Da série “smartphones estão mortos”: a espera pela Microsoft está perto do fim

BEIJING, CHINA - SEPTEMBER 25: (CHINA OUT) CEO of Microsoft Satya Nadella gives a lecture about dream, struggle and creation at Tsinghua University on September 25, 2014 in Beijing, China. CEO of Microsoft Satya Nadella visited China for the first time on Thursday. (Photo by ChinaFotoPress/ChinaFotoPress via Getty Images)

O Windows Central fez algumas matérias que rebateram as falácias que o Windows Phone estaria morto, e mais que isso, se valeu de suas fontes e das palavras da própria Microsoft, conseguindo assim apresentar boas ideias a respeito do que está por vir.

Vale a pena conferir a nossa matéria “Os smartphones estão mortes” para pegar fio da meada.

Nós ouvimos alguns planos muito ambiciosos da Microsoft nos últimos anos. A plataforma unificada, gerenciamento de nuvem, um assistente digital(Cortana) que conversa com bots e provavelmente o mais desejado pelos fãs, um dispositivo que está além do que hoje conhecemos como um smartphone moderno. Um PC ultra-móvel talvez. Um dispositivo de definição categoria (não muito diferente do Surface). O CEO da Microsoft, Satya Nadella, vê o domínio do smartphone de forma similar aos PCs, como uma fase transitória na computação pessoal, afinal:

… O dispositivo que está sendo muito difundido é o telefone de seis polegadas … Mas pensar que isso é o futuro e que deve permanecer por um longo tempo seria cair no mesmo erro que caímos no passado … Portanto, nós temos que estar na caça para não perder a próxima geração… Estamos fazendo isso com a nossa inovação no Windows … recursos como Continuum.

Na Build 2016, Terry Meyerson disse que naquele ano o foco do evento não seria dispositivos móveis, e isso gerou mal-entendido, o título das matérias gritavam que a Microsoft teria abandonado o Windows Phone. Sabemos que não é verdade.

Para contornar isso, Terry Meyerson mandou um e-mail para todos os fabricantes parceiros afirmando que está comprometido com o sistema e também disse a seguinte frase:

Nós vamos fazer algumas coisas legais com telefones

Ambições para plataforma, nuvem, comunicação e dispositivos da Microsoft soa algo inspirador e encorajador para muitos … para muitos fãs da Microsoft, escritores e outros observadores da indústria parece que está demorando muito para que tudo seja unificado e real. Muitos estão perguntando:

Falta muito Microsoft?”

microsoft-logo

Não me interpretem mal, há muitas pessoas que podem ver a luz no fim do túnel. Novamente, não me interpretem mal, é um longo túnel. Nós estamos a menos de um ano do lançamento de mais uma investida esperançosa da Microsoft no mercado: Surface Phone.

Um dispositivo que afirmaram que não será um smartphones (apenas), mas um computador pessoal de bolso ultra-móvel com Continuum e carimbado com a marca Surface. Ele também ocupará o nível mais baixo na linha Surface, abaixo do Surface Book, Surface Pro e Surface.

Esperávamos que isso iria acontecesse no último trimestre de 2016 – “Não está muito longe Microsoft?” – Mas, infelizmente a Redmond lançará o Surface “Phone” no primeiro trimestre de 2017 – “Não, não está muito longe.”

“Não muito”, é claro que é relativo. A nova estratégia de abrir um seguimento de dispositivos e que este caía no gosto do seu público não é algo contruído do dia para a noite. Para Nadella, isso não vai demorar, a sua ambição é maior que o tempo.

Dito isto, a Microsoft comunicou um plano que é ao mesmo tempo ousado e sem precedentes. A Redmond está criando um plataforma Universal para uma gama vasta de aparelhos nunca vista antes. Esta mudança de paradigma é um território novo para a indústria de desenvolvedores, fabricantes, bloggers e acionistas da própria Microsoft. Assim, há confusão, os mal-entendidos, falhas de comunicação e uma série de outras frustrações frequentes.

O tempo castiga a todos

nokia-microsoft-google-apple

Desde a introdução do iPhone em 2007 os consumidores, os líderes de tecnologia e blogueiros têm às vezes orgulhosamente atribuído o termo “computadores” aos nossos smartphones. Eu sei que estamos todos bastante impressionados com o poder desses dispositivos no bolso, mas obviamente ainda não são PCs.

Estamos nos movendo para um novo estágio na evolução do smartphone, onde as dimensões dos “mini tablets” ou Phablets começam a deixar de lado o conforto que se esperava de um smartphone. É fato que as telas aumentaram, e os as telas com mais de 5 polegadas são uma nova preferência. Mas perceba que isso já pode representar uma busca do usuário por uma experiência similar ao um PC, com uma tela maior e com recursos que exploraram esta tela. É para isso que o mercado de smartphones aponta.

Chegará um dia em que o “telefone” deve ser capaz de substituir o PC para a maioria das tarefas desejadas. Tal cenário, é claro, impõe um ecossistema inteiro que o suporte. A plataforma deve garantir que aplicativos sejam criados tanto para o ambiente móvel quanto para o PC. Essa mesma plataforma teria que se adaptar a uma série de dispositivos distintos e diversos modos de interação.

O sistema teria que ser flexível o suficiente para detectar e acomodar uma mudança no contexto; a transição do PC para um dispositivo móvel teria que ser bem-sucedida. Ferramentas teriam que existir para trazer aplicativos do legado do desktop que devem alimentar este novo tipo de paradigma de computação pessoal. Finalmente, os fabricantes de PCs teriam de ver a mudança na indústria e apresentar hardware para que os consumidores aproveitassem todo este ecossistema.

O vídeo abaixo simplifica muita coisa:

[youtube]0Je1CHvnHYY[/youtube]

Este é o ecossistema que o “telefone”, um dispositivo pequeno o suficiente para caber em um bolso, mas que para se comportar como um PC exige. Um ecossistema que derruba as barreiras entre o ambiente móvel e PC.

Existem boatos que o Google ou a Apple poderiam tentar unificar seus produtos para atacar os PC ou perpetuar a era dos smartphones. É claro que neste jogo, quem está perdendo se mexe mais, mas também quem não se reinventa poderá ser extinto. O jogo é cruel com quem se acomoda. A queda nas vendas dos smartphones e a demora na troca por novos aparelhos já refletem uma estagnação no mercado.

Se por um lado a Microsoft demorou, e pagou o preço por isso, para uma nova geração de dispositivos a empresa está adiantada. Tal ecossistema leva tempo, persistência e compromisso de construir. O pior já passou, se olharmos para o mercado atual, para os concorrentes e para os fabricantes de smartphones. Parece até que não falta tanto tempo assim.

108 comments on “Da série “smartphones estão mortos”: a espera pela Microsoft está perto do fim

        1. Enquanto uns vive fantasiando que tudo é as mil maravilhas, outros ficam fantasiando que tudo não presta. Sua vida também é uma Utopia, do contra mas é uma utopia.

        1. Se vc pesquisasse saberia q o windows 10 mobile nada mais 3 do que p windows 10 adaptado pra telas menores e processadores arm, tanto é que a microsoft se refere a so um windows e n windows phone ou Windows pc, o windows 10 mobile uma versão do windows 10, assim como o windows 10 pro, windows 10 home, etc

          1. “O windows phone não é um fracasso pq agora a gente vai dizer que celular e PC é a mesma coisa”

        1. A diferença é q android e BASEADO em linux, ja o windows 10 pc e mobile compartilham dos msm códigos fontes, kernel, loja, navegador, etc. A diferença entre eles e q o mobile e adaptado a telas pequenas e processadores arm

          1. Tá, faz o seguinte… instala o W10M no teu PC aí ou o W10 no teu celular e depois a gente conversa

          2. Ele fala da plataforma universal onde apps e atualizações são similares.

            Plataforma Universal, coisa que hater entende, mas finge que não entende. Sei muito bem pelos comentarios em outros sites que vc entende isso, mas aqui se faz de bobo.

          3. Pega sua garra e enfia no c* nojentinho. Tem tanta dignidade e coragem que não tem nobreza nem pra usar um perfil real e se esconde atrás de um animalzinho. Vai ver tem alguma cosia a ver…
            😉 rsrs

        2. Amigo, me perdoe, mas até os mais renomados especialistas formados em T.I, acho que você sabe o que é isso, já afirmou que a Microsoft é a única que esta realmente unificando, integrando e criando um só sistema para rodar em diversos tipos de Hardware, compartilhando o mesmo código fonte, o mesmo kernel, e elogiam demais a plataforma Universal, que trouxe uma inovação, renovação em tudo no mundo da tecnologia, e afirmam que este caminho seguido pela Microsoft é o caminho certo, pois daqui um tempo as pessoas começaram exigir que um mesmo sistema esteja em todos os dispositivos e ainda afirmam que isso será ótimo para os desenvolvedores, pois é menos trabalho, e menos gastos, pois terão que mexer pouco no códigos, e um mesmo aplicativos estará lá em diversos dispositivos, sem se limitar somente ao Desktop, ou ao Smartphone. Veja por exemplo o Android, o aplicativo é criado voltado para Smartphone, porém usar ele no Tablet é horrível, por isso os Tablet Android vem perdendo sentido, e o Android para relógio, e para TV e Carro necessita de aplicativos escritos para eles, muito trabalho….

      1. Hater não meu caro, vc está falando com alguém que usou o windows phone desde o seu início e acompanhou sua evolução até sua decadência. Se fosse hater pode ter certeza q não estaria aqui perdendo me tempo comentando e muito mais respondendo seu comentário que é alguém q não significa nada pra mim.

      1. Uma verdade vc disse é a minha opinião e se ela está baseada em algum conhecimento isso já é problema meu, mas em resumo é a minha opinião e posso expressa-la como quiser e digo esta morto sim, pois fui usuário de Windows phone desde a sua primeira versao e acompanhei seu crescimento, Windows phone era maravilhoso. Recentemente fui mexer no l730 que dei pra minha irmã e atualizei pro windows 10m e o que posso dizer?! Sistema horrível, para mim. O pior sistema q já pus a mão.

        1. Ok. Vc odeia, é seu direito e respeito. Mas nao entendo o que lhe traz aqui… Numa materia especifica do Windows Phone e de entusiastas da Microsoft.

        2. Odeia mas vêm perder seu tempo num fórum de windows. Acho que é inveja da evolução. Deve ser mais um frustrado que saiu do windows, mas não consegue largar ele haha

          1. Mencionei ódio no meu comentário ? Acho que vc tá caçando agulha num palheiro. O site é aberto a todo e qualquer leitor, não somente para leitores de Windows, afinal ele está hospedado em um meio de comunicação público que é a internet. Posso opinar sobre todo e qualquer assunto e não é vc nem ninguém q vai dizer se sim ou não. Expressei apenas minha opinião sobre o tema se vc não gostou paciência. O roll de comentário tbm esta aberto a todos e para todo o tipo de comentário, aprenda a saber ouvir (ler) o comentário dos outros e ao invés de rebater com algo vazio inicie um diálogo construtivo e objetivo.

        3. Então o que vc faz em um site como este? vá se expressar em outro lugar se não gosta do sistema e acha horrível, qual o seu verdadeiro motivo de estar aqui a não ser atrair a atenção dos usuários do sistema WP? Concordo que o sistema pode não ser o melhor do mundo, mas qq sistema hoje precisa de melhoras. Então que tal criar um site só pra vc expressar seus pareceres, vamos ver ser acessaria ?! Ou vc acha que o android ou IOS são os melhores sistemas? Desculpe mas isso é querer ter atenção, se realmente necessita disso aconselho vc postar seu comentários no Windows Central, quem sabe vc ganha notoriedade.

        1. Funciona, porém é limitado e será limitado, garanto para você, que quando tudo sair como a Microsoft quer, e ela não precisar mais ter seus aplicativos no Android, ela começa a esquecer o Android.

  1. Texto incrível e que expande minha confiança na Microsoft. Quando eu ver esse Surface Phone e certamente uma cara madura do windows 10 para mobile, será a confirmação de toda uma trajetória

    1. Lá no início do WP7 vários desenvolvedores da MS saíram às ruas vestidos com Windows e carregando caixões iPhone.
      O iPhone estava morto e sendo enterrado…. Os anos passaram e a birrinha continua. Tanto um como o outro quer assistir o enterro do outro.

      Isso não tem fim e não é mérito só de uma das partes.

      1. Não foram desenvolvedores, foram funcionários da Microsoft dentro dos muros da empresa. Sem contar as vezes que a empresa foi desleal com a concorrência é tentou monopolizar o mercado. Talvez seja instinto de sobrevivência, lutar pra que ela não monopolize outro mercado.

        1. Engraçado que do “monopolio da Google você não fala nada… Ou seja, que tal falar das praticas desleais da própria Google ou vai ser hipócrita de omitir isso também?

          E enquanto você chora, o Windows 10 vem ganhando mais apps para PC/Mobile…

          E o mais engraçado é ver você chorar porque o Windows Mobile subiu a participação dele, mas se fosse o contrário, você iria encher a boca para falar que o “Windows Mobile vai morrer” sem ao menos pensar duas vezes.

          1. Que a Google quer tomar a frente de tudo e todos, disso eu não duvido.
            Mas, nesse mercado MS, Google e Apple não tem Papa Chico.
            São todas raposas sedentas por sangue.
            Nesse momento estamos comentando sobre a MS e a Apple entrou no caminho.
            Até porque a disputa pelos “híbridos” tem as duas como protagonistas.
            A Google até tem uma coisa do tipo, parece, mas não fez nem cocegas ainda.
            Em outro assunto pode ser que a Google faça parte da festa.

          2. E continua aqui…comentando no windows e não no android, ou seja, isso é um fanboy da MS disfarçado de hater, doidinho pra dar tudo certo e no final dizer: Bem que eu falei! kkkkk
            Abraços Jaime!

        2. Correto. É porque, sim, tinha alguns que eram desenvolvedores.
          Mas, a maioria era mesmo somente funcionários que não tinha nada a ver com a parte de desenvolvimento do SO.

          1. Ah, sim. Eu sei mais do Tudo Celular dito aqui no Windows Club do que de lá mesmo. kkkk
            Alias, um dia uma moça disse aqui: “Chupa Tudo Celular”. kkkk
            Primeiro achei engraçado. Indaguei: Chupa “tudo” “celular”?
            Procurei na internet e fiquei conhecendo o site.

    2. Por que ela sempre debochou da Apple, dizendo que o iPhone estava morto com a chegada do WP7, então anos se passaram e isso não aconteceu. Logo o povo caiu em cima, trollando com a palavra morte.

      1. A Apple a bem pouco tempo disse que quem usa Android é pobre, não vejo ninguém com implicância partir dessa declaração.

        1. Por que a Apple é Apple né, a maioria das pessoas babam ovo pra ela, já a M$ sempre foi odiada por causa do seu passado… Que hj não tem mais nada com ele.

    3. O mais engraçado disso tudo é que os usuários do Android e defensores da Google reclama da Microsoft pelo seu monopólio no sistema Desktop, mas a Microsoft não tem culpa se os distros de Linux nunca se esforçaram ao máximo em criar um ambiente fácil para o usuário comum mexer, para a comunidade Linux o usuário tem que ser obrigado a saber comandos e tenha que saber tudo sobre o Linux, então não culpo hoje em dia tanto a Microsoft e sim a comunidade Linux por ter uma visão torta do usuário. Porém eles reclamam do monopólio da Microsoft, mas acham o máximo o monopólio da Google, por que o Android usa Kernel Linux.

      1. Android para PCs é uma porcaria³, nessa ultima semana to fazendo uns testes com o sistema e além de não estar preparado para mause e teclado os apps ficam bem esticados. O Windows 10 é uma promessa, que na sua faze inicial já esta prometento tando que as outras vão ter trabalho se houver uma maior apoio dos devs. Já o Linux, até que apareceu uns distritos bem legais nesse ultimo ano.

  2. “Portanto, nós temos que estar na caça para não perder a próxima geração… ”

    o cara mesmo disse que abandonou o windows phone e esta a caça da proximo booom da industria, e o artigo diz ‘ain naum abandonou o windows phone’

    1. Curiosamente, o W10 M está na frente de todos os concorrentes em termos de funções. O Android N vai copiar todas as Funções do atual Windows 10 e do iOS9. E enquanto a Google corre atrás. A MS já ta na frente com o Redstone. Sinto muito, mas Android é FAIL e seu comentário não é plausível

      1. quando eu clico em um link do youtube ou instagram no android 4.1 ele me da opção se eu quero abrir no navegador ou na APP do youtube ou instagram.

        no windows 10 já tem isso?

        eu mesmo respondo, no tablet android 4.1 que eu tenho, tem essa opção, no Lumia 930 com windows 10 que eu tenho, não.

        sim, no mundo dos lunáticos o windows 10 m tem mais recursos que o android e ios, so falta ter recurso do android 4.1 obsoleto.

        1. Ai meu Deus, o cara da como exemplo um Recurso merda que depende de um App Oficial e que nenhum dos dois existe na Plataforma. Se fosse algo do OS, mas uma função relaciona há um app kkkkkkkkkkkk

          Triste quando não se tem o que falar da plataforma e inventa as coisas. Fanfiqueiros do Android. Se falta recursos no Windows, no Android inventam recursos extras demais.

  3. Sem querer ser chato, mas “Dá” do título teria que ser SEM acento.
    “Dá” com acento vem do verbo dar.
    Se possível, arrumem.
    Só falei porque tá no título e chama muito a atenção.

      1. Quem não deveria esquentar é você! Com esse ‘título’ no Disqus e ainda comentando aqui como se o que ele tivesse falado não fosse plausível. Cadê o seu textão haterista?!

        1. Cara, foda foi ver que um Android 4.2.2 Jelly Bean tem botão pra fechar todos os aplicativos de uma vez só e tem controle triplo de volume, sem contar no Skype foda e nos milhões de apps, nem a RedStone tem isso…rsrsrs

          1. Botão pra fechar todos os apps = recurso digno dos idiotas do Android. Quero fechar 1 app e de repente, aperto Botão e fecho todos. Ohhh, que praticidade essa função. Obg MS por não nos dá essa merda de recurso.

            Controle Triplo de Volume = Sem Fone. Toque + Notificações e Mídia + Aplicativos. Com Fone de Ouvido… Fone de Ouvidos. Ooohhhhh Controle Triplo de Volume.

            Skype fodão = kkkkkkkk Piada de mal gosto. Skype de Windows e Android é a MESMA MERDA. Já paguei e já comparei. O resto é balela de Androidiano.

            Milhares de Aplicativos = 700mil na WP Store.

            Kkkkkkkkkkk Dá até pena discutir com usuário de Android.

      2. Não sei por que usa como nick um produto da Sony, aliais, Sony anda mal das pernas, seus produtos sempre são caros, cobram por algo que o produto nem sempre oferece. O mais interessante disso tudo é saber que a Sony esta tendo prejuízo no lado móbile a anos, a Microsoft esta tendo a partir do momento que comprou a Nokia, a diferença é que a Microsoft não fica no vermelho, e tem muito, muito dinheiro no caixa para sustentar até conseguir encaixar seus produtos, a Sony não, ela vive totalmente de vendas de Hardware, Sensor de Câmera…

    1. O iphone plus é um phablet e fez sucesso, o novo de 4 polegadas teve problema pelo o que eu andei lendo.

      Até então este é o caminho, e vc sabe disso. Já te vi no gizmodo defendendo a idéia dos smartphones estarem mortos. Hoje temos uma estagnação em vendas e inovações. Apple recebe bastante critica por isso.

      A matéria faz uma analise mais profunda do mercado atual baseada em dados de institutos importantes e afirmações de pessoas especializadas como o próprio ceo da Microsoft.

      Os smartphones mudaram, e não vão ficar parados no tempo
      Não se a Microsoft transforma-lo em um mini-pc.

      Estamos a falar principalmente de inovação. Preste atenção no teor do texto.

      1. Olha, eu li por aí que o “iPhone SE” vendeu bem e até esgotou nos EUA. Se isso é “ter problema”… onde vc leu que teve problemas?

        Se vc der uma passada no reddit, foruns da vida etc vai ver muitas pessoas (me refiro aos gringos) que migraram de iphone grande pro SE… e muitos só não migraram por falta de coisas do tipo OIS (estabilização ótica de imagem) na câmera etc

        Continuum parece ser interessante, mas não adianta ser interessante se as pessoas não querem ou não precisam.

        Tudo parece muito promissor, mas quem garante que as concorrentes não estão escondendo o jogo e vão apresentar no mesmo momento, ou até antes, que a Microsoft?

        1. uma coisa que job disse foi que as pessoas não sabem o que querem ou precisam, temos que ditar o que elas querem. pq o continuum precisa do querer das pessoas? Se ele pode se tornar tão comum quanto o uso da internet?

        2. Nunca houve problemas com a Apple e isso é fato! Ela sabe o que faz,e faz bem feito, porém, o mercado é realmente muito volúvel, e essa atual realidade pode ser de fato alterada por qualquer empresa que traga a inovação e crie as novas necessidades do mercado, como um dia foi afirmado por Jobs.

    2. Vendas do iPhone estão caindo e muito, a Apple criou o iPhone SE justamente para continuar com suas vendas altas, isso é um fato onde não se pode negar. E além do mais, existe matéria mostrando a estagnação dos Smartphones e a Apple faturo muito no mundo móbile, não por que vende muito, mas por que os aparelhos dela possui o menor custo de fabricação, ou seja, o que ela gasta para fabricar cada modelo é o menor de todas as fabricantes, e o lucro é exorbitante, devido a marca Apple esta estampada, porém ela é alvo de enormes críticas, pois os funcionários da Foxconn vivem trabalhando por horas e horas, e já tem até matérias sobre trabalho escravo, onde esta fabricante tenta esconder isso o tempo todo.

          1. Só vou poder vender de fato quando já tiver a grana pra comprar outro telefone, não posso ficar sem.

          2. Hum, entendi. E se fosse uma troca? Meu 640XL Dual, comprado em fevereiro pelo seu 930?

  4. Talvez só observar seria o melhor a fazer. No entanto, posso fazer algumas colocações. Eu quero que esse projeto da MS se torne real e palpável.
    Mas, única contribuição que posso dar até então é ter esperança.
    Essa sim é a última que morre.

  5. Depois que Windows Mobile foi liberado, esperava mais da enxurrada de apps de outras plataformas, que foi prometido que chegaria… ?

  6. Quando a MS entrou no mercado de Consoles (2001) muitos falavam que não iria “vingar’ que a Sony, a Nintendo e o Dreamcast (me pergunto, cadê o Poderoso console braquinho Dreamcast?) eram insuperáveis e que o Xbox Original não era páreo, pois bem muitos pensavam que o console estava “morto” e depois de alguns anos (2005) surge o Xbox 360 e começou a competir diretamente com a Sony e a Nitendo simplesmente foi atropela por esses dois consoles e novamente o mimi começou sobre que a Sony iria desbancar a MS com um novo console e “mataria” o Xbox 360 e em 2013 surge o Xbox One e estamos em 2016 com a proposta de uma nova geração de consoles, coisa parecida aconteceu no mercado de tablets onde falava que a MS estava “morta” nessa área e eis que em 2012 surge o Surface e o resto vc já sabe. A História do Windows Phone / Mobile não é muito diferente e o sistema (W10M) foi apresentado em 2015, então conforme os fatos que antecederam, creio vem muita coisa interessante pela frente…

  7. Bom dia, Jorge!
    Gostaria de informá-lo que a partir de hoje,caso alguma matéria do Windows Central ou do MSPowerUser sejam copiadas e mal traduzidas e postadas aqui sem a fonte, você será notificado pelos mesmos e denunciado ao Google Adsense. Tenho contato com o Daniel Rubino e com o Surur e tá chato você reclamar de plágio quando a maioria das suas matérias é só um copia e cola.
    Obrigado!

  8. Concordo e assino embaixo, criar um sistema todo unificado e todo integrado, onde um aplicativo tenha que se comportar em diversos tipos de dispositivos não é algo fácil assim, quando tudo estiver estabilizado, tudo irá fluir. No meu entender quem perde mais com esta aceitação de visão é a Google, primeiro ela nem possui um sistema de Desktop onde possa se espelhar, pois o Chrome OS é lixo em todos os sentidos, a Apple a única que poderia fazer isso, não esta tão preocupada agora. Dizem que a Google quer levar o Android ao mundo do Desktop, o problema que o Android nasceu para ser um sistema móbile, ela teria que refazer totalmente o sistema para que ele se adequasse a telas enormes, e também criar várias APIs e várias ferramentas para criar aplicativos que se adaptam as telas enormes e nisso a Microsoft esta indo muito bem, a Microsoft fez tudo do zero, ou seja, é um sistema pensado para isso, acho que se a Google for realmente tentar levar o Android para o mundo dos computadores, ela se dará mal.

  9. As matérias estampam que o sistema está morto, mas a cada dia vejo surgir novos apps, recursos sendo otimizados, atualizações trazendo melhorias, empresas aderindo cada vez mais ao sistema. Não entendo, isso não é um sistema morto, eu digo e repito, Microsoft é famosa por entrar atrasada no mercado, mas quando entra costuma ser para ganhar. E qualquer um que entenda de tecnologia sabe que a proposta dela é ambiciosa e inovadora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *