Como Windows Phone segue crescendo em quase todo mundo?

satyanadellamicrosoftceo

As circunstâncias que enfrentam o Windows Phone não são das melhores. A distribuição de aparelhos Lumia tem sido reduzida, sem novo top de linha por um bom tempo,  várias operadoras viraram as costas para a Microsoft, e o crescimento da loja não é dos melhores já que muitos desenvolvedores preferiram optar por criar aplicativos universais para o futuro.

A solução para estes problemas é a chegada do Windows 10 Mobile. Mas ainda é incrível que mesmo no contexto atual, sem o novo sistema ou novos dispositivos no mercado, a Microsoft não ficou com seu sistema atolado ou reduzido. Os números realmente mostram força.

De acordo com os dados do Kantar, que já mostramos aqui, o Windows Phone tem experimentado um crescimento notável em mercados importantes.

Tem havido um aumento importante em toda a Europa (exceto Espanha e Itália), observando, em particular, o aumento na Alemanha, onde Windows Phone cresceu sua quota 3,6 pontos percentuais, atingindo 10,5% do mercado. Ao mesmo tempo, na Grã-Bretanha subiu de 11 para 11,3% e França se moveu de 9,9 para 13,1%.

A China foi uma grata surpresa

lumia-532-mao

Também existem números positivos na Austrália e o mais importante, na China, um mercado enorme, que se tornou muito competitivo, e onde o Windows Phone tem alcançado uma pequena decolagem passando de 0,7% para 2,3% em apenas 3 meses (é importante lembrar que o Windows Phone estava preso na China por anos com uma quota de menos de 1%).

O lado negativo

A contrapartida disto é nos Estados Unidos, onde a plataforma está completamente estagnada (possivelmente devido à ausência de high-end) e no Japão, onde tivemos uma queda de 0,6 para 0,3% (ou seja, quase inexistente participação).

É incrível

Se o Windows Phone conseguiu manter e até mesmo aumentar sua participação nas circunstâncias atuais, o Windows 10 Mobile pode ser o “up” que a Microsoft tanto deseja.

Obviamente isso não garante que o Windows Mobile 10 será um sucesso, mas as expectativas estão altas. O trabalho que a Microsoft tem realizado no sistema certamente conquistará mais usuários.

Acha pouco? A Microsoft é a terceira maior fabricante da Europa

microsoft-store-loja

Vale notar que a Microsoft foi uma das poucas “gigantes” a conseguir um aumento em suas vendas, ficando ao lado de Apple e Huawei. Enquanto isso, Samsung, LG, Sony, Motorola e HTC viram suas vendas caírem em relação ao mesmo período de 2014, demonstrando que elas precisam se reinventar caso desejem continuar na seleta lista das 10 maiores fabricantes do continente europeu.

Confira a lista:

  1. Samsung: de 41,9% para 39%
  2. Apple: de 13,7% para 16,2%
  3. Microsoft/Nokia: de 9,4% para 10,6%
  4. Sony: de 10,6% para 7,1%
  5. Huawei: de 3,2% para 6,2%
  6. LG: de 4,7% para 3,8%
  7. Wiko: de 2,8% para 3,6%
  8. HTC: de 4,1% para 2,4%
  9. Motorola: de 3,9% para 2%
  10. BQ: 0,5% para 1,3%
  11. Outras: de 5,2% para 7,8%

Não falta muito para a Microsoft alcançar a Apple na Europa. A nova equipe da divisão móvel deve ser competente o bastante para que isso aconteça.

Se o Windows Phone já tem agradado, acho que o Windows 10 irá fazer um belo estrago. Veremos.

Quais são as suas expectativas? Com os concorrentes lançado novidades a todo momento como o Android caiu na Europa? Será que não é hora dos fabricantes olharem para o Windows Phone?

22 comments on “Como Windows Phone segue crescendo em quase todo mundo?

  1. “Não falta muito para a Microsoft alcançar a Apple na Europa.” Somente mais de 50%…

    O sistema vendia pouco, dai um salto nas vendas, proporcionalmente vai render bons numeros!

    A aposta era o Windows 7, depois do 7.5, depois o 8. E o matador seria o 8.1.
    A Microsoft vendo que esse cenário poderia não ser tão lucrativo, resolveu abraçar outros sistemas e lançou todos os aplicativos praticamente para Android e iOS. Caso o Windows Mobile 10 continue a não ganhar mercado, ao menos a Microsoft já aprendeu a viver sem ele!

    1. Matéria: WP continua ganhando mercado. Ai ele vem e me fala: Caso o WP continue a não ganhar mercado. Fiquei meio perdido rs … Será se ele leu a mesma matéria?

    2. Cara, não viaja, a MS já disse que mesmo que todas as OEMs desistam do Windows – o que não ta acontecendo, já que novos parceiros foram anunciados. – ela mesma vai continuar fabricando Smartphones com Windows e foda-se o MUNDO!

      É bem simples a questão! A Microsoft vai permanecer sim no mercado mobile, doa a quem doer e custe o que custa, porque dinheiro ela tem sim pra gastar, e quem ganha com isso tudo somos nós, que temos a nossa disposição um sistema melhor que o da Google/Apple juntos! #Simples

      1. Microsoft é uma empresa de capital aberto, onde os acionistas visam LUCROS. Não existe essa de ficar sangrando dinheiro em algo que não dá lucro. Se o Windows Mobile tiver dando lucro ou ao menos prejuizo, ele vai continuar existindo. Se não der lucro ou muitos prejuizos sem expectativa de retorno, pode ser cancelado como qualquer produto.
        Ao menos a Microsoft já fez a lição de casa e os serviços mobile já não dependem exclusivamente do Windows Phone / Mobile.

  2. O Windows esta vencendo aos poucos aquela rejeição inicial (que o Android também sofreu, principalmente pela mídia “especializada”, a mesma que baba por qualquer besteira acrescentada no Android hoje em dia), esta mais devagar que o Android na época dele? Esta, mas é preciso analisar que o WP esta enfrentado um mercado mais forte e com lideranças mais consistentes (na época do Android ele enfrentou Symbian, BB e um ainda novo e quase exclusivo iPhone, bem mais fácil), um páreo duro. Hoje ele já é a primeira escolha de muita gente (foi de desconhecido, a aposta, depois diferente e atualmente uma possibilidade pra usuários de outros SOs) e que acabam fazendo a parte de “propaganda” dos aparelhos e do SO, se cada “pioneiro” conseguiu convencer um único usuário já temos o dobro e assim vai, exponencialmente, se vai chegar a liderança? Difícil, mas coadjuvante não vai ser.

    1. Belas palavras amigo. E não querendo parecer fanboyola, mas eu realmente não gosto de Android devido a alguns problemas chatos que na minha opinião nem deveriam existir.

      Eu havia dado um Android pra minha esposa e meio que me arrependi. Depois um Lumia e tudo ficou maravilhoso, e agora eu também troquei o meu.

      Enquanto isso vejo amigos reclamando que seu Android tá lento, trava demais, não consegue baixar SMS e emails por falta de memória…..

      😀

        1. A Microsoft vai mudar isso com a unificação das Lojas(PC, Smartphone e Xbox) com isso entra os Apps universais, e por fim a joja aumenta( jogos por causa do Xbox que por sinal tá em falta de Aplicativos e Aplicativos do PC, que falta Jogos, e os celulares que falta os dois) KKKKKKKK… Eu gosto muito do sistema, acho que a Microsoft está indo pelo caminho certo, agora é só esperar… KKKKKK…

    2. fora q a Microsoft esta fazendo marketing nas novelas da globo… minha mae tava assistindo ai eu vi q quase todos da novela tem um windows phone 8.1 conforme sua classe social aquela la jogo alguma coisa sla …a que passa a noite e outra kkkk o cara tava numa chamada e a tela dele estava na tela inicial e ele cm ela na orelha kkkk

  3. O Windows Phone ta crescendo,mais com certeza se esse projeto astoria de certo,vai acabar o mímimi dos outros de vim pro Windows Phone por falta de aplicativos(coisa que tem muito na loja).

  4. acredito que o motivo do aumento de participação do wp seja essa crise economica que vem assolando o mundo, nada mais natural as pessoas comprarem smartphones mais baratos, ponto forte da Microsoft.

  5. Acredito que sim, so a Microsoft tem o diferencial para o mundo Mobile e isso pode impulsionar a longo prazo a consolidação do Windows 10 Mobile. Ios e Android ja estão impregnados quase que folcloricamente. Mas o novo sempre atrai. Continuo insistindo: Saiba divulgar e vender, equipe de marketing da Microsoft 🙂

      1. Não não, esse parágrafo idêntico abaixo da imagem foi só coincidência, realmente. Se vão utilizar textos como base, ou citem o via ou ao menos se deem ao trabalho de editar, é o mínimo que se espera de um portal sério.

  6. O que está aumentando o crescimento ou mantendo os números é justamente o Windows 10 e a melhora na loja de aplicativos e jogos. Fora a proposta que a Microsoft esta implementando em conectar todos seus dispositivos e agora depois de um bom tempo a ideia de apps universais esta sendo mais atrativa fora o modo Continuum que é uma ótima ferramenta principalmente para mundo corporativo.

    Agora que a Microsoft conseguiu o apoio de grandes empresas acho que a coisa de uma melhorada.

  7. É uma questão de tempo. Se pensarmos:

    – Se o Android quiser ao menos tentar entrar no mundo “desktop”, teria que ter algo a mais para instalar em um PC para emulação de aplicativos. Apple da mesma maneira.
    O desenvolvedor que quiser massificar seu APP, desenvolve um Universal App e distribui em mais de 100 milhões de Pcs e devices como Celular e Tablets.

    É simplesmente genial.

  8. galera vcs já viram esse app do 4Shared? eu havia procurado antes e não tinha achado.
    dai eu procurando esse ai achei hoje, e achei ate bacana. faltando corrigir algumas besteirinhas, mas so uma questão, é oficial ? seria um máximo um app desse sendo UNIVERSAL 🙂

  9. Eu só tenho ótimas expectativas para o Windows 10 Mobile, e acho que vai chegar lacrando tudooo, pelo que já pude ver do que a Microsoft tem em mente, o futuro dos Lumias parece muito promissor! Agora a questão não é mais produzir apps para Windows Phone, “que não tem usuários”, e sim produzir apps para Windows 10 que irão rodar em todos os dispositivos.

  10. Bom, com todas as piadinhas babacas de “Tela Azul da Morte”, de “Ruindows”, de “Mico$oft”, o Windows desktop saiu do zero em 1995 para dominação total do mercado, (ta bom, são “só 98%”, os outros 2% divididos em MacOS, Linux e Chrome), o Windows Phone vai seguir o mesmo caminho. Entre acertos e tropeços, quedas e levantadas, deve demorar vários anos, mas o Windows vai ultrapassar IOS e Android. É só escrever e esperar. Sinto muito Haters, mas é a pura realidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *