Como o Xbox Game Pass nos mudou como jogadores

O último Inside Xbox pertencente ao X019, realizado em Londres, deixou para trás uma trilha de novos títulos que serão lançados no Xbox One e Scarlett nos próximos anos. Vimos como Obsidian trouxe Grounded, um jogo de role-playing mais focado na sobrevivência. A Ninja Theory, datou Bleeding Edge ou Rare que parece que irá tocar nossas almas com seu novo IP Everwild, sagas como Kingdom Hearts finalmente chegaram ao One e outros como Yakuza, fizeram sua primeira aparição, ambos bem-vindos. Mas acho que todos concordamos que a estrela da festa foi, mais uma vez, o Xbox Game Pass.

O serviço de assinatura da Microsoft anunciou mais de 50 novos jogos que serão lançados antes do final deste ano. Um verdadeiro absurdo, se levarmos em conta a enorme oferta que já possui o serviço, mas ainda mais se prestarmos atenção ao custo do serviço. Não é difícil encontrar ofertas em páginas de terceiros com um ano de assinatura por menos da metade do custo teórico do serviço. E digo custo teórico, porque a Microsoft é exatamente quem está dando as maiores vantagens aos usuários ao abordar esse modelo único no cenário atual de console, porque nem o PS Now nem o Stadia são comparáveis, nem no preço nem no catálogo, e vamos ser sinceros, nem na qualidade. É comum encontrar ofertas que variam do mês a três meses de serviço por apenas R$ 1.

Lembra dos tempos do seu Playstation 2, que você comprava vários CDs em feirinhas e torcia para que alguns deles pegassem quando chegasse em casa? Então, estamos numa era muito melhor e tudo dentro da lei, colaborando com a indústria.

Como o Xbox Game Pass nos mudou como jogadores

Mas, realmente, qual é o futuro do Xbox Game Pass? Não está claro se manter serviço a esse preço é algo que a Microsoft fará. A nona geração de consoles está chegando. Um novo ponto de partida para todos, uma redefinição do contador e é exatamente isso que o Game Pass significa para a Microsoft, coloque essa linha de saída da melhor maneira possível, crie necessidade no usuário. Para nos fazer pensar, na maioria dos casos, que no Natal de 2020 estaremos com Scarlett e não com a concorrência, porque com o novo console da Microsoft garante um catálogo enorme que me ajudará a passar os sempre angustiantes primeiros dois anos de geração em que todos os usuários e desenvolvedores ainda estão descobrindo o que são as novas máquinas.

No entanto, o Xbox Game Pass envolve um perigo em seu ser, nos mudou como jogadores. E essa mudança pode não ser melhor, o excesso de catálogo disponível pode se tornar meros testadores de videogame que, sobrecarregados pelo enorme catálogo do Game Pass, passaremos de um título para outro sem terminar nada. Como na Netflix, o usuário do Xbox Game Pass pode se surpreender gastando mais tempo navegando no menu do catálogo de jogos do que realmente jogando. Se conseguirmos superar esse obstáculo, o Xbox Game Pass será a melhor maneira de jogar videogame de maneira legal que conhece a história da indústria, nada se compara a ele, nada o supera e implica a democratização do videogame para o usuário médio, preços abusivos de lançamento e excessos de varejistas.

A realidade do brasileiro e boa parte do mundo impede que joguem títulos no lançamento por serem caros. Se você só joga jogo no lançamento, você é privilegiado e vive fora da realidade da maioria das pessoas. Contudo, o Game Pass trouxe essa possibilidade para nós de baixarmos o game antes mesmo do lançamento e ninguém ficou mais pobre por isso.

O Xbox Game Pass nos mudou, obviamente, agora provamos mais jogos e mais gêneros. Estamos nos conhecendo, e o que nos falta é tempo para desfrutar de tudo isso. Os jogadores do Xbox One não precisam estar na porta da loja na fila para pegar um jogo exclusivo por R$ 250 no primeiro dia, não precisamos tolerar spoilers enquanto aguardamos uma queda de preço. No final, com o Xbox Game Pass, somos mais livres, temos mais poder, e somos diferenciados dos demais.

97 comments on “Como o Xbox Game Pass nos mudou como jogadores

  1. E como mudou!

    Eu passei a jogar jogos que eu nunca jogaria, eu compro jogos que eu jamais compraria e o mais importante é tudo de forma ACESSÍVEL!

  2. Xbox gamepass é sensacional haja hd e falta tempo pra curtir tudo. Ótima matéria. O ruim é a mídia brasileira não dá valor a este serviço disponível em nosso país

    1. GP é ruim pra mídia. Se vc tem acesso fácil aos jogos, eles perdem a autoridade pra dizer pra vc se jogo é bom ou ruim, já que vc acaba “precisando” menos da opinião deles.

    2. Eu fico puto qdo vejo uma chamada em site ou youtube, ” tal coisa vale a pena jogar?”. é só entrar num gameplay e ver se gosta. agora tem isso ate pro netflix. os caras tao desesperados porque ninguem mais cai nessa.

  3. É muito interessante o quanto o GP é inclusivo ao ponto de que mesmo pessoas com menor condição financeira podem tentar jogar o jogo no lançamento e compartilhar experiências ou jogar com os amigos sem ter q esperar nada por isso. É bem semelante quando lança uma série na netflix kk

  4. O caixista BR ja nao comprava jogo, com o gamepass aumentando o seu catalogo, agora que não compram mais jogos mesmo hahahaha e pior ainda que o caixista br só assina o gamepass quando está a 1 real, ai eles metem a trapaça e tentam burlar o sistema pra assinar mais meses por 1 real hahahahaha

    1. Se o sistema é para vc jogar por menos, qual o problema de não comprar um jogo?
      Ou vc é inocente e acha que essas promoções de 1 real vão ser eternas?
      Se vc for adulto sabe muito bem raciocinar e ver qual objetivo da MS.
      agora se for apenas um hater vai ser sempre do contra, ou talvez vc sabe e entende mais do que uma corporação gigantesca que é a MS.

    2. Não tenho xbox, mas acho o serviço game pass muito bom. A minha critica é em relação ao pessoal que só assina quando está a 1 real. Pq nao pagam o preço cheio? Ficam criando milhares de contas pra pagar 1 real e ainda reclamam que jogos novos não estão entrando no catálogo.

          1. alucinação? kkkkkk vcs nao compram jogos, nao é a toa que perderam a exclusividade para o PC MASTER RACE e ainda perderam a exclusividade do QUANTUM BREAK para os sonystas kkkkk vcs caixistas sao um fracassados….Nao ha razão para se ter um xbox , ja que tudo sai no PC e com melhor qualidade, até o gamepass que era a unica coisa boa do xbox, vcs perderam a exclusividade kkkkkkkk

          2. Olha o nível da criatura mano meu Deus do céu, o cara fala “…rodando no meu WINDOWS PIRATA e melhor ainda…” todo orgulhoso -.-‘ sinceramente ainda me pergunto pq perco tempo com gente maluca assim.

          3. Eu que me pergunto, pq perco tempo com caixista fracassado e sem exclusivo kkkkkk PC roubou seus exclusivos e roubou seu gamepass

          4. Viu promoção da black friday pra passar vergonha aqui?
            Pcista pirateiro falando que consolista não compra jogo.
            Eu sou pcista e além de comprar jogo, não tenho mais jogo pirata e meu windows é original.
            A Microsoft foi a única nessa geração que melhorou não só o console como o pc.
            Play Anywhere e game pass no pc é a melhor coisa.
            Mas continua aí na pirataria, depois não fique se perguntando o motivo de ter conta hackeada, spyware, vírus.

          5. Windows pirata? Você fala que os caixistas não compram jogo, e ao mesmo tempo tem o windows pirata. Acho que não tem mais o que discutir né.

          6. Hipócrita!

            1. que ou aquele que demonstra uma coisa, quando sente ou pensa outra, que dissimula sua verdadeira personalidade e afeta, quase sempre por motivos interesseiros ou por medo de assumir sua verdadeira natureza, qualidades ou sentimentos que não possui; fingido, falso, simulado.

          7. Não sou hipocrita nao, só mostro a realidade do xbox hj, é um console morto, muito por culpa de vcs caixistas que nao compram jogos

          8. Mas então como a Microsoft obtêm receita da divisão? Elas já ultrapassaram 10 bilhões de dólares por ano.

            Se o caixista não compra jogo como ela ainda possui receita? As coisas que você fala NÃO tem coerência, pelos fatos que existem.

            Nem vou mais discutir, pois com acéfalos é impossível.

          9. A receita deve ser por causa das vendas de controle colorido, pois é a unica coisa que vende no xbox kkkkkk

          10. ????????

            23:59 – ainnnn caixista não compra jogo, mendigos ainnnnn

            00:01 – ainnn tenho Windows pirata e baixo jogo pelo Torrent ainnnn

            Very Ease

            ???????

        1. meu, como assim?
          comprei doom e ris of the tomb raider nesta black friday MESMO os dois jogos estando no game pass, pq quero eles para mim.
          comprei cuphead tbm com essa promo dele de 25% e peguei o jedi fallen order por 215 já que sou assinante do EA acess.

          algum problema?

        2. Hehe. O caboclo com um avatar trazendo os dizeres “PC Master Race” falando que caixista não compra jogo.

          A China que está certa ao impor controle de natalidade.

    3. Para renovar meu GamePass eu gastei mais de 300 reais.

      A coisa mais comum dentro da comunidade (quem ta de fora não vê mesmo) são pessoas comprando mais jogos, que inclusive até desenvolvedores já falaram isso.

      Seja menos burro e se for para criticar pelo menos não repita mentiras que escuta por ai, seja homem e faça suas argumentações.

  5. Bom. Ele é “só” o serviço que me fez comprar um Xbox, trocar de PC e comprar vários controles lá pra casa e sempre fazer a criançada ficar quieta na frente da TV, então… só sucesso!

    Zoeira à parte, é ótimo ver que a estrutura do serviço me faz apreciar estilos de jogos que jamais passariam no meu console se não fosse por ele.

  6. A mim mudou meu relacionamento com a Microsoft, de uma forma vantajosa pra mim e bem ruim pra Microsoft. Depois do Gamepass eu não compro mais qualquer jogo na plataforma kkk, já no Playstation a relação continua normal, ontem eu comprei Black Ops 4 em promo 39 guedes.

    Edit: A única coisa que eu compro hj no xbox são + meses de gamepass, virei escravo da mendigajem kkk

      1. Vrd, pra Microsoft deve ser mais vantajoso vender gamepass a 1 real pra mim e perder as vendas de jogos a 60/70/80 reais a und+live gold a 150 reais todos os anos kkkk

        A sua lógica parece realmente correta kkk

        Imagina quantos meses de gamepass a 1 real eu terei de comprar pra compensar um jogo de 60 reais kkkk ou uma livegold a qual custa 150 reais kkk

        1. Pra mim o problema não é o ser que apenas assina o Gamepass, mesmo sem se ligar esse cara está ajudando a fortalecer o serviço para que o catálogo fique cada vez melhor, o que não suporto é gente que se diz “fã” da marca e fica criando continha nova de 1 real.

          1. Bicho, sejamos honestos, sabemos de uma cambada de espírito de porco que faz isso!
            Detalhe: eu só disse que repudio esse tipo de ação e se o cara é fã da marca mesmo e gosta do que ela proporciona para ele, não vai ter problema nenhum em pagar seus 40 mangos todo mês, é uma grana que eu por exemplo gasto com muito gosto!!

          1. Olha o veneno. Mais um analista de mercado.

            A MS vende o Xbox desde o primeiro com prejuízo e está aí até hoje.

          2. Não é veneno cara, eu to feliz pagando 1 real aqui, mas acho q esse preço não dura mais mt tempo

            E só o xbox não da lucro suficiente pra manter e investir na divisão

          3. Também acredito que não será possível manter esse preço indefinidamente. Agora não entendo essa máxima de que a divisão não dá lucro suficiente.

            Mas já que a galera gosta de especulações eu também vou fazer as minhas nessa porra. Vocês acham mesmo que a MS só tem a receita das assinaturas no serviço do GP? Vocês esquecem, por exemplo, das microtransações e DLCs que ficam fora do GP. A MS também fica com uma parte dessas compras.

          4. Mas as microtransações, DLCs e vendas de jogos serve pra pagar o custo de produção e manutenção dos mesmos. A MS precisa tirar grana de algum lugar pra pagar a vinda dos jogos ao GP. E se ela tira da parte das vendas, mic, DLCs, etc… falta pra pagar os custos dos jogos. Ah não ser que ela tire de outra divisão que lucra mt mais do que tem de custo

          5. A vá q as promoções de R$1,00 real vão acabar!!?? Cara como vc é inteligente ????? lógico q vão acabar né poney, isso é pra ganhar base burro ????

        2. Se vc fica criando conta pra pegar promoção de 1 real é outra história. Assinantes pra ela tá valendo mais q vendas, isso por informações dela, e n pela sua opinião

  7. No entanto, o Xbox Game Pass envolve um perigo em seu ser, nos mudou como jogadores. E essa mudança pode não ser melhor, o excesso de catálogo disponível pode se tornar meros testadores de videogame que, sobrecarregados pelo enorme catálogo do Game Pass

    Eu mesmo sou um que quase não aproveita o GP, acabando por ter que comprar o jogo, se o preço estiver em conta.

    Lembra dos tempos do seu Playstation 2, que você comprava vários CDs em feirinhas e torcia para que alguns deles pegassem quando chegasse em casa? Então, estamos numa era muito melhor e tudo dentro da lei, colaborando com a indústria.

    Eu entendi a referência. kkkkkkkkk

    O Xbox Game Pass nos mudou, obviamente, agora provamos mais jogos e mais gêneros. Estamos nos conhecendo, e o que nos falta é tempo para desfrutar de tudo isso. Os jogadores do Xbox One não precisam estar na porta da loja na fila para pegar um jogo exclusivo por R$ 250 no primeiro dia, não precisamos tolerar spoilers enquanto aguardamos uma queda de preço. No final, com o Xbox Game Pass, somos mais livres, temos mais poder, e somos diferenciados dos demais.

    Eu acrescentaria outro detalhe: está acabando com o caça-cliques fácil da mídia “especializada”, afinal, pra que vou ler uma review se posso pelo menos testar o jogo e tirar minhas conclusões por um baixo valor?

  8. Acho o Game Pass uma das melhores jogadas da Microsoft. Não sei se acontecerá esse fenômeno que aconteceu com a Netflix, de ficarmos mais tempo procurando do que usufruindo, tem muito mais conteúdo audiovisual passivo (filmes, séries) sendo feito do que ativo (jogos – e aqui eu tô falando só de jogos ara consoles), se for comparar, então acho mais fácil encontrar o que a gente gosta.

    Para mim o preço do serviço é acessível, não pagaríamos muito menos por uma assinatura da Live ou da PSN, para ter liberados de 2 a 4 jogos todo mês, nem sempre do agrado de todos. O Game Pass deixou até isso mais democrático, e quem ganha somos todos nós. Os lojistas não gostam, claro, isso os prejudica financeiramente, e também os sites e blogs pagos por eles para anunciarem suas ofertas.

    Mas não podemos ser bobos, o Game Pass é uma baita vantagem pra quem consome.

    Eu vejo que a Microsoft fez a lição de casa e não vai cometer os mesmos deslizes do começo desta geração. Isso aliado ao Game Pass e a retrocompatibilidade, que sim, é importante, vão equilibrar bem as coisas nos próximos anos.

  9. Cara ,que ano da Microsoft, eu diria que foi o melhor ano Microsoft desde o lançamento desastroso em 2013. Agora é seguir em frente e nos trazer jogos de seus novos estúdios, além dos estúdios terceiros como Ori, Cuphead, Flight Simulator, Tell Me Why, CrossFire X. Microsoft voltou rapaziada.

    1. Tell Me Why, CrossFire X.kkkkk voltou para as trevas kkkkk crossFire é primo pobre do CSgo, nem trazer a mira no rosto aquela jogo mira kkkkk

      1. Tipico sonysta, desmerecendo aquilo que não joga ou não gosta. Veja a análise de um jogador de CrossFire. Tell Me Why um game de uma empresa que sonysta adora e amam, agora vai ser ruim porque é exclusivo Microsoft, clássico do sonysta.
        https://youtu.be/iJXu8tJSkcM

        1. Pq vcs tão hypando Tell Me Why? Alias vejo mt caixista falando mt bem de LiS (com razão) e de QB, achei que não gostassem de jogos assim, não são pra players “hardcore” como vcs dizem. Vivem desmerecendo os jogos da concorrencia dizendo que não tem ação, q são filminhos, só caminhar, etc. Qual a lógica disso?

          1. Tem jogos pra serem filminhos como LiS, Detroit e ects, e jogos que foram feitos pra serem jogados, QB não havia necessidade de enfiar uma porra de uma série no meio do game, assim como DS, que tem muita cinemática, quebra um pouco a Gameplay.

          2. Ai vai da proposta do game. Ambos são focados em narrativa, usaram e abusaram de cinemática pra isso. Eu sinceramente gostei mais da narrativa de QB, do que do gameplay. E LiS é um dos melhores jogos que já joguei, justamente pela narrativa. Outro exemplo é A Way Out. Apesar de ter uma gameplay mt bacana pelo coop, ela poderia ser melhor aproveitada. E no final quando eu tava achando que ia me decepcionar, vem o enredo e te quebra no meio (fiz o final em que o vincent morre. Achei do caralho)

          3. Não precisa ter quebra de Gameplay, isso era muito criticado pela mídia, mas quando se trata de jogos Sony, parece que isso não se torna um problema e sim algo bom. Outro ponto, quando os games começarem a focar só em narrativa e esquecerem da Gameplay, eu paro de jogar vídeo game.

          4. Sim claro, não da pra focar só nisso. Mas é bom ter jogos que façam isso. Pelo menos pra mim, uma narrativa bem feita me marca mais do que gameplay, apesar de claro ter momentos que tu só quer um gameplay bacana sem se preocupar com o enredo do jogo

            Mudando de assunto agora, tu que jogou Rust por mt tempo, qual é a parada do reset do servidor? Uns amigos meus tão querendo pegar o jogo, mas eu li algo sobre isso do servidor, que tu perde tudo depois de um tempo e tals. Tem a questão de não ter sv SA, comunidade tóxica, má otimização… Sabe como tá o jogo hj?

          5. Rust tem uma comunidade tóxica porquê o game te leva a isso. Um exemplo. Tu farmou 3 dias seguidos, levou umas 15, 20 horas pra construir uma base e vem um clã inimigo de 10 nego e invade sua base e leva tudo, isso faz as pessoas a ficarem agressivas dentro do jogo.
            No PC tem servidores SA oficial atualmente, mas funciona como CS, a própria comunidade cria os servidores.
            A questão do reset de mapa é porque o game fica muito pesado, são milhares de construções, então a cada 7 ou 14 dias tem um reset opcional, dependendo do Servidor, mas existe um reset mensal, esse é obrigatório, pois todo mês tem atualização do game.
            Se for jogar em pouca gente, recomendo consturir em locais mais isolados, na neve geralmente ninguém constrói, pois é complicado viver na neve, armaduras na neve levam bastante vida.
            O game é bom, mas é algo difícil de acostumar.

          6. Pois é o que me desanima é esse lance do reset. Tu perder tudo que construiu e conquistou não me animaria a começar tudo de novo, todo mês

          7. Rust tem uma comunidade tóxica porquê o game te leva a isso. Um exemplo. Tu farmou 3 dias seguidos, levou umas 15, 20 horas pra construir uma base e vem um clã inimigo de 10 nego e invade sua base e leva tudo, isso faz as pessoas a ficarem agressivas dentro do jogo.
            No PC tem servidores SA oficial atualmente, mas funciona como CS, a própria comunidade cria os servidores.
            A questão do reset de mapa é porque o game fica muito pesado, são milhares de construções, então a cada 7 ou 14 dias tem um reset opcional, dependendo do Servidor, mas existe um reset mensal, esse é obrigatório, pois todo mês tem atualização do game.
            Se for jogar em pouca gente, recomendo consturir em locais mais isolados, na neve geralmente ninguém constrói, pois é complicado viver na neve, armaduras na neve levam bastante vida.
            O game é bom, mas é algo difícil de acostumar.

          8. Life Is Strange é muito bom e sempre falei isso, é um jogo que propõe a historia e trabalha com temas pesados.

            Tell Me Why pelos caixistas nem esta sendo ”hypado” a maioria só esta fazendo o que çonysta fez a geração toda, colocando em lista mesmo sem jogar.

            Tell Me Why eu jogarei porque gostei muito do Life Is Strange.

          9. Vc acertou em cheio, jogos da concorrência são pra mãozinhas atrofiadas, assiste e aperta o botão de QTE ??????


        2. Tipico sonysta, desmerecendo aquilo que não joga ou não gosta.”falou a ovelha que desmerece carteiro mijão sem ter jogado, hipocrisia é aqui

        3. MAs eu nao sou sonysta, tu me viu defendendo o PS4 aqui, jaja os sonystas vao perder seus exclusivinhos para o PC MASTER RACE tbm, mas uma coisa é FATO, sonystas compram mais jogos que os caixistas…crossfire é uma piada, quem vai largar COD e BF pra jogar crossfire kkkkk

          1. CrossFire é um dos games mais jogados do mundo, lógico, não é um CoD ou BF, mas conta hoje com mais de 9 milhões de jogadores simultâneos, pra você ter ideia, CS Go conta com mais ou menos 600 mil, olha o tamanho do CrossFire amigo.

          2. Tu acha mesmo que nego vai parar de jogar COD e BF no xbox pra jogar CROOSFIRE kkkkkk tu acha que nego vai comprar um xbox pra jogar CrossFire kkkkkk esse jogo ja vai nascer morto no xbox, quer apostar comigo?

    2. Tell Me Why kkkk

      Jogo lacração de transgenero na sua lista kkkk

      Vc cai em contradição a todo momento, critíca os jogos da Sony que tem lacração e fica colocando um jogo de veados como algo positívo kkkk

  10. Melhor serviço de jogos do mundo, melhor q o serviço é ver os haters querendo desmerecel-lo antes no começo a desculpa era mas esse serviço só tem jogos velhos só compensa pra quem tá chegando agora na plataforma, começou a entrar exclusivo day one, jogos recentes e até alguns third day one o nível de retardado dos haters aumentou e começaram a reclamar tbm, agora não é bom para a indústria e a Microsoft não tem lucro kkk são patéticos.

  11. Mendigo Pass mudou a forma de mendigar, antes vcs desbloqueava o 360 pra jogar piratão, agora vcs fazer duzentas contas pra jogar a 1 Real kkkkk coitada da MS que não consegui se livrar de mendigos kkkkkkk vai falir

  12. Vamos lembrar que essa política de preços atual não deverá se manter pra sempre e que o preço real é de R$40 por mês, ou praticamente R$500 por ano. Por esse valor tem que ser sim um serviço muito bem prestado, e nisso a Microsoft só tem acertado. XCloud vai aí em 2020 para agregar ainda mais e fazer os 500tao valer a pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *