firefox e o Chrome desenvolvessem Apps universais para windows Runtime eles conseguiriam desempenho melhores assim como o EDGE? Se sim… então eles é que Levantem o rabo do sofá e o façam, corram atrás. Abraços.

          1. Williams, você precisa separar essa análise., desempenho na navegação de internet resulta de aperfeiçoarem o motor de engenho de seus programas. Como utilizam engenhos diferentes do Edge apenas a mudança não resultará em ganhos. Outrora, quanto ao programa, todos os programas convertidos para Runtime ganham enorme desempenho. A engenharia da Microsoft garante que o código é otimizando em 60%, isso até a versão 8.1, para a versão 10, a interface gráfica ganha mais 30% de desempenho, somados seu programa tem uma melhora de 78% em relação à versão tradicional, podendo ser executado em muitos equipamentos de configurações simples, aumentando sua base de clientes potenciais.
            Essa é a proposta da Microsoft: Universalizar os programas Runtime para que possam ser executados em qualquer equipamentos Windows.
            Programas incluem os aplicativos e os jogos convertidos para Runtime, ok?

          2. Obrigado pelo elogio! Não sou programadores profissional, mas desde os meus 5 anos que o tenho como hobby. Então, já estou nessa há 30 anos, tempo para entender um pouquinho, não? Gosto muito de engenharia, especialmente engenharia de programação. Abraço.

          3. Fora que está super fácil portar apps de ANDROID, IOS, Win32 (programas desktop comuns) para a WinRT (Windows Runtime, apps universais).

          4. Alan, também é necessário realizar uma separação nessa proposta. Programas Objective-C são portados (via redirecionamento das linhas de código correspondente à Cocoa Touch para o .NET); programas tradicionais são portados (além da retirada do cabeçalho – a parte do código-fonte que define à arquitetura de processador compatível – juntamente com o instalador – a parte do código correspondente à instalação e desinstalação ). Programas Android, não são portados, pois foi inserido um engenho no sistema operacional para a interpretação dos códigos Java. Eles serão simplesmente redirecionados as linhas de código correspondente aos serviços do Google permutando-os pelos correspondentes aos da Microsoft e aprovados após testes de segurança e disponibilizados publicamente.
            Pessoalmente, sou inteiramente favorável aos projetos Web, iOS e Windows, mas completamente contrário ao projeto para Android (que fique claro, absolutamente nada contra o sistema Android, mas pela forma que a Microsoft definiu para facilitar essa introdução. Essa é uma tentativa da Microsoft de corrigir um problema de mercado de programação por um artifício escuso).
            Um abraço.

    2. exatamente…. kkk muito fácil reclamar agora, mas quando era pra ignorar os usuários do WP ai podia né??? daqui a pouco a google vai chorar também… kkkkkkk

    1. Kkkkkk. Gostei do comentário, o OS está tão bom que esse detalhe é irrelevante pra mim, mas a MS não precisa ser tão monopolista, afinal de contas essa é a nova proposta da empresa: ouvir a opinião das pessoas, seja quem for. Isso é o que a difere do concorrente(que como nós sabemos é egoísta e covarde)

  9. Alguém sabe como exportar os favoritos do firefox para o edge? Pela opção no edge só aparece o Internet explorer e o firefox nao.

  10. Na minha opinião eu achava era muito fácil trocar, talvez foi por isso que a Microsoft decidiu dificultar um pouco para aquelas pessoas curiosas que mexem no PC.

    1. Verdade. As vezes a pessoal mudava o navegador padrão por acidente e não sabia mais retornar.

      Pois é fácil colocar, mas tirar o Firefox ou outro como padrão não é tão simples. Disso ela nunca reclamou.

      Levando para esse painel a Microsoft está sendo até mais justa, mostrando ao usuário onde pode fazer a mudança e desfazer também.

  11. Uma vez que a empresa “mozilla” quase nao ve interesse no nosso sistema acontece isso, o edge existe pois nosso sistema foi mal recebido, essas empresas tao foda-se pro windows, cade um mozilla mobile um chrome? Se nao ajuda nao reclama!! Cada um cada um, e bom mesmo ta menos acessível os padrões uma vez que deve doer a microsoft vencendo em todos os testes de velocidade e desempenho com o edge vs chrome.

      1. Não, mas creio que a forma será como a do UCBrowser já equipado com um bloqueador, neste momento estão interessados em trazer suporte ao whatsapp web

  12. fala uma coisinha simples para que usa google “crime”
    ao instala-lo você esta por suas mãos piorando e muito
    o desempenho de sua maquina!
    Para que acha que não faça o teste!!!

  13. Nao vejo razão pra Mozila reclamar! É tão facil escolher o navegador padrão, a diferente é que nao vai ficar exibindo mais aquela mensagem chata perguntando “se deseja tornar o navegador padrão”. E outra coisa, nao apenas o navegador, mas qualquer outro programa.

  14. Google nem sequer pode pensar em reclamar. Mozilla reclama com razão, pois tem no Windows um dos seus principais mercados, isso pode prejudicar ela pois os usuários mais leigos nem tentarão mudar o navegador principal. A Mozilla vai lançar em breve uma versão nova do navegador só pro Windows 10, e que parece que será um app universal. A Google tá em boicote aberto contra a Microsoft.

  15. Um monte de gente (e grande parte da mídia) fica pagando pau pro Google e seu Android, e quase ninguém reclama do Google fazer a mesma coisa – incluindo a Mozilla.
    Cria o próprio sistema então, se está achando ruim

  16. Basta digitar “programas padrão” na pesquisa do menu iniciar e pronto! Sem dificuldade, sem arrodeios. A meu ver, a Mozilla está com medo do Edge. Eu, sendo ela, estaria mesmo. O Edge tem seus probleminhas e até trava aqui ou acolá, mas, no meu pc (configuração mediana), tem se mostrado bem eficiente que Firefox e Chrome.

  17. Pode reclamar a vontade, pois não uso mais nem o Firefox nem Chrome, eles só deixavam meu computador lento… Vou ficar usando o EDGE e o IE pois tem uma extensão que ainda não roda no EDGE, depois que o EDGE tiver suporte a extensões, adeus IE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *