Comparam o imput-lag entre Nintendo Switch e Xbox Project xCloud

Cloud Gaming é o compromisso da Microsoft em levar o Xbox para celulares graças ao streaming de jogos. As tecnologias Azure e Project xCloud se unem para dar vida ao que parece ser o mais promissor dos sistemas de streaming de jogos. Nós testamos e as sensações são extremamente boas, embora em ambientes onde o 4G flutua seja menos eficiente.

No entanto, o Cloud Gaming vai evoluir com o tempo, à medida que as conexões 5G estejam cada vez mais populares ao redor do mundo. O canal GameXplain fez um teste de imput-lag de Cloud Gaming e Nintendo Switch para determinar a que nível de precisão o serviço está sujeito se o compararmos com outro console portátil. A diferença são apenas mais 3 frames, basicamente alguns milissegundos.

Deve ser esclarecido, embora no vídeo se diga algumas vezes, que os jogos rodam no Nintendo Switch rodam localmente, enquanto no smartphone estamos falando do jogo rodando na nuvem. O próprio Phil Spencer retuitou o vídeo em sua conta pessoal. O resultado é incrível.

54 comments on “Comparam o imput-lag entre Nintendo Switch e Xbox Project xCloud

  1. O xCloud tem tudo pra se popularizar, isso vai aumentar bastante a receita que a Microsoft tem com o Game Pass.
    Prevejo o serviço cada vez mais forte e com jogos incríveis.

    1. Eu creio que vai se consolidar no Oriente. Essa foi a jogada de mestre para entrar naquele mercado.
      Imagine em dezembro o xcloud/gamepass com Dragon Quest lá pra aqueles lados……..

      1. Em relação ao quê?
        Venda de jogos numa plataforma que vende mais pelo fato de ter mais publicidade

        comparada com

        venda de jogos numa plataforma que vende menos por ser difamada e ainda fornece a opção de jogá-los sem comprar.

  2. Testei o XCloud usando VPN e achei bem meia boca, isso que minha net é de 60 mb. Mas… acho que em países onde vai funcionar oficialmente, onde os servidores vão estar mais perto, o serviço vai ser melhor. O melhor pra mim é que ele aceita meu controle ipega. Agora o streaming direto do Xbox pro celular aqui em casa funciona perfeitamente, bem melhor do que pro PC, e com a vantagem que jogo meus jogos locais, não só os do game pass. Esses dias deitei na cama, liguei meu iPega e joguei umas três horas de assassin’s creed unity e nem vi o tempo passar, lag zero, xbox na sala desligado, controle do ipega clipado e a vida que pedi a Deus.

    1. Mas aí só a VPN já estragou boa parte da qualidade.

      Eu ja joguei pelo streaming local e foi de boa. E olhe que meu roteador é dos mais simples.

    2. Com os servidores lá na PQP é claro que o streaming não vai rodar bem. Vá na Coreia do Sul e faça o teste pra vc ver a diferença.

    3. É cara, VPN lixo.
      Tem que aguardar algo oficial.
      Como que você faz o stream local do computador? Precisa de muita GPU? Eu tentei com o Steam Link e foi uma bosta.
      Sempre quis testar o melhor streaming local(tirando o WiiU tem muitos títulos faltantes).
      *Ipega é uma bosta vlw flw fui!

      1. No próprio app do Xbox no Windows tem tem o serviço de streaming. Mas dá muito lag.
        Sobre o ipega, ele é bem inferior ao controle original, mas tem a vantagem do clip e tal.

          1. Eu não pesquisei mas pode pesquisar que já deve ter software pra streaming do PC pra celulares.

      2. No computador tem dois App: O Xbox e o Xbox Console Companion e o que faz o Streaming é o Xbox Console Companion. Aí do lado direito tem um menu com ícones, vc precisa clicar no que tem o símbolo de um console (conexão), aí clica em streaming (mas antes precisa cadastrar seu Xbox, mas é só seguir as orientações da tela).

    4. Muito bom, não vejo a hora de poder jogar via xCloud fora de casa. Mas acho que vai demorar um pouco até estar disponível oficialmente pra nós, no Brasil.

      1. Tem uns animal me criticando aí nos comentários, sendo que falei exatamente isso, que por ser uma gambiarra pra poder testar aqui no Brasil, tá meia boca, o povo não lê direito.

      2. Tem uns animal me criticando aí nos comentários, sendo que falei exatamente isso, que por ser uma gambiarra pra poder testar aqui no Brasil, tá meia boca, o povo não lê direito.

        1. Acho que tua análise está correta mas pareceu desnecessária o termo utilizado já que parecia julgar o serviço e não as condições desfavoráveis entre você e os servidores. Eu não duvido que se você estivesse usando um novo Smartphone com 5G/Wi-fi 6 e tela de 120hz com latência de 1ms conectado a um roteador 5Ghz conectado no Xcloud usando VPN como teria a mesma experiência de jogar usando streaming do teu console pro teu Smartphone aqui sem usar 5G/wi-fi 6 no Smartphone (apenas do console pro wi-fi sendo 5G/wi-fi 6)

    5. Esses dias deitei na cama, liguei meu iPega e joguei umas três horas de Assassin’s Creed Unity e nem vi o tempo passar, lag zero, Xbox na sala desligado, controle do iPega clipado e a vida que pedi a Deus

      Aí sim, que inveja!!!

    6. James, acho que vc se expressou mal em relação ao termo “meia boca”. Como vc mesmo disse, vc usou VPN e com certeza foi em um servidor fora do país, então esse resultado já era esperado. Na verdade o seu teste foi meia boca e, como consequência, o resultado também.

      Em relação ao streaming que vc fez do Xbox para o celular, sensacional! Eu faço isso no meu PC quando minha TV está ocupada, mas seria bacana fazer isso no celular com o controle na mão igual vc fez. Essa também é a vida que pedi a Deus. Show!

      Só uma curiosiadade, porque vc achou o streaming para o celular melhor do que no PC?

      1. Cara, faço pro meu notebook na verdade, pela wifi, acho que isso derruba a qualidade. Apesar que no celular também é pelo Wi-Fi. Então não sei de explicar. Uma hora vou comprar um cabo pra ligar meu notebook direto na rede, de repente melhora a qualidade. Mas pelo celular o lag é zero, inclusive em jogos de corrida.

    7. Na realidade enquanto vc faz streaming do seu console Xbox pro celular o console fica ligado enquanto você joga mesmo com a TV desligada. Bom, também achei magnífico mas gostaria muito que aparecesse no mercado um tablet com aproximadamente 7″ 120hz com wi-fi 6 e 5G para ficar perfeito.

      1. não, ninguem ta falando de ver diferença entre 57 e 60; eles estao falando no atraso de resposta, da pra perceber q vc n entendeu a materia, mas tb ta muito mal explicada; e atraso de resposta pra quem joga bastante é muito facil de perceber.

  3. 3 fps foi apenas no SoR4 no jogo do ganso foi de 1 e no Ori empatou, ou seja praticamente não tem diferença, 3fps como visto na demonstração do SoR é praticamente imperceptível, mas a maioria talvez nem tenha diferença, com um celular com tela próximo a do switch e uma boa internet será melhor jogar no celular já que como visto a qualidade da tela são melhores, a portabilidade também, já que é algo que sempre esta com vc e não um extra e grande e não ocupa espaço de armazenamento.

    1. Melhor ter um celular dedicado para isso. Bateria gasta bastante com streaming. Pra não comprometer o uso de telefone, telegram e afins.
      Mas claro, uma vez ou outra tá blz.

  4. Torço muito pela Microsoft por ser minha plataforma de game nas últimas 2 gerações e certamente será na próxima, está estratégia do Xcloud com um mês antes do lançamento do Xbox series X é muito boa, muitos irão se apaixonar pelo serviço, e somente sendo muito tolo para não testar o serviço a 1$ Dólar.

    1. Poisé, mano, acho muito provável que o serviço Xcloud ainda pode fazer uma pessoa ter o interesse em comprar um console Xbox, ainda mais com a funcionalidade de servidor pessoal. Vejo além de uma nova experiência, como uma forma de divulgação para outros produtos do Xbox, pois um novo público terá acesso.

  5. Cara, olha a qualidade de imagem do celular vs o Switch. kkkkkkkkkkk Chega a ser vergonhoso para a Nintendo. Detalhe, que nessa beta, não tem Full HD, é 720p no celular.

  6. Óbvio que jogar em 4K na TV com latência zero é bem melhor do que jogar via streaming, mas com certeza será algo que irá complementar a jogatina para muitas pessoas. Em jogos de mundo aberto onde tem muita coisa pra fazer, daria pra fazer uma missão secundária ou explorar o mundo enquanto está fora de casa e deixaria pra fazer as missões principais no console/PC quando chegar em casa. Por exemplo:

    No Sea of Thieves daria pra fazer umas jornadas pra pegar uns tesouros ou fazer as lorotas;
    No Shadow of the Tomb Raider e The Witcher daria pra fazer as missões secundárias;
    No Forza Horizon daria pra explorar o mapa, pegar umas placas de bonus, etc;
    E por aí vai…

    Ou seja, missões principais em casa na TV. Essa sincroniza de progresso é simplesmente sensacional!

    E olhando esse vídeo dá pra ver que está perfeito! Se mostrasse apenas a tela dos aparelhos sem mostrar as bordas, acho que a grande maioria não conseguiria distinguir qual é o xCloud e qual é o Nintendo Switch (pelo menos olhando esse vídeo).

  7. Não é tão pouco assim. Levando em conta que um jogo a 60fps tem 1 frame a cada 16ms, 3 frames de atraso são 48ms!!!!!!

    Outra coisa, a metodologia desse cara é bem duvidosa.

    1. O cara não estava contando a quantidade de frames por segundo nos jogos mas sim quantos frames leva após ele clicar no botão para a ação do comando aconteça na tela. E a contagem foi de frames da câmera dele e não nos dispositivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *