Cross-Play é o caminho certo para jogos, mas é ainda melhor para a Microsoft

Phil Spencer, líder da divisão do Xbox.

A Sony finalmente mordeu a isca e fez a mudança organizacional que os jogadores estavam esperando. Durante esta semana, a empresa decidiu por uma “grande mudança de política”, permitindo o cross-play no PlayStation 4. A Sony permaneceu firme por mais de um ano, alegando que a empresa não podia permitir o crossplay para proteger as crianças.

“Temos que estar conscientes da nossa responsabilidade para com a nossa base. Minecraft – o jogo demográfico que, você sabe tão bem quanto eu, é para todas as idades, mas também tem muito jovem. Temos um contrato com as pessoas que estão on-line com a gente, que nós cuidamos deles e eles estão dentro do universo do PlayStation. Expondo o que em muitos casos são crianças de influências externas que não temos capacidade de gerenciar ou cuidar, é algo que temos que pensamos com muito cuidado “, disse o chefe global de vendas do PlayStation e marketing, Jim Ryan, para a Eurogamer no ano passado.

O problema só aumentou ao longo do tempo. A Sony se considerava a ilha solitária no meio de plataformas conectadas, especialmente quando se tratava dos maiores jogos da indústria. Os estúdios de Minecraft, Rocket League e Fortnite querem permitir que os jogadores aproveitem seus jogos em qualquer plataforma. Para os desenvolvedores, é melhor se um jogador pode comprar, digamos, as versões Nintendo Switch, PlayStation 4 e iOS de um jogo e fazer a transição suavemente entre eles; é sobre a continuidade do cliente. O PlayStation 4, que não permite o cross-play, significa que o que você tem nessa plataforma permanece lá. Sua conta do Fortnite por exemplo, não poderia ser utilizada no Nintendo Switch, a Sony tinha prendido os jogadores em sua própria plataforma e muitos não acreditava que o intuito era para proteger crianças, mas na verdade financeiros ao explorar suas grande base de jogadores.

Isso veio à tona no início deste ano com o lançamento da Fortnite na Nintendo Switch. Essa versão do jogo era compatível com as versões Xbox One, PC, Mac e mobile, mas não a versão PlayStation 4. O grande problema era que as contas Epic dos jogadores não seriam transferidas, mesmo que esse sistema estivesse tecnicamente fora da PlayStation Network. Contas da Epicas ligadas ao PS4 estavam presas ao PS4; Se você quisesse jogar no Switch ou em outra plataforma, você precisava criar uma conta totalmente nova. Impulsionado pelo jogo mais popular no momento, o clamor dos fãs contra a Sony teve que ceder.

Para a Sony, segurar o cross-play foi uma jogada de poder. A Sony se opõe ao recurso porque atualmente lidera essa geração de consoles e cabe à empresa dificultar que os outros jogadores provem de outras plataformas. O PlayStation 4 já vendeu 82,2 milhões de consoles e, para a Sony, é melhor se todos os clientes quiserem jogar apenas no PS4.

Dessa vez, a Sony é a vencedora da atual geração de consoles por ter vendido mais. Diante disso, o detentor da plataforma que está atrás tem mais interesse no cross-play, porque isso torna mais fácil para os jogadores pegarem e se libertarem para seu console se as condições forem adequadas.

O atual líder de mercado não tem motivos para fazer mudanças que beneficiem os consumidores, pois já conta com muitos dos consumidores. É o detentor da plataforma vindo de trás que está disposto a mudar e mudar para conquistar jogadores. A Sony saindo do PlayStation 2, a mais vendida, foi a que lançou o PlayStation 3 por US $ 599, acreditando que os consumidores diriam: “Vou trabalhar mais horas para comprar um”. A Microsoft, que vem de um forte Xbox 360, tentou oferecer DRM sempre online para o Xbox One. A Sony, que teve que lutar e lutar para levar o PlayStation 3 à paridade.

O perdedor é aquele que muda para melhor

Então, para nós, como consumidores, você sempre quer que o perdedor esteja mudando entre a Microsoft, a Sony e a Nintendo. O Cross-Play beneficia a Microsoft e a Nintendo, já que os amigos do donos do PS4 agora não serão mais obrigados a terem que comprar os consoles da mesma marca para jogarem juntos.

A Microsoft mudou, os consumidores mudaram

CEO da Microsoft, Satya Nadella

A Redmond é uma das empresas mais odiadas da história da tecnologia e conquistou muitos haters até então. A questão é que muitos acreditam que ela foi vilã na era de Bill Gates, quando utilizava seu poder para criar monopólios e quase faliu a Apple – empresa mais valiosa do mundo até agora.

Na era Steve Ballmer, a Microsoft estava seguindo uma linha mais fechada. O Office, por exemplo, era apenas para Windows e Windows Phone. A Nokia foi comprada e a própria empresa estava fazendo seus smartphones. Isso para a filosofia da empresa não foi bem visto, pois a Microsoft sempre foi apoiada por vários fabricantes como HP, Dell, Samsung, LG, Lenovo e entre outras. Quais fabricantes vão concorrer com o dono da casa?

Quando ao Xbox, Bill Gates foi obrigado a lançá-lo, mas ele preferiria e até tentou fechar acordo com a Nintendo e Sony para que lançassem o DirectX nos seus consoles – estas negaram. A Microsoft é uma empresa de software e só faz hardware quando é algo estritamente necessário, e como houve recusa, o Xbox original foi lançado.

Note, a empresa sempre foi aberta ou sempre tentou ser aberta. Contudo,  na gestão do Xbox 360 e no início do Xbox One, a filosofia era a de Steve Ballmer – fechada.

Agora a Microsoft é raiz

As coisas mudaram muito, e graças ao CEO Satya Nadella, a empresa é a terceira mais poderosa do mundo. Analistas afirmavam que a Microsoft iria falir pois o futuro seriam os smartphones e os PCs estavam mortos. Nadella provou que estavam errados e agora a empresa uma líder da nuvem e dos serviços.

Com um das maiores estruturas globais só comparável com a Amazon, a Microsoft tem dominado a infra-estrutura da internet. Muitos usam os serviços da empresa todos os dias e nem se quer dão conta disso. No campo dos jogos, essa visão aberta proporcionou o programa “Xbox Play Anywhere” que um único jogo funciona no PC e no Xbox One, e que isso só não aumenta o público da empresa, mas beneficia os jogadores que podem jogar com quem querem e onde quiserem. É bom para todos nós.

A Sony ainda está com a mentalidade de Steve Ballmer, tentando segurar ao máximo a sua base de jogadores, enquanto a Microsoft de Nadella está investindo na expansão de serviços para atingir o maior número de players. São posturas diferentes, e que podem ter resultados diferentes. O Xbox One é o único console que cresceu nos Estados Unidos e no Reino Unido, e isso é fruto de um grande trabalho da equipe.

Os serviços têm tornado a Microsoft um nova (e mais rica) empresa, o próprio Windows 10 é o último Windows, pois se tornou um serviço que será apenas atualizado. O Xbox já não é mais um console, é um serviço para PCs e consoles, e no futuro até smartphones. O cross-play se encaixa como uma luva para a Remond nessa nova era para vender jogos para várias plataformas. Enquanto que a Sony só possui o Playstation, a Microsoft tem duas armas: Xbox console e PC, e no futuro o streaming. A nuvem é o presente e o futuro, é um cainho sem volta e que tem dado certo para Amazon (dona do Twitch) e Microsoft.

 

55 comments on “Cross-Play é o caminho certo para jogos, mas é ainda melhor para a Microsoft

  1. Lembro que fiquei muito puto quando a MS comprou o MSN e fez aquela mudança radical, meio que acabou com aquele antigo formato, porra me deu uma raiva. Até hoje o meu email pra todos os meus assuntos particulares é o mesmo de 2002 desde o tempo do MSN, acho que cada gestão tem uma forma de pensar e algumas pensam no agora e outras no futuro mas plantando hoje pra colher amanhã, espero que esse time da MS fique por muito tempo mantendo esse mesmo ritmo. Obg MS.

  2. Artigo muito interessante. Só não entendi esse trecho:

    “A questão é que muitos acreditam que ela foi vilã na era de Bill Gates, quando utilizava seu poder para criar monopólios e quase faliu a Apple – empresa mais valiosa do mundo até agora.”

    A MS salvou a Apple. Graças a ela a Apple é a empresa mais valiosa do mundo, cobrando rins, fígados, córneas, etc nos seus produtos e utilizando de mão de obra quase escrava para fabricá-los nos rincões asiáticos.

    1. Explicando muito bem resumidamente.

      A Microsoft fez algumas coisas que acabou levando a Apple a quase falência. Só que ai o governo americano bateu lá na porta do Tio Bill e falou: “Se a Apple falir, só vai restar a Microsoft e não vamos deixar ter monopólio, então você vai ser obrigado a vender o Windows ou o resto para outra empresa.”

      Ou seja, Microsoft se viu forçada a ajudar a Apple depois de ter ajudado a falir.

  3. A sony fez o que todos queriam, forçada ou não. Acho melhor agora esquecer este assunto e seguir em frente. Outros jogos devem surgir, de forma natural. Se ficar falando que fulando ganhou e sicrano perdeu, a sony pode voltar atras.

  4. na minha opinião Windows club parabéns para a sony que liberou o Cross-Play para todas as plataformas, e a Microsoft e junto com a Xbox e o caminho certo para Cross-Play, para mais jogos aaa. na minha opinião. ok Windows club.

    1. Estava quase de boa, quando essa meia duzia entrava a live costumava cair, mas agora é fato e provado, a live é muito fraquinha e não aguenta o fluxo, PSN está anos luz a frente da fraquissima xbox live.

        1. Cara a galera do PS4 está ganhando fortnite por WO contra os jogadores da “poderosa live” kkkkkkkkk, a LIVE não aguenta e cai kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Só percebi instabilidades na live nos últimos 3 dias…. na psn tive mais problemas no começo do ano (lembrando que jogo no Xbox praticamente todos os dias. Já o ps4 jogo um pouco nos finais de semana). Mas de modo geral ambas estão bem sim. Uma grande diferença entre elas e que nos downloads a live utiliza mais da metade da banda que tenho disponivel. Minha internet é de 240mbps. Na live faço downloads a 150mbps na psn fica em torno de 50mbps. Isso só pra downloads… no multiplayer ambas estão com um bom desempenho, não sendo perceptível nenhuma diferença entre elas.

      1. Lógico, o site da microsoft fala que tá uma merda, mas as ovelhas querem contrariar até a própria deusa soft kkkkkkkkkkkkk

        1. Engraçado,quando a psn cai,muito frequentemente por sinal,vcs ficam caladinhos,mas a live da problema,ai a live n presta kkkkk.Hipocrisia define vocês

          1. Fica? qq merda fala q caiu, pq qq coisa no PS é noticia, já no lixobox ninguém liga ou comenta #FATOOOOOOOOOOOOOO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *