Convergência entre console e PC fez com que o Scorpio descartasse o “PS4 Pro modo boost”

xbox-scorpio

A Sony colocou no seu mais recente console, PS4 Pro, uma opção permite para que jogos que não receberam patches específicos aproveitassem o poder extra oferecido por ele para rodar com taxas de quadros por segundo maiores – o chamado modo Boost.

Digital Foundry afirma que os games mais beneficiados são aqueles que sofriam com limitações de CPU, como Assassin’s Creed Unity e Battlefield 4. Já os títulos que rodavam com framerates fixos de forma suave no modelo convencional não vão exibir nenhuma diferença notável na plataforma mais recente.

Mas não estamos aqui para falar do PS4, e dessa vez não falaremos sobre o hardware poderoso do Scorpio. A questão agora é o software.

Sabe esse modo boost explicado acima? Bem, o Scorpio não precisa disso, mas não é apenas por conta do hardware, mas também por conta a convergência entre PCs e Xbox.

Nós sabemos que a Microsoft quer unificar tudo e está caminhando para isso através da “Plataforma Universal do Windows” – vulgo UWP. Nós já vimos benefícios disso desde o ano passado, como o Xbox Play Anywhere  que oferece cross-play e o cross-buy. Ocorre que, na verdade, um game Xbox Play Anywhere é um único jogo que roda no PC e Xbox.  Os desenvolvedores criam um jogo que roda tanto no PC quanto no Xbox, logo o correto é realmente cobrar uma única vez por isso.  Outro ponto positivo e inevitável: a Microsoft vai levar os jogos UWP da Windows 10 Store também para o console, inclusive ela não esconde isso.

Ora, toda a programação de jogos para o Scorpio está equiparada a versão PC (Projeto Helix). E basta que você saiba disso para entender como tudo funcionará daqui para frente. O Scorpio é como se fosse um PC mais poderoso que o Xbox One, e como tal, todos os jogos anteriores já ganham melhorias imediatas. Como se você tivesse aberto o Xbox One e tivesse trocado as peças dele.

Ainda segundo o Digital Foundry, a noção de uma portabilidade ao estilo PC para os jogos do Scorpio é uma perspectiva muito atrativa, algo que esperamos ver a Sony fazer quando o inevitável PlayStation 5 começar a ser desenvolvido. Isso deve ser mais um outro sinal de convergência entre consoles e PC, quando obténs uma melhoria desde logo quando compras uma nova peça para sua máquina. Logo o Scorpio dispensa a “gambiarra” que foi o modo boost do PS4 Pro  justamente por conta disso, por se comportar exatamente como um PC.

O DF ainda destaca cinco pontos altos sobre os benefícios que o Xbox Scorpio dará ao jogos “antigos”: Performance mais suave e sem screen-tearing, resolução máxima em títulos dinâmicos, melhor filtro de texturas, suporte para Scorpio GameDVR e carregamentos mais rápidos.

O mostro tem truques não apenas na combinação do hardware, mas o software talvez seja a parte fundamental para que o Scorpio entregue a melhor experiência aos jogadores.

56 comments on “Convergência entre console e PC fez com que o Scorpio descartasse o “PS4 Pro modo boost”

  1. “vulto UWP”? Fantaassmmaaaaa
    Até curto algumas notícias que saem aqui, já outras, por causa desses erros, me faz rir mto 😀
    Sobre o Scorpio, já tem vídeo mentiroso no youtube, usando Twitter de hater como base, pra fazer que a MS mentiu sobre o Scorpio. Não achei q o console ia incomodar tanto.

  2. O bom que o hardware dele foi desenhado pra rodar com maestria o Ditectx 12, aumentando ainda mais a performance dos jogos feito com essa tecnologia

  3. Da forma como a M$ está desenhando o Xbox, migrar do XO para o Scorpio será algo natural e tranquilo, porque um é ligado ao outro pelo Windows. Mantém o que já tem, e amplia o leque de benefícios à medida que adquire novo equipamento.

    Antigamente cada console tinha a sua própria biblioteca fechada no hardware específico, já a Microsoft propõe uma biblioteca compartilhada entre os dispositivos. Quando falam em ‘fim de gerações”, dentre outras coisas, é nesse sentido, e as coisas aos poucos vão ficando mais claras com o Scorpio.

  4. Realmente está tudo muito bom e promissor, o Project Scorpio é muito poderoso e a Microsoft está tentando fazer uma convergência entre PC e consoles de mesa que as Steam Machines tentaram fazer no passado, só que no processo inverso a MS está convergindo do console para o PC, então as plataformas Xbox Live e Windows serão uma só. No entanto, prefiro esperar a E3 pra avaliar se realmente vai valer a pena o “upgrade” para o Scorpio, se realmente os desenvolvedores abraçarão essa ideia e vai lançar patches para jogos antigos suportarem a resolução 4K e se os novos jogos aproveitarão o potencial máximo do novo console, por enquanto, em matéria de exclusivos a MS está fraca, precisa mostrar mais títulos na E3 até para atrair mais atenção dos desenvolvedores de games.
    Realmente a proposta do Project Scorpio é muito inovadora sendo o primeiro console verdadeiramente 4K e se o preço for o que está sendo especulado (500 dólares) é um fator atrativo visto que um PC Gamer com as características deste console custa no mínimo o dobro e também me chamou a atenção do fato deste console retrabalhar as texturas para TVs de 1080p de forma nativa. Só que o custo de comprar uma brincadeira dessa ainda é extremamente elevado, além do console tem que comprar uma TV 4K que não é nada barata, se o upgrade não for justificável em termos de games, vou ficar com meu bom e velho XOne mesmo.

    1. Estou na mesma. Fico feliz da M$ está desafiando padrões e dando um passo a frente no mercado de consoles, mas trazendo para o “mundo real”, para a minha realidade de vida, vou aguardar preço e outros detalhes acerca do console. Na questão exclusivos, acredito que teremos boas surpresas.

      Fato é que não irei migrar de imediato, muito pelo fator preço que certamente será além dos 399$ que estamos costumados, então acredito que tenho muito o que aproveitar no Xbox One por um bom tempo. Mas é aquela história: tudo a seu tempo.

  5. O Project Scorpio foi muito bem pensado, em todos os sentidos.

    Ele não só vai ser dedicado ao público entusiasta que quer jogar seus jogos a 4K a um custo mais acessível (Sim, porque não existe formas de montar um PC que suporte 4K nativo por pouco menos de 1000 dólares), mas também beneficiara os gamers que querem uma experiência definitiva melhor em seus jogos legados em suas TVs convencionais Full HD.

    O Scorpio é uma proposta bem diferente do PS4 Pro, não há comparações.

    Agora é esperar a E3 e acompanhar os próximos lançamentos.

  6. Vou comprar um Scorpio e ponto.
    Mas por outro lado, os jogos também serão compatíveis com o Xbox One original.
    O desenvolvedor na hora do desenvolvimento vai ter que fazer um jogo que seja totalmente jogável no One, nem que seja 720p 30fps ou com resolução dinâmica 30fps, pra depois fazer as melhorias gráficas para o Scorpio.
    Todos nós sabemos que existem certas limitações de hardware que impedem o desenvolvimento de um jogo cross-gen, como o número de NPC`s de AC Unity que o Xbox 360 e o PS4 JAMAIS iria conseguir processar. Cálculos complexos de física, iluminação e partículas também exigem mais hardware.

    O meu medo, é que enquanto existir essa compatibilidade, o Scorpio não será devidamente aproveitado.
    Vai ser mais bonito, vai ter melhores texturas, iluminação, partículas e tudo mais, mas basicamente será o mesmo jogo do Xbox One rodando a 4K com alguns elementos a mais.

    Vai ser bacana pra caralho. Vai ser lindo. Mas enquanto não tiver um jogo verdadeiramente feito apenas para ele, não veremos o que realmente ele pode fazer.

    1. Quando chegar na mão da galera, é só colocar o jogo pra rodar e se divertir. O Scorpio num é um PC compacto, ainda é um console. Por isso muita gente prefere console, pela simplicidade.

  7. Resumindo tuuuuudo isso aí… O PS4 Pro foi um console-gambiarra.

    Ridículo isso! Quando criticaram duramente os consoles no meio da geração, eu também achei injusto fazer um console (no meio da geração) meia boca pra atingir resoluções melhores.

    Mas o Scorpio é um console completo, feito e pensado nos mínimos detalhes… Coisa que só empresas grandes fazem… Num é mesmo senhora Sony-‘vende prédios’

  8. Nossa….
    De verdade, lendo as materias aqui, e vendo os comentarios eu passo a entender mais da estrategia da Microsoft de criar coisas que nao existem….
    Gosto da MS, tenho Windows Modile(Phone) desde o 7, e trabalho com TI desde 2001….
    E o que a Microsoft tem feito, melhor que ninguém, e melhor que os próprios softwares deles é vender expectativa…. Windows Mobile, Surface Phone, Project Scorpio, hololens, apps Universais… Tudo na teoria formidável, mas o problema é que ela nao entrega nada….
    Agora a bola da vez é o Scorpio…, ninguém pos a mao nele ainda, mas todo mundo fala como se tivesse um em casa, que ele é foda e talz…. Agora querem meter o pau no Boost do PS4…
    Nao adianta pessoal, nao adianta querer inventar que o Scorpio vai rodar jogo que nao foi feito em 4K em 4K, pois o bitmap da textura nao vai por passe de magica ganhar pixels a mais….
    Falam que o Modo Boost do PS4 é gambiara, mas atualizações de DirectX em PCs, entao devem ser considerados assim tbm, afinal ambos os casos é melhoria através de software e nao de hardware.
    Agora ainda temos o outro ponto, os jogos do Scorpio exclusivo, poderam sim ser formidaveis e vencer a sony, assim como os da Sony, exclusivos, tem vencido ao Xbox, porem os multiplataformas teram um tratamento diferenciado para o Scorpio? Duvido, mas nao aposto, nem que sim nem que nao, temos que esperar para ver… Ai voltamos ao começo do meu comentario…. Muita expectativa que tem virado VERDADE sem nem existir ainda….

          1. Mas ela esta sempre se fudendo? onde porque eu não vi……
            Pelo menos não na Divisão de Games, que é a que tem mantido as outras divisões funcionando.
            Minha critica é que a MS demora demais para lançar as coisas, fica na promessa, no boato, na expectativa, isso atende os acionistas, mas não atendem nós, pobres Fãns…. 🙁

          2. Bom de 2000 pra ca ela nao vale o que valia naquela epoca.
            E claro a maioria das empresas fazem isso ou seja é hipocrisia falar so da Microsoft e nao falar da outras ai ai pobres hipocritas 😀

          3. Sim,… o problema é hipocrisia mesmo, e partidarismo mesmo, as coisas são iguais, só são feitas de formas diferentes, ai todo mundo cai de pau encima, seja de A para B quanto de B para A.
            Eu presto serviço para a Sony… e só para citar a Divisão Playstation, antes era um pedaço na empresa, hoje ela esta em outro lugar (Paulista) e só ela é o dobro das outras divisões, isso no Brasil né, que sabemos que é bem abaixo do mundo né…

    1. Não entendo,

      Quando o DF dizia mil vezes que o PS4 era mais forte que o Xbox, vocês aceitavam, agora a mesma fonte, que colocou as mãos no Scorpio – nem eu, nem você, colocamos as mãos nele – disse tudo isso.

      Quando o jogo tem resolução dinâmica ele vai ao máximo. Na fonte do artigo explica tudo. Se você não acredita, paciência.

      1. Uma coisa é ser mais potente em hardware, o PS4 é mais que o XBOX, assim como o Scorpio sera mais que o PS4PRO, fatos.
        Outra coisa é inventar que a resolução dinâmica vai resolver… Te pergunto eu entao, vamos fazer um atari com resolução dinâmica, atari nao, mas um Mega Drive entao… Os gráficos vao melhorar?
        O personagem foi construido em 5000 polígonos, a textura foi feita com 1024×1024 pixels… Com um simples passe de magica o personagem vai passar a ter 20000 polígonos e a textura vai multiplicar por 10 tbm….
        Pessoal, acordem!!!
        ACORDEM!!!! Quando as empresas querem criar um Hype, elas fazem igual a Ubisoft fez com o jogo do hacker deles, nao lembro o nome.
        Estudem matemática, eletrônica, programação, e como um jogo é construido., essas materiazinhas é para criar euforia no mercado.
        Só pra constar tenho PS3, PS4 PRO, Xbox 360 e Xbox One, entao nao sou Sonysta… E como ja disse tenho Windows Phone desde 2010.

        1. A resolução dinâmica serve para alcançar o máximo de fps, no caso do Xbox one, 60fps. Sabemos que o nem mesmo o ps4 conseguiu entregar os 1080p 60fps, tampouco o Xbox one, que tem um hardware ligeiramente inferior (mas que foi suficiente para meterem o pau no console). A resolução dinâmica ajudar a alcançar esses 60fps, sacrificando alguns pixels de resolução, Não é que o jogo vai rodar mais que sua resolução máxima (como voc
          e que insinuar), o que de fato ocorre, em um console mais poderoso, é o jogo rodar em suas configurações máximas com mais frequência, no caso do Scorpio, o tempo todos, ele não precisa sacrificar alguns pixels de resolução para alcançar uma taxa maior de fps, ele roda tudo no máximo e ainda sobra poder (não curto essa palavra kk). Eu entendo sua critica, não pegamos no console ainda, mas seus argumentos são muito fracos, nunca foi dito que os jogos rodariam em uma resolução maior que suas texturas, apenas foi dito que mesmo em jogos da geração passada, melhorias seriam notáveis mesmo sem packs (melhorias como melhor taxa de fps, melhor carregamento, menor serrilhado etc), e em casos de jogos com resolução dinâmica, rodariam sempre no máximo.

          1. Sim!!! Eu fui ler a materia original e ela fala tudo isso mesmo!
            A questão é como o pessoal distorce as coisas, até parece Fla x Flu… Rs…

        2. Acho que a questão aqui nem é o hype. A questão mesmo são os sonystas martelarem essa palhaçada de pixeis no início da geração. Quero ver se eles vão comprar o scorpio por causa de poder, que no final das contas já mudaram o discurso. Agora a desculpas de agora são a “falta de jogos” e “4k no low”.

        3. Desculpe senhor engenheiro da Apple pelo visto voce é mais espertos que os engenheiro da M$ pelo amor ne cara para de escrever merdas 😀

          1. Ahahahahah
            Mas quem disse que sou engenheiro da Apple? eu mesmo afirmei que gosto da MS…. Agora leia a matéria aqui, leia o titulo e depois vá ler a matéria original, você vai entender os meus pontos.

        1. Amigo, Boost do ps4 é uma bosta, Vai chorar? E sim, estamos metendo uma ótima expectativa no console, pois voce nao viu, mas a DF sim, se é verdade ou nao quem liga ? a Sony começa vender hoje o joguinho que vai ficar pronto daqui 3 anos e todo mundo como vc chupa as bolas dela por isso,m entao nao enche o saco, e outra coisa, nao é pq voce trabalha em merda de TI que fica gerenciando rede que entende alguma coisa de games e etc melhor que todo mundo, se coloca ai no teu lugar e nao vem dar uma de fodinha nao, tu é mais um com dor de cotovelo e no final das contas, mesmo se nao rodar em 4k e 60fps todo game, mesmoa ssim vai ser mais barato que montar um pc e MUITO MAIS FODA QUE UMA PORCARIA DE PS4 PRO, alias a Sony ja usa o 4k faz tempo, 4 mil reais no lançamento…

          1. ixi….
            Chorou parou!!!
            Não aguenta bebe leite!!!
            “Agora se é verdade ou não”, pelo visto todo mundo que comentou aqui liga, afinal esta gerando assunto…
            Não administro rede, e debato com conhecimento, não com fanatismo.
            E o que a DF esta dizendo não tem nada a ver em como esta matéria esta escrita acima…

        2. Eu sei que não é framerate, sei também que ela oscila para manter o framerate estável, e sei que com o Scorpio não precisara dessa oscilação. deu para entender agora, nem precisou falar difícil para parecer “inteligente”.

          1. Kara, uma coisa é vc ter o 4K Real, que muitas televisões 4k não alcançam, ai vc ainda alia a questão de suavizar o serrilhado, você consegue sim melhorar a imagem fazendo diversos tratamentos com filtros e tal…
            Agora outra coisa é você ter a imagem real, sem aliasing ajundando. um jogo só será realmente em 4k quando ele for feito em 4k.
            Mesmo no PS4, é isso que estou falando desde o começo, todo mundo gozando com o pau alheio sem nem saber como vai ser.
            Achando que em um passe de magica tudo vai funcionar as 1000 maravilhas.
            É física, é logica, é programação. utilizando o ‘supersampling’ você consegue até levar um jogo de Megadrive para o ‘4k’, mas ele não será real, será suavizado o serrilhamento, sem contar que os modelos do jogo ainda estarão com a mesma quantidade de polígonos.
            O que esta acontecendo é que assim como no passado quando a ‘potencia’ do VG se dava nos Bits, agora estão querendo criar essa potencia em ‘efeitos’ para chegar ao 4k.
            Não adianta querer se enganar.

  9. Olha só como as coisas sao, fui ler a materia original, e é completamente diferente do que esta escrito na materia acima….
    E tudo quem fala é a equipe da MS, nao a DF… Inclusive eles mesmo falam que os jogos ja publicados nao terão sua resolução aumentada. Assim como expliquei abaixo

  10. Incrível o que a otimização de hardware e software podem fazer, olhando para as specs do scorpio ninguém acredita que roda 4k 60fps, um pc com as mesmas configurações não rodaria. Mas um console não apenas roda, como sobra poder.

    1. queria que houvesse isso também nessas novas atualizações do Windows,principalmente no Redstone 3,os jogos nos consoles são muito bem otimizados,ai quando ganham uma versão pra PC vem toda cagada e mal otimizada,mas queria que isso valesse não apenas para os games da MS,mas sim como de outras produtoras…

      1. Vdd, nos consoles não é apenas a otimização de software, mas também de hardware. Cada componente é cuidadosamente pensado para a maior eficiência do conjunto, é mais do que escolher a melhor combinação de CPU, GPU, Memoria RAM etc, cada detalhe, como velocidade do clock, largura de banda e outras coisas que eu nem entendo, são cuidadosamente pensados para o melhor desempenho, melhor eficiência. Todos os componentes são personalizados. Nem imagino o quanto seja difícil conseguir isso em um PC, até o conjunto de peças não conseguiria a mesma eficiência (hardware vs resultado). E ainda temos o fator software, nos consoles os jogos são desenvolvidos sabendo exatamente em que hardwares serão executados, assim fica mais fácil a otimização, fica mais fácil prever todas as situações (razão pela qual jogos de console tem menos bugs). Tem jogos para computador bem otimizados também, um exemplo deles é o GTA V, único jogo que roda 1080p 60fps no meu PC com configurações no médio, sem grandes quedas de frame. Mas a maioria é muito mal otimizado, necessitando de uma maquina forte para rodar de boa.

      2. Não quero te desanimar mas isso é algo praticamente impossível, a arquitetura dos consoles eliminam muitos “gargalos” de performance (como por exemplo as memórias), e a menos que os PCs mudem MUITO no próximos anos (em termos de arquitetura) isso não vai mudar.
        A questão não é apenas software é hardware e na grande maioria dos casos de “ports porcos” dos jogos é justamente pq eles são pensados pra arquitetura dos consoles (otimizada pra função) e quando chegam aos PCs encontram varias “limitações”.

      1. Todos não filhão, depende da desenvolvedora. Todos os jogos DA Microsoft é que vão rodar 4k (como prometido), e de preferência 60fps.

  11. sobre a loja do Xbox unificar totalmente com a do Windows 10 Desktop,isso possibilida de comprarmos jogos de outras produtoras também? como EA,Ubisoft,Rockstar e por ai vai?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *