Controle do Playstation 4 não funciona com jogos do Playstation 5

A Sony acaba de confirmar que seu controle do PS4 não funcionará com jogos do PS5. “Acreditamos que os jogos do Playstation 5 devem aproveitar os novos recursos que estamos trazendo para a plataforma, incluindo os recursos do controle sem fio DualSense”, diz a Sony em comunicado confirmando os planos da empresa.

A Sony diz que os controles DualShock 4 existentes e os controles do PS4 de terceiros licenciados oficialmente “funcionarão com jogos do Playstation 4 suportados”. A Sony não lista seus jogos suportados. Os controles PS Move Motion existentes da Sony e o PlayStation VR Aim Controller também funcionarão com jogos PS VR suportados no PS5.

Essa mudança significa que os proprietários de PS5 precisarão comprar controles adicionais para jogar jogos de PS5, assim como os controles do PS3 não funcionaram no PS4. Embora os controles do Xbox 360 da Microsoft não funcionassem no Xbox One, a empresa se comprometeu a dar suporte aos controles do Xbox One no próximo console Xbox Series X.

A Microsoft tem levantando a bandeira da retrocompatibilidade não apenas dos jogos, mas também dos acessórios. Então se você tem controles sobrando do Xbox One, fique tranquilo, você não precisará comprar um novo. Contudo, se você tem no PS4, e pretende ir para o PS5, então prepare o bolso.

140 comments on “Controle do Playstation 4 não funciona com jogos do Playstation 5

  1. Não tem problema, o Sonysta gosta de ajudar a indústria, comprar mais controles vai ser só mais uma boa ação deles.

    “This is for the players”

  2. Sony sempre sendo anti-consumidor, queria um serviço custo benefício no lado azul, poder jogar todos os jogos via retro e usar todos os acessórios.

  3. A única coisa que falta do controle do Xone para o do Series X é o botão Share, que é inútil.

    Que bom que no Series X não precisaremos assoprar o controle…

  4. Cyberpunk não funciona em placa onboard… Mesma analogia mas como não é a sony não tem hate. Sempre foi assim e sempre será. Não tem por que qurere o controle do snes no 64, do play 3 no 4 e assim por diante.

      1. Tem a ver que a tecnologia avança e se você quer algo mais avançado tem que comprar ela, ué.o controle ainda funciona nos jogos do play 4,agora só falta querer cortar coisa para que não seja necessário o avanço da tecnologia e ficar sempre na mesma.

          1. O Botao share não copiou, mas a microsoft copiou agora…isso não é demérito ! O que é bom tem que ser copiado e aprimorado se possível…

  5. Rapaz é ridículo e inadmissível essa postura, ela poderia muito bem fornecer a opção de deixar as pessoas usarem o controle mesmo que as ”sensações” não sejam aproveitadas.

  6. Traduzindo o que Brad Sams acabou de dizer no Twitter:


    Sony: Dualshock 4 funcionará com PS5, mas não com os jogos do PS5.

    Microsoft: Você pode jogar todos os jogos dos nossos estúdios por um pequeno valor por mês
    no seu Xbox,
    no seu PC,
    no seu tablet,
    no seu Smartphone,

    com seus controles do Xbox One ou do Series X, pouco importa, apenas divirta-se.

    Precisa falar mais nada…

    1. Faz sentido….se o jogo tiver funcionalidades que só sejam possíveis usar no controle do PS5, como adaptar para o controle do PS4?? nada mais lógico de que ele seja compatível só com os jogos de PS4;;;;

        1. “Faz sentido….se o jogo tiver funcionalidades que só sejam possíveis usar no controle do PS5, como adaptar para o controle do PS4??”.

          RESP.: Faria sentido, se a concorrente direta da Sony, também opta-se, por fazer, a mesma pratica anti-consumidora. Eu já esperava uma atitude dessas por parte da Sony.
          O lance, para quem é fã da marca, será não se desfazer do PS4, e coloca-lo no hack de mesa, lada a lado com o PS5, ligado na mesma TV. Infelizmente não resta outra opção, por que se depender de retrocompatibilidade, esqueça !!!!

      1. E é com essa mentalidade que Sonysta toma no c* kkkkkkk vai ser trouxa assim lá longe, daqui a pouco vão pedir Remaster até de controle

      2. Não faz sentido não.

        Tudo bem que os exclusivos ocorra isso, de usar todas as funções.

        Mas num COD ou battlefield de 2023 por exemplo, não se utilizará esse recurso.

        Ou seja… É desvantagem mesmo assim de não utilizar o controle do ps4.

    1. Pior que a trolha daquele lixo de Halo não existe. Para mim foi uma das maiores vergonhas da indústria do video game. Só perde para o ps3 no início e aquela apresentação lixo do one em 2013

  7. Pra quem nem ligava pra retrocompatibilidade e dizia que tinha todos os trambolhos das gerações passadas em casa pra jogar os jogos antigos quando quisessem, não vai se importar em ter um monte de controle de plataforma diferente pra jogar os jogos no mesmo console kkk

  8. Tudo bem justificarem que os novos jogos seguem uma nova tecnologia, e o controle faz parte disso.
    Mas não faz sentido justificar que um controle novo não pode rodar um jogo antigo. O contrário sim seria verdadeiro (jogo novo com controle antigo).
    É uma pena.

  9. Alguém saberia informar se acessórios para os controles do xbox one atual também funcionarão nos controles do Xbox Series X? Exemplo: HyperX Charge Duo.

      1. Me refiro mais aos acessórios mesmo. Usei como exemplo o Charge Duo, por conta de não saber se o tamanho da caixa onde vão as pilhas (ou bateria) será do mesmo tamanho, ou se tem alguma tecnologia diferente embutida (vai saber) que inviabilizaria a compatibilidade.

  10. Mas nem rétro com acessórios mano kkkkkkkkkkkkk deve ser pq o Controle do Ps4 não tem a incrível feature de assoprar que deve ser vital para as gameplays no Ps5 kkkkk

  11. Quem precisa de controle de ps4 quando se tem um controle que assopra? Um absurdo, nao poder assoprar é injogavel!!! Melhor controle da galáxia!!!!! Nao vejo a hora de testar essa maravilha no jogo do morango!!

  12. Decisão errada da Sony, mas usar isso pra falar bem do controle do One é risível.
    Controle sem bateria (Switch pro tem bateria de 40h, Joy-con bateria de 20h)
    Nao tem motion
    Nao tem vibração diferenciada
    Nao tem nada demais.
    E custa caro ainda.

        1. Ham? Para que tá feio. Até seu youtuber sonysta favorito vai dizer que o controle do Xbox One é o melhor. Sem firula e funcional para o que os jogadores realmente precisam na hora da jogatina.

          1. que youtube sonysta favorito? ahn? ta tomando Rivotril?
            Controle por movimento no xbox é o mínimo que deveria ver, excelente pra fazer o ajuste fino em jogos de tiro (que é o gênero chave do xbox).
            Nao tem anda de firula em bateria boa e motion.

          2. Essa não é a estratégia da Microsoft. Ela prefere ter excelência naquilo que cria e faz bem.

            Já teve controle de movimento no Kinect e não deu certo.

            Já a Nintendo tem sua estratégia diferenciada, e faz isso com qualidade, funciona bem para o público dela.

            Agora lembra da outra empresa, que não cria nada, copia tudo que a Nintendo faz desde o controle do snes, analógico e Rumble Pack do N64, wiimote do Wii, o touch do NDS, e agora o Rumble HD do Switch e o microfone de assoprar do NDS. Sendo que os controles de movimento das bolinhas coloridas quase não são usados.

          3. Eh diferente a proposta do Kinect do que colocar um movimento no controle. Esse motion ajudaria e muito em jogos de tiro.

          4. o problema é esse: querer falar mal de playstation pra tudo.
            Em momento algum eu falei de Playstation e de Dualshock.

    1. Nem ligo em ter bateria interna, mas poderiam vender o console já com uma bateria recarregável. Compreendo que isso barateia o console, por aqui o one é mais barato.
      Motion é tipo apêndice, só herança da era Wii.
      Vibração diferenciada, hummm, kkkk, zoação.
      Questão de preço tá f mesmo, normalmente PS4 é 250 e one é 300. O sinistro dos controles de PS é a pirataria, antigamente costumava consertar pra ganhar uma grana. O que tinha de controle de PS3 e PS4 pirata bem feito, eu até avisava o dono que tinha comprado como original. Xbox tem não original, tem e muito, não chamo pirata porque não tentam enganar.

      1. Na real motion não eh só chacoalhar. Eh o método mais preciso de fazer o ajuste fino em um jogo de tiro. Sem erro. Quem joga com motion consegue substituir o mouse, não pra mirar mas sim pra fazer o ajuste fino.

    2. Eu prefiro ter a oportunidade de usar uma boa pilha ou bateria recarregáveis com duração de uma semana, do que um controle com bateria interna que dura de 3 a 4 horas. E ainda ter uma ótima ergonomia e melhora no input lag.

      Mas vc tem razão, os controles da Nintendo são ótimos. Da Nintendo. Quem não sabe criar, faz imitações que não funcionam tão bem.

  13. O mais importante para mim foi que a Sony anunciou que todos os volantes licenciados do PS4 funcionarão no PS5. Estava com medo do meu G29 não funcionar no PS4.
    Estou em dúvida se vou comprar os dois consoles ou voltar a ter PC Gamer (usando o valor dos dois consoles). Se o G29 não funcionasse no PS5 quase certo eu iria partir para o PC Gamer novamente. Agora as coisas estão equilibradas novamente.
    Saudações Colosso

  14. Isso é inaceitável! Prática abusiva, playstation lucrando com mesquinharia. Isso só acontece porque os clientes dessa empresa são subservientes e passivos! A retro de acessórios deveria ser uma OBRIGAÇÃO.

  15. Manter a retro impede novas evoluções. Simples assim. É para os que falaram que crossgen não atrapalha é só ver a gameplay de Halo. Se a 343 pudesse focar no novo console teria ficado muito melhor. Ponto. Nem adianta comentar que não vou re-comentar, É o que acho pronto e acabou.

    1. A Nintendo não é assim não.

      Os consoles sempre foram retrocompatíveis na medida do possível.

      No Wii tinha uma parte especial com entrada para os ótimos controles de Game Cube.

      No WiiU o wiimote e o nunchuck funcionavam.

      Tudo bem que a empresa tem muito o que melhorar em abrir algumas políticas e melhorar serviços, principalmente no Brasil. Mas a única coisa em comum com a Sony é o modelo de negócios baseado em exclusivos e hardware de controles (formato do SNES, analógico do N64, Rumble Pack do N64, touch do NDS, wiimote do Wii, feedback haptico do Switch…

  16. A Sony optou por uma abordagem mais tradicional mesmo de console, daquela visão geracional e tal, enquanto a MS é mais na linha do que vemos no PC, que ao meu ver é a mais adequada para o atual momento da indústria.

    1. Eu comprei 3 controles do Xbox One. Seria muito frustrante vender todos eles pra comprar as versões do Xbox SX.

      Eu posso vender meu Xbox One com 1 controle e ficar com os outros 2 controles para jogar no Xbox SX. É claro, quando comprar um Xbox SX virá com 1 controle, irei continuar com com 3.

  17. Se eu compro um console, XboxSeriesX ou Playstation 5.

    Porque, diabos, vou querer usar controles do XboxOne ou Playstation 4 nos consoles da nova geração!!

    Muita acomodação para pouca coisa.

    1. Pra não ter q gastar mais dinheiro comprando controles ??? Tem gente q tem coleção de controle, então pq comprar um controle novo se eu posso usar os q eu já comprei ?

      1. Na sua situação! Seria, assim, migração. Nesse caso sim é vantagem. Migrar de uma geração antiga para uma nova.

        Pensando assim terei que guardar meu XboxOne ou vender por uma bagatela sem os controles.

    1. Eu tive um dualshock 4 por 5 anos e estava funcionando perfeitamente como os outros do slim, o primeiro foi do fat. O único controle q eu cheguei a ter algum problema foi o do 360 e o do One recentemente, os dois simplesmente pararam de funcionar. O do One eu até entendo q seja o tempo de uso, mas o do 360 tava novo.

    2. isso é muito relativo. Tenho um PS3 super slim que peguei usado já, o controle ainda tá com bateria original e funciona de boa. Tenho outro controle que foi do primeiro modelo DualShock3 lançado (após o sixaxis), a bateria estufou.
      A coisa mais frágil desses controles analógicos são esses direcionais, param de funcionar, ficam puxando pro lado, travam, ficam agarrando, etc, depois de um tempo. Dá para trocar de forma relativamente fácil para quem sabe usar um ferro de solda. E antes que falem que uma marca é mais vagaba do que a outra, os analógicos usados por ambas são feitos pela ALPS.

  18. A questão de controle é o seguinte, o desenho e tecnologia de conexão não mudaram muito. No caso da Sony, em minha opinião deveria ser suportado sim, pois muita gente que já tem PS4 não teria que comprar mais um controle.

    1. Engraçado vc falar isso, de uma empresa que cobra até para usar cross chat….que cobra para jogar online até jogos free play !!! Que ao inves de disponibilizar bateria desde o começo para seus controles, e deixar pilha como opção, obriga a seus clientes a comprarem um kit charge & play que é uma fortuna….podia ficar o dia inteiro dando centenas de motivos da política da Microsoft de arrancar dinheiro do seu bolso, mas deixa pra lá….vc iria passar pano do mesmo jeito !!

      1. “Engraçado vc falar isso, de uma empresa que cobra até para usar cross chat….que
        cobra para jogar online até jogos free play !!!”

        RESP.: Até onde eu sei, no PS4, o usuário tem que assinar a PS Plus para conseguir jogar online. Diferentemente do que acontece no PS3, que não era necessária a assinatura para ter acesso ao serviço online.

        “Que ao inves de disponibilizar bateria desde o começo para seus controles, e deixar pilha como opção, obriga a seus clientes a comprarem um kit charge & play que é uma fortuna….”.

        RESP.: De acordo com a Microsoft, não há razão para mudar isso. A companhia esclarece que seus jogadores preferem assim, e, com essa atitude, oferecem a oportunidade de dar escolhas aos consumidores, como pilhas comuns, pilhas recarregáveis, kit charge & play ou jogar por cabo. Fonte: IGN, Uol, Eurogamer PT.

        “podia ficar o dia inteiro dando centenas de motivos da política da Microsoft de arrancar dinheiro do seu bolso, mas deixa pra lá….vc iria passar pano do mesmo jeito !!”.

        RESP.: Lembrando a você, que o tema é controle do PS4 não funcionará em jogos do PS5. Mais confesso que fiquei curioso, em relação a tais práticas anti-consumidoras que você cita ai. Antes de mais nada ! Você realmente tem um PS 4 ???

        1. Lembrando que o kit bateria é opcional. Eu optei por comprar pilhas recarregáveis da Sony (conjunto com 4 pilhas). Cada par, tem uma capacidade de 2600 mA, onde consigo jogar por até dois dias, jogar com heaset e vibração, sem a necessidade de substituir as pilhas. E se acabar durante a gameplay, já tenho outro par, a disposição, para imediata substituição. E ainda, tenho a opção de pilhas comuns ou jogar por cabo mesmo.
          Opções é o que não falta ! :-))))))))))))
          Ai me vem um Sonysta Fanático, falar para mim, que a po**a de um cara**o de bateria interna fixa, é a melhor opção.
          Esses caras tem que tratar o fanatismo deles com um psiquiatra !!!!!

          1. Eu adoro pilha recarregável, e os idiotas falam q isso é um defeito do console 🤣🤣🤣🤣🤣

  19. O controle vai ser tão avançado que agora da pra usar de gaita de boca. Se sentar no alto da colina pra ver o por do sol, tocando música do Naruto no balanço com um controle de ps5 na boca

  20. Na minha opinião Jorge, Controle do Playstation 4 sim funciona com jogos do Playstation 5 sim, então não prepare o bolso comprar um outro controle do ps5 não. Na minha opinião. Ok Jorge.

  21. Essa historia de assoprar o controle ouvir e tudo mais é porque ela entendeu que seu concorrente direto não é a Microsoft e sim a Nintendo e ela está tentando competir com o Switch…

  22. If you’re wondering what to do with your PS4 DualShock controllers, just use them for xCloud. Microsoft will continue to support them for next-gen Xbox games.

    Se você está se perguntando o que fazer com seus controladores PS4 DualShock, use-os no xCloud. A Microsoft continuará a apoiá-los para jogos Xbox de última geração

    Tom Warren

    kkkkkk

  23. Pois é, Jorge, tirando o Spiderman exclusivo de Playstation, hoje foi um dia feliz pra caixistas: nada como saber que a montanha de controles coloridos que eles compraram porque era só o que tinha no xonão vai funcionar no Series X, que bom. E melhor ainda, como o controle do Series X não tem nada de novo além de botão copiado do Playstation, não vão precisar comprar mais controles e economizar pra pagar 1 real por mês no Gamepass. Brigadu, Phil!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *