Cortana “on-tap” no Windows 10 Mobile mudará a forma como usamos nossos smartphones

redstone

Hoje temos excelentes notícias sobre a Redstone, a próxima grande atualização para o Windows 10 que chegará no próximo ano. A Redstone deverá ser liberada em duas fases. Alguns de seus recursos já foram vazados como a evolução do Continuum para permitir ligações no PC pela rede do seu smartphone, suporte para extensão para Edge, e muito mais.

Agora, o The Verge afirma que a Microsoft tem alguns grandes planos para Cortana na Redstone. Nesta notícia vamos focar no Windows 10 Mobile, aonde a Cortana deve receber a função “on-tap” similar ao Google Now do Android Marshmallow.

[youtube]wjY2d0XSDcI[/youtube]

No vídeo acima, é possível perceber, ao pressionar longamente o botão da home do aparelho, o sistema fará um scanner dos dados que aparecem na tela e, em seguida, oferecerá diferentes opções de interação com o usuário. Assim, se você recebe um convite para almoço via SMS ou email, ao usar o on-tap as opções como a localização do restaurante, o mapa de como chegar até ele ou mesmo a opção de adicionar um novo evento no seu calendário aparecerão na tela.

Outro exemplo, você manda uma mensagem falando de um filme, via “on-tap” rapidamente a Cortana mostrar o trailer para esse filme, qualificações para o filme, assim como horários no cinema – que é, na verdade, realmente útil. Vamos ver como a Microsoft irá colocar isso no Windows 10 Mobile.

A Redstone está em estágios iniciais, mas parece ficar mais interessante a cada informação liberada.

44 comments on “Cortana “on-tap” no Windows 10 Mobile mudará a forma como usamos nossos smartphones

  1. É um recurso excelente, mas infelizmente a Microsoft não é pioneira nele… Fica a impressão novamente de que é ‘apenas mais uma função que tinha no Android’ e que agora está chegando para nós!

    1. Depois de tantas coisas e idéias que já usurparam da Microsoft, nada mais que justo ela seguir as tendências também. Se colocar reclamam, se não tem adivinha? Reclamam também.

      1. Não me importo com o recurso… Ou com o fato dele estar ou não… Não sou um chorão, o que me da raiva que é que a ideia não foi da MS e já existe antes em outra!

    2. Você acha que a Microsoft conseguiu tornar a Cortana a melhor sem olhar para os concorrentes?

      Ela ainda vai fazer questão de falar que esse recurso é melhor com a Cortana rs.

      1. Se a Microsoft conseguiu tornar a Cortana melhor que as concorrentes olhando ou não para o que a Google/Apple fizeram, aí eu não sei… MAS… A Microsoft tinha a OBRIGAÇÃO de tornar a Cortana melhor que as concorrentes SEM OLHAR PARA ELAS…

          1. Estamos falando de códigos… Números… Matemática…

            E a Matemática da MS (C#/.NET Framework) é bem diferente da Matemática da Apple (Objetive-C/Swift) e da do Google (C/C++/JAVA).

            Dava pra fazer sim!

          2. Rapaz, você fala tanta bosta que não sei nem por onde começar.

            Cortana é uma assistente pessoal. Assim como a Siri e o Google Now. Se já tem concorrência, tem que estudar a mesma pra saber que caminho seguir.

            A Microsoft decidiu unir o “bom humor” da Siri com a seriedade e funcionalidades do Google Now. Ponto pra Microsoft. Ela pegou coisa que tinha na concorrência e melhorou.

            QUALQUER indústria é assim. Qualquer empresa estuda a concorrência e copia o que faz sucesso.

            Quanto a linguagem de programação, você pelo menos sabe do que tá falando? Qualquer coisa que eu fizer com C#, eu faço com Java ou Swift, e vice-versa. Algumas coisas mais facilmente, outras não.

            Um assistente pessoal não é juntar código e pronto. É um modelo de inteligência, uma porrada de rede neural, métodos de pesquisa, reconhecimento de fala, etc, coisa que demoram ANOS para evoluir de modo revolucionário.

            Mas como sei que você vai ignorar tudo que eu escrevi e vai querer continuar reclamando, passar bem e beijos de luz pra você.

          3. “Qualquer coisa que eu fizer com C#, eu faço com Java ou Swift, e vice-versa. Algumas coisas mais facilmente, outras não.”

            Nem tudo Jovem, C# está a anos mil anos a frente do Java, swift entao nem se fala.
            A versão 6 está animal, a microsoft reinventou a CLR, juntamente com o novo asp net 5.

          4. Me da um exemplo de algo que eu não consiga criar em Java e consiga em C#.

            Só um.

            A base tá lá. Só precisa que alguém crie uma API, uma biblioteca.

          1. Um dos pontos que eu mais me orgulho de usar um produto da MS é autenticidade e a originalidade deles. A MS – diferente do que dizem. – nunca precisou usar NADA DE NINGUÉM para chegar aonde chegou.

            Criou um sistema próprio e diferente de tudo o que veio do UNIX com o DOS, criou linguagem própria para desenvolver seu sistema, criou um Kernel próprio também e totalmente único, assim como todo o ecossistema Windows desde sua existência.

            A Cortana não é algo que eu comparo com o Google Now e com a Siri, ela é diferente também… E eu prezaria pela originalidade do produto se ela fosse mantida… O Recurso é bem vindo, porém, é chato saber que já existia antes em um concorrente.

          2. Você tá ciente que o Windows só existe do jeito que é por que o Gates viu a GUI desenvolvida pela Xerox há umas décadas, né?

    3. Ué e não é disso que VIVEM reclamando? Que o SO X tem e o WP não tem? Como que vc torna um SO em igualdade SEM adicionar funções/recursos que já existem em outros?
      É IMPOSSÍVEL criar QUALQUER coisa pra um mercado já existente que não compartilhe alguma característica da concorrência, algumas propositais (se pro concorrente funciona, vai funcionar pra mim também) outras por não ter escolha (ninguém faria um smart sem controle por toque/gestos hoje em dia), isso faz parte de ser concorrência, agregar as qualidades e atacas as fraquezas.

    4. Hoje em dia tá muito, muito difícil inovar em algo. O pioneirismo hoje em dia gera aversão – vejamos o que aconteceu com o Windows (Phone) 8 e sua interface metro. Chamam de feia, difícil de entender/utilizar e até de retrógada. O povo em sua maioria se acomodou com o comum, com o conhecido. E a MS quer ser e estar onde o comum está.

  2. Consegui uma informação através de uma fonte muito confiável de que a cortana esta demorando muito porque estão ensinando a ela o “nordestinês”, pois como vcs devem saber é um dicionário a parte, kkk.

  3. Pra mim, o botão de pesquisa deveria reagir na tela que estamos, por exemplo, se estamos em contatos, apertar ma vez no buscar ai buscaria o contato, duas vezes ou segurar o buscar, abriria a cortana ou a pesquisa na net.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *