Carregando...

Cuidado Nintendo! Microsoft exibe protótipo de controle Xbox para portáteis

A recente revelação do próximo projeto de streaming da Microsoft chamado “Project xCloud” nos mostrou que a empresa está planejando levar streaming de jogos de alta qualidade para todos os dispositivos, inclusive os móveis. Agora, eles também querem trazer uma novo formato do controle do Xbox para smartphones e tablets.

Novos documentos da Microsoft Research publicados pelo Windows Central mostram os novos protótipos. Eles são atualmente impressos em 3D e baseados em renderizações conceituais. Com um design de duas partes, o controle se divide ao meio e pode ser conectado a ambos os lados do seu smartphone, tablet ou outros dispositivos, permitindo mantê-lo estável enquanto você joga. As duas metades também podem ser conectadas a um dock de carregamento que é conectada através de uma conexão (presumivelmente) USB-C.

Os documentos de pesquisa detalham as inspirações da Microsoft: o PSP, o Nintendo DS e o Nintendo Switch. Idealizada para a inclusão de um bloco de controle completo em vez de usar controles touch, como a maioria dos computadores de mão, a Microsoft afirma que o sucesso do Switch é uma “prova do valor dos jogos móveis com controles físicos”. Vamos ser honestos, se tivéssemos que jogar Red Dead Redemption 2 apenas com controles de toque, seria como o Inferno.

Com o sucesso do Nintendo Switch e desistência da Sony do mundo dos consoles portáteis, o Xbox poderia presumivelmente ocupar o seu lugar, mesmo que seja por meio de streaming de jogos para dispositivos móveis.

Esses controles fazem sentido: os jogadores há muito argumentam que os controles por toque limitam a precisão que você pode dar ao player, apesar de serem intuitivos. Com um complemento de controle de alta qualidade fornecido pela Microsoft, essa pode ser uma alternativa válida para alguns dos outros controles disponíveis para Android e IOS.

O que vocês acharam?

Jorge Henrique
Sou advogado, jornalista e fã da plataforma Windows há cerca de 10 anos. Faço cobertura em eventos e estou diariamente atento a respeito do universo da Microsoft no que tange aos produtos para os consumidores. Respondo como editor-executivo do Windows Club. Estou no Facebook e no Instagram a sua disposição.