Como usar o Picture-in-Picture (PiP) no Windows 10, ideal para vídeos e conversas

picture-in-picture-w10

A Microsoft acaba de lançar uma nova build para os Insiders do Windows 10, a 15031, e foi inaugurado o modo Picutre-in-Picture e outras melhorias.

O novo modo Picture in Picture tem sido chamado pela Microsoft de janela “Compact Overlay“, que pode ser usada pelo aplicativos da Plataforma Universal – UWP. Mas para que serve? Por exemplo, se você estiver assistindo a um vídeo no aplicativo “Filmes & TV” da Microsoft, você poderá usar o novo modo para assistir a esse vídeo em uma sobreposição enquanto estiver trabalhando em outra coisa.

As novas janelas Compact Overlay funcionam da mesma forma que as janelas normais do Windows 10, o que significa que os desenvolvedores poderão personalizar como a aparência das sobreposições em cada aplicativo.

A Microsoft diz que o suporte ao “Compact Overlay” está chegando ao aplicativo Filmes &TV, bem como ao aplicativo Skype Preview no futuro próximo, o que é muito bom de se ver. E assim que a atualização Creators for lançada, novo recurso Compact Overlay deverá começar a chegar em outros aplicativos de terceiros no Windows 10.

9 comments on “Como usar o Picture-in-Picture (PiP) no Windows 10, ideal para vídeos e conversas

  1. Ótimo! A Microsoft tem que se apressar e muito pra deixar os UWP no nível dos programas x86, atualmente os uwp são bem capadinhos, principalmente quando se trata de tarefas em segundo plano (Skype do W10 que o diga)

    1. Além do que vc falou, os UWP precisam de mais integração com o sistema, tipo, menus de contexto, arrastar e soltar de um programa para o outro, atalhos no teclado e mais integração no explorador de arquivos, mas a tendência é melhorar sempre. ?

      1. Menus de contexto, arrastar e soltar e atalhos já são possíveis, inclusive há apps que possuem tudo isso e eu uso.
        Quando você fala em mais integração no explorador de arquivos você se refere à que exatamente?

        1. Quando falo em menus de contexto digo o seguinte: quando clica com o botão direito em cima de um arquivo aparecem opções como adicionar a lista de reprodução do media player, escanerar arquivo com o avast, enfim, a essa integração que me refiro. No explorador podemos selecionar arquivos e abrir (com os programas win32) em forma de playlist ou álbum, exceto, até onde sei, alguns apps nativos como o filmes e tv, sinto falta disso nos UWPs, fora essas coisas ta belezinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *