Conheça os atalhos do Windows 10 para dominar o sistema com perfeição

Se você usará o Windows 10 na sua máquina então é sempre bom saber todos os truques para tirar o proveito máximo das novas funcionalidades, e que inclui, naturalmente, os novos atalhos do teclado oferecidas pelo sistema.

Vários deles já estavam presentes no Windows 7 ou Windows 8.1, mas no Windows 10 agora operam de forma ligeiramente diferente, mudando para melhor o que nos permite ser ainda mais produtivos. Pessoalmente, eu acredito que muitos deles são indispensáveis. Vamos dar uma olhada.

Botão Windows + Tab: Abra a visualização de tarefas ou Task View (Visão de Tarefas)

task-view-windows-10

Começamos com um atalho que já estava disponível nas versões anteriores, mas agora muito mais útil. WIN + Tab na verdade apareceu pela primeira vez no Windows Vista, só que no Windows 10 é muito diferente, felizmente.

Invocando o novo “Visão de Tarefas” uma interface de gerenciamento de janelas é exibida onde são mostrados todos aplicativos abertos, sejam eles os tradicionais dos desktops ou os novos. Por ele você pode criar até mais desktops virtuais (canto inferior direito) e assim organizar melhor o seu ambiente de trabalho.

O melhor de tudo é que, uma vez que pressionar Win + Tab não há necessidade de manter pressionada a “tecla Windows” para permanecer do gerenciamento de tarefas, ao contrário do que aconteceu no Windows 8 e Windows 7, ou o que acontece com o ALT + TAB no Windows 10.

Portanto, estou certo de que este atalho se tornará o favorito dos usuários com mouse e teclado.

Tecla Win + A: abre o Centro de Ações (ou Central de Notificação)

central-acoes-windows-10

Aqui está outro atalho útil no Windows 10, mas ele é novo. Pressionando a tecla Windows + A e vai abrir o novo Centro de Notificação à direita da tela. Esta é uma nova interface que permite a consulta de todas as notificações recentes, exatamente como faríamos no celular, e interagir com elas.

Quer ver seus últimos e-mail? Use este atalho, nem precisa entrar em qualquer aplicativo. Simples e fácil. Além disso são ofertados atalhos como Wi-Fi, Bluetooth, OneNote, Todas as Configurações, Modo Tablet, economia de bateria e mais.

WIN + Q + C: Chama a Cortana

Cortana-and-ReachIt

Cortana é um dos principais novos recursos do Windows 10 e, portanto, é lógico que tenha um atalho próprio. Na verdade, ela tem dois, essas funções e diferenças:

WIN + Q: Mostra a interface da Cortana e permite-nos entrar por meio de texto. Equivalente a clicar no ícone da Cortana ou na caixa de pesquisa.

WIN + C: Permite a busca por voz. Pressionando este atalho a Cortana começar a receber instruções de voz e apresentar uma interface como na imagem acima.

Cabe lembrar que você também poderá invocar a Cortana ao mencionar as palavras “Hey Cortana”. A assistente por voz ainda não fala em português, mas isso deve mudar até o final de 2015.

WIN + Seta para a esquerda/ direita + cima/baixo: reorganiza as janelas em seu desktop

windows10-snap

No Windows 10 podemos dividir a tela em quatro seções, e colocar aplicativos ou programas para cada canto, fazendo com que cada janela use apenas 1/4 da tela (muito útil para grandes monitores).

Isto pode ser conseguido arrastando a janela para o canto correspondente, mas também usando um atalho de teclado: WIN + seta para a esquerda/direita, em seguida, seta para cima/baixo (segure a tecla WIN). Dessa forma você pode jogar os aplicativos da forma que quiser na tela.

Além disso, o sistema sugere automaticamente que aplicativos que preencham o espaço disponível na tela.

Win + Ctrl: gerenciando vários desktops virtuais

desktops-virtuais

Outro novo recurso importante do Windows 10 é a capacidade de organizar várias janelas em desktops virtuais. Estes desktops podem ser gerenciados a partir da “Visão de Tarefas” (WIN + Tab), como explicado acima, mas a Microsoft também implementou outros atalhos específicos para gerenciar várias áreas de trabalho, que são:

WIN + Ctrl + D:  criar um novo ambiente de trabalho.
WIN + Ctrl + Seta Esquerda/Direita: permite mover rapidamente entre as mesmas. Se estamos na área de trabalho 1 e pressionarmos o atalho de seta para a direita, vamos para a área de trabalho 2, e vice-versa.
WIN + Ctrl + F4: fecha a atual área de trabalho e os aplicativos serão movidos para outro desktop virtual.

Win + K: conectar dispositivos sem fio

Aqui não há muito para explicar, é apenas um atalho que foi adicionado no Windows 10 e que dá acesso direto a um menu para conectar telas (Miracast) e dispositivos de áudio sem fios (Bluetooth).

WIN + I: configurações do sistema

Para concluir, outro atalho que não parece muito impressionante, mas vale a pena mencionar pois ele é diferente das versões anteriores. No Windows 8, as WIN + R nos levou a um menu de opções específicas para o aplicativo que tínhamos aberto, mas no Windows 10 estas teclas abrem as configurações do sistema em uma nova janela.

Gostou das novidades? Achou os atalhos úteis? Tem mais alguma sugestão? Deixe sua opinião.

23 comments on “Conheça os atalhos do Windows 10 para dominar o sistema com perfeição

  1. já uso desde do windows 7 o win + setas. melhor coisa para comparar demostrativos de dispositivos ou trabalho ou gerenciamento de pastas

      1. Sim, é o Aero. A Microsoft disse que o Aero iria voltar no WIndows 10 no menu iniciar.
        Pode ver que o processo DWM.EXE tá a todo vapor no taskmanager. Se matar ele, a transparência some.

  2. Também tem uma função que uso bastante: Aperte a tecla WIN para chamar o menu iniciar e comece a digitar qualquer coisa. Funciona como um buscador nativo e na web. É simplesmente perfeito. Um Bing escondido e embutido no sistema. Amei!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *