Carregando...
1 1

Conheça o Windows Mobile

alt

Como sugere o próprio nome, o sistema Windows Mobile é o Windows para computadores de mão, celulares inteligentes e outros aparelhos portáteis afins.

altQuando a Microsoft criou o sistema, obviamente quis que o mesmo fosse associado ao Windows para o PC, e reproduziu muitos dos recursos para o sistema portátil, o que acabou por deixá-lo pesado demais para os aparelhos da época, com muitos problemas, e ainda precário em algumas funções.

O tempo foi passando e o sistema sendo aperfeiçoado, tornando-se mais fácil de usar, com recursos mais robustos, e com a evolução dos aparelhos portáteis ele passou a rodar melhor e mais rápido.

Identificando o sistema

Basicamente duas versões distintas do Windows Mobile estão disponíveis: para aparelhos com tela sensível ao toque; e sem tela sensível ao toque. Identificar cada uma delas não é difícil, mas uma maneira ainda mais fácil é indicada pela própria Microsoft, conforme imagens abaixo:

alt

alt

Se a tela tiver o botão Iniciar (start) no topo, ele
utiliza uma versão com tela sensível ao toque.

Quando o botão Iniciar (start) estiver na parte
inferior, o sistema não tem tela sensível ao toque.

A dica acima é mais voltada para a versão 6 do sistema. Versões anteriores possuem mudanças nas posições de alguns botões.

Modelos com tela sensível ao toque

Os aparelhos com tela sensível ao toque podem utilizar duas versões do sistema Windows Mobile, sendo que as duas rodam os mesmos programas.

altWindows Mobile Pocket PC / Classic

Permite controlar os contatos, agenda, tarefas a fazer, anotações,
tocar músicas e vídeos, jogar, receber e enviar e-mails, e mensagem
instantânea, dentre outras funções. Essa é a versão do Widows Mobile
para os handhelds, conhecidos também como computadores de mão. Nessa
versão do sistema não há suporte para celulares.

alt

Windows Mobile Phone / Professional

Combina os recursos do Windows Mobile Pocket PC (acima) com funções
para telefonia. É possível, por exemplo, discar para uma pessoa em sua
lista de contatos, enviar mensagens SMS, navegar pela Internet, etc. A
grosso modo é um PDA integrado a um celular. Vários modelos de
smartphone utilizam essa versão do sistema, como alguns da Palm, e QTek.

Modelos sem tela sensível ao toque

Os aparelhos que não possuem tela sensível ao toque utilizam uma
versão específica do Windows Mobile, incompatível com as versões acima.

altWindows Mobile Smartphone / Standard

O foco principal é a utilização do aparelho como celular, e operação
usando apenas a mão, mesmo assim o sistema possui diversos recursos de
PDAs, como possibilidade de escutar músicas. Otimizado para comunicação
de voz e dados, permite o acesso sem fio ao Outlook, navegação segura
na Internet e rede corporativa. Alguns modelo da Motorola e Samsung,
por exemplo, utilizam essa versão do sistema.

Tela principal

altalt

A tela principal do Windows Mobile é conhecida como Today ou Home. Nela são apresentadas diversas informações customizáveis, mas no geral encontram-se os compromissos, informações sobre ligações, mensagens de e-mail, dentre outras. Ao lado você pode conferir a mesma tela Today para Windows Mobile 2003 e 6 Professional.

Calendário, contatos, tarefas

altaltalt

Como era de se esperar o Windows Mobile possui as aplicações básicas de gerenciamento de contatos, calendário e tarefas, que podem ser sincronizadas com o Outlook do PC.

Programas, arquivos e configurações

altaltalt

Para acessar os programas deve-se ir na opção Iniciar, depois Programas e finalmente a tela com os programas é apresentada (imagem a esquerda). Se necessário, um gerenciador de arquivos também está disponível. E para alterar as diversas configurações do sistema o acesso é parecido com o painel de controle.

Outros recursos

altaltalt

Quer uma calculadora básica, o midia player para escutas músicas e um programa para visualizar fotos e vídeos? Não tem problema, já está tudo incluído.

Microsoft Office Mobile

altalt

Com as versões móveis do Word, Excel e Powerpoint pode-se consultar os arquivos no seu aparelho portátil e efetuar alterações nos mesmos. Claro que não se deve esperar que todos os recursos da versão para Windows Desktop estejam presentes, mas ao longo dos anos a Microsoft vem melhorando essa parte do sistema, que já foi bastante fraca. O Windows Mobile sem tela sensível ao toque passou a contar com o Office Mobile apenas na versão 6, sendo que antes não era possível, de forma nativa, consultar arquivos do Office.

Vida conectada

alt

altalt

Para que se possa desfrutar dos poderes de um smartphone, nada mais natural do que desfrutar de recursos como e-mail sincronizados de diversas formas, navegador Internet Explorer Mobile, e os serviços Live da Microsoft, incluindo o mais famoso deles, o MSN Messenger que tem integração com a tela Today, Live Search para buscas, além de outros, é claro.

Como celular

altO Windows Mobile Phone Edition e Smartphone Edition são específicos para utilização em aparelhos celulares. Isso faz com que estejam disponíveis diversas funções integradas, unindo a lista de contatos e o sistema de discagem, envio de e-mail e SMS. Da mesma forma, na tela Today é possível consultar o status desses serviços, como o número de e-mails na caixa de entrada. Toques diferenciados, facilidades para visualizar quem está ligando, dentre outros recursos do gênero, completam a lista das funções de celular.

Entrada de dados

altNa versão do sistema Windows Mobile para modelos com tela sensível ao toque, o usuário pode entrar dados de diversas maneiras, como por um teclado virtual que é apresentado na tela, e por métodos de reconhecimento da escrita, onde é possível escrever para que o sistema interprete e converta em textos. Quando o aparelho já tem teclado o mesmo é preferível e as vezes a única forma de entrar dados.

Wi-Fi, Bluetooth, IR

altTodo sistema operacional por padrão já vem com vários recursos que são considerados básicos, mas que podem ser melhorados pelos fabricantes. No caso do Windows Mobile não é diferente, e ele já vem com muitas opções para configurar redes Wi-Fi, como para acesso à Internet ou rede interna das empresas; Bluetooth para comunicações com outros aparelhos como teclados, e fones de ouvido sem fio; e o antigo método de infravermelho, para envio de informações, como fotos, ou endereços para outro aparelho.

Sincronismo com computador desktop

altMuitas das informações que estão disponíveis nos aparelhos móveis podem ser sincronizadas com o PC, ou seja, quando uma informação é modificada em qualquer um dos locais, o outro será atualizado para refletir a alteração. No caso do Windows Mobile o sincronismo de e-mail, contatos, e tarefas se faz com o Outlook.

Utilizando o programa de sincronismo o usuário ainda pode instalar arquivos, como programas, no seu aparelho móvel, e efetuar outras tarefas que precisem de comunicação com o computador, como navegar pela Internet pelo Windows Mobile, mas usando a conexão de sua casa.

Detalhes finais

Como cada fabricante é livre para incluir o que desejar do sistema, e estando disponíveis atualmente diversas versões do sistema Windows Mobile, com três edições distintas, é sempre fundamental que se consulte os detalhes do aparelho para saber quais recursos estão disponíveis no mesmo. Aqui procuramos abordar os recursos mais usuais e das versões mais recentes.

Fonte: PalmBrasil

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.